Moderna SuperAÇÃO! História

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

História com atitude e protagonismo

Estimula o pensamento crítico com atividades desafiadoras e foco no protagonismo do estudante.

Código da Obra:
0028 P24 01 00 208 040
Baixar Obra
Avatar Caroline Minorelli
Caroline Minorelli Autor(a)
Avatar Charles Chiba
Charles Chiba Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Formação cidadã e emocional

Explora temas contemporâneos com foco no aluno como cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo e projeto

Metodologias ativas e projetos para ampliar a autonomia.

Ícone da proposta pedagógica

História com significado

Conecta os conteúdos à realidade e vivências dos estudantes.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – Para estudar História – p. 14

CAPÍTULO 1 – História e vida – p. 16

A história vivida – p. 16

A história vivida e a História – p. 17

A importância da História – p. 18

Conhecer e respeitar as diferentes culturas – p. 19

Empatia e respeito – p. 20

Ação humana e conhecimento histórico – p. 21

A construção do conhecimento histórico – p. 21

As fontes históricas – p. 22

História e outras áreas do conhecimento – p. 24

Geografia – p. 24

Filosofia – p. 24

Arqueologia – p. 25

Antropologia – p. 25

Atividades – p. 26

CAPÍTULO 2 – O tempo – p. 30

Tempo e cotidiano – p. 30

História e Ciências

O tempo cronológico – p. 30
Tipos de calendário – p. 31

O relógio – p. 32

O tempo e a História – p. 32

Tempo histórico e sociedade – p. 33

O tempo que orienta – p. 34

O tempo dividido – p. 34

A linha do tempo – p. 34

Atividades – p. 36

O tema é …

Constelações indígenas – p. 38
O que eu estudei? – p. 40



UNIDADE 2 – Primeiros seres humanos e os antigos povos da América – p. 42

CAPÍTULO 3 – A origem dos seres humanos – p. 44

Os primatas – p. 44

A história antes da escrita – p. 47

Período Paleolítico – p. 47

Período Neolítico – p. 48

O crescimento populacional e a especialização do trabalho – p. 48

As primeiras cidades – p. 49

A presença humana na América – p. 50

Novas hipóteses – p. 51

Atividades – p. 53

CAPÍTULO 4 – As sociedades indígenas do Brasil – p. 56

Os povoadores do território brasileiro – p. 56

O povo de Lagoa Santa – p. 56

O povo de Umbu – p. 56

Os povos dos sambaquis – p. 57

Os povos agricultores e ceramistas – p. 58

Investigando fontes históricas

A cerâmica marajoara – p. 60
História e Arte

Pintura rupestre – p. 62
Atividades – p. 64

CAPÍTULO 5 – Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes – p. 66

Os maias – p. 67

Religiosidade – p. 67

A escrita e o sistema numérico dos maias – p. 68

O calendário maia – p. 68

Os astecas – p. 69

O modo de vida asteca – p. 70

Os incas – p. 70

A vida nos Andes – p. 71

Atividades – p. 72

O tema é …

O trabalho no período Neolítico – p. 76
O que eu estudei? – p. 78



UNIDADE 3 – Mesopotâmia e África Antiga – p. 80

CAPÍTULO 6 – Os povos da Mesopotâmia – p. 82

A Mesopotâmia – p. 82

Terra entre rios – p. 82

As cidades mesopotâmicas – p. 83

A vida na Mesopotâmia – p. 84

Técnicas e inovações – p. 84

A religiosidade – p. 84

O trabalho no campo e na cidade – p. 84

A escrita dos mesopotâmicos – p. 85

História e Matemática

O sistema numérico da Suméria – p. 85
Atividades – p. 86

CAPÍTULO 7 – África Antiga: Egito e Cuxe – p. 88

O Egito Antigo – p. 88

A importância do rio Nilo – p. 88

O primeiro faraó – p. 89

Natureza e religiosidade – p. 89

Sociedade e cotidiano no tempo dos faraós – p. 90

Os trabalhadores – p. 90

A vida após a morte – p. 91

O processo de mumificação – p. 91

Investigando fontes históricas

A produção agrícola no Egito Antigo – p. 92
O Reino de Cuxe – p. 94

A formação de um novo reino – p. 95

A influência egípcia em Cuxe – p. 95

Méroe – p. 96

A agricultura e o comércio – p. 96

O modo de vida nas vilas e nas cidades cuxitas – p. 97

As candaces – p. 98

História e Arte

Uma homenagem às candaces – p. 99
Atividades – p. 102

CAPÍTULO 8 – África Antiga: Axum – p. 106

O povo axumita – p. 106

O gêes – p. 106

A expansão axumita – p. 107

A religiosidade – p. 108

O cristianismo – p. 108

Os sítios arqueológicos – p. 109

Atividades – p. 110

O tema é …

Os sistemas de irrigação na Antiguidade – p. 114
O que eu estudei? – p. 116



UNIDADE 4 – Fenícios, hebreus e persas – p. 118

CAPÍTULO 9 – Os fenícios – p. 120

Comerciantes e navegadores – p. 120

A sociedade fenícia – p. 121

As colônias – p. 121

História e Geografia

O Périplo de Hanão – p. 122
A cultura fenícia – p. 124

A religiosidade – p. 124

A escrita – p. 124

Artesanato e engenharia – p. 125

O murex e a produção de corante – p. 125

Atividades – p. 128

CAPÍTULO 10 – Os hebreus – p. 130

Em busca da Terra Prometida – p. 130

A ida para o Egito – p. 130

O retorno a Canaã – p. 131

A fundação do Reino de Israel – p. 131

A dominação estrangeira – p. 131

A religião judaica – p. 132

As celebrações judaicas – p. 133

Pessach – p. 133

Yom Kippur – p. 133

Bar Mitzvah e Bat Mitzvah – p. 134

Chanucá – p. 134

Atividades – p. 135

CAPÍTULO 11 – Os persas – p. 137

O Império Persa – p. 137

Controle e funcionamento do Império – p. 138

A religiosidade persa – p. 138

História e Arte

A tecelagem de tapetes na cultura persa – p. 139
Atividades – p. 140

O tema é …

O correio persa – p. 142
O que eu estudei? – p. 144



UNIDADE 5 – O mundo grego – p. 146

CAPÍTULO 12 – Os antigos gregos – p. 148

Os minoicos – p. 149

As cidades minoicas – p. 149

Os micênicos – p. 149

As cidades-Estado gregas – p. 150

A pólis de Atenas – p. 150

A democracia ateniense – p. 151

A pólis de Esparta – p. 153

O sistema oligárquico – p. 154

A Guerra do Peloponeso – p. 155

Atividades – p. 156

CAPÍTULO 13 – A vida na Grécia Antiga – p. 158

Área rural – p. 158

Área urbana – p. 159

História e Língua Portuguesa

Fábulas de Esopo – p. 160
Cultura, arte e religiosidade – p. 162

Deuses gregos – p. 162

O teatro – p. 163

Investigando fontes históricas

A música na Grécia Antiga – p. 164
O período Helenístico – p. 168

As conquistas de Alexandre Magno – p. 169

Atividades – p. 172

O tema é …

A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos – p. 174
O que eu estudei? – p. 176



UNIDADE 6 – Os antigos romanos – p. 178

CAPÍTULO 14 – Das origens à formação do Império – p. 180

A monarquia romana – p. 180

A influência etrusca – p. 181

A organização social – p. 181

A Roma republicana – p. 182

A luta por participação política – p. 182

A expansão romana – p. 183

A crise da República – p. 183

O Império Romano – p. 184

A centralização do poder – p. 185

A consolidação do Império – p. 185

As cidades romanas – p. 186

Anfiteatros – p. 186

Termas – p. 187

A cidade de Pompeia – p. 188

A escravidão no campo e na cidade – p. 189

O cotidiano dos trabalhadores livres – p. 190

O papel das mulheres – p. 190

A alimentação – p. 190

Diversão e lazer – p. 191

Teatro – p. 191

Circo romano – p. 191

Luta de gladiadores – p. 191

A religiosidade – p. 192

Influências etruscas e egípcias – p. 193

Influências gregas – p. 193

Investigando fontes históricas

Os afrescos romanos – p. 194
A educação na Roma Antiga – p. 196

Atividades – p. 198

CAPÍTULO 15 – O Império Romano em crise – p. 202

O contato com outros povos – p. 202

A divisão do Império – p. 203

Roma invadida – p. 203

A difusão do cristianismo – p. 204

A perseguição aos cristãos – p. 204

Os povos germânicos – p. 206

As migrações germânicas – p. 207

A fragmentação do Império – p. 208

Um período de transição – p. 208

Atividades – p. 210

CAPÍTULO 16 – O Império Romano do Oriente – p. 214

Uma nova Roma – p. 214

O governo de Justiniano – p. 215

A importância da religião – p. 216

A cultura bizantina – p. 217

História e Arte

A arte bizantina – p. 218
Atividades – p. 220

O tema é …

As condições de moradia – p. 222
O que eu estudei? – p. 224



UNIDADE 7 – O mundo árabe e o islamismo – p. 226

CAPÍTULO 17 – Os árabes e a formação do islamismo – p. 228

A Península Arábica – p. 228

O nascimento do islamismo – p. 229

O islamismo e o Alcorão – p. 229

A expansão do islamismo – p. 230

A jihad – p. 231

A formação do Império Islâmico – p. 232

A dinastia Omíada – p. 232

A dinastia Abássida – p. 233

Os muçulmanos na Europa – p. 233

História e Geografia

A população islâmica no mundo – p. 234
Atividades – p. 236

CAPÍTULO 18 – A cultura islâmica – p. 238

Os pilares do islamismo – p. 238

Shahada – p. 238

Salat – p. 238

Zakat – p. 239

Jejuar durante o Ramadã – p. 239

Hajj – p. 239

Arquitetura islâmica – p. 240

Domo da Rocha – p. 240

Mesquita de Córdoba – p. 240

Mesquita Azul – p. 241

A literatura árabe e islâmica – p. 242

Ciências – p. 243

O calendário – p. 243

História e Ciências

O islamismo e a valorização do conhecimento – p. 244
Atividades – p. 246

O tema é …

A proibição do uso do véu: preconceito religioso? – p. 250
O que eu estudei? – p. 252



UNIDADE 8 – A Europa na Idade Média – p. 254

CAPÍTULO 19 – A Alta Idade Média – p. 256

A formação dos reinos germânicos – p. 256

O Reino Franco – p. 257

A sociedade de ordens – p. 258

O clero – p. 258

A nobreza – p. 258

Os trabalhadores – p. 259

A escravidão e a servidão – p. 259

Os mosteiros na Idade Média – p. 260

A preservação da cultura clássica – p. 261

Suseranos e vassalos – p. 262

Os castelos – p. 263

O cotidiano medieval – p. 264

Festas – p. 264

Vestimentas – p. 264

Alimentação – p. 265

Atividades – p. 268

Investigando fontes históricas

As iluminuras medievais – p. 270
CAPÍTULO 20 – A Baixa Idade Média – p. 272

As transformações na Europa – p. 272

As inovações técnicas – p. 272

O comércio e as feiras – p. 273

As corporações de ofício – p. 274

Os burgueses – p. 274

A mentalidade medieval – p. 275

As mulheres no mundo medieval – p. 276

Atuação política e militar das mulheres – p. 276

Leonor da Aquitânia – p. 276

As mulheres e o trabalho – p. 277

As Cruzadas – p. 278

As diferentes motivações – p. 279

Algumas consequências das Cruzadas – p. 279

A crise do sistema feudal ……..280

Fome – p. 280

A peste bubônica – p. 280

Revoltas populares – p. 281

Atividades – p. 282

O tema é …

A proliferação de epidemias – p. 286
O que eu estudei? – p. 288



O que eu aprendi? – p. 290

Projeto em ação

Água e vida – p. 292
Sugestões complementares – p. 296

Mapas – p. 300

Referências bibliográficas comentadas – p. 302

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

História com atitude e protagonismo

Estimula o pensamento crítico com atividades desafiadoras e foco no protagonismo do estudante.

Código da Obra:
0028 P24 01 00 208 040
Baixar Obra
Avatar Caroline Minorelli
Caroline Minorelli Autor(a)
Avatar Charles Chiba
Charles Chiba Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Formação cidadã e emocional

Explora temas contemporâneos com foco no aluno como cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo e projeto

Metodologias ativas e projetos para ampliar a autonomia.

Ícone da proposta pedagógica

História com significado

Conecta os conteúdos à realidade e vivências dos estudantes.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – A Europa Moderna – p. 14

CAPÍTULO 1 – Mudanças políticas e econômicas – p. 16

O rompimento com o passado? – p. 16

Uma era de reis – p. 16

As Grandes Navegações – p. 17

Humanismo e Renascimento – p. 17

Religiosidade – p. 17

A formação dos Estados modernos na Europa – p. 18

O Reino de Portugal – p. 18

A monarquia espanhola – p. 19

O processo de unificação – p. 19

O absolutismo europeu – p. 20

Teóricos do absolutismo – p. 20

Nicolau Maquiavel (1469-1527) – p. 20

Jean Bodin (1530-1596) – p. 21

Thomas Hobbes (1588-1679) – p. 21

Jacques Bossuet (1627-1704) – p. 21

O mercantilismo – p. 22

As Leis de Cercamentos e a propriedade privada – p. 24

Atividades – p. 25

CAPÍTULO 2 – A expansão marítima europeia – p. 28

As explorações marítimas – p. 28

As riquezas do Oriente – p. 29

A rota para as Índias – p. 30

A chegada dos espanhóis à América – p. 31

O dia a dia em alto-mar – p. 32

A tripulação – p. 32

Fome e sede – p. 33

Um perigo constante – p. 33

Os europeus depois da expansão marítima – p. 34

O Tratado de Tordesilhas – p. 35

Atividades – p. 36

O tema é …

O consumo e a obsolescência programada – p. 38
O que eu estudei? – p. 40



UNIDADE 2 – O Oriente: China e Japão – p. 42

CAPÍTULO 3 – A formação do Império Chinês – p. 44

As primeiras dinastias chinesas – p. 44

A fundação do Império Qin – p. 45

A centralização do poder – p. 45

A dinastia Han – p. 46

A vida no campo – p. 46

A vida na cidade – p. 47

Taoismo e confucionismo – p. 48

Lao Tsé – p. 48

O yin e o yang – p. 48

Confúcio – p. 49

Confucionismo e educação – p. 49

Atividades – p. 52

CAPÍTULO 4 – A China imperial – p. 54

O Império enfraquecido – p. 54

A reunificação do Império – p. 54

Dinastia Tang (618-907) – p. 55

Dinastia Song (960-1279) – p.55

Dinastia Yuan (1279-1368) – p. 55

Dinastia Ming (1368-1644) – p. 55

A sociedade imperial – p. 56

Os grupos sociais – p. 56

O cotidiano – p. 57

Vestuário – p. 57

Alimentação – p. 57

Cultura e tecnologia – p. 58

Invenções – p. 59

Conquistas marítimas – p. 59

Atividades – p. 60

CAPÍTULO 5 – A formação do Japão – p. 62

Reinos e impérios – p. 62

Períodos da história do Japão – p. 63

Período Nara (710-794) – p. 63

Período Heian (794-1185) – p. 63

A ascensão dos xoguns (1185-1867) – p. 63

A sociedade na época do xogunato – p. 64

O poder do imperador – p. 64

O xogum – p. 64

O daimio – p. 64

Os samurais – p. 65

Os camponeses – p. 65

Os comerciantes – p. 65

A religiosidade – p. 66

O xintoísmo – p. 66

O budismo – p. 66

O contato com o Ocidente – p. 67

A política de isolamento – p. 67

Atividades – p. 70

O tema é …

Livro: do papiro ao digital – p. 72
O que eu estudei? – p. 74



UNIDADE 3 – Os povos da África – p. 76

CAPÍTULO 6 – Conhecer a história da África – p. 78

Sociedades e culturas da África – p. 79

A diversidade do continente africano – p. 80

Formas de organização social e política – p. 81

O comércio e a relação entre os povos – p. 82

As rotas transaarianas – p. 83

A escravidão na África antes do século XV – p. 84

As religiões africanas – p. 87

O islamismo na África – p. 88

Intercâmbio comercial e cultural – p. 88

Atividades – p. 92

CAPÍTULO 7 – Reinos e impérios da África – p. 94

As sociedades do Sahel – p. 94

Gana – p. 95

Mali – p. 96

A cultura do Mali – p. 97

Dominação Songai – p. 97

Os reinos iorubás – p. 98

Os povos bantos – p. 99

O Reino do Congo – p. 100

Investigando fontes históricas

A arte iorubá: os relevos de Benin – p. 101
Atividades – p. 103

O tema é …

Os griôs e a tradição oral – p. 106
O que eu estudei? – p. 108



UNIDADE 4 – A América antes da chegada dos europeus – p. 110

CAPÍTULO 8 – Maias, astecas e incas – p. 112

Os maias – p. 113

Tikal: a metrópole maia – p. 114

O declínio da sociedade maia – p. 115

Os astecas – p. 116

A sociedade – p. 116

O cotidiano – p. 117

Os incas – p. 118

O Império Inca – p. 118

A sociedade inca – p. 119

Atividades – p. 122

CAPÍTULO 9 – Os indígenas do Brasil – p. 125

Uma diversidade de povos – p. 125

Os povos Tupi-Guarani – p. 128

A organização social – p. 128

O líder guerreiro – p. 128

O líder espiritual – p. 129

Os indígenas e a divisão do trabalho – p. 130

As moradias indígenas – p. 132

As moradias bororo – p. 132

As moradias dos povos A’uwe – p. 133

As moradias Wajãpi – p. 133

As religiosidades indígenas – p. 134

A importância do pajé – p. 134

Festas e rituais – p. 135

O ritual do quarup – p. 135

Atividades – p. 138

O tema é …

A pintura corporal indígena – p. 140
O que eu estudei? – p. 142



UNIDADE 5 – Cultura e religiosidade na Europa Moderna – p. 144

CAPÍTULO 10 – O Renascimento europeu – p. 146

Uma época de transição – p. 146

A sociedade – p. 147

A vida dos pobres – p. 147

A visão de mundo renascentista – p. 148

O Renascimento científico – p. 148

História e Ciências

O método científico – p. 150
O Renascimento artístico – p. 151

A difusão do Renascimento – p. 153

Investigando fontes históricas

As técnicas de pintura no Renascimento – p. 154
Atividades – p. 156

CAPÍTULO 11 – As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica – p. 158

A crise da Igreja católica – p. 158

A religião durante o Renascimento – p. 159

A Reforma Protestante – p. 160

Luteranismo – p. 160

Calvinismo – p. 161

Anglicanismo – p. 161

A Contrarreforma – p. 162

A Companhia de Jesus – p. 162

O Concílio de Trento – p. 162

A Inquisição – p. 163

Atividades – p. 166

O tema é …

Caça às bruxas – p. 170
O que eu estudei? – p. 172



UNIDADE 6 – A colonização da América – p. 174

CAPÍTULO 12 – A América espanhola – p. 176

A queda do Estado Asteca – p. 176

A conquista do Império Inca – p. 177

A administração das colônias – p. 178

A sociedade colonial – p. 178

Trabalho indígena – p. 179

Influência da Igreja – p. 180

Os povos indígenas na atualidade – p. 182

Mapuche – p. 182

Quéchua e Aimará – p. 183

Povos descendentes dos maias – p. 183

Investigando fontes históricas

As representações da conquista – p. 184
Atividades – p. 186

CAPÍTULO 13 – A América portuguesa – p. 189

A chegada dos portugueses ao litoral do Brasil – p. 189

Os primeiros contatos – p. 190

A exploração das riquezas – p. 190

A colonização do território – p. 191

A ocupação portuguesa no litoral – p. 191

O sistema de capitanias hereditárias – p. 192

O governo-geral – p. 193

A administração da colônia – p. 193

As câmaras municipais – p. 193

As relações entre indígenas e portugueses – p. 194

Atividades – p. 195

CAPÍTULO 14 – A colonização da América do Norte – p. 198

Ingleses e franceses na América – p. 198

A organização das colônias – p. 199

A colonização inglesa – p. 200

Os povos indígenas – p. 200

Novas tentativas de colonização – p. 201

Quem eram os colonos? – p. 201

As Treze Colônias – p. 202

A região da Nova Inglaterra – p. 202

As plantations – p. 203

Atividades – p. 204

O tema é …

Os estudos naturalistas – p. 206
O que eu estudei? – p. 208



UNIDADE 7 – O Brasil colonial – p. 210

CAPÍTULO 15 – A escravidão e a produção de açúcar – p. 212

Uma atividade lucrativa – p. 212

Uma nova lógica de escravidão – p. 214

O engenho açucareiro – p. 215

O valioso açúcar – p. 216

A mão de obra no engenho – p. 217

A resistência à escravidão – p. 219

As fugas de escravizados – p. 219

A capoeira – p. 220

Os quilombos – p. 220

Quilombo dos Palmares – p. 221

Quilombo do Quarterê – p. 221

A sociedade colonial – p. 224

As mulheres na Colônia – p. 225

A religiosidade – p. 225

Atividades – p. 226

CAPÍTULO 16 – Os holandeses no Brasil – p. 229

A ocupação do Nordeste – p. 230

O governo de Nassau – p. 230

A expulsão dos holandeses – p. 233

A concorrência com o açúcar das Antilhas – p. 233

História e Geografia

Mapeando a América portuguesa – p. 234
Atividades – p. 236

O tema é …

As comunidades quilombolas – p. 238
O que eu estudei? – p. 240



UNIDADE 8 – A expansão do território colonial – p. 242

CAPÍTULO 17 – Rumo ao interior da Colônia – p. 244

A importância da pecuária na Colônia – p. 245

As fazendas de gado – p. 245

A exploração das drogas do sertão – p. 246

Jesuítas e indígenas – p. 246

Os aldeamentos indígenas – p. 247

A capitania de São Vicente – p. 248

Tipos de bandeiras – p. 249

O cotidiano durante as bandeiras – p. 250

Alimentação – p. 251

Os saberes indígenas na vida colonial – p. 252

Mata adentro – p. 252

Modo de vida – p. 252

Atividades – p. 254

CAPÍTULO 18 – A descoberta do ouro – p. 256

Em busca do ouro – p. 256

O controle da extração de metais – p. 257

A prática do contrabando – p. 257

O trabalho nas minas – p. 258

Os escravizados – p. 258

Os faiscadores – p. 259

Comerciantes e tropeiros – p. 259

A vida nas vilas e nas cidades – p. 261

A moradia – p. 261

A alimentação – p. 262

Os hábitos de higiene – p. 262

O estilo Barroco e a religião católica – p. 262

História e Arte

O barroco no Brasil – p. 263
Investigando fontes históricas

A riqueza do Barroco brasileiro – p. 264
Resistência, cultura e identidade – p. 266

Irmandades – p. 266

Religiosidade e celebrações – p. 267

Atividades – p. 268

O tema é …

Os povos tradicionais e os recursos naturais – p. 270
O que eu estudei? – p. 272



O que eu aprendi? – p. 274

Projeto em ação

Feira da cultura afro-brasileira – p. 276
Sugestões complementares – p. 280

Mapas – p. 284

Referências bibliográficas comentadas – p. 286

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

História com atitude e protagonismo

Estimula o pensamento crítico com atividades desafiadoras e foco no protagonismo do estudante.

Código da Obra:
0028 P24 01 00 208 040
Baixar Obra
Avatar Caroline Minorelli
Caroline Minorelli Autor(a)
Avatar Charles Chiba
Charles Chiba Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Formação cidadã e emocional

Explora temas contemporâneos com foco no aluno como cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo e projeto

Metodologias ativas e projetos para ampliar a autonomia.

Ícone da proposta pedagógica

História com significado

Conecta os conteúdos à realidade e vivências dos estudantes.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – O Iluminismo e a Revolução Industrial – p. 14

CAPÍTULO 1 – O Iluminismo – p. 16

As monarquias absolutistas – p. 16

Os precursores do Iluminismo – p. 17

John Locke – p. 17

René Descartes – p. 17

Como pensavam os iluministas? – p. 18

Os pensadores iluministas – p. 19

A crítica ao absolutismo – p. 19

A crítica à Igreja católica – p. 20

A crítica à economia – p. 20

A importância da educação – p. 21

Enciclopédia – p. 22

Atividades – p. 24

CAPÍTULO 2 – As Revoluções Inglesas – p. 26

A Revolução Puritana – p. 26

A Revolução Gloriosa – p. 27

A Revolução Industrial – p. 28

As mudanças no modo de produção – p. 29

As manufaturas – p. 29

As inovações tecnológicas – p. 30

As mudanças na indústria têxtil – p. 30

Os transportes – p. 31

O impacto ambiental – p. 31

A sociedade industrial – p. 32

O crescimento das cidades – p. 32

Trabalho e cotidiano nas fábricas – p. 33

A organização dos operários – p. 36

A formação de sindicatos – p. 36

O movimento ludista – p. 37

O movimento cartista – p. 37

Atividades – p. 40

O tema é …

As inovações tecnológicas na produção de energia – p. 44
O que eu estudei? – p. 46



UNIDADE 2 – A Revolução Francesa e a Era de Napoleão – p. 48

CAPÍTULO 3 – A Revolução Francesa – p. 50

O Antigo Regime – p. 50

A luta contra o Antigo Regime – p. 52

A crise econômica – p. 52

A convocação dos Estados Gerais – p. 53

A criação da Assembleia Nacional – p. 53

A Assembleia Nacional Constituinte – p. 54

A tomada da Bastilha – p. 54

O Grande Medo – p. 55

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 55

Monarquia constitucional – p. 56

A reação das monarquias europeias – p. 57

A implantação da república na França – p. 59

A formação da Convenção Nacional – p. 59

A fase do Terror – p. 60

O Comitê de Salvação Pública – p. 60

A reação termidoriana – p. 61

Uma nova Constituição – p. 61

Atividades – p. 63

CAPÍTULO 4 – A volta do regime centralizado – p. 66

O golpe de 18 Brumário – p. 66

O governo do Consulado – p. 67

O Império Napoleônico – p. 68

Conquistas e expansão – p. 69

Investigando fontes históricas

As representações de Napoleão Bonaparte – p. 70
As derrotas e o exílio de Napoleão – p. 72

A derrocada – p. 73

O Congresso de Viena – p. 73

Atividades – p. 74

O tema é …

Os ecos da revolução – p. 78
O que eu estudei? – p. 80



UNIDADE 3 – Independências na América – p. 82

CAPÍTULO 5 – A formação dos Estados Unidos – p. 84

Colonização e trabalho nas Treze Colônias – p. 84

Religiosidade e educação – p. 86

A independência das Treze Colônias – p. 86

Os conflitos entre metrópole e colônia – p. 87

O massacre de Boston – p. 87

A Festa do Chá de Boston – p. 88

A Declaração de Independência – p. 88

As Guerras de Independência – p. 89

Atividades – p. 90

CAPÍTULO 6 – A independência do Haiti e das colônias espanholas – p. 92

A colônia de São Domingos – p. 92

A independência do Haiti – p. 93

A crise nas colônias espanholas – p. 95

As independências na América espanhola – p. 96

Revoltas coloniais – p. 96

O processo de independência na América do Sul – p. 97

O processo de independência do México – p. 98

Os conflitos – p. 98

Uma independência conservadora – p. 99

O Plano de Iguala – p. 99

A independência de Cuba – p. 100

A América Latina após as independências – p. 101

As desigualdades sociais – p. 101

História e Geografia

Imigrantes e refugiados no Brasil atual – p. 102
Atividades – p. 104

O tema é …

O Muralismo Mexicano – p. 108
O que eu estudei? – p. 110



UNIDADE 4 – De colônia a império – p. 112

CAPÍTULO 7 – Mudanças na Colônia – p. 114

A Conjuração Mineira – p. 115

Um movimento de contestação – p. 115

O fim da Conjuração Mineira – p. 116

A Conjuração Baiana – p. 118

As reivindicações – p. 118

A transferência da Corte portuguesa – p. 119

A abertura dos portos – p. 120

Rio de Janeiro, sede da Coroa – p. 121

Mudanças na capital – p. 122

Censura e imprensa no Brasil colonial – p. 123

A sociedade brasileira no início do século XIX – p. 125

O processo de emancipação do Brasil – p. 128

A Revolução Pernambucana – p. 128

A Revolução Liberal – p. 129

O Dia do Fico – p. 130

A independência do Brasil – p. 130

História e Língua Portuguesa

A História do Brasil nas histórias em quadrinhos (HQs) – p. 132
Atividades – p. 134

CAPÍTULO 8 – O Primeiro Reinado – p. 136

A primeira Constituição do Brasil – p. 137

A sociedade no Primeiro Reinado – p. 138

A Confederação do Equador – p. 139

A crise do Primeiro Reinado – p. 140

A abdicação de dom Pedro I – p. 141

Atividades – p. 142

O tema é …

Higiene e saúde no Brasil Império – p. 146
O que eu estudei? – p. 148



UNIDADE 5 – O período Regencial e o Segundo Reinado – p. 150

CAPÍTULO 9 – Período Regencial – p. 152

A instabilidade política – p. 153

As revoltas regenciais – p. 154

A Farroupilha – p. 155

A Cabanagem – p. 156

A Revolta dos Malês – p. 157

Investigando fontes históricas

Imagens do cotidiano brasileiro – p. 158
Atividades – p. 160

CAPÍTULO 10 – O Segundo Reinado – p. 162

O governo de dom Pedro II – p. 162

Liberais e conservadores – p. 163

O Brasil rural – p. 164

O café – p. 165

A produção no vale do Paraíba – p. 165

A expansão da produção de café e as ferrovias no Brasil – p. 166

Urbanização e crescimento das cidades – p. 167

Mudanças sociais – p. 168

A urbanização na Região Norte – p. 168

Indígenas no Brasil Império – p. 169

O nativismo no Segundo Reinado – p. 170

História e Língua Portuguesa

O nativismo na literatura – p. 170
As políticas oficiais no Império – p. 171

Atividades – p. 172

O tema é …

Educação e ensino no Império – p. 176
O que eu estudei? – p. 178



UNIDADE 6 – A transição do Império para a República – p. 180

CAPÍTULO 11 – Trabalho e sociedade no Império – p. 182

O trabalho escravo no campo – p. 183

O trabalho escravo nas cidades – p. 183

Os artesãos – p. 183

Os escravizados de ganho – p. 184

O café e a imigração no Brasil – p. 184

Os imigrantes no século XIX – p. 185

A introdução do trabalho assalariado – p. 186

O aumento do número de imigrantes no Brasil – p. 187

A Hospedaria dos Imigrantes – p. 188

A cultura no Brasil do século XIX – p. 189

O entrudo e o Carnaval – p. 189

A música – p. 190

A literatura no Brasil Império – p. 190

História e Língua Portuguesa

A literatura de cordel – p. 191
Atividades – p. 193

CAPÍTULO 12 – De império a república – p. 195

A Guerra do Paraguai – p. 195

Os conflitos e o fim da guerra – p. 196

A crise do Império – p. 198

O movimento abolicionista – p. 199

A abolição da escravidão no Brasil – p. 200

O movimento republicano – p. 203

A questão religiosa – p. 204

A questão militar – p. 204

A Proclamação da República – p. 205

Atividades – p. 208

O tema é …

A fotografia e a História – p. 212
O que eu estudei? – p. 214



UNIDADE 7 – A Europa no século XIX e o Imperialismo – p. 216

CAPÍTULO 13 – As transformações na Europa no século XIX – p. 218

As revoluções na França – p. 218

A instauração da República francesa – p. 219

A unificação da Itália – p. 220

A unificação da Alemanha – p. 221

As transformações científicas e tecnológicas – p. 222

Novas invenções no cotidiano – p. 222

O positivismo – p. 223

O evolucionismo – p. 223

História e Arte

Arte e criatividade na Europa do século XIX – p. 224
Atividades – p. 226

CAPÍTULO 14 – O crescimento urbano e o imperialismo europeu – p. 229

A sociedade europeia no final do século XIX – p. 229

Os burgueses e a classe média – p. 229

A vida dos pobres e dos operários – p. 230

Aproveitando o “tempo livre” – p. 231

As teorias sociais – p. 234

Anarquismo – p. 234

Comunismo – p. 234

Cooperativismo – p. 235

O capitalismo financeiro – p. 236

O Imperialismo no século XIX – p. 237

O Neocolonialismo – p. 237

Motivações da expansão imperialista – p. 238

Justificativas para o Imperialismo – p. 239

O darwinismo social – p. 240

Atividades – p. 243

O tema é …

As tecnologias do século XXI – p. 246
O que eu estudei? – p. 248



UNIDADE 8 – Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos – p. 250

CAPÍTULO 15 – O neocolonialismo europeu – p. 252

A África no século XIX – p. 252

A Confederação Ashanti – p. 253

O Reino Zulu – p. 253

A Conferência de Berlim – p. 254

A colonização francesa – p. 255

A colonização belga – p. 255

A colonização inglesa – p. 256

A colonização portuguesa – p. 257

As colônias africanas – p. 257

Resistência na África – p. 260

A revolta Maji Maji – p. 260

O imperialismo e o neocolonialismo na Ásia – p. 262

A China antes da colonização – p. 262

A ocupação colonial na China – p. 263

A Índia no século XIX – p. 264

O domínio colonial na Índia – p. 265

A revolta dos Cipaios – p. 265

Resistência na Ásia – p. 266

A resistência chinesa – p. 266

A resistência indiana – p. 267

Atividades – p. 268

CAPÍTULO 16 – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 270

O Destino Manifesto – p. 270

O avanço para o Oeste – p. 271

A Corrida do Ouro – p. 271

A situação dos povos indígenas – p. 272

O crescimento populacional – p. 273

Homestead Act – p. 273

A divisão entre o Norte e o Sul – p. 274

A Guerra Civil Americana – p. 275

O imperialismo estadunidense – p. 278

A Doutrina Monroe – p. 278

A guerra hispano-americana – p. 279

O Big Stick – p. 279

Investigando fontes históricas

Os selos que contam história – p. 280
Atividades – p. 282

O tema é …

Os nativos sob as lentes do cinema – p. 286
O que eu estudei? – p. 288



O que eu aprendi? – p. 290

Projeto em ação

Os seres humanos e os outros animais – p. 292
Sugestões complementares – p. 296

Mapas – p. 300

Referências bibliográficas comentadas – p. 302

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

História com atitude e protagonismo

Estimula o pensamento crítico com atividades desafiadoras e foco no protagonismo do estudante.

Código da Obra:
0028 P24 01 00 208 040
Baixar Obra
Avatar Caroline Minorelli
Caroline Minorelli Autor(a)
Avatar Charles Chiba
Charles Chiba Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Formação cidadã e emocional

Explora temas contemporâneos com foco no aluno como cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo e projeto

Metodologias ativas e projetos para ampliar a autonomia.

Ícone da proposta pedagógica

História com significado

Conecta os conteúdos à realidade e vivências dos estudantes.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – Brasil República – p. 14

CAPÍTULO 1 – República: os primeiros anos – p. 16

A Proclamação da República – p. 16

A consolidação do poder republicano – p. 17

O jogo de poderes – p. 17

A primeira eleição presidencial – p. 18

O poder das oligarquias – p. 20

A política dos governadores – p. 20

A política do café com leite – p. 21

As reformas urbanas no Rio de Janeiro – p. 22

O Bota-Abaixo – p. 22

A modernização da cidade – p. 23

História e Língua Portuguesa

As crônicas do Rio de Janeiro – p. 25
Viver com dignidade – p. 27

As primeiras favelas no Brasil – p. 27

Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores – p. 29

Novos hábitos – p. 29

Movimentos modernistas na arte – p. 31

A pintura modernista no Brasil – p. 32

A Semana de 1922 – p. 32

Atividades – p. 33

CAPÍTULO 2 – Movimentos sociais e resistência – p. 36

Mobilizações nas cidades – p. 36

A revolta da vacina – p. 37

A Revolta dos Marinheiros – p. 40

O trabalho nas fábricas – p. 41

A formação de sindicatos – p. 42

O país em greve – p. 42

Mobilizações no campo – p. 43

A Guerra de Canudos – p. 43

A Guerra do Contestado – p. 44

Mulheres do Contestado – p. 46

Atividades – p. 47

O tema é…

O racismo no futebol – p. 50
O que eu estudei? – p. 52



UNIDADE 2 – O mundo em conflito – p. 54

CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 56

O imperialismo e as tensões nacionalistas – p. 56

O crescimento do nacionalismo – p. 57

O estopim da Primeira Guerra Mundial – p. 57

A guerra declarada – p. 58

As fases da guerra – p. 58

Por dentro das trincheiras – p. 59

A “guerra total” – p. 60

Os relatos da guerra – p. 61

O uso da tecnologia e a indústria da guerra – p. 62

Armas químicas – p. 62

Tanques de guerra – p. 62

Aviões – p. 63

Submarinos – p. 63

Os Estados Unidos entram na guerra – p. 64

A participação do Brasil – p. 64

O fim da guerra – p. 65

O saldo do conflito – p. 65

Os tratados de paz – p. 65

Atividades – p. 69

CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 72

A Rússia no início do século XX – p. 72

Bolcheviques e mencheviques – p. 73

A Revolução de 1905 – p. 73

A Revolução Socialista na Rússia – p. 74

A queda do czar – p. 74

O governo provisório – p. 75

Lenin no poder – p. 75

O stalinismo – p. 77

Os Planos Quinquenais – p. 78

O governo autoritário de Stalin – p. 78

Atividades – p. 80

O tema é…

“Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado – p. 82
O que eu estudei? – p. 84



UNIDADE 3 – O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial – p. 86

CAPÍTULO 5 – O período entreguerras – p. 88

Os Estados Unidos e o consumo em massa – p. 88

Mudanças de comportamento – p. 90

As mulheres na década de 1920 – p. 90

As inovações musicais – p. 91

A crise de 1929 – p. 92

A crise no mercado financeiro – p. 92

A Grande Depressão – p. 93

O combate à crise – p. 93

A ascensão dos regimes totalitários na Europa – p. 94

A Itália fascista – p. 94

O nazismo alemão – p. 95

A ascensão de Hitler – p. 95

Os nazistas no poder – p. 96

A Guerra Civil Espanhola – p. 97

História e Arte

Guernica e a arte representando a guerra – p. 98
Atividades – p. 99

CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 102

A expansão nazista e o caminho para a guerra – p. 102

Acordos firmados – p. 103

O início da guerra – p. 103

A “Nova Ordem” nazista – p. 104

A perseguição aos judeus – p. 104

O gueto de Varsóvia – p. 105

A “solução final” – p. 105

Os campos de concentração e extermínio – p. 106

Investigando fontes históricas

Diários de guerra – p. 108
A ofensiva aliada – p. 110

O Dia D – p. 110

O fim das agressões na Europa – p. 111

Os efeitos da guerra – p. 111

O terror atômico – p. 112

Hibakusha: os sobreviventes das bombas – p. 113

Depois da guerra – p. 114

Surgem novas potências mundiais – p. 114

Atividades – p. 115

O tema é…

Em defesa dos direitos humanos – p. 118
O que eu estudei? – p. 120



UNIDADE 4 – Autoritarismo e democracia no Brasil – p. 122

CAPÍTULO 7 – O governo Vargas – p. 124

Mudanças políticas e econômicas no Brasil – p. 124

O fim da política do café com leite – p. 125

O governo provisório – p. 125

A Revolução Constitucionalista – p. 126

Partidos e movimentos políticos no Brasil – p. 127

Influência da direita – p. 127

Influência da esquerda – p. 127

O Estado Novo – p. 128

Os meios de controle social – p. 129

O poder da propaganda – p. 129

A regulamentação do trabalho – p. 129

Investigando fontes históricas

As charges no governo Vargas – p. 130
Rádio e política – p. 132

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial – p. 133

O Brasil vai à guerra – p. 133

Os pracinhas – p. 134

De volta ao Brasil – p. 134

Atividades – p. 135

CAPÍTULO 8 – Um intervalo democrático – p. 138

As eleições de 1945 – p. 138

O governo de Dutra – p. 138

Vargas de volta ao poder – p. 139

O fim de Vargas – p. 139

Os povos indígenas e o Estado – p. 140

A resistência xavante – p. 141

O governo de Juscelino Kubitschek – p. 142

O Plano de Metas – p. 142

A industrialização – p. 143

A construção de Brasília – p. 144

Os candangos – p. 144

Cultura e sociedade – p. 146

A televisão – p. 146

O esporte – p. 147

A Bossa Nova – p. 147

O Cinema Novo – p. 148

A democracia sob pressão – p. 149

Jânio no poder – p. 149

Jango e as Reformas de Base – p. 150

O fim do governo Jango – p. 150

O golpe de 1964 – p. 151

Atividades – p. 152

O tema é…

O respeito à cultura nordestina – p. 154
O que eu estudei? – p. 156



UNIDADE 5 – O mundo bipolar – p. 158

CAPÍTULO 9 – Tensões e conflitos da Guerra Fria – p. 160

O mundo pós-Segunda Guerra Mundial – p. 160

O bloco capitalista – p. 161

O bloco comunista – p. 161

A divisão da Alemanha – p. 161

As rivalidades da Guerra Fria – p. 162

Espionagem – p. 162

Corrida armamentista – p. 162

Corrida espacial – p. 162

Cinema – p. 163

Esporte – p. 163

A Guerra da Coreia – p. 163

A Guerra do Vietnã – p. 165

A expansão do comunismo – p. 166

A China comunista – p. 166

Socialismo em Cuba – p. 167

Movimentos de contracultura – p. 169

Os beatniks – p. 169

O movimento hippie – p. 169

Movimento negro e a luta por direitos civis – p. 170

Outros movimentos de resistência – p. 171

Atividades – p. 173

CAPÍTULO 10 – Conflitos entre judeus e palestinos – p. 176

A Palestina – p. 176

A fundação de Israel – p. 177

As guerras árabe-israelenses – p. 177

A Guerra dos Seis Dias – p. 177

A política de ocupação – p. 178

A guerra do Yom Kippur – p. 178

A Intifada – p. 179

Diálogos para a paz – p. 181

Terra por paz – p. 181

Os Acordos de Oslo – p. 181

Além das negociações – p. 182

Atividades – p. 183

CAPÍTULO 11 – Independências na África e na Ásia – p. 185

A independência na Índia – p. 185

Gandhi e o anticolonialismo – p. 186

Os processos de independência na África – p. 187

Luta armada pela independência – p. 187

A pressão popular e os acordos de independência – p. 188

A situação pós-independências – p. 189

O apartheid na África do Sul – p. 190

A luta contra o apartheid – p. 191

História e Língua Portuguesa

O discurso de Mandela – p. 192
Atividades – p. 194

O tema é…

O provos de Amsterdã – p. 198
O que eu estudei? – p. 200



UNIDADE 6 – Os governos militares no Brasil – p. 202

CAPÍTULO 12 – A ditadura civil-militar no Brasil – p. 204

As reações ao golpe de 1964 – p. 204

O dia a dia sob a ditadura – p. 205

A consolidação do regime militar – p. 206

Os mecanismos de controle – p. 206

Uma cronologia da ditadura civil-militar – p. 207

Os “anos de chumbo” no Brasil – p. 210

A censura – p. 210

A repressão – p. 211

Os relatos de tortura – p. 212

O “milagre econômico” – p. 213

O outro lado do “milagre” – p. 213

Investigando fontes históricas

O antes e o depois da censura – p. 216
Atividades – p. 218

CAPÍTULO 13 – A resistência contra a ditadura – p. 220

Mobilização social – p. 220

O movimento estudantil – p. 221

A resistência indígena na ditadura – p. 222

A resistência negra – p. 223

Imprensa negra – p. 223

Produção cultural brasileira e resistência – p. 224

A música – p. 224

O teatro – p. 224

O cinema – p. 225

As artes plásticas – p. 225

Abertura política – p. 226

Crescimento da oposição à ditadura – p. 226

O movimento pela anistia – p. 227

Diretas Já – p. 227

Atividades – p. 230

O tema é…

A imprensa alternativa no Brasil – p. 232
O que eu estudei? – p. 234



UNIDADE 7 – O Brasil e o mundo contemporâneo – p. 236

CAPÍTULO 14 – A Nova República – p. 238

Rumo à democracia – p. 238

O Plano Cruzado – p. 238

A Assembleia Nacional Constituinte – p. 239

A Constituição Cidadã – p. 239

Eleições diretas após a ditadura – p. 240

O Plano Collor – p. 240

As privatizações – p. 241

O Plano Real – p. 241

A continuidade da política de privatizações – p. 242

Reformas e recessão no final do século XX – p. 242

O começo do século XXI e as expectativas de mudanças no país – p. 244

Políticas sociais e combate à miséria – p. 244

A continuidade dos programas sociais – p. 245

A instabilidade econômica e política – p. 246

Atividades – p. 248

CAPÍTULO 15 – O mundo contemporâneo – p. 250

A União Soviética – p. 250

As reformas soviéticas – p. 251

O fim dos regimes socialistas na Europa Oriental – p. 252

O mundo após a Guerra Fria – p. 253

O mundo globalizado – p. 254

Os efeitos da globalização – p. 254

A revolução digital – p. 255

Mundo conectado – p. 255

O terror global – p. 258

O problema do terrorismo – p. 258

Os Estados Unidos e a guerra ao terror – p. 259

Os conflitos no Afeganistão e no Iraque – p. 259

A União Europeia – p. 260

Imigrantes e refugiados na Europa – p. 260

Xenofobia e intolerância – p. 261

A América Latina no século XXI – p. 262

A crise econômica – p. 263

O aumento dos problemas sociais – p. 264

A crise política e econômica na Venezuela – p. 264

Atividades – p. 265

O tema é…

Refugiados e deslocados internos – p. 268
O que eu estudei? – p. 270



UNIDADE 8 – Os desafios do mundo contemporâneo – p. 272

CAPÍTULO 16 – Por um futuro melhor – p. 274

As desigualdades no Brasil – p. 274

Má distribuição de renda – p. 274

O problema do desemprego – p. 275

A educação – p. 275

Preconceito e intolerância – p. 276

Preconceito, a base do racismo – p. 276

Lutas e conquistas – p. 277

Desigualdade entre homens e mulheres – p. 278

Violência contra a mulher – p. 278

Intolerância religiosa – p. 279

Homofobia – p. 279

A luta dos povos indígenas – p. 280

As Terras Indígenas – p. 280

As condições de vida – p. 281

A educação indígena e a valorização da cultura – p. 281

A luta dos quilombolas – p. 282

A conquista de direitos na atualidade – p. 282

Quem são os quilombolas? – p. 283

Quantos são? Onde estão? – p. 283

Investigando fontes históricas

As tirinhas e os debates da atualidade – p. 284
Atividades – p. 286

CAPÍTULO 17 – Meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade – p. 288

O aquecimento global – p. 288

A produção de resíduos – p. 289

A alimentação e a produção de alimentos – p. 290

Água e produção de alimentos – p. 290

A expansão das fronteiras agrícolas – p. 291

Desmatamento e desequilíbrio ambiental – p. 291

O uso de agrotóxicos – p. 292

Saúde – p. 293

Os espaços públicos – p. 296

Movimentos de ocupação do espaço público – p. 296

O trânsito nas grandes cidades – p. 297

Mobilidade urbana……………………..297

Atividades – p. 300

O tema é…

Indígenas e sustentabilidade – p. 302
O que eu estudei? – p. 304



O que eu aprendi? – p. 306

Projeto em ação

A internet como meio de mobilização social – p. 308
Sugestões complementares – p. 312

Mapas – p. 316

Referências bibliográficas comentadas – p. 318

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores