Moderna Se Liga na Arte

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Conhecimento artístico em ação

Se Liga na Arte propõe leitura, criação e reflexão sobre a arte.

Código da Obra:
0012 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Arthur Fuscaldo
Arthur Fuscaldo Autor(a)
Avatar Camila Bronizeski
Camila Bronizeski Autor(a)
Avatar Christiane Coutinho
Christiane Coutinho Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)
Avatar Rejane Galvão Coutinho
Rejane Galvão Coutinho Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos conhecimentos

Respeita subáreas de conhecimento, incluindo artes integradas de proposições híbridas.

Ícone da proposta pedagógica

Estratégias de avaliações diagnósticas

Processuais e finais ao longo de cada volume, instigando alunos e professores à reflexão.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular de Arte

Traz leitura do mundo, contextualiza produções artísticas, além de propor produções.

Conteúdo programático

"CAPÍTULO 1 – Onde está a arte na vida? – p. 11

Sobrevoo | Arte no cotidiano – p. 12

Para pesquisar: A longevidade e a arte – p. 13

Para pesquisar: Referências artísticas – Estado da arte – p. 25

Processos de criação | Diário de bordo – p. 26

Organizando as ideias – p. 27



CAPÍTULO 2 – Escutando a vida – p. 29

Sobrevoo | Sons da vida – p. 30

Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais? – p. 31

Para experimentar: Engrenagem de sons – p. 34

Foco em… | Naná Vasconcelos – p. 36

Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos? – p. 37

Para pesquisar: O que é o som? – p. 38

Foco no conhecimento | Ruído e poluição sonora – p. 39

Para pesquisar: Representações de sons e ruídos – p. 40

Foco na História: Novos sons na música do século XX – p. 41

Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor? – p. 42

Processos de criação – p. 43

Organizando as ideias – p. 45



CAPÍTULO 3 – Viver e dançar – p. 47

Sobrevoo | Corpo, espaço e tempo – p. 48

Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo? – p. 49

Para experimentar: Movimentar o corpo faz bem à saúde – p. 52

Para pesquisar: Contato improvisação – p. 53

Foco em… | Steve Paxton – p. 56

Para pesquisar: Brincadeiras de infância – p. 57

Foco na História: A dança e o sentido do movimento – p. 58

Foco no conhecimento | Ações corporais e cinesfera – p. 59

Processos de criação – p. 60

Organizando as ideias – p. 61



CAPÍTULO 4 – Improvisação: experimentando corpo e som – p. 63

Sobrevoo | Diferentes modos de improvisação – p. 64

Para experimentar: Vamos espiralar? – p. 65

Para pesquisar: Improvisando com videogames – p. 68

Para experimentar: Siga o mestre – p. 68

Foco na História: Duelos de versos desde a Antiguidade – p. 71

Para experimentar: Improviso com poesia – p. 72

Foco em… | Bobby McFerrin – p. 73

Para experimentar: Improvisar conversando – p. 74

Foco no conhecimento | Improvisação – p. 75

Processos de criação – p. 76

Organizando as ideias – p. 77



CAPÍTULO 5 – Brincar de ser – p. 79

Sobrevoo | Teatro: espaço de jogo e de imaginação – p. 80

Para experimentar: Jogo da careta – p. 82

Para experimentar: Contando uma história com objetos – p. 84

Foco na História: O teatro de sombras – p. 84

Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular – p. 86

Para pesquisar: Entrevista com grupos teatrais e artistas ao redor – p. 87

Foco em… | Teatro de animação – p. 88

Foco no conhecimento | Os jogos teatrais – p. 90

Para pesquisar: Jogos teatrais – p. 91

Processos de criação – p. 92

Organizando as ideias – p. 93



CAPÍTULO 6 – O que vejo quando me vejo – p. 95

Sobrevoo | Autorrepresentações – p. 96

Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos – p. 101

Para pesquisar: Autorretratos na arte brasileira – p. 101

Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato – p. 105

Foco em… | Vivian Maier – p. 106

Foco na História: Filme fotográfico – p. 108

Para pesquisar: A evolução da fotografia – p. 108

Para experimentar: Buscando meu reflexo em diferentes superfícies – p. 109

Foco no conhecimento | Técnicas fotográficas – p. 110

Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo – p. 111

Processos de criação – p. 112

Organizando as ideias – p. 113



CAPÍTULO 7 – Intervenções no mundo – p. 115

Sobrevoo | Intervenções no cotidiano – p. 116

Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro – p. 117

Para experimentar: Recriando o convite para conversar – p. 122

Foco em… | Hélio Oiticica – p. 123

Para pesquisar: Elementos do meu entorno – p. 125

Foco em… | Flávio de Carvalho – p. 126

Foco no conhecimento | Performance e programa – p. 128

Processos de criação – p. 130

Organizando as ideias – p. 131



CAPÍTULO 8 – Arte e juventude – p. 133

Sobrevoo | Juventude na arte – p. 134

Para experimentar: Representando o local onde você vive – p. 136

Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão – p. 138

Para experimentar: Número circense – p. 141

Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap – p. 143

Processos de criação | Mostra de trabalhos de arte – p. 144

Organizando as ideias – p. 145



Sugestões de sites – p. 146

Referências bibliográficas comentadas – p. 148

Guia e transcrições de áudios – p. 151 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Pensamento artístico e estético

A obra integra teoria e prática, promovendo expressão e análise crítica.

Código da Obra:
0012 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Arthur Fuscaldo
Arthur Fuscaldo Autor(a)
Avatar Camila Bronizeski
Camila Bronizeski Autor(a)
Avatar Christiane Coutinho
Christiane Coutinho Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)
Avatar Rejane Galvão Coutinho
Rejane Galvão Coutinho Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos conhecimentos

Respeita subáreas de conhecimento, incluindo artes integradas de proposições híbridas.

Ícone da proposta pedagógica

Estratégias de avaliações diagnósticas

Processuais e finais ao longo de cada volume, instigando alunos e professores à reflexão.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular de Arte

Traz leitura do mundo, contextualiza produções artísticas, além de propor produções.

Conteúdo programático

"CAPÍTULO 1 – O lugar da arte – p. 11

Sobrevoo | Arte e espaços – p. 12

Foco na História: Banda de Pífanos de Caruaru – p. 18

Para pesquisar: Ações humanas e o impacto no ambiente – p. 23

Processos de criação – p. 24

Organizando as ideias – p. 25



CAPÍTULO 2 – Paisagem construída – p. 27

Sobrevoo | A paisagem – p. 28

Para experimentar: Exercitar o olhar – p. 30

Para experimentar: Paisagem na janela – p. 32

Foco na História: Arquitetura religiosa – p. 35

Foco em… | Brasília: paisagem planejada – p. 36

Para pesquisar: Capitais brasileiras – p. 36

Para experimentar: Planejando uma cidade ideal – p. 38

Foco no conhecimento | Desenho é linha – p. 39

Processos de criação – p. 40

Organizando as ideias – p. 41



CAPÍTULO 3 – Como a música interage com a paisagem? – p. 43

Sobrevoo | Música e paisagens: interações – p. 44

Para experimentar: Fabricando um instrumento – p. 46

Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade – p. 47

Para experimentar: Passeio de trem – p. 49

Para pesquisar: Gênero musical baião – p. 50

Foco em… | Cantos indígenas e conhecimento – p. 53

Foco no conhecimento | Timbre e densidade – p. 55

Processos de criação – p. 56

Organizando as ideias – p. 57



CAPÍTULO 4 – Arte e natureza – p. 59

Sobrevoo | A natureza como arte – p. 60

Para experimentar: Projeto de Land Art – p. 61

Para pesquisar: Frans Krajcberg – p. 63

Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego – p. 66

Para experimentar: Despertando os sentidos – p. 68

Foco em… | Murray Schafer – p. 69

Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem – p. 71

Foco no conhecimento | Intervenção artística – p. 72

Processos de criação – p. 73

Organizando as ideias – p. 75



CAPÍTULO 5 – Coreografia e espaço – p. 77

Sobrevoo | Em cada lugar, uma dança – p. 78

Para experimentar: Criação de uma frase de movimento – p. 81

Foco na História: Coreografia – p. 82

Para experimentar: Espaço e som – p. 84

Para pesquisar: Artistas de dança locais – p. 87

Foco em… | Merce Cunningham – p. 88

Foco no conhecimento | Dimensões espaciais – p. 90

Processos de criação – p. 92

Organizando as ideias – p. 93



CAPÍTULO 6 – Espaço cênico: entre o real e o imaginário – p. 95

Sobrevoo | As paisagens no teatro – p. 96

Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre – p. 100

Para pesquisar: O teatro e a intervenção no cotidiano – p. 102

Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço – p. 105

Foco em… | Teatro Oficina – p. 106

Para experimentar: Reorganizando o espaço – p. 108

Foco no conhecimento | O espaço entre a ficção e a realidade – p. 109

Processos de criação – p. 111

Organizando as ideias – p. 113



CAPÍTULO 7 – O corpo no espaço, o espaço no corpo – p. 115

Sobrevoo | O corpo nas paisagens – p. 116

Foco na História: A dança-teatro – p. 117

Para experimentar: Mural de retratos – p. 121

Para pesquisar: Mapeando histórias – p. 124

Foco em… | Pina Bausch – p. 125

Foco no conhecimento | Construção da dramaturgia – p. 128

Processos de criação – p. 129

Organizando as ideias – p. 131



CAPÍTULO 8 – Paisagens em sons e imagens – p. 133

Sobrevoo | As paisagens sonhadas e concretas do cinema – p. 134

Foco na História: Os primeiros anos do cinema – p. 138

Para experimentar: Criação de um roteiro – p. 139

Para pesquisar: Escuta atenta a trilhas sonoras – p. 140

Para experimentar: Criando uma animação – p. 142

Processos de criação – p. 143

Organizando as ideias – p. 145



Sugestões de sites – p. 146

Referências bibliográficas comentadas – p. 148

Guia e transcrições de áudios – p. 151 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Ações interdisciplinares

A obra traz propostas e estímulos de produções para estudantes.

Código da Obra:
0012 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Arthur Fuscaldo
Arthur Fuscaldo Autor(a)
Avatar Camila Bronizeski
Camila Bronizeski Autor(a)
Avatar Christiane Coutinho
Christiane Coutinho Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)
Avatar Rejane Galvão Coutinho
Rejane Galvão Coutinho Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos conhecimentos

Respeita subáreas de conhecimento, incluindo artes integradas de proposições híbridas.

Ícone da proposta pedagógica

Estratégias de avaliações diagnósticas

Processuais e finais ao longo de cada volume, instigando alunos e professores à reflexão.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular de Arte

Traz leitura do mundo, contextualiza produções artísticas, além de propor produções.

Conteúdo programático

"CAPÍTULO 1 – A arte e o mundo imaterial – p. 11

Processos de criação – p. 12

Foco na História: Cultura Imaterial e Patrimônio – p. 13

Sobrevoo | Entre o visível e o invisível – p. 14

Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender – p. 17

Para experimentar: Roda de sonhos – p. 19

Para pesquisar: Sonhos e xamanismo – p. 20

Organizando as ideias – p. 21



CAPÍTULO 2 – A arte e o sagrado – p. 23

Sobrevoo | O Barroco ontem e hoje – p. 24

Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco – p. 27

Para pesquisar: Pintura barroca – p. 28

Para experimentar: Criando uma cena barroca – p. 29

Foco em… | Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – p. 36

Foco no conhecimento | Instalação – p. 39

Processos de criação – p. 40

Organizando as ideias – p. 41



CAPÍTULO 3 – O imaterial na música – p. 43

Sobrevoo | Aspectos imateriais em práticas musicais – p. 44

Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes – p. 46

Para experimentar: Criação e improvisação rítmica – p. 48

Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais – p. 53

Foco em… | Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental – p. 54

Foco no conhecimento | Tempo em música – p. 56

Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados – p. 56

Processos de criação – p. 58

Organizando as ideias – p. 59



CAPÍTULO 4 – Mitologias e arte – p. 61

Sobrevoo | Mitologias e seus ensinamentos – p. 62

Foco na História: Mito de criação – p. 63

Para experimentar: Criando capas – p. 67

Para experimentar: Criação de um mundo fantástico – p. 70

Para pesquisar: Mitologia – p. 70

Foco em… | Mitologia nos heróis contemporâneos – p. 71

Para experimentar: Assim nascem heróis e heroínas – p. 74

Foco no conhecimento | Montagem no cinema – p. 75

Para pesquisar: Produção cinematográfica – p. 76

Processos de criação – p. 77

Organizando as ideias – p. 79



CAPÍTULO 5 – Tradição e aprendizado – p. 81

Sobrevoo | Tradição e transformação – p. 82

Para experimentar: Siga o mestre (I) – p. 84

Foco na História: Danças africanas e a dança moderna – p. 88

Para experimentar: Siga o mestre (II) – p. 91

Foco em… | Capoeira – p. 92

Para pesquisar: Aprendendo com os mestres – p. 94

Foco no conhecimento | O ritmo na dança – p. 95

Processos de criação – p. 96

Organizando as ideias – p. 97



CAPÍTULO 6 – Oralidade, memória e invenção – p. 99

Sobrevoo | O teatro é povoado de histórias – p. 100

Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente – p. 101

Para pesquisar: Histórias que nos contam – p. 104

Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites – p. 106

Foco em… | Sotigui Kouyaté e a palavra do griot – p. 107

Foco no conhecimento | Os três tipos de história – p. 109

Processos de criação – p. 111

Organizando as ideias – p. 115



CAPÍTULO 7 – Tornar-se outro: corpo e transfiguração – p. 117

Sobrevoo | Mascarados, tradições, ritos e arte – p. 118

Foco na História: Máscara e sociedade – p. 119

Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países – p. 121

Para experimentar: Criando figuras mascaradas – p. 124

Foco em… | Kazuo Ohno e o butô – p. 126

Foco no conhecimento | Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração – p. 128

Processos de criação – p. 130

Organizando as ideias – p. 131



CAPÍTULO 8 – Festas e celebrações – p. 133

Sobrevoo | Encontro entre o mundo material e o imaterial – p. 134

Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais – p. 140

Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo – p. 143

Processos de criação – p. 144

Organizando as ideias – p. 145



Sugestões de sites – p. 146

Referências bibliográficas comentadas – p. 148

Guia e transcrições de áudios – p. 151 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Estímulo à produção artística

Estimula o pensamento artístico com leitura, criação e contextualização.

Código da Obra:
0012 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Arthur Fuscaldo
Arthur Fuscaldo Autor(a)
Avatar Camila Bronizeski
Camila Bronizeski Autor(a)
Avatar Christiane Coutinho
Christiane Coutinho Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)
Avatar Rejane Galvão Coutinho
Rejane Galvão Coutinho Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos conhecimentos

Respeita subáreas de conhecimento, incluindo artes integradas de proposições híbridas.

Ícone da proposta pedagógica

Estratégias de avaliações diagnósticas

Processuais e finais ao longo de cada volume, instigando alunos e professores à reflexão.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular de Arte

Traz leitura do mundo, contextualiza produções artísticas, além de propor produções.

Conteúdo programático

"CAPÍTULO 1 – Arte e vida coletiva – p. 11

Sobrevoo | Coletividade – p. 12

Para experimentar: Criando um fórum cênico sobre os direitos do adolescente – p. 17

Foco na História: Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social – p. 18

Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos – p. 21

Para pesquisar: Arte latina – p. 22

Processos de criação – p. 23

Organizando as ideias – p. 25



CAPÍTULO 2 – Transformações individuais, reflexos no coletivo – p. 27

Sobrevoo | Transformações cotidianas – p. 28

Para experimentar: Instruções – p. 29

Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades – p. 31

Para experimentar: O cotidiano em uma dança – p. 34

Foco em… | Experimentações do Fluxus – p. 35

Foco na História: Os manifestos artísticos – p. 38

Foco no conhecimento | Arte efêmera – p. 40

Processos de criação – p. 42

Organizando as ideias – p. 43



CAPÍTULO 3 – Dançar e pensar a sociedade – p. 45

Sobrevoo | No encontro também aprendemos sobre nós mesmos – p. 46

Para experimentar: Um encontro por meio da dança – p. 50

Para pesquisar: Métrica das redes sociais – p. 52

Foco na História: O início do movimento hip-hop – p. 56

Foco em… | Hip-hop no Brasil – p. 58

Foco no conhecimento | Estratégias para dançar em grupo – p. 60

Processos de criação – p. 62

Organizando as ideias – p. 63



CAPÍTULO 4 – Arte que difunde ideais – p. 65

Para pesquisar: Cartazes – p. 65

Sobrevoo | Arte e transformação social – p. 66

Para pesquisar: Artes gráficas – p. 67

Foco na História: As vanguardas russas – p. 68

Para experimentar: Pintura com estêncil – p. 71

Foco em… | Alexander Rodchenko – p. 74

Para experimentar: Experimentações do olhar – p. 77

Foco no conhecimento | Fanzine – p. 78

Processos de criação – p. 79

Organizando as ideias – p. 81



CAPÍTULO 5 – Coletividades que transformam: o teatro de grupo – p. 83

Sobrevoo | Coletivos em criação e intervenção na sociedade – p. 84

Para experimentar: Confiar no outro – p. 84

Para experimentar: Movendo-se em coro – p. 89

Foco na História: O Teatro Experimental do Negro – p. 93

Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano – p. 94

Foco em… | Teatro de grupo e transformação social – p. 95

Foco no conhecimento | Criação coletiva e processo colaborativo – p. 97

Para pesquisar: Teatro de grupo e processo criativo – p. 98

Processos de criação – p. 99

Organizando as ideias – p. 101



CAPÍTULO 6 – Música e vida em transformação – p. 103

Sobrevoo | Músicas e contextos – p. 104

Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis – p. 110

Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude – p. 112

Para experimentar: Criando versos – p. 114

Foco em… | Nina Simone – p. 115

Foco no conhecimento | Estruturas musicais – p. 118

Processos de criação – p. 120

Organizando as ideias – p. 121



CAPÍTULO 7 – Entre a indústria cultural e a transformação social – p. 123

Sobrevoo | Teatro, música e coletividade – p. 124

Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular – p. 127

Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música – p. 128

Para pesquisar: Rap e construção narrativa – p. 133

Foco em… | Teatro musical – p. 134

Foco no conhecimento | Elementos do teatro musical – p. 137

Processos de criação – p. 138

Organizando as ideias – p. 139



CAPÍTULO 8 – Práticas para estar juntos – p. 141

Sobrevoo | Problematizando o coletivo do qual somos parte – p. 142

Para experimentar: Representar um coletivo recriando a canção – p. 144

Para experimentar: Customizar para se expressar – p. 146

Para experimentar: Uma publicação teatral – p. 149

Para experimentar: A letra da canção vira dança – p. 150

Estrutura musical e pensamento computacional – p. 152

Para experimentar: Reproduzindo padrões com a voz – p. 153

Processos de criação – p. 154

Organizando as ideias – p. 157



Sugestões de sites – p. 158

Referências bibliográficas comentadas – p. 160

Guia e transcrições de áudios – p. 164 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores