Coleção Desafio – Projetos Integradores

4° ano
Anos Iniciais

Desafio coletivo

Integra conteúdos para resolução criativa de problemas reais.

Código da Obra:
0042P230102000500
Avatar Paulo Ferraz
Paulo Ferraz Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos saberes

Articula áreas do conhecimento por meio de textos e atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Autonomia do professor

Oferece liberdade ao professor e incentiva o respeito às características da turma.

Ícone da proposta pedagógica

Inclusão da comunidade

Propõe produtos práticos para abraçar escola, família e cotidiano.

Conteúdo programático

Ah, isso eu já sei! – p. 6

Projeto 1 – Ocupar! – p. 8

Trocando ideias – p. 8

Passo 1 – Janelas para o passado – p. 14

Passo 2 – Mas como ficou legal este lugar! – p. 18

Passo 3 – Novos espaços, novas vidas – p. 23

Orientações para a criação do produto final: catálogo – p. 27

Apresentação – p. 28

Avaliação – p. 28

Autoavaliação – p. 29



Projeto 2 – Nossas histórias – p. 30

Trocando ideias – p. 31

Passo 1 – Preservar histórias de vida – p. 36

Passo 2 – Sabedoria de vida – p. 40

Passo 3 – Envelhecer faz parte da vida – p. 44

Orientações para a criação do produto final: história em quadrinhos – p. 49

Apresentação – p. 50

Avaliação – p. 50

Autoavaliação – p. 51



Projeto 3 – Descobrindo e compartilhando nosso bairro – p. 52

Trocando ideias – p. 53

Passo 1 – Cada bairro é diferente do outro – p. 58

Passo 2 – As pessoas do bairro – p. 63

Passo 3 – Locomovendo-se no bairro – p. 66

Orientações para a criação do produto final: mapa turístico do bairro da escola – p. 70

Apresentação – p. 71

Avaliação – p. 72

Autoavaliação – p. 73



Projeto 4 – Na caneta ou no teclado: histórias para contar – p. 74

Trocando ideias – p. 74

Passo 1 – Escrevendo cartas – p. 80

Passo 2 – Digitando e gravando mensagens – p. 85

Passo 3 – Por que contamos histórias? – p. 88

Orientações para a criação do produto final: clube de leitura e contação de histórias – p. 90

Apresentação – p. 92

Avaliação – p. 92

Autoavaliação – p. 93



Ah, agora eu sei mais! – p. 94

Referências bibliográficas – p. 96

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Buriti Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Desafio coletivo

Integra conteúdos para resolução criativa de problemas reais.

Código da Obra:
0042P230102000500
Avatar Paulo Ferraz
Paulo Ferraz Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Integração dos saberes

Articula áreas do conhecimento por meio de textos e atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Autonomia do professor

Oferece liberdade ao professor e incentiva o respeito às características da turma.

Ícone da proposta pedagógica

Inclusão da comunidade

Propõe produtos práticos para abraçar escola, família e cotidiano.

Conteúdo programático

Ah, isso eu já sei! – p. 6

Projeto 1 – O desafio da escola sustentável – p. 8

Trocando ideias – p. 8

Passo 1 – O direito ao meio ambiente é um direito de todos nós – p. 14

Passo 2 – Escolas sustentáveis – p. 17

Passo 3 –Toda escola é sustentável? – p. 22

Orientações para a criação do produto final: maquete – p. 26

Apresentação – p. 27

Avaliação – p. 28

Autoavaliação – p. 29



Projeto 2 – O mundo em cores – p. 30

Trocando ideias – p. 30

Passo 1 – Cores e tonalidades – p. 36

Passo 2 – Emoções e sentimentos – p. 41

Passo 3 – Cores e emoções – p. 44

Orientações para a criação do produto final: mural artístico – p. 49

Apresentação – p. 50

Avaliação – p. 51

Autoavaliação – p. 51



Projeto 3 – Com cheirinho de natureza – p. 52

Trocando ideias – p. 52

Passo 1 – A limpeza em outros tempos – p. 59

Passo 2 – Sabão também pode poluir – p. 64

Passo 3 – Coisa de mulher? – p. 68

Orientações para a criação do produto final: infográfico – p. 71

Apresentação – p. 72

Avaliação – p. 73

Autoavaliação – p. 73



Projeto 4 – Sendo bacanas uns com os outros – p. 74

Trocando ideias – p. 74

Passo 1 – Cidadania é para todos – p. 79

Passo 2 – Cidadania também se faz na escola – p. 83

Passo 3 – Direitos também são para todos – p. 87

Orientações para a criação do produto final: jogo de tabuleiro – p. 91

Apresentação – p. 92

Avaliação – p. 93

Autoavaliação – p. 93



Ah, agora eu sei mais! – p. 94

Referências bibliográficas – p. 96

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Buriti Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores