Moderna SuperAÇÃO! – Arte

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Arte, crítica e criação

SuperAÇÃO! Arte estimula o protagonismo e a expressão do aluno

Código da Obra:
0013 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Aparecida Mazão
Aparecida Mazão Autor(a)
Avatar Thiago Alexandre
Thiago Alexandre Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Propostas e experiências artísticas

Para ampliar o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar.

Ícone da proposta pedagógica

Auxílio ao trabalho docente

Com experiências que orientam o estudante a fruir nas diversas manifestações artísticas.

Ícone da proposta pedagógica

Manual dinâmico

Reforça o fazer pedagógico de forma fluida, contextual e integrada ao livro do estudante

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SuperAÇÃO ARTE – 6
UNIDADE 1 – COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS – p. 10
EU SEI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | POVOS E CULTURAS – p. 14
Arte conectando povos – p. 15
O que é cultura? – p. 16
Várias culturas – p. 17
Línguas e culturas – p. 18
Costumes e tradições indígenas – p. 20
Arte kusiwa – p. 22
Pintura corporal em diferentes povos – p. 26
Vamos fazer: Padrões gráficos indígenas – p. 28
Vamos conhecer mais: Arte indígena anônima – p. 30
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | HISTÓRIAS E RITUAIS – p. 32
Arte rupestre – p. 33
Arte rupestre no Brasil – p. 34
Arte e Língua Portuguesa: Pintores pré-históricos – p. 36
O mágico e o sagrado na arte – p. 38
Ritos e rituais – p. 40
Ritos de passagem ou de iniciação – p. 41
Ritos e máscaras – p. 42
Vamos conhecer mais: Teatro Nô – p. 43
Mitos – p. 44
A origem do fogo na mitologia grega – p. 45
A origem do fogo na mitologia guarani – p. 46
Vamos fazer: Pesquisa sobre mitos – p. 48
EU APRENDI – p. 50
VAMOS COMPARTILHAR: DRAMATIZAÇÃO DOS MITOS – p. 52

UNIDADE 2 – RITMO E IDENTIDADE – p. 54
EU SEI: QUE PESSOA EU SOU? – p. 56
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IDENTIDADE E AUTORRETRATO – p. 58
O gênero autorretrato – p. 59
Os autorretratos de Rembrandt – p. 60
Autorretrato e emoções – p. 62
Autorretrato de Frida Kahlo – p. 63
Vamos fazer: Desenhando um autorretrato – p. 64
Autorretrato no decorrer do século XX – p. 66
Arte e História: Fotografia e autorretrato – p. 68
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RITMO NAS ARTES – p. 70
O ritmo e o tempo – p. 72
O ritmo de cada pessoa – p. 73
Ritmo e identidade – p. 74
Ritmo no trabalho – p. 76
O ritmo nas artes visuais – p. 79
Ritmo nas artes e linguagens visuais – p. 80
Vamos fazer: Colagem com ritmo – p. 82
O ritmo na música – p. 84
Ritmos musicais no Brasil – p. 85
Vamos fazer: Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros – p. 86
Ritmo e silêncio – p. 88
Ritmo na dança, no teatro e no circo – p. 89
Práticas de ritmo da dança e do teatro – p. 90
Conhecendo a dança-teatro – p. 92
Vamos conhecer mais: Pina Bausch – p. 94
EU APRENDI – p. 96
VAMOS COMPARTILHAR: RETRATANDO PESSOAS – p. 98

UNIDADE 3 – CORPO E MOVIMENTO – p. 100
EU SEI: COMO NOS MOVIMENTAMOS PELO ESPAÇO? – p. 102
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO O CORPO HUMANO – p. 104
Movimento, corpo e emoções – p. 105
Leonardo da Vinci e o corpo humano – p. 106
O homem vitruviano – p. 107
Homem como centro do Universo – p. 108
Arte e Ciências: Anatomia – p. 109
O corpo humano como instrumento musical – p. 110
Música corporal – p. 111
Vamos fazer: Voz e corpo como objeto sonoro – p. 112
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MOVIMENTO NA ARTE – p. 114
Movimento e dança – p. 116
Origens do balé – p. 118
Estilos de balé – p. 120
Balé no Brasil – p. 122
Vamos conhecer mais: Mercedes Baptista – p. 123
O gesto na música – p. 124
Orquestra e música de concerto – p. 126
Orquestra de percussão – p. 127
Artes visuais e o movimento – p. 128
Degas, Muybridge e o movimento – p. 129
O movimento futurista – p. 132
Movimento e gesto na pintura – p. 133
Jackson Pollock e a pintura de ação – p. 134
Vamos fazer: Artes visuais no ritmo da música – p. 140
EU APRENDI – p. 142
VAMOS COMPARTILHAR: QUE EMOÇÕES MEU CORPO EXPRESSA? – p. 144

UNIDADE 4 – EXPRESSÃO E EMOÇÃO – p. 146
EU SEI: O QUE ME EMOCIONA? – p. 148
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO AS EMOÇÕES NA ARTE – p. 150
Emoções de um sorriso – p. 152
A expressão vocal e o timbre – p. 154
Arte e experiências de vida: Kathe Kollwitz – p. 156
Vamos conhecer mais: Lasar Segall – p. 158
Expressionismo – p. 160
A renovação artística de Anita Malfatti – p. 161
Expressionismo e dança – p. 162
O cinema expressionista – p. 164
Vamos fazer: Retrato expressionista – p. 166
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A EXPRESSÃO NO TEATRO, NO CIRCO E NA MÍMICA – p. 168
Commedia dell’arte – p. 170
As apresentações – p. 171
Enredo e máscaras – p. 172
Os personagens da Commedia dell’arte – p. 173
Arte e Língua Portuguesa: Canção de Carnaval – p. 176
A arte do palhaço – p. 177
Palhaçaria na atualidade – p. 178
Palhaços no cinema mudo – p. 180
Mímica – p. 182
Vamos fazer: Mímica – p. 183
EU APRENDI – p. 184
VAMOS COMPARTILHAR: ARTE QUE ME EMOCIONA – p. 186

Referências bibliográficas – p. 188
Transcrição dos áudios – p. 190

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Expressão e senso crítico

SuperAÇÃO! Arte aborda práticas com reflexão e criatividade.

Código da Obra:
0013 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Aparecida Mazão
Aparecida Mazão Autor(a)
Avatar Thiago Alexandre
Thiago Alexandre Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Propostas e experiências artísticas

Para ampliar o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar.

Ícone da proposta pedagógica

Auxílio ao trabalho docente

Com experiências que orientam o estudante a fruir nas diversas manifestações artísticas.

Ícone da proposta pedagógica

Manual dinâmico

Reforça o fazer pedagógico de forma fluida, contextual e integrada ao livro do estudante

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SuperAÇÃO ARTE – 7
UNIDADE 1 – ARTE E POVO BRASILEIRO – p. 10
EU SEI: COMO É O NOSSO POVO? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE COMO RETRATO DO POVO – p. 14
O Brasil dos artistas viajantes – p. 16
Eckhout e a população brasileira – p. 17
Arte e História: Pinturas que retratam o trabalho escravo – p. 18
Retratos: registro visual – p. 20
Vamos fazer: Retratos de observação – p. 21
Artistas afrodescendentes nos séculos XVIII e XIX – p. 22
As pinturas dos irmãos Timótheo da Costa – p. 24
Rosana Paulino e a condição da mulher negra – p. 26
O caipira de Almeida Júnior – p. 28
Mazzaropi e a figura do caipira – p. 30
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E MODERNIDADE – p. 32
Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 34
Vamos fazer: Escultura de rosto modernista – p. 36
Música na Semana de 1922 – p. 38
Vamos conhecer mais: Pixinguinha e a música brasileira na França – p. 40
Dança e bailado nacional – p. 42
Antecedentes do Teatro moderno no Brasil – p. 44
Depois da Semana de 1922 – p. 46
Abaporu e o movimento antropofágico – p. 48
Vamos fazer: Recriando o Abaporu – p. 50
EU APRENDI – p. 52
VAMOS COMPARTILHAR: DJANIRA DA MOTTA E SILVA: A ARTE E O POVO – p. 54

UNIDADE 2 – MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS – p. 56
EU SEI: HOJE É DIA DE FESTA! – p. 58
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE POPULAR – p. 60
Temas da arte popular – p. 61
Vamos fazer: Peça de argila – p. 62
Xilogravura e literatura de cordel – p. 64
J. Borges: mestre da xilogravura – p. 66
Vamos fazer: Gravura em EVA – p. 68
Artesanato – p. 70
Cestaria arumã – p. 71
Arte e História: Herança das paneleiras de Goiabeiras – p. 72
Rendeiras de Divina Pastora – p. 74
Vamos fazer: Entrevista – p. 75
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA MÚSICA E NA DANÇA – p. 76
O cururu e a viola de cocho – p. 77
Carimbó – p. 78
Frevo: uma manifestação artística do Carnaval – p. 80
Samba de roda – p. 82
Dança regional como expressão da comunidade – p. 84
Danças dramáticas do Brasil – p. 86
Congadas – p. 87
Cavalhada – p. 88
Bumba meu boi – p. 90
Vamos fazer: Pesquisa sobre manifestação cultural – p. 92
Vamos conhecer mais: Mário de Andrade – p. 94
EU APRENDI – p. 96
VAMOS COMPARTILHAR: GUIA INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO – p. 98

UNIDADE 3 – VISÕES DO MUNDO NAS ARTES – p. 100
EU SEI: COMO EU VEJO O MUNDO? – p. 102
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | VISÕES DO MUNDO NA FOTOGRAFIA – p. 104
Fotografia – p. 106
Vamos fazer: Cartaz com fotografias – p. 107
O surgimento da fotografia – p. 108
Nasce a fotografia – p. 109
Fotografia e imprensa – p. 110
Padrões de beleza na mídia – p. 111
Fotografia e artes visuais – p. 112
Fotografia no Brasil – p. 114
Fotografia: século XX e contemporaneidade – p. 116
Vamos conhecer mais: Iolanda Huzak – p. 118
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | VISÕES DO MUNDO NO CINEMA E NO TEATRO – p. 120
Vamos fazer: Fotografias em sequência – p. 122
Cinema: uma nova linguagem – p. 124
Vamos conhecer mais: O cinema de Georges Mèlies – p. 125
Cinema no Brasil – p. 126
Como se faz um filme – p. 128
Enquadramentos e planos – p. 130
Vamos fazer: Enquadramento em cena – p. 131
Cinema e som – p. 132
A palavra e os ruídos – p. 133
Teatro: somos todos atores – p. 134
William Shakespeare – p. 135
Ariano Suassuna – p. 136
Romeu e Julieta de Shakespeare e Suassuna – p. 137
Vamos fazer: Reescrita de Romeu e Julieta – p. 138
EU APRENDI – p. 140
VAMOS COMPARTILHAR: CENAS: EXPRESSÃO E SENTIMENTO – p. 142

UNIDADE 4 – ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – p. 144
EU SEI: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS – p. 146
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE E CIÊNCIA – p. 148
Arte e História: O Renascimento – p. 150
Leonardo da Vinci e o conhecimento – p. 152
Os estudos de Michelangelo – p. 154
Perspectiva linear – p. 156
Observação da perspectiva – p. 157
Técnica da perspectiva em pinturas – p. 158
Vamos fazer: Desenho em perspectiva – p. 160
Perspectiva aérea – p. 162
A técnica do sfumato – p. 164
Vamos fazer: Desenho com sfumato – p. 165
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NAS ARTES – p. 166
Encantar o público nas artes cênicas – p. 168
Profissionais das artes cênicas – p. 169
Adereços e figurinos – p. 170
Maquinarias – p. 172
O maquinista Nicola Sabbatini – p. 174
Iluminação: história repleta de efeitos – p. 176
Cenografia e cenários – p. 178
Vamos conhecer mais: José Carlos Serroni – p. 180
Vamos fazer: Maquete de cenário – p. 182
EU APRENDI – p. 184
VAMOS COMPARTILHAR: TECNOLOGIAS CÊNICAS – p. 186

Referências bibliográficas – p. 188
Transcrição dos áudios – p. 190

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Reflexão e autonomia

Arte com sentido, autonomia e leitura crítica das expressões visuais.

Código da Obra:
0013 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Aparecida Mazão
Aparecida Mazão Autor(a)
Avatar Thiago Alexandre
Thiago Alexandre Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Propostas e experiências artísticas

Para ampliar o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar.

Ícone da proposta pedagógica

Auxílio ao trabalho docente

Com experiências que orientam o estudante a fruir nas diversas manifestações artísticas.

Ícone da proposta pedagógica

Manual dinâmico

Reforça o fazer pedagógico de forma fluida, contextual e integrada ao livro do estudante

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SuperAÇÃO ARTE – 8
UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10
EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14
Sons e fontes sonoras – p. 16
Intensidade, altura e timbre – p. 18
Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20
Orquestra e instrumentos musicais – p. 22
A orquestra – p. 23
Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24
Música e inclusão social – p. 26
Esculturas – p. 29
Esculturas e temas – p. 30
Esculturas e emoções – p. 31
Esculturas de diferentes materiais – p. 32
Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34
Instalação – p. 36
Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40
Arquitetura teatral – p. 41
Teatro grego – p. 42
Teatro romano – p. 44
Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46
Commedia dell’arte – p. 48
Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50
Teatro elisabetano – p. 51
Teatro no Renascimento – p. 52
O teatro de Bayreuth – p. 54
O teatro moderno e contemporâneo – p. 56
Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58
Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60
EU APRENDI – p. 62
VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64

UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66
EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70
Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72
Narrativas e tiras – p. 73
Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74
Muralismo mexicano – p. 76
Arte asteca e maia – p. 78
Glifos maias – p. 79
Brinquedos ópticos – p. 80
Fenaquistoscópio – p. 80
Zootrópio – p. 82
Praxinoscópio – p. 83
Imagens em movimento: flip book – p. 84
Vamos fazer: Flip book – p. 86
Do cinema às animações – p. 88
Stop motion – p. 90
Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94
Notação musical – p. 96
Propriedades do som – p. 98
Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99
Outras formas de registro musical – p. 100
Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102
Narradores e ouvintes de histórias – p. 104
Contar histórias em cena – p. 105
Texto literário dramático – p. 106
Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108
Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110
Dramaturgia moderna – p. 112
A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114
Texto literário dramático e texto cênico – p. 115
Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116
EU APRENDI – p. 118
VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120

UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122
EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126
Desenho, linha e formas – p. 128
Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129
Desenho artístico – p. 130
Desenho e esboço – p. 132
Picasso: estudos para Guernica – p. 133
Arte e Geografia: Brasília – p. 134
Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136
Composição, cor e movimento – p. 138
Simetria – p. 140
Arte e Matemática: Simetria – p. 142
Equilíbrio – p. 144
A cor – p. 146
Círculo cromático – p. 148
Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151
Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158
A coordenação do espetáculo teatral – p. 160
O ensaiador – p. 160
O diretor – p. 162
Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164
O encenador – p. 166
Vamos fazer: Ação teatral – p. 168
EU APRENDI – p. 170
VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172

UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174
EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178
Teatro: da produção à apresentação – p. 180
Recepção da obra cênica pelo público – p. 182
Ação cultural – p. 184
Mediação e sensibilização artística – p. 185
Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186
Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188
Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192
O ateliê como espaço de criação – p. 193
Os materiais nos ateliês – p. 194
A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195
Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196
Museus – p. 198
História dos museus – p. 199
Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201
Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202
Museus de arte no Brasil – p. 204
Museus de arte contemporânea – p. 207
Mediação em museus – p. 208
Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209
Museus virtuais – p. 210
Exposições de arte e curadoria – p. 212
Mercado da arte – p. 214
Quanto vale uma obra de arte? – p. 215
EU APRENDI – p. 216
VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218

Referências bibliográficas – p. 220
Transcrição dos áudios – p. 222

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Sensibilidade pela arte

Incentiva a diversidade cultural e a vivência artística na escola.

Código da Obra:
0013 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Aparecida Mazão
Aparecida Mazão Autor(a)
Avatar Thiago Alexandre
Thiago Alexandre Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Propostas e experiências artísticas

Para ampliar o debate em sala de aula e o espaço de reflexão no ambiente escolar.

Ícone da proposta pedagógica

Auxílio ao trabalho docente

Com experiências que orientam o estudante a fruir nas diversas manifestações artísticas.

Ícone da proposta pedagógica

Manual dinâmico

Reforça o fazer pedagógico de forma fluida, contextual e integrada ao livro do estudante

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SuperAÇÃO ARTE – 9
UNIDADE 1 – O PÚBLICO E A ARTE – p. 10
EU SEI: COMO ARTISTAS E PÚBLICO SE RELACIONAM? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | ARTE EM CONSTANTE MOVIMENTO – p. 14
Arte no Construtivismo – p. 16
Concretismo no Brasil – p. 17
Poesia concreta – p. 18
Música concreta – p. 20
Vamos conhecer mais: A música experimental de Hermeto Pascoal – p. 21
Inovações do Neoconcretismo – p. 22
A participação na obra de Lygia Clark – p. 24
Bichos – p. 26
O experimental em Hélio Oiticica – p. 28
Parangolés – p. 30
Vamos fazer: Bólide – p. 32
O público no teatro de Brecht – p. 34
Brecht no Brasil – p. 35
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE CONTEMPORÂNEA E PÚBLICO – p. 36
Arte e História: Beleza em diferentes épocas – p. 38
Da arte conceitual à arte contemporânea – p. 40
Arte Contemporânea: artistas e obras – p. 42
A arte pode nos causar estranhamento? – p. 43
A arte traduz quem somos? – p. 44
A arte ativa nossas memórias? – p. 45
Vamos fazer: Memórias afetivas – p. 46
Instalação – p. 48
Arte, tecnologia e interatividade – p. 50
Arte e acessibilidade – p. 52
Performance – p. 54
Happening – p. 56
Vamos conhecer mais: Performance ou happening? Flávio de Carvalho – p. 57
Atores e espectadores em cena – p. 58
Público atuante no teatro de Augusto Boal – p. 59
Dança contemporânea – p. 60
Propostas artísticas híbridas – p. 63
EU APRENDI – p. 64
VAMOS COMPARTILHAR: SALA DE MEMÓRIAS – p. 66

UNIDADE 2 – A CIDADE COMO CENÁRIO E PALCO – p. 68
EU SEI: ARTE NAS RUAS – p. 70
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA CIDADE – p. 72
Monumentos públicos – p. 74
Monumento e memória – p. 76
Preservação e educação patrimonial – p. 77
Vamos conhecer mais: As esculturas públicas de Tomie Ohtake – p. 78
Arte em espaços públicos – p. 79
Grafite – p. 80
Brasileiros no grafite – p. 82
Intervenções urbanas – p. 84
As intervenções artísticas da dupla Christo e Jeanne-Claude – p. 86
Lambe-lambe e sticker art – p. 88
Poesia na rua – p. 90
As polugrafias de Alexandre Orion – p. 91
Paisagem sonora e poluição sonora – p. 92
Vamos fazer: Adesivos poéticos – p. 94
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | PROPOSTAS ARTÍSTICAS NA RUA – p. 96
Teatro de rua – p. 98
Origens históricas do teatro de rua – p. 100
Teatro de rua no Brasil – p. 102
Vamos conhecer mais: Teatro Popular União e Olho Vivo – p. 103
O coletivo no teatro de rua – p. 104
Arte e Língua Portuguesa: Texto teatral coletivo – p. 105
Teatro de rua a partir de 1970 – p. 106
Arte como obra pública – p. 107
Teatro site-specific – p. 108
Dança site-specific – p. 110
Grupo Lagartixa na Janela – p. 111
Performance e intervenções – p. 112
Intervenções artísticas em espaços públicos – p. 113
Performances em espaços públicos – p. 114
Vamos fazer: Performance coletiva – p. 116
EU APRENDI – p. 118
VAMOS COMPARTILHAR: MAPAS ARTÍSTICO-AFETIVOS – p. 120

UNIDADE 3 – ARTE E RESISTÊNCIA – p. 122
EU SEI: RESISTÊNCIA EM QUADRINHOS – p. 124
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA NA ARTE – p. 126
Retratos de guerra – p. 128
Guerra e paz – p. 130
Arte durante o regime civil-militar (1964-1985) – p. 132
Protesto e resistência – p. 133
Artes visuais no contexto da ditadura – p. 134
Música contra a repressão – p. 136
Tropicalismo – p. 140
História em quadrinhos e ativismo – p. 142
Vamos fazer: Música em quadrinhos – p. 144
Trabalho e resistência na arte – p. 146
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | RESISTÊNCIA E REFLEXÃO PELA ARTE – p. 148
Arte e relações étnico-raciais – p. 150
Cores para todas as peles – p. 152
Resistência indígena na arte – p. 154
Arte indígena conectada – p. 156
Arte e História: Debret – p. 158
Mulheres na arte – p. 160
As vantagens de ser uma artista mulher – p. 161
Mulheres artistas e suas obras – p. 162
Arte na periferia – p. 164
Cultura Hip-hop – p. 166
Mônica Nador e o Jamac – p. 168
Vamos fazer: Estêncil afetivo – p. 170
Orquestra de refugiados – p. 172
Instrumentos musicais de resistência – p. 174
EU APRENDI – p. 176
VAMOS COMPARTILHAR: AÇÃO ARTIVISTA – p. 178

UNIDADE 4 – ARTE E MEIO AMBIENTE – p. 180
EU SEI: PENSAR EM SOLUÇÕES – p. 182
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO – p. 184
Paisagens inventadas – p. 186
Paisagens surreais – p. 187
Arte e Ciências: Ilustração botânica – p. 188
Natureza em alerta – p. 190
Arte, Meio Ambiente e alimentação – p. 192
O alimento como proposta artística – p. 193
Arte têxtil e natureza – p. 194
Vamos fazer: Jardim de tecido – p. 196
Orquestra de reciclados – p. 198
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ARTE E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 200
Consumo na arte – p. 202
Do plástico à arte – p. 204
Crises ambientais através das lentes – p. 206
Crimes ambientais sobre muros – p. 208
Intervenções artísticas ecoconscientes – p. 210
Somos a natureza – p. 212
Vamos fazer: Produtos conscientes – p. 214
EU APRENDI – p. 216
VAMOS COMPARTILHAR: PROPAGANDA DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – p. 218

Referências bibliográficas – p. 220
Transcrição dos áudios – p. 222

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores