
Moderna PLUS - Português - Contexto, interlocução e sentido



Linguagens para o cotidiano
Uma coleção que favorece o repertório cultural.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Aborda gêneros discursivos
Leitura, análise e produção contextualizada de gêneros discursivos.
Valoriza individualidades
Relaciona conteúdo às experiências de vida dos estudantes.
Oralidade e protagonismo
Atividades de oralidade que reforçam protagonismo.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | SEÇÃO ESPECIAL – Mundo do trabalho: como transformar sonhos e projetos em realidade | 14 | |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Leitura e análise - A vida marinha não é descartável, da Prefeitura de Florianópolis | 16 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Leitura e análise - Pequena enciclopédia de amuletos da Nova Era, de Orlandeli | 21 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Língua e linguagem | 18 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | O trabalho dos interlocutores com a linguagem | 23 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Texto para análise | 19 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Texto para análise | 26 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A dimensão discursiva da linguagem | Usos singulares da linguagem | 27 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | A linguagem da literatura | 48 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Da fotografia para a literatura – A estrada morta, de Mia Couto | 44 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Leitura da imagem – Fotografia sem título, de Jens Goerlich | 43 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Os agentes da produção artística e literária | 47 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Proposta de produção: miniconto | 54 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Recursos da linguagem literária: o poder das imagens | 50 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | A literatura é uma linguagem | Texto para análise | 53 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Análise | 30 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Análise | 32 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Análise | 38 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | As marcas ideológicas dos textos | 33 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Discurso e texto: dois conceitos essenciais | 39 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Leitura - Meninas realmente acreditam que podem ser tudo o que quiserem?, de Ruth Manus | 37 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Leitura – Dandara, de Ivan Lins | 31 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Leitura – Marina, de Dorival Caymmi | 29 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Os gêneros do discurso | 40 |
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | Discurso e texto | Produção oral: criação e apresentação de painel sobre a imagem do jovem | 41 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Leitura e análise – Níquel Náusea, de Fernando Gonsales | 78 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Texto para análise | 85 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Texto para análise | 90 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Usos da gíria | 93 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Variação linguística temporal e estilística | 86 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Diferentes dimensões da variação linguística | Variedades sociais e regionais | 78 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | O português no mundo | Leitura e análise - Por uma irmandade da língua, de José Eduardo Agualusa | 56 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | O português no mundo | Português: uma das línguas mais faladas no mundo | 58 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | O português no mundo | Proposta de produção: criação e organização de evento multimídia | 62 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | A Constituição Federal e o direito à diferença | 71 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | A escola e o ensino da língua | 73 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | A língua e seus usos | 63 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | As gramáticas e a padronização das línguas | 65 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Leitura e análise – Garfield, de Jim Davis | 63 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Norma linguística | 66 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | O peso da discriminação no mundo | 74 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Preconceito linguístico | 71 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Proposta de produção: análise da fala de apresentadores de telejornais | 77 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Texto para análise | 70 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Texto para análise | 75 |
2 | FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PORTUGUÊS DO BRASIL | Variação e norma | Variedades linguísticas | 65 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Da pintura para a literatura – A esperança, de André Malraux | 97 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Diálogos literários: As releituras da pedra no meio do caminho | 105 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Estéticas ou movimentos literários | 100 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | História e literatura: panorama temporal | 101 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Leitura da imagem: BLAM, de Roy Lichtenstein | 96 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Proposta de produção: slam com poemas sobre a pátria | 105 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Texto para análise | 103 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é expressão de uma época | Um mesmo tema: diferentes olhares, diferentes linguagens | 98 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | As limitações dos gêneros literários | 123 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Da fotografia para a literatura – Ainda assim, eu me levanto, de Maya Angelou | 107 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Leitura da imagem – Ruby Bridges descendo escadaria escolar | 106 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | O gênero dramático | 119 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | O gênero lírico | 109 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | O gênero épico | 113 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Os gêneros literários | 108 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Proposta de produção: cena cômica | 128 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Texto para análise | 111 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Texto para análise | 117 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | A literatura é gênero: a lírica, a épica e o drama | Texto para análise | 125 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | A Europa do Renascimento | 146 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Da pintura para a literatura - Bendito seja o dia, o mês, o ano, de Petrarca | 145 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Diálogos contemporâneos com temas do Classicismo | 155 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Leitura de imagem – O triunfo de Galateia, de Rafael Sanzio | 144 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Proposta de produção: adaptação de Os lusíadas para HQ | 152 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Proposta de produção: criação de videoaula | 156 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Texto para análise | 153 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Classicismo | Uma viagem no tempo: vozes do Classicismo | 149 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | A revelação do “Novo Mundo” | 159 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Da cartografia para a literatura - Onde fica a terra da América ou Brasil, que vi em parte, de Hans Staden | 158 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Diálogos contemporâneos com temas do Arcadismo | 176 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Diálogos literários: portugueses e brasileiros falam sobre o Brasil | 161 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Leitura da imagem – Terra Brasilis, de Lopo Homem | 157 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | O Século das Luzes | 165 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Proposta de produção: criação de composição artística | 177 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Proposta de produção: recriação de poema satírico | 163 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Tensão no mundo da fé | 161 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Texto para análise | 173 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Literatura no período colonial: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo | Uma viagem no tempo: vozes da literatura do período colonial | 170 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Da iluminura para a literatura - Se eu não a tenho, ela me tem, de Arnaut Daniel | 130 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Diálogos contemporâneos com temas do Humanismo | 142 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Idade Média: entre o mosteiro e a corte | 131 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Leitura de imagem - Tristão diante da Rainha Isolda na Cornualha, iluminura de manuscrito medieval | 129 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | O Humanismo: um novo olhar para o mundo | 134 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Proposta de produção: comentário crítico | 143 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Proposta de produção: criação de RPG medieval | 138 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Texto para análise | 139 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Trovadorismo: poesia e cortesia | 132 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Um mundo em mudança | 134 |
3 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E OS VÁRIOS OLHARES PARA A REALIDADE | Origens europeias: Trovadorismo e Humanismo | Uma viagem no tempo: vozes medievais | 136 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | A chegada dos portugueses: princípio do fim | 198 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Caminho de volta: o resgate da ancestralidade | 208 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Da pintura para a literatura - Nunca gostei de ser “índio”, de Daniel Munduruku | 196 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Leitura da imagem – Aprendendo, de Carmézia Emiliano | 195 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | O extermínio das línguas indígenas | 212 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | O indianismo idealizado dos românticos brasileiros | 202 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Produção oral: apresentação de comentário crítico | 202 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Proposta de produção: criação de vídeo de divulgação cultural | 215 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Século XX: de Macunaíma a Maíra | 206 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Texto para análise | 214 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Povos originários e suas representações literárias | Violência e aculturação | 201 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Da arte digital para a literatura – Mulher de regime, de Angélica Freitas | 180 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Diálogos literários: a personagem na obra de Cecília Meireles e na obra de Tomás Antônio Gonzaga | 184 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Educação romântica da burguesia | 185 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Leitura da imagem – Vênus quer ser sexy, de Ege İşlekel | 179 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Poesia e cortesia: a lírica medieval | 181 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Proposta de produção: criação de Festival de Slam com poemas sobre a mulher | 194 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Texto para análise | 192 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Vozes que se impõem: escritoras contemporâneas | 187 |
4 | ESFERA ARTÍSTICA: A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | Verso e reverso: imagens de mulher | Árcades: convencionalismo e harmonia | 183 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | A origem dos estudos gramaticais | 220 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Forma e função linguísticas | 220 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Leitura e análise – Vicente Matheus: quem sai na chuva é pra se queimar, de Luiz Carlos Ramos | 218 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Os conhecimentos gramaticais dos falantes | 219 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Os níveis da descrição gramatical | 222 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Por que estudar gramática | 226 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Texto para análise | 227 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | A gramática e suas partes | Usos que revelam os conhecimentos gramaticais dos falantes | 228 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | A formação de novas palavras por composição | 236 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | A formação de novas palavras por derivação | 239 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | As palavras e sua estrutura | 231 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | Leitura e análise – A era do gelo, de Dalcio | 230 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | Texto para análise | 235 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | Texto para análise | 238 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | Texto para análise | 241 |
5 | ESTUDOS SOBRE AS ESTRUTURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA | Estrutura e formação das palavras | Usos dos elementos mórficos | 243 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Artigo de opinião | Análise | 282 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Artigo de opinião | Artigo de opinião: definição e usos | 284 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Artigo de opinião | Leitura – Ano 2 da IA, de Pedro Dória | 281 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Artigo de opinião | Produção oral: apresentação | 284 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Artigo de opinião | Proposta de produção: artigo de opinião | 288 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Entrevista | Análise | 270 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Entrevista | Entrevista: definição e usos | 271 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Entrevista | Leitura – Preconceito linguístico – uma entrevista com Eduardo Calbucci | 268 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Entrevista | Proposta de produção: entrevista | 278 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Estrutura e formação das palavras | Educação midiática: Verdade e mentira no universo digital | 251 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Estrutura e formação das palavras | Proposta de produção: observatório da imprensa | 249 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Estrutura e formação das palavras | SEÇÃO ESPECIAL: A esfera jornalística: transformação de acontecimentos em informações | 246 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Notícia | Análise | 257 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Notícia | Diálogos literários: as boas notícias | 263 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Notícia | Leitura – A Lua no bolso, de Carlos Kauffmann e Vinícius Mota | 255 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Notícia | Notícia: definição e usos | 259 |
6 | ESFERA PÚBLICA: O MUNDO DA INFORMAÇÃO | Notícia | Proposta de produção: notícia | 266 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Linguagens para o cotidiano
Uma coleção que favorece o repertório cultural.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Aborda gêneros discursivos
Leitura, análise e produção contextualizada de gêneros discursivos.
Valoriza individualidades
Relaciona conteúdo às experiências de vida dos estudantes.
Oralidade e protagonismo
Atividades de oralidade que reforçam protagonismo.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Da litografia para a literatura – “A arte”, de Theóphile Gautier | 62 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Diálogos contemporâneos com temas e recursos do Simbolismo | 74 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Leitura da imagem – Princesa Jacinta, de Alphonse Marie Mucha | 61 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | O Parnasianismo: a “disciplina do bom gosto” | 63 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | O Simbolismo: o desconhecido supera o real | 65 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Proposta de produção: organização de exposição | 68 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Proposta de produção: recriação de poema em áudio | 75 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Texto para análise | 72 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Estéticas de fim de século: Parnasianismo e Simbolismo | Uma viagem no tempo: vozes parnasianas e simbolistas | 70 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | A Revolução Industrial muda a face da Europa | 45 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Da pintura para a literatura – Madame Bovary, de Gustave Flaubert | 44 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Diálogos contemporâneos com temas realistas e naturalistas | 59 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Leitura da imagem – O filho de um pescador, de Walter Langley | 43 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Naturalismo: novas perspectivas para a origem humana | 49 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Produção oral: exposição de uma obra | 53 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Proposta de produção: antologias digitais | 60 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Texto para análise | 56 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Realismo e Naturalismo | Uma viagem no tempo: vozes realistas e naturalistas | 54 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Da pintura para a literatura – “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias | 15 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Diálogos contemporâneos com temas da segunda geração romântica | 27 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Leitura da imagem – Paisagem na mata virgem do Brasil, com figuras, de Johann Moritz Rugendas | 14 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | O Romantismo: valorização do indivíduo e a força dos sentimentos | 16 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Proposta de produção: playlist comentada | 29 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Texto para análise | 24 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: poesia | Uma viagem no tempo: vozes da poesia romântica brasileira | 21 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | A prosa romântica brasileira | 32 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Da pintura para a literatura – “Origem, nascimento e batizado”, de Manuel Antônio de Almeida | 31 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Diálogos contemporâneos com a prosa romântica brasileira | 41 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Leitura da imagem – Rua Direita, de Félix-Émile Taunay | 30 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Produção oral: apresentação com apoio de slides | 42 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Proposta de produção: perfil de personagem em rede social | 35 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Texto para análise | 39 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Romantismo no Brasil: prosa | Uma viagem no tempo: vozes da prosa romântica brasileira | 36 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | A África que se inspirou no Brasil | 118 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Da pintura para a literatura – Deriva, de Sophia de Mello Breyner Andresen | 98 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Influências estéticas: uma face da dominação cultural | 103 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Leitura da imagem – Lá vem a Nau Catrineta que traz muito o que contar, de José de Almada Negreiros | 97 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Modernismo: rupturas e releituras | 113 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Muitos povos, uma só língua | 102 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Neorrealismo: revelação do Brasil | 114 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | O olhar multifacetado da literatura | 100 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Proposta de produção: criação de podcast literário | 122 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Realismo: o foco nas análises sociais | 108 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Romantismo: a consciência nacional | 107 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Dominação cultural: Portugal e suas colônias | Texto para análise | 120 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Brasil Império: vozes contra a escravidão | 81 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Brasil republicano: novas perspectivas | 86 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Da pintura e da fotocolagem para a literatura – “Noticiário”, de Miriam Alves | 79 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Diálogos literários: dois retratos do navio negreiro | 85 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Leitura da imagem – Um jantar brasileiro, de Jean-Baptiste Debret; Sentem-se para jantar, de Gê Viana | 77 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Primeiro contato: portugueses e africanos | 80 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Proposta de produção: e-zine | 96 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Proposta de produção: lambes poéticos digitais | 93 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Século XX: organização e ativismo | 87 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Século XXI: novíssimas vozes negras | 92 |
2 | Esfera artística: a literatura e a construção da identidade | Os negros e a literatura: vozes silenciadas e reconquistadas | Texto para análise | 93 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Conjunção: definição e classificação | 201 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Diálogos literários: conectando sentidos poéticos | 197 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Leitura e análise – Dinheiro, de Mike Twohy | 194 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Leitura e análise – Gaturro Grandão, de Nik | 200 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Preposição: definição e classificação | 195 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Proposta de produção: verbete poético | 199 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Texto para análise | 198 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Texto para análise | 203 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | Usos da preposição na construção das unidades de sentido | 204 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Leitura e análise – Zoé & Zezé, de Jerry Scott e Rick Kirkman | 159 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Modo imperativo | 166 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Modo indicativo | 161 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Modo subjuntivo | 164 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Os verbos e a descrição de processos em textos de divulgação científica | 167 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Proposta de produção: infográfico | 169 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Texto para análise | 168 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Descrição de processos: os verbos | Verbos: definição e estrutura | 160 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Artigo definido e indefinido | 171 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Leitura e análise – Armandinho, de Alexandre Beck | 171 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Leitura e análise – Macanudo 3, de Liniers | 175 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Numeral | 176 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Texto para análise | 174 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Texto para análise | 177 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Determinação, quantificação, ordenação: os artigos e os numerais | Usos dos artigos definidos e indefinidos | 178 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Explicitação de circunstâncias: os advérbios | Advérbios: definição e classificação | 181 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Explicitação de circunstâncias: os advérbios | Leitura e análise – Níquel Náusea, de Fernando Gonsales | 181 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Explicitação de circunstâncias: os advérbios | Texto para análise | 188 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Explicitação de circunstâncias: os advérbios | Usos dos advérbios e palavras denotativas | 191 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Adjetivos e a construção de juízos de valor | 138 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Diálogos literários: nomeação e memória | 135 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Leitura e análise – Lili, a ex, de Caco Galhardo | 130 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Leitura e análise – Um Brasil, de Benett | 138 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Proposta de produção: resenha crítica | 146 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Substantivo: definição e classificação | 130 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Texto para análise | 136 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Texto para análise | 141 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Nomeação e avaliação: os substantivos e os adjetivos | Usos do adjetivo | 146 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Referências discursivas: os pronomes | Leitura e análise – Macanudo 3, de Liniers | 151 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Referências discursivas: os pronomes | Leitura e análise – O melhor de Calvin, de Bill Watterson | 148 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Referências discursivas: os pronomes | Pronome: definição e classificação | 149 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Referências discursivas: os pronomes | Texto para análise | 153 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Referências discursivas: os pronomes | Usos dos pronomes | 156 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Relações morfossintáticas | Forma e função | 125 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Relações morfossintáticas | Leitura e análise – Hagar, de Chris Browne | 125 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Relações morfossintáticas | O estudo das classes de palavras | 127 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Relações morfossintáticas | Texto para análise | 128 |
3 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Relações morfossintáticas | Usos singulares das relações morfossintáticas | 129 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | A construção da articulação textual: as preposições e as conjunções | SEÇÃO ESPECIAL – Como ler nas entrelinhas | 208 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Marcadores temporais | A marcação do tempo nos textos | 232 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Marcadores temporais | Leitura e análise – Povos Indígenas no Brasil, de Instituto Socioambiental | 229 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Marcadores temporais | Proposta de produção: verbete de enciclopédia | 250 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Marcadores temporais | Texto para análise | 247 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Reportagem de divulgação científica | Análise | 255 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Reportagem de divulgação científica | Leitura – Insetos à deriva, de Franciele Petry Schramm | 253 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Reportagem de divulgação científica | Proposta de produção: reportagem de divulgação científica | 262 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Reportagem de divulgação científica | Reportagem de divulgação científica: definição e usos | 255 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Análise | 220 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Educação midiática: Hiperlinks × caça-cliques | 223 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Leitura – Crise climática, de Wikipédia | 215 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Produção oral: resumo comentado | 221 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Proposta de produção: verbete enciclopédico | 226 |
4 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Verbete enciclopédico | Verbete enciclopédico: definição e usos | 221 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Análise | 271 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Análise | 273 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Biografia: definição e usos | 275 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Leitura - Caetano: uma biografia, de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco | 270 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Leitura - Caetano: uma biografia, de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco | 271 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Produção oral: playlist comentada | 274 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Biografia | Proposta de produção: perfil biográfico | 279 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Discurso político | Análise | 283 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Discurso político | Discurso político: definição e usos | 285 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Discurso político | Leitura - Eu tenho um sonho, de Martin Luther King Jr. | 281 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Discurso político | Produção oral: fórum de discussão | 288 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Discurso político | Proposta de produção: reportagem multimidiática | 290 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Reportagem de divulgação científica | Proposta de produção: petição on-line | 269 |
5 | Esfera pessoal, esfera política: a vida em sociedade | Reportagem de divulgação científica | SEÇÃO ESPECIAL – Gêneros da internet | 266 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Linguagens para o cotidiano
Uma coleção que favorece o repertório cultural.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Aborda gêneros discursivos
Leitura, análise e produção contextualizada de gêneros discursivos.
Valoriza individualidades
Relaciona conteúdo às experiências de vida dos estudantes.
Oralidade e protagonismo
Atividades de oralidade que reforçam protagonismo.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | A literatura é o caminho | 129 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | A África que conta histórias | 130 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Angola: a mágoa antiga e o caminho das estrelas | 139 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Cabo Verde: olhos voltados para a imensidão do mar | 133 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Da gravura para a literatura – “Na Kal lingu Ke n na Skirbi / Em que língua escrever”, de Odete Semedo | 126 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Guiné-bissau: a fome e a miséria como herança colonial | 138 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Leitura da imagem – National series, de Pedro Pires | 125 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Moçambique: versos à beira do Índico | 149 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | O que define a identidade de uma nação? | 128 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Proposta de produção: comentário crítico | 134 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Proposta de produção: conto | 156 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | São Tomé e Príncipe: a autoafirmação da identidade no espaço insular | 136 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | A África que escreve em português | Texto para análise | 154 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | A primeira geração modernista: ousadia e inovação | 49 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Da pintura para a literatura – "Brasil", de Ronald de Carvalho | 48 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Diálogos contemporâneos com temas da primeira geração modernista | 60 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Leitura da imagem – A Cuca, de Tarsila do Amaral | 47 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Proposta de produção: exposição fotográfica | 60 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Texto para análise | 57 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo no Brasil: primeira geração | Uma viagem no tempo: vozes da primeira geração modernista brasileira | 55 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Da escultura para a literatura – "O monstrengo", de Fernando Pessoa | 30 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Diálogos contemporâneos com temas do Modernismo português | 45 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Leitura da imagem – Gigante Adamastor, de Júlio Vaz Júnior | 29 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Modernismo português: primeiros passos | 31 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Modernismo português: segunda e terceira gerações | 34 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Proposta de produção: poesia blackout | 45 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Texto para análise | 42 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Modernismo português | Uma viagem no tempo: vozes do Modernismo português | 37 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | A retomada de um olhar realista | 76 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Da fotografia para a literatura – Vidas secas, de Graciliano Ramos | 75 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Diálogos contemporâneos com temas do romance de 1930 | 86 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Leitura da imagem – Paisagem do sertão, de Evandro Teixeira | 75 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Proposta de produção: campanha de conscientização | 87 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Texto para análise | 83 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | O romance de 1930 | Uma viagem no tempo: vozes do romance de 1930 | 80 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Da pintura para a literatura – "O grande desastre aéreo de ontem", de Jorge de Lima | 63 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Diálogos contemporâneos com temas da poesia da segunda geração modernista | 73 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Leitura da imagem – Guerra, de Lasar Segall | 62 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Produção oral: debate | 74 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Segunda geração modernista: a consolidação de uma estética | 64 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Texto para análise | 70 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Poesia da segunda geração modernista | Uma viagem no tempo: vozes da poesia da segunda geração modernista | 68 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Da fotografia para a literatura – Os sertões, de Euclides da Cunha | 15 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Diálogos contemporâneos com temas do Pré-Modernismo | 27 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Diálogos literários: dois olhares sobre o mesmo conflito | 19 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Leitura da imagem – Vista parcial de Canudos ao sul, de Flávio de Barros | 14 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | O Brasil republicano: conflitos e contrastes | 16 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | O Pré-Modernismo: autores em busca de um país | 17 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Proposta de produção: composição artística – poemas ilustrados | 28 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Texto para análise | 24 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pré-Modernismo | Uma viagem no tempo: vozes pré-modernistas | 21 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Da escultura para a literatura – Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa | 89 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Diálogos contemporâneos com temas da narrativa pós-moderna | 104 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Leitura da imagem – Casulo Perequê, de Hugo França | 88 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | O mundo após a bomba: indagações e impasses | 91 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Proposta de produção: comentário apreciativo | 105 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Pós-Modernismo: a arte procura novos rumos | 92 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Texto para análise | 101 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Pós-Modernismo: prosa e poesia | Uma viagem no tempo: vozes da prosa e da poesia pós-modernas | 98 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | A ficção contemporânea em Portugal | 110 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | A literatura do mundo contemporâneo: um espelho fragmentado | 110 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Da instalação para a literatura – O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk | 107 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Diálogos contemporâneos com temas da literatura do século XXI | 123 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Leitura da imagem – Amerikkka, de Cildo Meireles | 106 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Lirismo e experimentação na poesia brasileira | 114 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | O novo lirismo português | 113 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Os extremos do século XX | 109 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Os rumos da prosa brasileira contemporânea | 111 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Panorama do teatro brasileiro no século XX | 115 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Produção oral: poesia marginal | 115 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Proposta de produção: crônica | 124 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Texto para análise | 120 |
1 | Esfera artística: a literatura e os vários olhares para a realidade | Tendências contemporâneas | Uma viagem no tempo: vozes contemporâneas | 117 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Concordância nominal e verbal | 197 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Leitura e análise – Níquel Náusea: vá pentear macacos!, de Fernando Gonsales | 196 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Regência nominal e verbal | 208 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Texto para análise | 206 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Texto para análise | 211 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Usos da regência | 212 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Leitura e análise – Armandinho Dois, de Alexandre Beck | 188 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Leitura e análise – As cobras em: Se Deus existe, que eu seja atingido por um raio, de Luis Fernando Verissimo | 180 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Leitura e análise – Sorrir é um verbo, de Venes Caitano | 173 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Proposta de produção: panfleto | 195 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Termos acessórios e vocativo | 188 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Termos essenciais | 173 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Termos integrantes | 180 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Texto para análise | 178 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Texto para análise | 186 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Texto para análise | 192 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Período simples | Usos do sujeito | 194 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Ambiguidade: a indeterminação problemática | 165 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Frases criativas: títulos e manchetes | 163 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Leitura e análise – Frank & Ernest, de Bob Thaves | 158 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Proposta de produção: criação de manchetes | 165 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Sintaxe: a combinação das palavras | 158 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Texto para análise | 168 |
2 | Estudos sobre a estrutura da língua portuguesa | Sintaxe: relações e funções | Usos da frase | 171 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | Proposta de produção: resumo de texto literário | 220 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Articulação dos termos na oração: concordância e regência | SEÇÃO ESPECIAL: Procedimentos de estudo do texto: anotar e resumir | 215 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Analogias e metáforas | 234 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Diálogos literários: as metáforas e a construção do sentido | 242 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Leitura e análise – Cientirinhas #245, de Marco Merlin | 233 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | O desafio de transmitir conceitos científicos | 235 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Proposta de produção: microconto | 242 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Texto para análise | 243 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Metáforas e analogias: imagens que ajudam a compreender o mundo | Usos de metáforas na defesa de um ponto de vista | 245 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Análise | 223 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Educação midiática: Como lidar com a pseudociência nas redes sociais? | 229 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Leitura – Inteligência artificial: entre a próxima revolução tecnológica e o fim da humanidade, de Murilo Roncolato | 221 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Produção oral: resumo comentado | 224 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Proposta de produção: comentário crítico sobre textos de divulgação científica | 231 |
3 | Esfera do conhecimento: aprender, ensinar | Texto de divulgação científica | Textos de divulgação científica: definição e usos | 225 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | As marcas linguísticas da posição do enunciador | Leitura e análise – Dia da mulher, do Ministério Público do Paraná | 301 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | As marcas linguísticas da posição do enunciador | Modalidades discursivas | 302 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | As marcas linguísticas da posição do enunciador | Proposta de produção: resenha cultural | 309 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | As marcas linguísticas da posição do enunciador | Texto para análise | 307 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Editorial | Análise | 272 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Editorial | Editorial: definição e usos | 273 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Editorial | Leitura – É preciso conhecer a história da ditadura, de O Estado de S. Paulo | 271 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Editorial | Proposta de produção: editorial | 277 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O microuniverso discursivo da frase | Frase: relação entre contexto discursivo e sentido | 262 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O microuniverso discursivo da frase | Leitura e análise – O isolamento não é para todos, de Renctas | 261 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O microuniverso discursivo da frase | Proposta de produção: intervenções poéticas | 269 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O microuniverso discursivo da frase | Texto para análise | 268 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O papel das orações na articulação das ideias | A articulação das orações | 283 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O papel das orações na articulação das ideias | Leitura e análise – Acordar cedo, de Nat Bespaloff | 282 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O papel das orações na articulação das ideias | Produção oral: debate deliberativo | 291 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | O papel das orações na articulação das ideias | Texto para análise | 289 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Resenha cultural | Análise | 294 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Resenha cultural | Leitura – Crítica: Medida provisória tritura sua importância quando tem um roteiro à la Quebrando o tabu, de Gustavo Hackaq | 292 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Resenha cultural | Proposta de produção: resenha | 299 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Resenha cultural | Resenha: definição e usos | 295 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Análise | 249 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Diálogos literários: um olhar crítico | 256 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Leitura – Fora da escola não pode: campanha de enfrentamento ao abandono escolar completa 7 meses no ar, de Unicef | 248 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Produção oral: assembleia estudantil | 256 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Proposta de produção: anúncio | 258 |
4 | Esfera pública: o mundo da informação | Textos publicitários: anúncios de campanha | Textos publicitários: definição e usos | 250 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.