Novo Singular & Plural: Leitura, Produção e Estudos de Linguagem

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Comunicação e autoconhecimento

Textos e seus usos em diferentes situações comunicativas.

Código da Obra:
0009 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Marisa Balthasar
Marisa Balthasar Autor(a)
Avatar Shirley Goulart
Shirley Goulart Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento personalizado

Atividades bem orientadas ajudam o professor a identificar as diferentes necessidades.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Estimula competências como colaboração, comunicação e autoconhecimento.

Ícone da proposta pedagógica

Estudo da língua em diversos contextos

Aborda a língua portuguesa na leitura e análise de textos imagéticos, orais e escritos.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – p. 13

Capítulo 1: Informação e opinião: o campo jornalístico em foco – p. 14

Leitura – Atividade 1: Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos – p. 16

Texto 1: Entre, a causa é sua, de Fabrícia Peixoto – p. 16

Texto 2: Nunca te vi, sempre te amei, de Martha San Juan França – p. 18

Texto 3: Adolescentes ciganos, de revista Descolad@s – p. 19

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística – p. 22

Cartum 1: Cobertura de tragédias, de Thomate – p. 22

Cartum 2: Cartum de Alpino – p. 22

Produção de texto – p. 23

Atividade 1: Conhecendo a notícia de perto – p. 23

Atividade 2: A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos – p. 25

De olho na imprensa – Textos jornalísticos – p. 29

Produzindo o texto – Notícia – p. 30

Capítulo 2: Histórias (re)vividas – lembrar, relatar e narrar – p. 35

Leitura 1 – O fotógrafo que é cabinha de nascença, de Samuel Macedo – p. 39

Leitura 2 – Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória, de Daniel Munduruku – p. 41

Leitura 3 – Infância, de Graciliano Ramos – p. 47

Roda de Leitura – p. 53

Galeria – p. 54

LiTERatitudes – p. 56

Capítulo 3: Língua e linguagem – p. 57

Tópico 1 – Linguagem, língua e produção de sentidos – p. 57

Linguagem – p. 57

Língua – p. 60

Tópico 2 – Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido – p. 65

Tópico 3 – Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação – p. 67

Língua e mudança – p. 68

Língua e variação – p. 69

O uso da língua e as situações de comunicação – p. 74



UNIDADE 2 – p. 77

Capítulo 4: Espaços de divulgação científica – p. 78

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de notícia – p. 80

Texto: Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela, de Marina Saraiva – p. 80

Leitura – Atividade 2: Leitura do texto e apresentação oral – p. 84

Texto 1: Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças, de Marsílea Gombata – p. 85

Texto 2: Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão, de Pâmela Carbonari – p. 87

Texto 3: Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje, de Paulo Henrique de Felipe – p. 88

Texto 4: De onde vêm as ideias para os superpoderes?, de Lucas Miranda – p. 90

Produção de texto – p. 94

Conhecendo o gênero: apresentação oral – p. 94

Atividade 1: O que é uma apresentação oral e para que serve? – p. 95

Atividade 2: O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral? – p. 95

Atividade 3: Como planejar a fala da apresentação oral – p. 96

Produzindo o texto – Apresentação oral – p. 97

Capítulo 5: Oficinas com histórias (re)vividas – p. 101

Leitura 1 – p. 101

Texto 1: O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior – p. 101

Texto 2: O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior – p. 102

Leitura 2 – p. 105

Oficina de Leitura e criação – Recontando imagens: histórias da turma – p. 107

Roda de Leitura – Lembranças de nossas infâncias – p. 111

Galeria – p. 113

LiTERatitudes – p. 115

Capítulo 6: Língua e significação (léxico) – p. 117

Tópico 1 – Polissemia e contextos – p. 117

Denotação e conotação – p. 120

Os sinônimos e seus usos – p. 120

Os antônimos e seus usos – p. 122

Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição – p. 124

Língua, palavra e significação – p. 125

As palavras e suas partículas significativas – p. 127

Processos de formação de palavras – p. 128

O nosso léxico em constante ampliação – p. 131



UNIDADE 3 – p. 135

Capítulo 7: No mundo da propaganda e da publicidade – p. 136

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de reportagem – p. 138

Texto: “Não engula o choro”: campanha contra violência infantil muda o foco e viraliza, de Flávia Silveira – p. 139

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha – p. 143

Peça 1: Campanha Negligência. Não dá para engolir esse choro – p. 143

Peça 2: Jingle que acompanha animação da campanha “Não engula o choro” – p. 144

Produção de texto – p. 145

Conhecendo mais a esfera publicitária e seus gêneros – p. 145

Atividade 1: Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos? – p. 146

Atividade 2: Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde? – p. 149

Atividade 3: Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução – p. 150

Atividade 4: Ética na esfera publicitária – p. 153

Produzindo o texto – Peças de campanha publicitária – p. 155

Capítulo 8: Lugares da infância – lugares de poesia – p. 157

Texto 1: Oficina de transfazer natureza, de Martha Barros – p. 157

Texto 2: Manoel por Manoel, de Manoel de Barros – p. 158

Leitura – p. 160

Texto 1: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade – p. 160

Texto 2: Boi tenho (Fragmentos), de Elisa Lucinda – p. 160

Texto 3: Canção do ver (Fragmentos), de Manoel de Barros – p. 162

Oficina de Leitura e criação – Produção de poemas – p. 169

Galeria – p. 173

LiTERatitudes – p. 175

Capítulo 9: Língua e gramática – p. 177

Tópico 1 – Gramaticalidade da língua – p. 177

Seleção e combinação: os dois eixos da língua – p. 178

Tópico 2 – Frase e oração – p. 181

Tópico 3 – Classes de palavras – p. 184

Organizamos as palavras em categorias – p. 185

Palavras que variam e palavras que não variam – p. 187

Atividades – p. 189



UNIDADE 4 – p. 191

Capítulo 10: Internet e redes sociais – usos e abusos – p. 192

Leitura – Atividade 1: Roda de Leitura de reportagens – p. 193

Texto 1: Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos, de Martina Medina – p. 195

Texto 2: Instagram afeta saúde mental dos adolescentes, apontam estudos do Facebook, de Joanna Cataldo – p. 197

Leitura – Atividade 2: Leitura e discussão de gráficos da pesquisa Tic Kids online Brasil (2016 e 2019) – p. 203

Produção de texto – p. 204

Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet – p. 204

Atividade 1: O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet – p. 205

Atividade 2: A linguagem usada e a escolha das palavras – p. 208

Produzindo o texto – Comentário – p. 211

Capítulo 11: Quando a palavra ganha vida no palco – Leitura de textos teatrais – p. 214

Oficina de Leitura e criação – Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro – p. 216

Leitura 1 – p. 217

Texto 1: Uma saga musical, de Gabriela Romeu – p. 217

Texto 2: Cena da peça teatral Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro – p. 218

Texto 3: João Serra Madeira (cena 2) – p. 219

Oficina de Leitura e criação – Resgate da canção infantojuvenil “Meu limão, meu limoeiro” – p. 224

Leitura 2: Jacarandá (cena 5) – p. 225

Oficina de Leitura e criação – Leitura dramática de cena de Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro – p. 228

Galeria – p. 232

LiTERatitudes – p. 235

Capítulo 12: Os substantivos e as classes de palavras que os especificam – p. 239

Tópico 1 – Substantivos: função, variação e classificação – p. 239

Classificação dos substantivos – p. 240

A importância dos substantivos no texto – p. 242

Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto – p. 244

Atividades – p. 248



Anexo de textos de apoio – p. 251

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 259

Referências bibliográficas – p. 279"

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Comunicação e autoconhecimento

Textos e seus usos em diferentes situações comunicativas.

Código da Obra:
0009 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Marisa Balthasar
Marisa Balthasar Autor(a)
Avatar Shirley Goulart
Shirley Goulart Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento personalizado

Atividades bem orientadas ajudam o professor a identificar as diferentes necessidades.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Estimula competências como colaboração, comunicação e autoconhecimento.

Ícone da proposta pedagógica

Estudo da língua em diversos contextos

Aborda a língua portuguesa na leitura e análise de textos imagéticos, orais e escritos.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – p. 13

Capítulo 1: A diversidade cultural nas preferências musicais – p. 14

Leitura – Atividade 1: Preferências musicais e personalidade – p. 16

Texto: Qual seu estilo musical? Estudo mostra que personalidade afeta preferências – p. 17

Atividade 2: Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa – p. 20

Texto para o grupo 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças – p. 21

Texto para o grupo 2: Conheça os ritmos típicos carimbó e tecnobrega, de Ana Beatriz Rosa – p. 22

Produção de texto – Conhecendo o gênero: reportagem – p. 24

Atividade 1: Por dentro da reportagem: a voz do repórter e a seleção das fontes das informações – p. 24

Atividade 2: Como as vozes aparecem nos textos jornalísticos – p. 27

Atividade 3: Observando os títulos e os modos de iniciar uma reportagem – p. 30

Reportagem 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças – p. 30

Reportagem 2: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?, de Leilane Andrade – p. 30

Reportagem 3: Quem são os Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, de Beatriz Montesanti – p. 31

Atividade 4: Planejando enquetes e divulgando os dados verbalmente – p. 31

Produzindo o texto – Condições de produção – p. 33

Capítulo 2: Vida à vista – leitura e apreciação de reprodução de pintura, canção e crônica – p. 37

Leitura 1: Saudade de Itapoã, de Dorival Caymmi – p. 38

Leitura 2: Mar, de Rubem Braga – p. 41

Oficina de leitura e criação: Roda de leitura com outras crônicas de Rubem Braga – p. 46

Galeria – p. 50

LiTERatitudes – p. 54

Capítulo 3: Verbos: emprego e sentido dos tempos e modos verbais – p. 56

Conceito de verbo – p. 56

Tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson – p. 56

Flexão de número e de pessoa – p. 57

Mosquitinho, em As melhores piadas para crianças, organizado por Luiz Aviz – p. 57

Modos verbais – p. 59

Paraíso, de José Paulo Paes – p. 59

Tempos verbais – p. 60

Tirinha de Bugio, o pai 2, de Willian Raphael Silva – p. 60

Os tempos do indicativo – p. 61

Furto de flor, de Carlos Drummond de Andrade – p. 61

Os tempos do subjuntivo – p. 64

Imperativo – p. 66

Formas nominais – p. 67

Infinitivo – p. 68

Gerúndio – p. 68

Particípio – p. 69

Atividades – p. 70



UNIDADE 2 – p. 74

Capítulo 4: Direitos humanos nas diferenças – p. 75

Atividade 1: Conhecendo nossos direitos – p. 77

Constituição da República Federativa do Brasil – Preâmbulo – p. 78

Atividade 2: Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos – p. 83

Atividade 3: Leitura e roda de conversa sobre textos legais – p. 86

Texto 1: Estatuto da Juventude – p. 87

Texto 2: Estatuto da Igualdade Racial – p. 89

Texto 3: Estatuto da Criança e do Adolescente – p. 91

Texto 4: Estatuto do Idoso – p. 93

Produção de texto – p. 95

Conhecendo o gênero: cartaz – p. 95

Atividade 1: O que é um cartaz e para que ele serve? – p. 95

Atividade 2: As linguagens e a construção de sentidos nos cartazes – p. 97

Produzindo o texto – p. 101

Capítulo 5: Práticas com leitura de crônicas, canções e produção de crônicas por meio de paródias – p. 105

Leitura: Outro você, de Luis Fernando Verissimo – p. 106

Oficina de leitura e criação: Curadoria de canções da Bossa Nova para composição de playlist – p. 111

Leitura: O apagar da velha chama, de Luis Fernando Verissimo – p. 113

Oficina de leitura e criação: Crônicas com paródias de canções – p. 117

Galeria – p. 120

LiTERatitudes – p. 122

Capítulo 6: A construção da oração I: foco no sujeito – p. 126

Tópico 1: Sujeito e predicado – p. 126

Sujeito: termo essencial da oração – p. 126

Tópico 2: O verbo e a concordância com o núcleo do sujeito – p. 127

Tópico 3: Tipos de sujeito – p. 128

Sujeito simples e sujeito composto – p. 128

Tristão e Isolda – p. 128

Sujeito desinencial e sujeito indeterminado – p. 130

Tirinha de Níquel Náusea, de Fernando Gonsales – p. 130

Oração sem sujeito – p. 132

A posição do sujeito na frase – p. 133

O rato e a ratazana, de Tatiana Belinky – p. 133

Manhã, de Sérgio Capparelli – p. 134

Concordância verbal em orações na ordem indireta (invertidas) – p. 134

Atividades – p. 135



UNIDADE 3 – p. 138

Capítulo 7: Adolescência e consumo – p. 139

O direito de adolescentes à mesada, de Rui Rodrigues Aguiar – p. 140

Atividade 1: Leitura para estudo: Identidade parcelada, de Escola de jornalismo Énois – p. 140

Atividade 2: Leitura colaborativa: Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso, de Helio Mattar – p. 146

Produção de texto – p. 151

Conhecendo o gênero: pôster ou painel – p. 151

Atividade 1: O que é um painel ou pôster, onde circula e para que serve? – p. 151

Atividade 2: Analisando o que pode compor um pôster ou painel – p. 153

Criança e consumo: discutindo a cultura infantil contemporânea, de Vanessa Pustai – p. 153

Atividade 3: Estudando mais as seções do pôster ou painel – p. 155

Atividade 4: Tabulando dados e produzindo gráficos e infográficos – p. 156

Produzindo o texto – p. 158

Capítulo 8: A poesia do cordel – p. 167

Leitura: Em versos singelos, de Alexandre Pavan – p. 168

Oficina de leitura e criação: Consulta a cordeltecas, curadoria e leitura de folhetos de cordel – p. 172

Leitura: O Rei do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva – p. 176

Galeria – p. 181

LiTERatitudes – p. 182

Capítulo 9: A construção da oração II: foco no predicado – p. 185

Tópico 1: Predicado – p. 185

Ensinamento, de Adélia Prado – p. 185

Tópico 2: Verbos transitivos e intransitivos – p. 187

As melhores piadas e charadas – p. 187

Tópico 3: Complementos verbais: objetos direto e indireto – p. 188

Tirinha de Snoopy, de Charles Schulz – p. 188

Tópico 4: Predicativo do objeto – p. 190

Tópico 5: Verbo seguido por se e concordância – p. 190

Atividades – p. 192



UNIDADE 4 – p. 196

Capítulo 10: Meio ambiente e participação política – p. 197

Leitura – Atividade 1: Ler para estudar: Aquecimento global como o grande problema ambiental – p. 198

De olho na imprensa – p. 205

Atividade 2 – Leitura: o caso do lixo no Brasil – p. 208

Brasil de vento em popa, de Benett – p. 208

Os números “malcheirosos” da gestão de lixo no Brasil, de Vanessa Barbosa – p. 209

Atividade 3 – Leitura colaborativa: participação política – p. 216

Convívio com lama e lixeira viciada incomoda moradores de bairro periférico de Macapá, de Rita Torrinha – p. 216

Produção de texto – p. 218

Conhecendo o gênero: carta de solicitação e de reclamação – p. 218

Atividade 1: Reclamar ou solicitar: um direito do cidadão – p. 218

Texto 1: Carta de solicitação – p. 220

Texto 2: Carta de reclamação – p. 220

Atividade 2: A argumentação em cartas de reclamação e de solicitação – p. 222

Atividade 3: A organização das cartas de solicitação e de reclamação – p. 224

Atividade 4: Organizando e “costurando” as partes do texto – p. 225

Atividade 5: Investigando e debatendo os problemas e encaminhando

soluções – p. 226

Produzindo o texto – p. 229

Capítulo 11: O cordel vai ao teatro – p. 231

O Reino do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva – p. 231

Leitura: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna – p. 235

Oficina de leitura e criação: Brincadeiras com mamulengo – p. 244

Galeria – p. 249

LiTERatitudes – p. 251

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 253

Metáfora – p. 253

Metonímia – p. 254

Personificação – p. 256

Hipérbole – p. 257

Sinestesia – p. 258

Ironia – p. 259

Atividades – p. 261



Anexo de textos de apoio – p. 264

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 274

Referências bibliográficas – p. 304 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Comunicação e autoconhecimento

Textos e seus usos em diferentes situações comunicativas.

Código da Obra:
0009 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Marisa Balthasar
Marisa Balthasar Autor(a)
Avatar Shirley Goulart
Shirley Goulart Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento personalizado

Atividades bem orientadas ajudam o professor a identificar as diferentes necessidades.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Estimula competências como colaboração, comunicação e autoconhecimento.

Ícone da proposta pedagógica

Estudo da língua em diversos contextos

Aborda a língua portuguesa na leitura e análise de textos imagéticos, orais e escritos.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – p. 13

Capítulo 1: Eu e o outro – A ética nas relações pessoais – p. 14

Leitura – p. 16

Atividade 1 – Por que existe o bullying e como lidar com ele? – p. 16

Manual do bullying: Por que existe e como lidar?, de Sofia Duarte – p. 16

Atividade 2 – Qual é a diferença entre bullying e deboche? – p. 18

Existe diferença entre deboche e bullying?, de André Cabette Fábio – p. 18

Produção de texto – p. 23

Conhecendo o gênero – Debate – p. 23

Atividade 1 – O que fazer em caso de bullying? – p. 23

Entrevista sobre a lei antibullying com Carlos Kremer, Presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB – p. 24

Atividade 2 – Os diferentes tipos de argumento – p. 26

Atividade 3 – A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda – p. 28

Maluquices, de Jornal Joca – p. 28

De olho na imprensa – p. 29

Produzindo o texto – Debate – p. 30

Capítulo 2: O mistério dos contos fantásticos – p. 33

Leitura 1 – p. 34

A queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe – p. 35

Do maravilhoso ao fantástico – Quem conta um conto… – p. 36

Leitura 2 – p. 37

Antes da leitura: O que era e o que fazia um sinaleiro? – p. 37

Texto 1: O sinaleiro (parte 1), de Charles Dickens – p. 38

Texto 2: O sinaleiro (parte 2), de Charles Dickens – p. 40

Texto 3: O sinaleiro (parte 3), de Charles Dickens – p. 42

Texto 4: O sinaleiro (parte 4), de Charles Dickens – p. 45

Oficina de leitura e criação – Leituras e paisagens sonoras de O sinaleiro – p. 48

Galeria – p. 52

LiTERatitudes – p. 55

Capítulo 3: Períodos compostos: coordenação e subordinação – p. 57

Tópico 1 – Período simples e período composto – p. 57

Período composto por coordenação e período composto por subordinação – p. 59

Tópico 2 – Período composto por coordenação I – p. 61

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas – p. 61

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa – p. 63

Atividades – p. 65



UNIDADE 2 – p. 68

Capítulo 4: Retratos de adolescências – p. 69

Leitura – p. 71

Atividade 1 – Leitura de reportagem – p. 71

Gloob apresenta pesquisa que traça perfil da geração Alpha, de Canal Gloob – p. 72

Atividade 2 – Roda de leitura – p. 76

Texto 1: Adolescentes e jovens indígenas identificam e apresentam soluções para os problemas e desafios de suas etnias, de Unicef – p. 77

Texto 2: Adolescente convoca estudantes a participar das políticas públicas de João Câmara (RN), de Unicef – p. 80

Produção de texto – p. 84

Conhecendo o gênero – Infográficos para divulgação de dados de pesquisa – p. 84

Atividade 1 – Infográfico: O que é e para que serve? – p. 84

Atividade 2 – Estudando os recursos que podem compor um infográfico – p. 86

Atividade 3 – Diferentes estilos de infográficos e organização das informações – p. 89

Produzindo o texto – Pesquisa e produção de infográfico – p. 92

Capítulo 5: Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos – p. 98

Oficina de leitura e criação – p. 99

Os minicontos e seus implícitos – p. 99

Apreciação, curadoria e circulação de minicontos – p. 100

Leitura – p. 102

As formigas, de Lygia Fagundes Telles – p. 102

Oficina de leitura e criação – Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles – p. 110

Galeria – p. 114

LiTERatitudes – p. 118

Capítulo 6: Períodos compostos por coordenação – p. 126

Tópico 1 – Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas – p. 126

Orações coordenadas sindéticas explicativas – p. 126

Orações coordenadas sindéticas alternativas – p. 127

Orações coordenadas sindéticas conclusivas – p. 128

Atividades – p. 130



UNIDADE 3 – p. 134

Capítulo 7: Em defesa dos direitos humanos – p. 135

Leitura – p. 137

Atividade 1 – Direitos básicos: em busca da aplicação das leis – p. 137

Crianças e adolescentes processam governos por mudanças do clima, de João Ozorio de Melo – p. 139

Atividade 2 – Quando o abaixo-assinado vira notícia – p. 144

Estudante inicia abaixo-assinado para melhorar a “pracinha do skate”, de O Bemdito – p. 147

Produção de texto – p. 148

Conhecendo o gênero: abaixo-assinado – p. 148

Atividade 1 – O que são e onde circulam os abaixo-assinados – p. 148

Espaço destinado ao skate em Umuarama – p. 148

Atividade 2 – Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados – p. 151

Abaixo-assinado “Muita luz com o fim do túnel” – p. 151

Atividade 3 – Como argumentar em abaixo-assinados? – p. 153

Salvando a Gibiteca de Santos – p. 153

Atividade 4 – Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados – p. 155

Produzindo o texto – Abaixo-assinado – p. 157

Capítulo 8: Intervenções poéticas – p. 162

Leitura 1 – p. 164

No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade – p. 164

Leitura 2 – p. 166

Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade – p. 166

Oficina de leitura e criação – Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos – p. 167

Leitura 3 – p. 169

Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade, de Greenpeace – p. 170

Oficina de leitura e criação – Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos – p. 173

Galeria – p. 178

LiTERatitudes – p. 180

Capítulo 9: As classes de palavras na construção da coesão textual – p. 186

Coesão textual e classes de palavras – p. 186

Pronome: antecipação ou retomada no texto – p. 188

Pesquisando o uso de pronomes como recurso coesivo na língua oral – p. 191

Substantivo: recurso para substituição lexical – p. 192

Numeral: estratégia para a organização textual – p. 194

Conjunção: relações de sentido entre as ideias – p. 196

Atividades – p. 197



UNIDADE 4 – p. 201

Capítulo 10: Preconceitos e desigualdades – p. 202

Leitura – p. 204

Atividade 1 – Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito – p. 204

Estereótipos e preconceitos: diferenças – p. 205

Atividade 2 – Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa – p. 207

Texto 1: Etnocentrismo e relativismo cultural: você sabe o que é?, de Natália Becattini – p. 208

Texto 2: Fotógrafa indígena Pi Suruí combate estereótipos e celebra conquistas, de Felipe Corona – p. 210

Texto 3: Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes – p. 212

De olho na imprensa – p. 215

Produção de texto – p. 216

Conhecendo mais o gênero – Reportagem audiovisual – p. 216

Atividade 1 – O papel do pauteiro – p. 216

Atividade 2 – O papel do repórter na entrevista – p. 217

Atividade 3 – O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens – p. 219

Atividade 4 – Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição – p. 220

Produzindo o texto – Reportagem audiovisual – p. 222

Capítulo 11: Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo – p. 227

Leitura 1 – p. 228

Texto 1: Olhos de ressaca, de Machado de Assis – p. 228

Texto 2: Capitu, de Luiz Tatit – p. 229

Leitura 2 – p. 231

Capitu, de Machado de Assis – p. 232

Oficina de leitura e criação – Novas casmurrices – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis – p. 236

Galeria – p. 241

LiTERatitudes – p. 243

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 245

Gradação, repetição, eufemismo e antítese – p. 245

Gradação – p. 245

Repetição – p. 246

Eufemismo – p. 248

Antítese – p. 249

Atividades – p. 251



Anexo de textos de apoio – p. 253

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 262

Referências bibliográficas – p. 277 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Comunicação e autoconhecimento

Textos e seus usos em diferentes situações comunicativas.

Código da Obra:
0009 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Marisa Balthasar
Marisa Balthasar Autor(a)
Avatar Shirley Goulart
Shirley Goulart Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento personalizado

Atividades bem orientadas ajudam o professor a identificar as diferentes necessidades.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Estimula competências como colaboração, comunicação e autoconhecimento.

Ícone da proposta pedagógica

Estudo da língua em diversos contextos

Aborda a língua portuguesa na leitura e análise de textos imagéticos, orais e escritos.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – p. 13

Capítulo 1: A verdade e a mentira no jornalismo científico em tempos de fake news – p. 14

Leitura – p. 16

Atividade 1: Fake news e a “pós-verdade” – p. 16

Texto: Genealogia da desinformação, de Vaza, Falsiane! – p. 16

Produção de texto – p. 24

Conhecendo o gênero: Reportagem – p. 24

Atividade 1: A importância de construir conhecimento – p. 24

Texto: Nem plana, nem redonda: definir a forma exata da Terra é um desafio, de Carla Madureira Cruz – p. 24

Atividade 2: Confrontando pontos de vista – p. 28

Texto: A “ciência” da Terra plana, de Superinteressante – p. 28

Atividade 3: Construindo a reportagem de divulgação científica – p. 35

De olho na imprensa – Observatório da imprensa – p. 36

Produzindo o texto – Reportagem de divulgação científica – p. 37

Capítulo 2: Práticas com romance juvenil da literatura portuguesa – p. 42

Leitura – p. 45

Texto 1: Prólogo, de Alice Vieira – p. 45

Texto 2: Capítulo 3, de Alice Vieira – p. 51

Galeria – p. 59

LiTERatitudes – p. 61

Capítulo 3: Períodos compostos por subordinação I – p. 65

Tópico 1: Período composto por coordenação e período composto por subordinação – p. 65

Tópico 2: Orações subordinadas substantivas – p. 67

Tópico 3: Oração subordinada substantiva subjetiva – p. 68

Tópico 4: Oração subordinada substantiva predicativa – p. 69

Tópico 5: Oração subordinada substantiva apositiva – p. 70

Tópico 6: Oração subordinada substantiva objetiva direta – p. 72

Tópico 7: Oração subordinada substantiva objetiva indireta – p. 73

Tópico 8: Oração subordinada substantiva completiva nominal – p. 73

Tópico 9: Oração subordinada substantiva reduzida – p. 74

Atividades – p. 76



UNIDADE 2 – p. 79

Capítulo 4: Adolescência e saúde sexual – p. 80

Leitura – p. 82

Atividade 1: Leitura para estudo: sexualidade e promoção de saúde entre os jovens – p. 82

Direitos humanos, cidadania sexual e promoção de saúde: diálogos de saberes entre pesquisadores e adolescentes, de Helena Maria Campos et al. – p. 82

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: sexualidade e saúde – p. 87

Texto 1: Gravidez na adolescência provoca danos maiores às jovens da periferia, de Beatriz de Oliveira – p. 88

Texto 2: Adolescentes iniciam vida sexual cada vez mais cedo, de Jornal da USP – p. 91

Texto 3: Baixa adesão à vacina contra HPV aumenta risco de câncer de útero, intestino e laringe, alerta infectologista da Unicamp, de Patrícia Teixeira – p. 93

Produção de texto – p. 97

Conhecendo o gênero: Seminário – p. 97

Atividade 1: O que é seminário – p. 97

Atividade 2: Resumindo textos: apagando e generalizando informações – p. 98

Atividade 3: Sintetizando informações – p. 99

Atividade 4: A apresentação oral no seminário – p. 100

Produzindo o texto – Apresentação oral – p. 104

Capítulo 5: Práticas de leitura com romance juvenil – p. 109

Leitura – p. 110

Texto 1: Capítulo 18, de Alice Vieira – p. 110

Texto 1: Epílogo, de Alice Vieira – p. 113

Oficina de leitura e criação – Produção de contos inspirados no estilo de Alice Vieira – Variações de Meia hora para mudar a minha vida – p. 118

Galeria – p. 122

LiTERatitudes – p. 126

Capítulo 6: Períodos compostos por subordinação II – p. 128

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas – p. 128

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva – p. 129

Oração subordinada adjetiva reduzida – p. 131

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial – p. 132

Oração subordinada adverbial temporal – p. 133

Oração subordinada adverbial condicional – p. 134

Oração subordinada adverbial proporcional – p. 134

Atividades – p. 135



UNIDADE 3 – p. 138

Capítulo 7: Corrupção: o que é e como se combate? – p. 139

Leitura – p. 141

Atividade: Leitura colaborativa: ética e liberdade – p. 141

Texto: Capítulo 3 – Faça o que quiser, de Fernando Savater – p. 142

Produção de texto – p. 148

Conhecendo o gênero: Artigo de opinião – p. 148

Atividade 1: Artigo de opinião: o que é, para que serve e como se faz? – p. 148

Atividade 2: Os movimentos argumentativos – p. 152

Texto 1: Trote nas universidades deve ser proibido? Sim, de Antonio Almeida e Oriowaldo Queda – p. 152

Texto 2: Trote nas universidades deve ser proibido? Não, de Víctor Gabriel Rodríguez – p. 153

Atividade 3: A modalização no artigo de opinião – p. 155

De olho na imprensa – p. 157

Produzindo o texto – p. 158

Capítulo 8: Africanidades, poesia e ritmo na música brasileira – p. 163

Leitura 1 – p. 165

Texto: Clementina de Jesus, de Museu Afro Brasil – p. 166

Leitura 2 – p. 168

Texto 1: Canto II – p. 170

Texto 2: Ponto de jongo – p. 172

Oficina de leitura e criação: Produção de programa de rádio – Africanidades na música brasileira – p. 174

Galeria – p. 181

LiTERatitudes – p. 184

Capítulo 9: Períodos compostos por subordinação III – p. 187

Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais – p. 187

Oração subordinada adverbial comparativa – p. 187

Oração subordinada adverbial consecutiva – p. 188

Oração subordinada adverbial causal – p. 189

Oração subordinada adverbial concessiva – p. 190

Oração subordinada adverbial final – p. 191

Oração subordinada adverbial conformativa – p. 192

Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas – p. 193

Atividades – p. 195



UNIDADE 4 – p. 199

Capítulo 10: Final do Ensino Fundamental – O que sabemos e queremos do Ensino Médio! – p. 200

Leitura – p. 202

Atividade 1: Conhecendo um pouco sobre o Ensino Médio – p. 202

Texto: Novo Ensino Médio começa sob questionamentos e críticas, de Edison Veiga – p. 202

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: Desafios e possibilidades do Ensino Médio – p. 206

Texto 1: Brasil tem 12,3 milhões de jovens que não estudam nem trabalham, de Renée Pereira – p. 207

Texto 2: Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora, de Lisandra Matias – p. 209

Produção de texto – p. 213

Conhecendo o gênero: Podcast – p. 213

Atividade 1: Podcast: O que é e como se faz? – p. 213

Atividade 2: Comparando dois formatos de podcasts – p. 214

Texto 1: Braincast 284 – Tecnologia e o Futuro da Educação (transcrição do áudio) – p. 214

Texto 2: Juventude, protagonismo e transformação social (transcrição do áudio) – p. 219

Atividade 3: Da pauta ao roteiro de edição – p. 222

Produzindo o texto – Série de podcasts – O que sabemos e queremos do Ensino Médio – p. 227

Capítulo 11: Novos leitores na barca medieval: práticas com Auto da barca do inferno – p. 234

Leitura – p. 237

Texto: Auto da barca do inferno, de Gil Vicente – p. 237

Oficina de leitura e criação – Produção de pequenas cenas de humor (esquetes) inspiradas em autos vicentinos – p. 244

Galeria – p. 251

LiTERatitudes – p. 256

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 259

Tópico 1 – Aliteração e seus efeitos de sentido – p. 259

Tópico 2 – Assonância e seus efeitos de sentido – p. 261

Tópico 3 – Paronomásia e seus efeitos de sentido – p. 262

Atividades – p. 263



Anexo de textos de apoio – p. 265

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 280

Referências bibliográficas – p. 297 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores