Moderna Araribá Conecta – Ciências

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aluno no papel de protagonista

A obra vincula as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.

Código da Obra:
0016 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Rita Helena Bröckelmann
Rita Helena Bröckelmann Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração de conhecimentos

Trabalha a interdisciplinaridade, conectando Ciências Naturais às Humanas e à Matemática.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades mão na massa

Valoriza o aluno como protagonista, com projetos que incentivam a experimentação.

Ícone da proposta pedagógica

Planejamento facilitado para o professor

Oferece um manual completo e didático, que apoia o professor no planejamento eficaz.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Um ambiente dinâmico – p. 12

TEMA 1 – A vida na Terra – p. 14

A Terra – p. 14

TEMA 2 – O ecossistema – p. 16

Componentes dos ecossistemas – p. 16

Atividades – p. 18

Pensar Ciência

Ciência cidadã: sociedade e cientistas em prol da pesquisa – p. 19

Ciência cidadã no monitoramento de praias – p. 19

TEMA 3 – Obtenção de alimentos – p. 20

Os produtores – p. 20 | Os consumidores – p. 20 | Os decompositores – p. 21

TEMA 4 – Relações alimentares nos ecossistemas – p. 22

Cadeias alimentares – p. 22 | Teias alimentares – p. 24

Atividades – p. 26

Explore – Construção de uma teia alimentar – p. 27

Atitudes para a vida – Turismo animal – p. 28

Compreender um texto

Povos indígenas e o ambiente – p. 30

Indígenas: chave para conservação do ambiente – p. 31



UNIDADE 2 – O planeta Terra, 32

TEMA 1 – A formação da Terra – p. 34

Surgimento do Universo, 34 | Formação do Sistema Solar, 35

TEMA 2 – O formato da Terra – p. 38

Evidências do formato da Terra, 39

Atividades – p. 42

Explore – As dimensões da Terra – p. 43

TEMA 3 – O interior da Terra – p. 44

O estudo do interior da Terra – p. 44 | A estrutura da Terra – p. 45

TEMA 4 – A atmosfera terrestre – p. 46

Camadas da atmosfera – p. 46

Atividades – p. 49

Pensar Ciência – Por que é tão difícil prever a erupção de vulcões? – p. 50

Atitudes para a vida

Em busca de refúgio – p. 52

E quando a natureza é a maior ameaça? – p. 52

Compreender um texto

O buraco mais profundo da Terra – p. 54

Projeto de perfuração do manto da Terra – p. 55



UNIDADE 3 – A água – p. 56

TEMA 1 – Estados físicos da água – p. 58

As mudanças de estado físico da água – p. 59

TEMA 2 – A água nos seres vivos e na Terra – p. 60

A água no planeta – p. 60 | A água e os seres vivos – p. 60 | A hidrosfera – p. 61

TEMA 3 – A origem da água no planeta e o ciclo hidrológico – p. 64

Atividades – p. 66

TEMA 4 – A capacidade de dissolução da água – p. 67

Solubilidade – p. 67 | A água e a formação de misturas – p. 68

Explore – Testando a evaporação da água – p. 71

TEMA 5 – O tratamento da água – p. 72

A água potável – p. 72 | As estações de tratamento de água – p. 72 | As águas residuais – p. 73

TEMA 6 – A contaminação da água – p. 74

Fontes de contaminação da água – p. 74 | Doenças transmitidas pela água – p. 75 | Os cuidados com a água – p. 75

Atividades – p. 76

Pensar Ciência – Conservar os recursos do planeta: um dever de todos – p. 77

Atitudes para a vida – O descarte de pilhas e baterias – p. 78

Compreender um texto – A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica? – p. 80



UNIDADE 4 – A crosta terrestre – p. 82

TEMA 1 – A composição da crosta terrestre – p. 84

As rochas e os minerais – p. 84

TEMA 2 – Tipos de rocha – p. 86

Rochas ígneas – p. 86 | Rochas sedimentares – p. 87 | Rochas metamórficas – p. 88 | Investigando o passado – p. 89

TEMA 3 – O solo – p. 90

A composição do solo – p. 90 | Como o solo sustenta a vida – p. 91 | A formação do solo – p. 92 | Os usos do solo – p. 93

Atividades – p. 94

Pensar Ciência – Fósseis: o passado marcado nas rochas – p. 95

TEMA 4 – Degradação e conservação do solo – p. 96

O que degrada o solo? – p. 96 | O que conserva o solo? – p. 99

Atividades – p. 102

Explore – Observando solos – p. 103

Atitudes para a vida – Destino dos resíduos eletrônicos no mundo e no Brasil – p. 104

Compreender um texto – Sistemas agroflorestais – p. 106



UNIDADE 5 – De olho no céu – p. 108

TEMA 1 – O estudo do céu – p. 110

Os instrumentos de estudos astronômicos – p. 110

TEMA 2 – Pontos de referência na Astronomia – p. 112

TEMA 3 – O Sol e as sombras – p. 114

As sombras – p. 115

Atividades – p. 116

Explore – A distribuição de luz solar em uma moradia – p. 117

TEMA 4 – A rotação da Terra – p. 118

TEMA 5 – A translação da Terra – p. 120

Estações do ano – p. 121

TEMA 6 – A Terra no espaço – p. 124

O modelo geocêntrico – p. 124 | O modelo heliocêntrico – p. 124

Atividades – p. 126

Pensar Ciência – Astrofísica Cecília Payne inspira projeto no Brasil – p. 127

Atitudes para a vida – Sol, proteção, prevenção e saúde! – p. 128

Compreender um texto – Das estrelas ao GPS – p. 130



UNIDADE 6 – Os materiais, 132

TEMA 1 – Características gerais dos materiais – p. 134

Os materiais têm massa – p. 134 | Os materiais têm volume – p. 135

TEMA 2 – Estados físicos dos materiais – p. 137

Características específicas dos materiais – p. 137

Atividades – p. 139

Explore – Qual é o estado físico da espuma de barbear? – p. 140

TEMA 3 – Transformações dos materiais – p. 141

Transformações físicas – p. 141 | Transformações químicas – p. 142 | Transformações físicas e químicas na natureza – p. 144 | As transformações físicas e químicas do lixo – p. 145

TEMA 4 – Materiais de origem natural e materiais sintéticos – p. 146

Medicamentos e recursos naturais – p. 146 | Plásticos: sociedade e ambiente – p. 148 | A produção de novos materiais – p. 149

Atividades – p. 150

Pensar Ciência – Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo – p. 151

Atitudes para a vida – Lixo sem fim – p. 152

Compreender um texto – Como funciona a transformação de garrafas PET em tecido? – p. 154



UNIDADE 7 – Vida, célula e sistema nervoso humano – p. 156

TEMA 1 – As células – p. 158

Descoberta da célula – p. 158 | Estrutura da célula – p. 159

TEMA 2 – Níveis de organização dos seres vivos – p. 160

Células – p. 160 | Tecidos – p. 160 | Órgãos – p. 161 | Sistemas – p. 161 | Organismos – p. 161

Atividades – p. 162

Pensar Ciência – O impacto da comunicação e da tecnologia no desenvolvimento científico – p. 163

TEMA 3 – O sistema nervoso humano – p. 164

As células nervosas – p. 165 | A transmissão das informações no sistema nervoso – p. 165 | Estrutura do sistema nervoso humano – p. 167

TEMA 4 – Coordenação nervosa – p. 168

Ações voluntárias e involuntárias – p. 168

TEMA 5 – As drogas – p. 170

Dependência química – p. 170 | Classificação das drogas – p. 171

Atividades – p. 172

Explore – Tempo de reação – p. 173

Atitudes para a vida – Cuidando do sono – p. 174

Compreender um texto – Piscar descansa o cérebro – p. 176



UNIDADE 8 – Os sentidos e os movimentos – p. 178

TEMA 1 – Tato, gustação e olfato – p. 180

Os sentidos – p. 180

TEMA 2 – Visão – p. 184

Estrutura do olho – p. 184 | Funcionamento do olho – p. 185

TEMA 3 – Audição – p. 186

Estrutura e funcionamento da orelha – p. 186 | Intensidade dos sons – p. 187

Atividades – p. 188

Explore – Por que algumas pessoas precisam de óculos? – p. 189

TEMA 4 – Sistema esquelético – p. 190

O esqueleto humano – p. 190 | As articulações – p. 191

TEMA 5 – Sistema muscular – p. 192

Os músculos – p. 192 | Movimento – p. 192

Atividades – p. 194

Pensar Ciência – Leonardo da Vinci – entre a Arte e a Ciência – p. 195

Atitudes para a vida – Acesso para todos! – p. 196

Compreender um texto

Distorção da autoimagem – p. 198

As redes sociais e a relação com a aparência – p. 199



Oficinas – p. 200

Fique por dentro – p. 211

Referências bibliográficas – p. 220

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aluno no papel de protagonista

A obra vincula as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.

Código da Obra:
0016 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Rita Helena Bröckelmann
Rita Helena Bröckelmann Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração de conhecimentos

Trabalha a interdisciplinaridade, conectando Ciências Naturais às Humanas e à Matemática.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades mão na massa

Valoriza o aluno como protagonista, com projetos que incentivam a experimentação.

Ícone da proposta pedagógica

Planejamento facilitado para o professor

Oferece um manual completo e didático, que apoia o professor no planejamento eficaz.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – A vida no planeta Terra – p. 12

TEMA 1 – Os seres vivos – p. 14

Metabolismo e composição química – p. 14 | Ciclo de vida – p. 14 | Reprodução – p. 15 | Percepção e interação com o ambiente – p. 15 | Células – p. 15

TEMA 2 – As células – p. 16

As estruturas celulares – p. 16 | Tipos de célula – p. 16

TEMA 3 – Os primeiros seres vivos – p. 19

A Terra primitiva – p. 19 | O surgimento da vida – p. 19

Atividades – p. 21

Explore – Observação de células – p. 22

TEMA 4 – Teorias sobre a origem da vida …23

Geração espontânea e biogênese – p. 23 | As bases da teoria da evolução molecular – p. 25 | A teoria da panspermia cósmica – p. 26

TEMA 5 – Terra, um planeta em transformação – p. 27

Placas litosféricas – p. 27

Atividades – p. 32

Pensar Ciência – Mapeando o fundo do oceano – p. 33

Atitudes para a vida

América e África: dois continentes unidos pela cultura – p. 34

Um festival cultural chamado Pangeia – p. 35

Compreender um texto – Evidências de água líquida em Marte – p. 36



UNIDADE 2 – A classificação dos seres vivos – p. 38

TEMA 1 – Por que classificar? – p. 40

Um exemplo de classificação – p. 40 | A importância da classificação dos seres vivos – p. 41 | Histórico da classificação dos seres vivos – p. 43 | A nomenclatura científica – p. 45 | Os reinos – p. 45 | Árvores da vida – p. 46

TEMA 2 – Os vírus – p. 47

A estrutura dos vírus – p. 47 | A reprodução viral e as viroses – p. 48 | Vacinação – p. 48

TEMA 3 – O reino dos moneras – p. 50

As arqueas – p. 50 | As bactérias – p. 50

Atividades – p. 54

Pensar Ciência – O que é vida? – p. 55

TEMA 4 – O reino dos protoctistas – p. 56

As algas – p. 56 | Os protozoários – p. 57 | Os protoctistas na saúde pública, na economia e no ambiente – p. 59

TEMA 5 – O reino dos fungos – p. 60

O processo de alimentação dos fungos – p. 60 | A reprodução dos fungos – p. 61 | Modos de vida dos fungos – p. 61 | O corpo dos fungos – p. 62 | Os fungos no ambiente, na economia e na saúde pública – p. 63

TEMA 6 – O ambiente, a saúde e os seres microscópicos – p. 64

Doenças emergentes e reemergentes – p. 64 | Fatores de transmissão das doenças – p. 65 | Gripe: por que vacinar? – p. 66

Atividades – p. 68

Explore – Incidência da doença de Chagas – p. 69

Atitudes para a vida

Lixo e saúde – p. 70

Acesso a serviços de saneamento básico no Brasil – p. 70

Compreender um texto – Movimento antivacina: uma séria ameaça à saúde global – p. 72



UNIDADE 3 – O reino das plantas – p. 74

TEMA 1 – Características das plantas – p. 76

As células das plantas – p. 77 | Os tecidos das plantas – p. 78

TEMA 2 – Classificação das plantas – p. 79

Grupos de plantas – p. 79 | A evolução das plantas – p. 80 | Briófitas – p. 81 | Pteridófitas – p. 81 | Gimnospermas – p. 82 | Angiospermas – p. 83

TEMA 3 – Raiz e caule – p. 84

A raiz e suas partes – p. 84 | O caule e suas partes – p. 86

Atividades – p. 88

Pensar Ciência – A imagem do cientista – p. 89

TEMA 4 – Folha e fotossíntese – p. 90

A folha e suas partes – p. 90 | A fotossíntese – p. 92 | A transpiração – p. 92 | A respiração – p. 93

TEMA 5 – Ciclos reprodutivos das plantas – p. 94

Reprodução das briófitas – p. 94 | Reprodução das pteridófitas – p. 95 | Reprodução das gimnospermas – p. 96 | Reprodução das angiospermas – p. 97

TEMA 6 – Flor, fruto e semente – p. 98

A flor e suas partes – p. 98 | O fruto e suas partes – p. 99 | A semente e suas partes – p. 100 | Flores, frutos e sementes na Economia – p. 101

Atividades – p. 102

Explore – Taxa de germinação de sementes – p. 103

Atitudes para a vida – Mulheres na Ciência – p. 104

Compreender um texto – A importância da polinização para a produção de plantas usadas na alimentação humana – p. 106



UNIDADE 4 – O reino dos animais – p. 108

TEMA 1 – As características dos animais – p. 110

Simetria – p. 111 | Fisiologia dos animais – p. 111

TEMA 2 – Poríferos e cnidários – p. 112

Poríferos – p. 112 | Cnidários – p. 114

TEMA 3 – Platelmintos, nematódeos e anelídeos – p. 116

Platelmintos – p. 116 | Nematódeos – p. 119 | Anelídeos – p. 121

TEMA 4 – Moluscos, artrópodes e equinodermos – p. 122

Moluscos – p. 122 | Artrópodes – p. 124 | Equinodermos – p. 127

Atividades – p. 129

Explore – Larvas de insetos na perícia criminal – p. 130

TEMA 5 – Peixes e anfíbios – p. 131

Peixes – p. 131 | Anfíbios – p. 133

TEMA 6 – Répteis – p. 134

Animais venenosos e animais peçonhentos – p. 135

TEMA 7 – Aves e mamíferos – p. 136

Aves – p. 136 | Mamíferos – p. 137

Atividades – p. 138

Pensar Ciência – O pulmão dos celacantos – p. 139

Atitudes para a vida – Área de São Paulo e US$ 25 milhões por ano salvariam anfíbios da Mata Atlântica – p. 140

Compreender um texto

Declaração dos direitos dos animais – p. 142

Veja como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais – p. 142

Ativistas e criadores divergem sobre projeto que transforma animais em sujeitos de direito – p. 143



UNIDADE 5 – Relações ecológicas e ecossistemas brasileiros – p. 144

TEMA 1 – Relações ecológicas nos ecossistemas – p. 146

Relações ecológicas interespecíficas – p. 146 | Relações ecológicas que podem ser interespecíficas ou intraespecíficas – p. 149 | Relações ecológicas intraespecíficas – p. 150

TEMA 2 – Domínios morfoclimáticos brasileiros – p. 152

Os seis domínios brasileiros – p. 152

TEMA 3 – O domínio Atlântico – p. 154

A Mata Atlântica – p. 154

TEMA 4 – O domínio Amazônico – p. 156

A Floresta Amazônica – p. 156

Atividades – p. 158

Pensar Ciência – A compreensão das paisagens – p. 159

TEMA 5 – O domínio do Cerrado – p. 160

O Cerrado – p. 160

TEMA 6 – O domínio das Pradarias – p. 163

Os Pampas – p. 163

TEMA 7 – O domínio das Araucárias – p. 165

Mata de Araucárias – p. 165

TEMA 8 – O domínio das Caatingas – p. 166

A Caatinga – p. 166

TEMA 9 – O Pantanal Mato-Grossense – p. 169

Características do Pantanal – p. 169

TEMA 10 – Ecossistemas aquáticos – p. 170

Classificação dos ecossistemas aquáticos – p. 170 | Manguezais – p. 171

Atividades – p. 172

Explore – Fatores climáticos e biomas – p. 173

Atitudes para a vida – Seis anos após o rompimento da barragem de Mariana, ecossistema marinho continua sofrendo os impactos do desastre – p. 174

Compreender um texto

Nobel alternativo: líder yanomami Davi Kopenawa é o sétimo brasileiro a ganhar o prêmio – p. 176

É o “pouco índio” que está sustentando o planeta Terra, avisa Davi Kopenawa – p. 177



UNIDADE 6 – O ar – p. 178

TEMA 1 – Os gases da atmosfera – p. 180

A composição do ar – p. 180 | Características de alguns componentes do ar – p. 181

TEMA 2 – Propriedades do ar – p. 184

Cor, cheiro e gosto – p. 184 | O ar tem massa e ocupa espaço – p. 184 | O ar se expande e pode ser comprimido – p. 184

Atividades – p. 186

Explore – Campeonato de aviões de papel – p. 187

TEMA 3 – A pressão atmosférica – p. 188

A resistência do ar – p. 189 | O experimento de Torricelli – p. 190

TEMA 4 – Modificações na atmosfera – p. 191

O efeito estufa e o aquecimento global – p. 191 | A chuva ácida – p. 194 | A redução da camada de ozônio – p. 195

Atividades – p. 196

Pensar Ciência – Probabilidade e certeza – p. 197

Atitudes para a vida – Qual meio de transporte? – p. 198

Compreender um texto

Cordel do aquecimento global – p. 200

Aquecimento global – p. 201



UNIDADE 7 – Calor e temperatura – p. 202

TEMA 1 – Energia térmica – p. 204

Temperatura – p. 204 | Equilíbrio térmico – p. 205

TEMA 2 – A medida da temperatura – p. 206

Sensação térmica – p. 206 | Termômetros – p. 207 | As escalas de temperatura – p. 208

TEMA 3 – Trocas de calor – p. 209

Calor – p. 209 | Quantidade de calor – p. 210

Atividades – p. 212

Pensar Ciência – As teorias para o calor – p. 213

TEMA 4 – A propagação do calor – p. 215

Condução térmica – p. 215 | Convecção térmica – p. 216 | Irradiação térmica – p. 217

TEMA 5 – Fenômenos naturais relacionados à transferência de calor – p. 220

Brisa marítima e brisa continental – p. 220 | Correntes de convecção na atmosfera – p. 221

Atividades – p. 222

Explore – Estudando a agitação térmica – p. 223

Atitudes para a vida

O uso da energia solar no Brasil – p. 224

Aquecendo a água com a energia do Sol – p. 225

Compreender um texto – O caos e a ordem – p. 226



UNIDADE 8 – Máquinas simples e máquinas térmicas – p. 228

TEMA 1 – Máquinas – p. 230

Força – p. 230 | Máquinas simples e máquinas complexas – p. 231

TEMA 2 – Alavancas – p. 233

Como funcionam as alavancas – p. 233 | Tipos de alavanca – p. 234

TEMA 3 – Plano inclinado – p. 238

Cunha – p. 239 | Parafuso – p. 239

Atividades – p. 240

Explore – Criando uma máquina maluca – p. 241

TEMA 4 – Rodas, polias e engrenagens – p. 242

Rodas – p. 242 | Polias – p. 243 | Engrenagens – p. 244

TEMA 5 – Máquinas térmicas – p. 246

A transformação de energia nas máquinas térmicas – p. 246 | Máquina a vapor – p. 247 | Motor a combustão – p. 249

TEMA 6 – O uso das máquinas ao longo do tempo – p. 250

Máquinas na agricultura – p. 250 | O uso de máquinas térmicas – p. 251 | Impactos ambientais e sociais relacionados ao desenvolvimento tecnológico – p. 252

Atividades – p. 253

Pensar Ciência – Ciência Básica, Ciência Aplicada, Tecnologia – p. 254

Atitudes para a vida – A queima de combustíveis polui o ar que respiramos – p. 256

Compreender um texto – As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a saúde? – p. 258



Oficinas – p. 260

Fique por dentro – p. 273

Referências bibliográficas – p. 278

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aluno no papel de protagonista

A obra vincula as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.

Código da Obra:
0016 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Rita Helena Bröckelmann
Rita Helena Bröckelmann Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração de conhecimentos

Trabalha a interdisciplinaridade, conectando Ciências Naturais às Humanas e à Matemática.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades mão na massa

Valoriza o aluno como protagonista, com projetos que incentivam a experimentação.

Ícone da proposta pedagógica

Planejamento facilitado para o professor

Oferece um manual completo e didático, que apoia o professor no planejamento eficaz.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – A nutrição e o sistema digestório humano – p. 12

TEMA 1 – A organização do corpo humano – p. 14

Homeostase – p. 15

TEMA 2 – A nutrição e os alimentos – p. 16

TEMA 3 – Vitaminas e sais minerais – p. 17

TEMA 4 – Carboidratos, lipídios e proteínas – p. 18

Os carboidratos – p. 18 | Os lipídios – p. 18 | As proteínas – p. 19

TEMA 5 – Alimentação saudável – p. 20

A energia dos alimentos – p. 20 | Necessidades energéticas – p. 20 | Alimentação e saúde – p. 22

Atividades – p. 24

Pensar Ciência – Evolução do estudo do corpo humano – p. 25

TEMA 6 – O sistema digestório – p. 26

As etapas da digestão – p. 27

Atividades – p. 30

Explore – Interpretando experimentos – p. 31

Atitudes para a vida – Escolhas alimentares – p. 32

Compreender um texto – Relatório da ONU: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo – p. 34



UNIDADE 2 – Sistemas: cardiovascular, linfático e imunitário humanos – p. 36

TEMA 1 – O sistema cardiovascular – p. 38

Vasos sanguíneos – p. 38

TEMA 2 – O sangue e seus componentes – p. 40

Sangue – p. 40

TEMA 3 – O coração – p. 43

A estrutura do coração – p. 43 | Os batimentos do coração – p. 44

TEMA 4 – A circulação do sangue – p. 45

Atividades – p. 46

Explore – Pulsação ao longo do dia – p. 47

TEMA 5 – O sistema linfático – p. 48

Estrutura do sistema linfático – p. 48 | Funcionamento do sistema linfático – p. 49

TEMA 6 – O sistema imunitário – p. 50

Defesas do organismo – p. 50 | Imunização artificial – p. 51 | Problemas relacionados ao sistema imunitário – p. 52

TEMA 7 – A saúde dos sistemas cardiovascular e linfático – p. 54

Doenças do sistema cardiovascular – p. 54 | Doenças do sistema linfático – p. 55

Atividades – p. 56

Pensar Ciência – Covid-19 e a nova tecnologia de desenvolvimento de vacinas – p. 57

Atitudes para a vida – Queda na vacinação de crianças no Brasil – p. 58

Compreender um texto – Transplante inédito de coração de porco em humanos pode mudar a história da medicina – p. 60



UNIDADE 3 – Sistemas respiratório, urinário e endócrino humanos – p. 62

TEMA 1 – O sistema respiratório – p. 64

As vias respiratórias – p. 65 | Os pulmões – p. 65 | Os movimentos respiratórios – p. 65 | A troca de gases – p. 66 | A saúde e o sistema respiratório – p. 67

TEMA 2 – O sistema urinário – p. 68

Os rins – p. 69 | As vias urinárias – p. 69 | A formação da urina – p. 70 | A saúde e o sistema urinário – p. 70

Atividades – p. 172

Explore – Valores de referência – p. 73

TEMA 3 – O sistema endócrino – p. 74

As glândulas endócrinas – p. 75 | Saúde e o sistema endócrino – p. 76

Atividades – p. 78

Pensar Ciência – Exames de urina: o que os egípcios e os gregos já sabiam – p. 79

Atitudes para a vida – Cigarro: uma droga socialmente aceita – p. 80

Compreender um texto – Dúvidas frequentes sobre doação de órgãos – p. 82



UNIDADE 4 – Reprodução e fases da vida – p. 84

TEMA 1 – Reprodução – p. 86

Reprodução assexuada – p. 86 | Reprodução sexuada – p. 87

TEMA 2 – Adolescência – p. 90

As mudanças físicas na adolescência – p. 90 | As mudanças hormonais na adolescência – p. 91 | As mudanças comportamentais na adolescência – p. 91

TEMA 3 – O sistema genital masculino – p. 92

Componentes do sistema genital masculino – p. 92

TEMA 4 – O sistema genital feminino – p. 94

Componentes do sistema genital feminino – p. 94

TEMA 5 – Os métodos anticoncepcionais – p. 96

Métodos anticoncepcionais de barreira – p. 96 | Métodos anticoncepcionais comportamentais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais hormonais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais cirúrgicos – p. 98 | Métodos anticoncepcionais intrauterinos – p. 98

TEMA 6 – Infecções sexualmente transmissíveis – p. 99

Contágio e sintomas gerais – p. 99

Atividades – p. 102

TEMA 7 – O ciclo menstrual e a fecundação – p. 103

O ciclo menstrual – p. 103 | A fecundação e o desenvolvimento do zigoto – p. 104 | A menstruação e o bem-estar feminino – p. 105

TEMA 8 – A gestação e o parto – p. 106

A gravidez – p. 106 | O parto – p. 108

Atividades – p. 109

Explore – O que é família? – p. 112

Pensar Ciência – A participação das mulheres na ciência: cenário atual e possibilidades – p. 113

Atitudes para a vida – Sexualidade humana – p. 114

Compreender um texto – A juventude e as redes sociais – p. 116



UNIDADE 5 – Força e movimento – p. 118

TEMA 1 – Movimento ou repouso? – p. 120

O movimento – p. 120

TEMA 2 – Velocidade – p. 123

Cálculo da velocidade média – p. 123 | O movimento uniforme – p. 125

TEMA 3 – Aceleração – p. 126

Cálculo da aceleração média – p. 126 | Movimentos sob ação da gravidade – p. 127

Atividades – p. 128

Pensar Ciência – A analogia Newton-Beethoven: serão reais os objetos da Ciência? – p. 129

TEMA 4 – Mover, parar, deformar – p. 130

A origem do movimento – p. 130 | Composição das forças – p. 131

TEMA 5 – As leis de Newton – p. 132

Inércia – p. 132 | A primeira lei de Newton – p. 133 | A segunda lei de Newton – p. 134 | A terceira lei de Newton – p. 136 | Força de atrito – p. 138

Atividades – p. 140

Explore – Carrinho movido a ar – p. 141

Atitudes para a vida – Carta aberta do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sobre a mobilidade ativa e inclusiva – p. 142

Compreender um texto – Uso do freio ABS – p. 144



UNIDADE 6 – Energia – p. 146

TEMA 1 – Formas e fontes de energia – p. 148

As diversas formas de energia – p. 148 | Fontes de energia – p. 153

TEMA 2 – Transformações de energia – p. 154

Transformação e conservação de energia – p. 154

Atividades – p. 156

Explore – Obtendo a energia de uma bola a partir de medições indiretas – p. 157

TEMA 3 – Obtenção de energia elétrica – p. 158

Formas de obter energia elétrica – p. 159

TEMA 4 – Trabalho e potência – p. 161

O que é trabalho – p. 161 | O que é potência – p. 162

Atividades – p. 164

Pensar Ciência – Hawking e a divulgação científica – p. 165

Atitudes para a vida – O acesso à energia elétrica – p. 166

Compreender um texto – Acabou a era da gasolina? – p. 168



UNIDADE 7 – Eletricidade e magnetismo – p. 170

TEMA 1 – Os fenômenos elétricos e magnéticos – p. 172

A natureza elétrica da matéria – p. 172 | Corpos neutros e eletricamente carregados – p. 173

TEMA 2 – A corrente e os dispositivos elétricos – p. 174

Condutores e isolantes elétricos – p. 174 | Fios condutores e corrente elétrica – p. 174 | Geradores e tensão elétrica – p. 175 | Resistência elétrica – p. 176

TEMA 3 – O circuito elétrico – p. 177

Circuito elétrico em série ou em paralelo – p. 179

Atividades – p. 180

Explore – Testando a condutibilidade elétrica de materiais – p. 181

TEMA 4 – O consumo de energia elétrica – p. 182

O efeito Joule – p. 182 | Potência e consumo de energia elétrica – p. 183

TEMA 5 – O magnetismo – p. 185

Magnetismo natural e magnetismo artificial – p. 185 | Campo magnético e linhas de campo – p. 186

Atividades – p. 188

Pensar Ciência – Os caminhos de uma invenção – p. 189

Atitudes para a vida – O uso racional da energia elétrica – p. 190

Compreender um texto – Relâmpagos, raios e trovões – p. 192



UNIDADE 8 – Sol, Terra e Lua – p. 194

TEMA 1 – Rotação e translação da Terra – p. 196

O movimento de rotação – p. 196 | O movimento de translação – p. 198

TEMA 2 – A Lua – p. 200

Os movimentos da Lua – p. 200 | Eclipses – p. 203

Atividades – p. 205

Pensar Ciência – O geocentrismo – p. 206

TEMA 3 – Clima e tempo – p. 207

Fatores que influenciam o clima – p. 207 | Previsão do tempo – p. 210

TEMA 4 – Fenômenos climáticos e ação humana – p. 212

Influência humana nos fenômenos climáticos – p. 213

Atividades – p. 214

Explore – Construindo um anemômetro – p. 215

Atitudes para a vida – Poluição dos oceanos: quais são as possíveis soluções – p. 216

Compreender um texto – Como a Lua influencia as marés? – p. 218



Oficinas – p. 220

Fique por dentro – p. 231

Referências bibliográficas – p. 237

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aluno no papel de protagonista

A obra vincula as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.

Código da Obra:
0016 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Rita Helena Bröckelmann
Rita Helena Bröckelmann Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração de conhecimentos

Trabalha a interdisciplinaridade, conectando Ciências Naturais às Humanas e à Matemática.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades mão na massa

Valoriza o aluno como protagonista, com projetos que incentivam a experimentação.

Ícone da proposta pedagógica

Planejamento facilitado para o professor

Oferece um manual completo e didático, que apoia o professor no planejamento eficaz.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Estudo da matéria – p. 12

TEMA 1 – Áreas da Ciência que investigam a matéria – p. 14

A Química – p. 14 | A Física – p. 14

TEMA 2 – Propriedades gerais e específicas da matéria – p. 16

Massa – p. 16 | Volume e impenetrabilidade – p. 16 | Densidade – p. 17

Atividades – p. 20

Explore – Construindo um instrumento para análise da densidade de líquidos – p. 21

TEMA 3 – Estados físicos da matéria – p. 22

Sólido, líquido e gasoso – p. 22

TEMA 4 – Mudanças de estado físico – p. 26

A influência da temperatura – p. 26 | A influência da pressão – p. 29

Atividades – p. 30

Pensar Ciência – A luta de uma cientista – p. 31

Atitudes para a vida – Descarte de medicamentos no lixo comum pode contaminar o meio ambiente – p. 32

Compreender um texto – Aumento do nível do mar e aquecimento global: como evitar o pior cenário? – p. 34



UNIDADE 2 – A estrutura da matéria – p. 36

TEMA 1 – Modelos atômicos – p. 38

Teoria e modelo – p. 38 | Modelo atômico de Dalton – p. 38 | As contribuições de Thomson – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 40

TEMA 2 – O átomo – p. 42

A estrutura atômica – p. 42 | A escala dos átomos – p. 44

TEMA 3 – Os elementos químicos – p. 46

Origem do nome dos elementos químicos – p. 46 | Os isótopos – p. 47 | Os íons – p. 47

Atividades – p. 48

Pensar Ciência – Elementar, meu caro cientista! – p. 49

TEMA 4 – A tabela periódica – p. 50

A classificação periódica dos elementos – p. 50

TEMA 5 – Ligações químicas – p. 53

A ligação iônica – p. 54 | A ligação covalente – p. 55 | A ligação metálica – p. 55

Atividades – p. 56

Explore – Modelos atômicos – p. 57

Atitudes para a vida – Marie Curie – p. 58

Compreender um texto – O Jardim de Mendeleev – p. 60



UNIDADE 3 – Transformações químicas – p. 62

TEMA 1 – Substâncias e misturas – p. 64

Substância – p. 64 | Mistura – p. 65

TEMA 2 – Reações químicas – p. 66

Alguns tipos de reação química – p. 67

Atividades – p. 70

Explore – Transformando a química em arte – p. 71

TEMA 3 – Leis ponderais – p. 72

Lei da conservação das massas – p. 72 | Lei das proporções definidas – p. 74

TEMA 4 – Representação e balanceamento de reações químicas – p. 75

Equações químicas e balanceamento de equações – p. 75 | Cálculo da massa de reagentes e de produtos – p. 76

Atividades – p. 77

Pensar Ciência – O mau uso da Ciência e da Tecnologia – p. 78

Atitudes para a vida – Novos produtos e pesquisas clínicas – p. 80

Compreender um texto – A arte da fabricação de vidros – p. 82



UNIDADE 4 – Grupos de substâncias – p. 84

TEMA 1 – Classificar: uma prática humana – p. 86

Classificação das substâncias – p. 86

TEMA 2 – Ácidos e bases – p. 88

Ácidos – p. 88 | Bases – p. 89 | Reação química entre ácidos e bases – p. 89

TEMA 3 – Sais e óxidos – p. 90

Sais – p. 90 | Óxidos – p. 91

Pensar Ciência – Paradoxo na ciência: negros e mulheres inovam, mas são raros na academia – p. 93

TEMA 4 – Indicadores ácido-base – p. 94

A escala de pH – p. 95

Atividades – p. 96

Explore – Analisando o pH da água de diferentes locais – p. 97

Atitudes para a vida – A luta de uma mulher para preservar um patrimônio da humanidade – p. 98

Compreender um texto – Oceano Ártico sofre rápido processo de acidificação, diz estudo – p. 100



UNIDADE 5 – Evolução biológica – p. 102

TEMA 1 – Evidências da evolução biológica – p. 104

Mudanças no cenário terrestre – p. 104 | Registro fóssil – p. 105 | Semelhanças anatômicas – p. 106

TEMA 2 – Breve histórico do evolucionismo – p. 107

Fixismo e evolucionismo – p. 107 | A teoria de Lamarck – p. 107 | A teoria de Darwin e Wallace – p. 108 | Teoria sintética da evolução – p. 112

Atividades – p. 113

Explore – A seleção natural e a diversidade dos bicos das aves – p. 114

TEMA 3 – Adaptações – p. 115

Adaptações de animais às condições ambientais – p. 116 | Adaptações de plantas às condições ambientais – p. 117

TEMA 4 – Especiação e ancestralidade – p. 118

Formação de novas espécies – p. 118 | Árvores filogenéticas – p. 119

TEMA 5 – Conservação da biodiversidade – p. 120

Evolução e biodiversidade – p. 120 | Unidades de Conservação – p. 121 | O consumo consciente e conservação da biodiversidade – p. 122

Atividades – p. 124

Pensar Ciência – As paixões de Darwin – p. 125

Atitudes para a vida – Raças humanas? – p. 126

Compreender um texto – Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça – p. 128



UNIDADE 6 – Genética – p. 130

TEMA 1 – O núcleo celular – p. 132

Os componentes do núcleo celular – p. 132

TEMA 2 – O material genético – p. 133

O DNA e os genes – p. 133

TEMA 3 – Os cromossomos eucarióticos – p. 135

Estrutura do cromossomo eucariótico – p. 135 | Os cromossomos sexuais – p. 136 | Cariótipo – p. 136 | Alterações cromossômicas – p. 137

TEMA 4 – A divisão celular – p. 138

Mitose – p. 138 | Meiose – p. 138

Atividades – p. 140

Pensar Ciência – Ética e tratamentos experimentais em humanos – p. 141

TEMA 5 – As contribuições de Mendel para a Genética – p. 142

Mendel, suas observações e seus experimentos – p. 142

TEMA 6 – Hereditariedade humana – p. 145

Herança do tipo sanguíneo – p. 145

TEMA 7 – Aplicações atuais do conhecimento genético – p. 147

A Genética hoje – p. 147 | Genética e sociedade – p. 149

Atividades – p. 150

Explore – Heredogramas – p. 151

Atitudes para a vida – Família fez fertilização in vitro para que filha pudesse salvar a irmã – p. 152

Compreender um texto – Covid: Como herança genética neandertal influencia resposta imunológica ao coronavírus – p. 154



UNIDADE 7 – Ondas: som e luz – p. 156

TEMA 1 – Ondas e suas características – p. 158

Ondas – p. 158

TEMA 2 – O som – p. 162

Como se produz o som – p. 162 | A velocidade do som – p. 162

Atividades – p. 165

Pensar Ciência – Alan Turing e o julgamento da sociedade – p. 166

TEMA 3 – Ondas eletromagnéticas – p. 167

Aplicações médicas das radiações – p. 168 | Ondas eletromagnéticas nas comunicações – p. 170

TEMA 4 – A luz – p. 174

A onda que conseguimos enxergar – p. 174

Atividades – p. 176

Explore – A cor dos objetos – p. 177

Atitudes para a vida – Câncer infantil: Cuidados e atenção! – p. 178

Compreender um texto – O câncer no Brasil: passado e presente – p. 180



UNIDADE 8 – Terra e Universo – p. 182

TEMA 1 – O desenvolvimento da Astronomia – p. 184

Cosmologia – p. 184

TEMA 2 – O Universo – p. 190

Unidades de comprimento – p. 190 | Galáxias – p. 190

TEMA 3 – Sistema Solar – p. 192

O Sol – p. 192 | Planetas – p. 192 | Planetas-anões – p. 192 | Corpos menores do Sistema Solar – p. 193

Atividades – p. 196

Pensar Ciência – Relações afro-indígenas – p. 197

TEMA 4 – O Sol e outras estrelas – p. 198

Evolução estelar – p. 198

TEMA 5 – A vida fora da Terra – p. 202

Condições para a presença de vida – p. 202 | Viagens interplanetárias e interestelares – p. 203

Atividades – p. 204

Explore – As dimensões do Sistema Solar – p. 205

Atitudes para a vida – Vamos mesmo morar em Marte? – p. 206

Compreender um texto – A brasileira que investiga o maior mistério do Universo: a energia escura – p. 208



Oficinas …………………………………………………………………………………………………210

Fique por dentro………………………………………………………………………………….221

Referências bibliográficas………………………………………………………………..228

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores