Mundo de Explorações – Língua Portuguesa

1° ano
Anos Iniciais

Mundo das palavras

Estimula a curiosidade e amplia o repertório linguístico dos alunos.

Código da Obra:
0009P230101010010
Avatar Carla da Silva Francisco
Carla da Silva Francisco Autor(a)
Avatar Isabel Pereira Amancio
Isabel Pereira Amancio Autor(a)
Avatar Regina Braz
Regina Braz Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Corpo em movimento

Atividades lúdicas que estimulam o uso do corpo e coordenação.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura de textos diversificados

Integra múltiplos gêneros e contextos sociais nas leituras.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas orais e revisão de saberes

Explora oralidade e retoma conhecimentos antes da escrita.

Conteúdo programático

PARA INICIAR A TRAVESSIA – p. 10
VIAGEM, FERNANDO PAIXÃO – p. 12

PALAVRAS MÁGICAS, PEDRO BANDEIRA – p. 14



TRILHA 1: COMO EU ME VEJO? – p. 20
PRIMEIROS PASSOS – p. 20

ESTAÇÃO DA LEITURA: NOME E IDENTIDADE – p. 21

TEXTO & LEITOR: SÓ EU SOU EU – p. 22

SÓ EU SOU EU, MARCELO JENECI – p. 22

MUNDO DA LEITURA: CRIANÇAS COMO VOCÊ, BARNABAS E ANABEL KINDERSLEY – p. 24

TEXTO & LINGUAGENS: CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO – p. 25

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 27

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: LETRAS E LISTAS – p. 28

DE OLHO NA ESCRITA – p. 29

LISTA DE NOMES – p. 29

TRAÇADO DAS LETRAS – p. 31

ORGANIZANDO LISTAS – p. 32

LETRAS VOGAIS – p. 33

A E I O U, GRUPO TRIII – p. 33

USO DO TIL – p. 42

DE OLHO NA FALA – p. 43

SOU EU MESMO – p. 43

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 46

ESTAÇÃO CRIATIVA: SOMOS ASSIM! – p. 47

OFICINA DO TEXTO – p. 48

CARTAZ: EU ME VEJO ASSIM – p. 48

CIRANDA DO TEXTO: NOSSA TURMA É ASSIM – p. 49

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 50

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 51



TRILHA 2: A ARTE DE BRINCAR – p. 52
PRIMEIROS PASSOS – p. 52

ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – p. 53

TEXTO & LEITOR: BRINQUEDO DE TODOS OS TEMPOS – p. 54

BOLA DE GUDE, ROSEANA MURRAY – p. 54

BRINCADEIRA DE OUTRO LUGAR – p. 56

TUM TUM!, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 56

MUNDO DA LEITURA: UNIVERSO DO BRINCAR – p. 58

TEXTO & LINGUAGENS: REGRAS DE BRINCADEIRAS – p. 59

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 62

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUEM BRINCA APRENDE – p. 63

DE OLHO NA ESCRITA – p. 64

ENTRE BRINQUEDOS: LETRAS B, P, V – p. 64

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS: LETRAS F, T, D – p. 71

DE OLHO NA FALA – p. 79

BRINCADEIRAS CANTADAS – p. 79

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 81

ESTAÇÃO CRIATIVA: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! – p. 82

OFICINA DO TEXTO – p. 83

BOLHAS DO BEM – p. 83

AGENDA DO BRINCAR – p. 84

CIRANDA DO TEXTO: GINCANA DAS FAMÍLIAS – p. 85

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 86

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 87



TRILHA 3: INFORMAÇÃO E IMAGEM – p. 88
PRIMEIROS PASSOS – p. 88

ESTAÇÃO DA LEITURA: CURIOSIDADES CIENTÍFICAS – p. 89

TEXTO & LEITOR: COMO SERÁ QUE É… – p. 90

METAMORFOSE, ANA MUNIZ – p. 90

INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS – p. 92

MUNDO DA LEITURA: CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS – p. 95

TEXTO & LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E LEGENDA – p. 96

MINHA PRIMEIRA ENCICLOPÉDIA, LAURA ACETI E MARCO SCUDERI – p. 97

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 98

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: HORA DA PESQUISA – p. 99

DE OLHO NA ESCRITA – p. 100

EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS M, N, L, R – p. 100

EXPLORANDO O MUNDO ANIMAL: LETRAS Z, S, J, G – p. 109

DE OLHO NA FALA – p. 118

OBSERVANDO A NATUREZA – p. 118

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 119

ESTAÇÃO CRIATIVA: GUIA DE CURIOSIDADES – p. 120

OFICINA DO TEXTO – p. 121

ANIMAIS DE JARDIM: VÍDEO DE CURIOSIDADES – p. 121

CIRANDA DO TEXTO: GUIA DE CURIOSIDADES EM VÍDEO – p. 122

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 123

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 124



TRILHA 4: ESPAÇOS COLETIVOS: CONVIVÊNCIA E RESPEITO – p. 125
PRIMEIROS PASSOS – p. 125

ESTAÇÃO DA LEITURA: PLACAS E ESPAÇOS VERDES – p. 126

TEXTO & LEITOR: INFORMAÇÃO TURÍSTICA – p. 127

MUNDO DA LEITURA: OBSERVANDO A NATUREZA – p. 130

TEXTO & LINGUAGENS: REGULAMENTAR E ORIENTAR – p. 131

AÇÕES E CAMPANHAS EM PLACAS – p. 133

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 136

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: SINALIZAÇÃO E CONVÍVIO – p. 137

DE OLHO NA ESCRITA – p. 138

PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS C, Ç, Q, X – p. 138

PLACAS E LETREIROS DE CIDADES – LETRAS K, Y, W – p. 146

AVISOS EM PLACAS: PICTOGRAMA E FRASE – p. 149

DE OLHO NA FALA – p. 150

ASSEMBLEIA: REGRAS COLETIVAS – p. 150

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 152

ESTAÇÃO CRIATIVA: ESCOLA – UM ESPAÇO DE TODOS – p. 153

OFICINA DO TEXTO – p. 153

PROMOVENDO UMA AÇÃO NA ESCOLA – p. 154

CIRANDA DO TEXTO: RECONHECENDO O BAIRRO – p. 155

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 156

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 157



TRILHA 5: CONTOS DE LENGA-LENGA – p. 158
PRIMEIROS PASSOS – p. 158

ESTAÇÃO DA LEITURA: DE NOVO, OUTRA VEZ? – p. 159

TEXTO & LEITOR: HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 160

A BOLSA, A BOLSINHA E A BOLSONA, ROSANE PAMPLONA – p. 160

MUNDO DA LEITURA: MAIS HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO – p. 164

TEXTO & LINGUAGENS: HISTÓRIAS COM ACUMULAÇÃO – p. 165

O HOMEM-BOLO, GEORGIE ADAMS – p. 165

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 171

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: REPETIR, ENUMERAR, ACUMULAR… – p. 172

DE OLHO NA ESCRITA – p. 173

RETOMANDO O ALFABETO – p. 173

CANTILENA COM ENUMERAÇÃO: SOM NASAL – p. 176

S E Z NO FINAL DE SÍLABAS – p. 179

ACUMULAÇÃO EM POEMA: USO DO TIL – p. 180

DE OLHO NA FALA – p. 182

REPETIÇÃO NA CANTORIA – p. 182

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 183

ESTAÇÃO CRIATIVA: VOCÊ É BOM DE MEMÓRIA? – p. 184

OFICINA DO TEXTO – p. 185

AS IMAGENS CONTAM UMA HISTÓRIA – p. 185

CIRANDA DO TEXTO: RECONTANDO HISTÓRIAS EM FAMÍLIA – p. 187

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 188

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 189



TRILHA 6: ARTIMANHAS DA LINGUAGEM – p. 190
PRIMEIROS PASSOS – p. 190

ESTAÇÃO DA LEITURA: BRINCANDO COM AS PALAVRAS – p. 191

TEXTO & LEITOR: TROPICA, TROPEÇA, TRAVA, DESTRAVA – p. 192

TRAVA-LÍNGUA, WEM, GRUPO TIQUEQUÊ – p. 192

MUNDO DA LEITURA: INSPIRAÇÃO POPULAR – p. 195

TEXTO & LINGUAGENS: RITMO E RIMA NAS PARLENDAS – p. 196

TANA CATANA, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 196

QUEM ADIVINHA? – p. 198

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 200

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: ENROLA E DESENROLA – p. 201

DE OLHO NA ESCRITA – p. 202

LETRAS B, D, F, P, T, V – p. 202

R OU L NO MEIO DA SÍLABA – p. 204

USOS DO L – p. 205

USOS DO R – p. 206

ENCONTRO DE VOGAIS – p. 208

DE OLHO NA FALA – p. 209

DUELO DAS ADIVINHAS – p. 209

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 211

ESTAÇÃO CRIATIVA: COLETÂNEA DIVERTIDA – p. 212

OFICINA DO TEXTO – p. 213

PARLENDAS ILUSTRADAS – p. 213

ILUSTRAÇÃO E CAPA – p. 214

CIRANDA DO TEXTO: RECITAL DE TRAVA-LÍNGUA – p. 215

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 216

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 217



TRILHA 7: REINO DO MARAVILHOSO – p. 218

PRIMEIROS PASSOS – p. 218

ESTAÇÃO DA LEITURA: IMAGINÁRIO POPULAR – p. 219
TEXTO & LEITOR: ERA UMA VEZ – p. 220

ERA UMA VEZ, ÁLVARO SOCCI – p. 220

NO MUNDO DA FANTASIA – p. 222

MUNDO DA LEITURA: PRIMEIROS CONTADORES E DIFERENTES VERSÕES – p. 224

TEXTO & LINGUAGENS: UMA PERSONAGEM MUITO FAMOSA – p. 225

CHAPEUZINHO VERMELHO, IRMÃOS GRIMM – p. 225

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 234

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: UNIVERSO ENCANTADO – p. 235

DE OLHO NA ESCRITA – p. 236

RELEITURAS EM QUADRINHOS: RETOMANDO O ALFABETO – p. 236

FALA DAS PERSONAGENS – p. 239

CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS – p. 241

LISTAS DE HISTÓRIAS – p. 242

ELEMENTOS MÁGICOS – p. 243

RETOMANDO LETRAS: M E N – p. 246

RETOMANDO A LETRA Z – p. 247

USOS DO S – p. 248

RETOMANDO: USOS DE J, G, GU – p. 249

ASSOCIANDO PALAVRAS – p. 250

DE OLHO NA FALA – p. 251

EXPRESSÃO ORAL E PONTUAÇÃO – p. 251

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 252

ESTAÇÃO CRIATIVA: ALÉM DA IMAGINAÇÃO – p. 253

OFICINA DO TEXTO – p. 254

CRIANDO O FINAL DE UMA HISTÓRIA – p. 254

CIRANDA DO TEXTO: SERÁ QUE É O LOBO? – p. 255

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 256

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 257



TRILHA 8: SAÚDE, ALEGRIA E MUITAS COMIDINHAS – p. 258
PRIMEIROS PASSOS – p. 258

ESTAÇÃO DA LEITURA: DA HORTA PARA O PRATO – p. 259

TEXTO & LEITOR: O QUE É COMER BEM? – p. 260

DA SEMENTE AO ALIMENTO – p. 264

MÃOS NA TERRA: CULTIVAR O PRÓPRIO ALIMENTO – p. 265

MUNDO DA LEITURA: PLANTAR, CULTIVAR, COMPARTILHAR – p. 268

TEXTO & LINGUAGENS: MÃOS NA MASSA: PREPARANDO OS ALIMENTOS – p. 269

UNIVERSO CULINÁRIO – p. 272

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 273

ESTAÇÃO DA LÍNGUA: QUITUTES CULTURAIS – p. 274

DE OLHO NA ESCRITA – p. 275

ENCONTRO NA PRACINHA: CULTURA E ALEGRIA – p. 275

PALAVRAS DO UNIVERSO CULINÁRIO: USOS DO C, Ç, QU, H – p. 278

LISTAS E PREPAROS: USOS DO X – p. 279

DIFERENTES SABORES E ORIGENS: PALAVRAS E LETRAS K, Y, W – p. 280

DE VOLTA AOS CONTOS DE FADAS: RECEITA DE ARREPIAR – p. 281

DE OLHO NA FALA – p. 283

CRIANÇA PODE COZINHAR? – p. 283

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 286

ESTAÇÃO CRIATIVA: RECEITAS AFETIVAS – p. 287

OFICINA DO TEXTO – p. 288

RECEITA DE FAMÍLIA – p. 288

CARDÁPIO SAUDÁVEL EM VÍDEO – p. 289

CIRANDA DO TEXTO: PIQUENIQUE COMUNITÁRIO – p. 290

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES – p. 291

MUNDO DAS PALAVRAS – p. 292



RETOMANDO A TRAVESSIA – p. 293
PARA SEGUIR NO MUNDO DA LEITURA – p. 295

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 297

RECORTES – p. 299

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Mundo das palavras

Estimula a curiosidade e amplia o repertório linguístico dos alunos.

Código da Obra:
0009P230101010010
Avatar Carla da Silva Francisco
Carla da Silva Francisco Autor(a)
Avatar Isabel Pereira Amancio
Isabel Pereira Amancio Autor(a)
Avatar Regina Braz
Regina Braz Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Corpo em movimento

Atividades lúdicas que estimulam o uso do corpo e coordenação.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura de textos diversificados

Integra múltiplos gêneros e contextos sociais nas leituras.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas orais e revisão de saberes

Explora oralidade e retoma conhecimentos antes da escrita.

Conteúdo programático

Para iniciar a travessia – p. 10

A raposa e a cegonha, Esopo – p. 14

Hora da lição de casa, Pedro Bandeira – p. 20



Trilha 1: Correio das crianças – p. 20

Primeiros passos – p. 20

Estação da leitura: Entre cartas – p. 21

Texto & leitor: Cartas familiares – p. 22

Dona Palavra, Ronald Claver – p. 22

Carta animal – p. 27

Viviana Rainha do Pijama, Steve Webb – p. 27

Mundo da leitura: Cartas, bilhetes e histórias – p. 30

Texto & linguagens: Cartas pessoais reais – p. 31

Carta extraordinárias, Shaun Usher – p. 31

Álbum de recordações – p. 33

Estação da língua: Entre bilhetes e cartões – p. 34

De olho na escrita – p. 35

Uma carta maluquinha – p. 35

HQ Menino Maluquinho, Ziraldo – p. 35

Bilhetes cotidianos – p. 36

Letra cursiva e nomes próprios – p. 37

Outros tipos de correspondência – p. 40

Volta ao mundo das letras – p. 43

Letra, sílaba, palavra, frase – p. 45

O caramujo e a saúva, versão de Daniel Ayres e Marina Pittier – p. 45

Sinais de pontuação – p. 48

De olho na fala – p. 49

Anotações de pesquisa – p. 49

Álbum de recordações – p. 50

Estação criativa: Minha escola em postais – p. 51

Oficina do texto – p. 52

Cartão-postal – p. 52

Ciranda do texto: Cartões de aniversário – p. 53

Álbum de recordações – p. 54

Mundo das palavras – p. 55



Trilha 2: Arte em papel – p. 56

Primeiros passos – p. 56

Estação da leitura: Explorando o papel – p. 57

Texto & leitor: Produzir papel reciclado – p. 58

Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 58

Mundo da leitura: O papel em diferentes mundos – p. 62

Texto & linguagens: Produzir marcador de página – p. 63

Almanaque do Manual do Mundo Mini, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro – p. 63

Tipos de frases – p. 66

Singular e plural – p. 68

Álbum de recordações – p. 69

Estação da língua: Experiências e brincadeiras com papel – p. 70

De olho na escrita – p. 71

Brincar e aprender: relatório de observação – p. 71

Letras D e T – p. 73

Letras B e P – p. 75

Letras F e V – p. 77

Substantivos próprios e comuns – p. 80

De olho na fala – p. 81

Relato de experiência vivida – p. 81

Descubra o que me inspira, Iberê Thenório – p. 82

Álbum de recordações – p. 83

Estação criativa: Teatro de sombras – p. 84

Oficina do texto – p. 85

Está pronto, seu Lobo? – p. 85

Ciranda do texto: Preparar a apresentação – p. 87

Álbum de recordações – p. 88

Mundo das palavras – p. 89



Trilha 3: Causas cidadãs – p. 90

Primeiros passos – p. 90

Estação da leitura: Fazer o bem! – p. 91

Texto & leitor: Cuidar de si – p. 92

Folheto de campanha de conscientização sobre a importância da vacina – p. 92

Cartaz de campanha nacional de vacinação – p. 94

Campanha de prevenção da obesidade infantil – p. 96

Mundo da leitura: Olhar para si e para o outro – p. 97

Texto & linguagens: Cuidar do outro – p. 98

Cartaz e peça da campanha Malu Moletom – p. 99

Calor pra dar, André Caccia Bava – p. 100

Álbum de recordações – p. 102

Estação da língua: Defender o certo! – p. 103

De olho na escrita – p. 104

Cuidar de todos – p. 104

Campanha Unicef para valorização da infância negra – p. 104

Campanha Unicef contra a discriminação racial na infância – p. 105

Campanha contra a discriminação de gênero – p. 106

Escrita de palavras: C, QU, Ç – p. 107

Escrita de palavras: G, GU, J – p. 109

Explorando sons e letras – p. 111

Fazer o certo, fazer o bem – p. 112

Campanha contra o bullying – p. 112

Vivam as diferenças! – p. 114

Normal é ser diferente, Jair Oliveira – p. 114

Listas de palavras: antônimos e sinônimos – p. 115

De olho na fala – p. 117

Assembleia: solidariedade e igualdade na escola – p. 117

Álbum de recordações – p. 119

Estação criativa: Escola de todos! – p. 120

Oficina do texto – p. 121

Ser diferente é bom! – p. 121

Ciranda do texto: Diferenças que completam – p. 123

Álbum de recordações – p. 124

Mundo das palavras – p. 125



Trilha 4: Em busca de poesia – p. 126

Primeiros passos – p. 126

Estação da leitura: Universo poético – p. 127

Texto & leitor: Onde está a poesia? – p. 128

Um poema para o que tem dentro das coisas, Lalau e Laurabeatriz – p. 129

Mundo da leitura: Poesia para ser feliz! – p. 131

Texto & linguagens: Na beleza da natureza – p. 132

Cantiga do vento, Elias José – p. 132

Nas letras e palavras… – p. 134

Chuva, Fernando Paixão – p. 134

Nas coisas inventadas – p. 136

Gatarrinho, Sérgio Capparelli – p. 136

Em importantes reflexões… – p. 137

Paraíso, José Paulo Paes – p. 137

Álbum de recordações – p. 139

Estação da língua: Poesia de ontem e de hoje – p. 140

De olho na escrita – p. 141

Da parlenda ao poema – p. 141

Bão-ba-la-lão, Elias José – p. 141

Som nasal: M, N, til – p. 143

Escrita de palavras: M ou N? – p. 145

Escrita de palavras: antônimos – p. 146

Escrita de palavras: diminutivo e aumentativo – p. 148

De olho na fala – p. 150

Língua falada na poesia – p. 150

À moda caipira, Elias José – p. 150

Álbum de recordações – p. 154

Estação criativa: Por dentro da poesia – p. 155

Oficina do texto – p. 156

Decalque de poema – p. 156

Recital de poesia popular – p. 157

Ciranda do texto: Evento na escola – p. 158

Álbum de recordações – p. 159

Mundo das palavras – p. 160



Trilha 5: Investigar, observar e descobrir – p. 161

Primeiros passos – p. 161

Estação da leitura: Escutar, ler e anotar – p. 162

Texto & leitor: Eu vejo o céu! – p. 163

O céu, Nando Reis e Marisa Monte – p. 163

Mundo da leitura: O que vejo da janela? – p. 167

Texto & linguagens: Eu observo o vento – p. 168

Como é formado o vento?, Tauana Marin – p. 168

Vento, Britannica Escola – p. 171

Faça uma biruta, Grandes ideias para pequenos cientistas: 365 experiências – p. 173

Álbum de recordações – p. 174

Estação da língua: Pesquisa e curiosidades – p. 175

De olho na escrita – p. 176

Eu vejo o mar – p. 176

Imensidão azul, Minas faz ciência – p. 176

Acentos gráficos: agudo e circunflexo – p. 178

Escrita de palavras: L e U – p. 179

De volta ao fundo do mar – p. 181

Escrita de palavras: H, NH, LH, CH – p. 182

O que podemos encontrar no mar? – p. 184

De olho na fala – p. 185

O amor pelo mar – p. 185

De onde vem a onda? – p. 187

De onde vêm as ondas?, ep. 1, transcrição de animação do Youtube – p. 187

Álbum de recordações – p. 189

Estação criativa: Registro da pesquisa – p. 190

Oficina do texto – p. 191

Meu verbete de curiosidades – p. 191

Do verbete ao podcast – p. 192

Ciranda do texto: Experimento em família – p. 193

Álbum de recordações – p. 194

Mundo das palavras – p. 195



Trilha 6: Histórias fabulosas – p. 196

Primeiros passos – p. 196

Estação da leitura: Entre bichos falantes – p. 197

Texto & leitor: Fábulas em diferentes versões – p. 198

A cigarra e as formigas, Esopo – p. 198

As formigas e a cigarra, Ricardo da Cunha Lima – p. 200

Mundo da leitura: Encontro com as fábulas – p. 202

Texto & linguagens: Sequência narrativa – p. 203

A lebre e a tartaruga, Esopo – p. 203

O narrador e a fala das personagens – p. 205

Caracterizando espaço e personagens – p. 206

Da fábula ao provérbio – p. 207

Fábula em quadrinhos – p. 208

HQ Bidu Fábulas, Mauricio de Sousa – p. 208

Álbum de recordações – p. 214

Estação da língua: Confabulando – p. 215

De olho na escrita – p. 216

Usos da letra R – p. 216

A gansa dos ovos de ouro, Esopo – p. 216

Usos da letra S – p. 218

O galo e a pérola, Esopo – p. 218

O lobo e o cão, La Fontaine – p. 219

As letras também falam – p. 220

De olho na fala – p. 223

Roda de histórias – p. 223

Álbum de recordações – p. 224

Estação criativa: Fabulistas fabulosos – p. 225

Oficina do texto – p. 226

Fábulas ilustradas – p. 226

Ciranda do texto: Reconto fabuloso em família – p. 227

Álbum de recordações – p. 228

Mundo das palavras – p. 229



Trilha 7: Jornalismo para crianças – p. 230

Primeiros passos – p. 230

Estação da leitura: Revistas e jornais – p. 231

Texto & leitor: Reportagem de capa – p. 232

Perigos para os indígenas, Revista Qualé – p. 232

Mundo da leitura: Jornal e literatura – p. 236

Texto & linguagens: Primeira página de jornal – p. 237

Primeira página Jornal da Criança – p. 237

O leitor do jornal – p. 242

Jornal Joca – p. 242

Álbum de recordações – p. 244

Estação da língua: Ler e ouvir notícias – p. 245

De olho na escrita – p. 246

Usos da letra Z – p. 246

“A Caixa Mágica do Natal” estreia dia 6 no Teatro Amazonas, G1 – p. 246

Sílabas: estrutura e separação – p. 248

Títulos e foto-legendas em textos jornalísticos – p. 251

Reorganizando títulos de notícias – p. 254

De olho na fala – p. 255

Notícias para ouvir – p. 255

Álbum de recordações – p. 256

Estação criativa: Extra! Extra! – p. 257

Oficina do texto – p. 258

Notícia de primeira página – p. 258

Ciranda do texto: Podcast de notícias – p. 260

Álbum de recordações – p. 261

Mundo das palavras – p. 262



Trilha 8: Histórias ancestrais – p. 263

Primeiros passos – p. 263

Estação da leitura: Narrativas de origem – p. 264

Texto & leitor: Narrativas africanas – p. 265

Como a zebra ficou listrada, Júlio Emílio Braz – p. 265

Mundo da leitura: Mais narrativas folclóricas – p. 272

Texto & linguagens: Lendas indígenas – p. 273

A dança do arco-íris, recontada por João Anzanello Carrascoza – p. 273

Álbum de recordações – p. 278

Estação da língua: Contar e recontar histórias – p. 279

De olho na escrita – p. 280

Narrador e fala das personagens – p. 280

As duas mulheres e o Céu, Ilan Brenman e Fernando Vilela – p. 281

Descrição na narrativa – p. 282

Por que os pescadores gostam do vento?, Maté – p. 282

Usos da letra X – p. 286

Desafio das palavras – p. 287

Estrutura e separação silábica – p. 288

De olho na fala – p. 290

Expressão oral e pontuação – p. 290

Roda de histórias – p. 291

Álbum de recordações – p. 292

Estação criativa: Guardião de histórias – p. 293

Oficina do texto – p. 294

Mural folclórico – p. 294

Ciranda do texto: Encontros e recontos – p. 295

Álbum de recordações – p. 297

Mundo das palavras – p. 298



Retomando a travessia – p. 299

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301

Referências bibliográficas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Mundo das palavras

Estimula a curiosidade e amplia o repertório linguístico dos alunos.

Código da Obra:
0009P230101010010
Avatar Carla da Silva Francisco
Carla da Silva Francisco Autor(a)
Avatar Isabel Pereira Amancio
Isabel Pereira Amancio Autor(a)
Avatar Regina Braz
Regina Braz Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Corpo em movimento

Atividades lúdicas que estimulam o uso do corpo e coordenação.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura de textos diversificados

Integra múltiplos gêneros e contextos sociais nas leituras.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas orais e revisão de saberes

Explora oralidade e retoma conhecimentos antes da escrita.

Conteúdo programático

Para iniciar a travessia – p. 10

Fiapo de Trapo, Ana Maria Machado – p. 12



Trilha 1: Fome de quê? – p. 20

Primeiros passos – p. 20

Estação da leitura: Cozinhar é afeto e cultura! – p. 21

Texto & leitor: Receita e poema – p. 22

A cesta de doces, Roseana Murray e André Murray – p. 22

Bolo de fubá cremoso, Roseana Murray e André Murray – p. 23

Mundo da leitura: Bom apetite! – p. 25

Texto & linguagens: Receitas regionais do Brasil – p. 26

Características da receita – p. 28

Diário de bordo – p. 30

Estação da língua: Cozinhar é alegria! – p. 31

De olho na escrita – p. 32

Alfabeto dos alimentos – p. 32

Dicas culinárias: explorando a pontuação – p. 34

Dicas da Turma do Sítio, Caderno de receitas do Sítio do Picapau Amarelo – p. 34

Números, concordância e preparos em receitas – p. 36

Universo culinário: escrita de palavras – p. 39

De olho na fala – p. 41

Receitas faladas em vídeos culinários – p. 41

Língua falada e língua escrita: letras O/U e E/I – p. 44

Diário de bordo – p. 46

Estação criativa: Convidados especiais – p. 47

Oficina do texto – p. 48

Banquete da imaginação – p. 48

Ciranda do texto: Receitas regionais nutritivas – p. 50

Diário de bordo – p. 52

Mundo das palavras – p. 53



Trilha 2: A experiência da carta – p. 54

Primeiros passos – p. 54

Estação da leitura: Cartas e comunicação – p. 55

Texto & leitor: Pombo-correio, voa ligeiro! – p. 56

Como fazíamos sem… CORREIO, Bárbara Soalheiro – p. 56

A carta na história – p. 59

Mundo da leitura: Cartas na literatura infantil – p. 61

Texto & linguagens: Uma carta extraordinária! – p. 62

Estrutura da carta pessoal – p. 66

Envelopes e selos – p. 67

Da carta ao e-mail – p. 69

Diário de bordo – p. 70

Estação da língua: Mais correspondências – p. 71

De olho na escrita – p. 72

Cartas da imaginação: diminutivo e aumentativo – p. 72

Uso de pronomes – p. 75

Substantivos próprios e comuns – p. 77

Escrita das palavras: G, GU e J – p. 78

Mensagens e escrita das palavras: X e CH – p. 79

Escrita das palavras em bilhetes: C e Ç – p. 81

De olho na fala – p. 82

Desafio do bilhete ditado – p. 82

Diário de bordo – p. 83

Estação criativa: Cartas para a comunidade – p. 84

Oficina do texto – p. 85

Hora da carta! – p. 85

Ciranda do texto: Enviar e receber cartas – p. 86

Diário de bordo – p. 87

Mundo das palavras – p. 88



Trilha 3: Em cartaz: direitos e deveres das crianças – p. 89

Primeiros passos – p. 89

Estação da leitura: Campanhas e causas sociais – p. 90

Texto & leitor: Criança não trabalha: cartaz e folheto – p. 91

Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar. Cartaz de campanha contra o trabalho infantil – p. 91

Mundo da leitura: Direitos das crianças na literatura – p. 97

Texto & linguagens: Banner digital e cartaz de divulgação – p. 98

Diário de bordo – p. 101

Estação da língua: Direitos e deveres das crianças – p. 102

De olho na escrita – p. 103

Criança tem direito! – p. 103

Palavras derivadas e compostas – p. 107

Som nasal: M, N, til – p. 110

Direitos e deveres – p. 111

Classificação das palavras – p. 113

De olho na fala – p. 115

Assembleia: estatuto da turma – p. 115

Diário de bordo – p. 116

Estação criativa: Mostra de animação – p. 117

Oficina do texto – p. 118

Estatuto animado – p. 118

Cartazes de divulgação – p. 120

Ciranda do texto: Mostra e bate-papo com as famílias – p. 121

Diário de bordo – p. 122

Mundo das palavras – p. 123



Trilha 4: Memórias em palavras – p. 124

Primeiros passos – p. 124

Estação da leitura: Querido diário – p. 125

Texto & leitor: Diário da ficção – p. 126

Diário da Julieta, Ziraldo – p. 126

Mundo da leitura: Universo dos diários – p. 129

Texto & linguagens: Construção do relato em diários – p. 130

O diário escondido da Serafina, Cristina Porto – p. 130

Carta-diário – p. 134

Diário de bordo – p. 137

Estação da língua: Experiências da vida – p. 138

De olho na escrita – p. 139

Adjetivos em relatos de blogs pessoais – p. 139

Dicionário e ordem alfabética – p. 141

Escrita e formação de palavras – p. 143

Uso de pronomes – p. 146

Usos de R e RR – p. 147

Uso de S e SS – p. 148

De olho na fala – p. 149

Histórias da vida: depoimento oral – p. 149

Histórias de família – p. 151

Diário de bordo – p. 152

Estação criativa: Vivências na escola – p. 153

Oficina do texto – p. 154

Diário de estudante – p. 154

Ciranda do texto: Diário fotográfico virtual – p. 156

Diário de bordo – p. 157

Mundo das palavras – p. 158



Trilha 5: Versos do povo – p. 159

Primeiros passos – p. 159

Estação da leitura: Poesia no varal – p. 160

Texto & leitor: Personagem da cultura popular – p. 161

Traquinagens de João Grilo, Marco Haurélio – p. 162

Mundo da leitura: Aventuras em cordel – p. 165

Texto & linguagens: Entre espertezas e proezas – p. 166

Proezas de João Grilo, João Ferreira de Lima – p. 166

Do cordel ao teatro – p. 168

Auto da compadecida, Ariano Suassuna – p. 168

Um clássico da literatura de cordel – p. 171

O dinheiro ou o testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros – p. 171

Diário de bordo – p. 175

Estação da língua: Mais poesia popular – p. 176

De olho na escrita – p. 177

Cordel e cantoria – p. 177

Um cordel sobre o repente, César Obeid – p. 177

Sílabas e separação silábica – p. 179

Desafios ou pelejas – p. 182

Desafio das palavras invertidas, César Obeid – p. 182

Sílaba tônica e acentuação – p. 184

De olho na fala – p. 187

Hora da peleja! – p. 187

Diário de bordo – p. 188

Estação criativa: Feira de versos – p. 189

Oficina do texto – p. 190

Cordelteca virtual – p. 190

Ciranda do texto: Cordel dramatizado – p. 192

Diário de bordo – p. 193

Mundo das palavras – p. 194



Trilha 6: Descobertas científicas – p. 195

Primeiros passos – p. 195

Estação da leitura: Observar para compreender – p. 196

Texto & leitor: Relato de experimento científico – p. 197

Aprenda a fazer chuva artificial, Reinaldo Vargas – p. 197

Mundo da leitura: Ciência e aprendizado – p. 201

Texto & linguagens: Relato de experimento: recursos linguísticos – p. 202

Faça cores desaparecerem, Rafaela Carvalho – p. 202

Diário de bordo – p. 206

Estação da língua: Pesquisar e compreender – p. 207

De olho na escrita – p. 208

O verbo e a estrutura da frase verbal – p. 208

Tempo verbal em relato de experimento – p. 210

Desafio da formação de palavras – p. 211

Escrita das palavras: usos de C e QU – p. 212

Escrita das palavras: usos de G e GU – p. 213

De olho na fala – p. 214

Vídeos de experimentos científicos – p. 214

Pesquisa e exposição oral – p. 217

Diário de bordo – p. 219

Estação criativa: Pequenos cientistas – p. 220

Oficina do texto – p. 221

Construindo um terrário – p. 221

Registrar e divulgar resultados – p. 223

Ciranda do texto: Mensagem secreta para a família – p. 225

Diário de bordo – p. 226

Mundo das palavras – p. 227



Trilha 7: Histórias populares do Brasil – p. 228

Primeiros passos – p. 228

Estação da leitura: Artimanhas e travessuras – p. 229

Texto & leitor: Histórias de artimanha – p. 230

Pedro Malasartes e a sopa de pedra, Ana Maria Machado – p. 230

A esperteza feminina – p. 236

O pescador, Sílvio Romero – p. 236

Mundo da leitura: Mais histórias populares – p. 239

Texto & linguagens: Histórias de animais – p. 240

O urubu e o sapo, Sílvio Romero – p. 240

Diferentes versões e formas de contar – p. 242

Narrador e falas das personagens – p. 243

O verbo e as falas das personagens – p. 245

A esperteza em outras linguagens – p. 246

Diário de bordo – p. 248

Estação da língua: Explorando o conto popular – p. 249

De olho na escrita – p. 250

Verbos e substantivos na narrativa – p. 250

Construção de parágrafos – p. 252

Usos de C, Ç, S, SS – p. 254

De olho na fala – p. 255

Roda de histórias – p. 255

Diário de bordo – p. 256

Estação criativa: Meu reconto escrito – p. 257

Oficina do texto – p. 258

Coletânea de histórias populares – p. 258

Ciranda do texto: Podcast folclórico – p. 260

Diário de bordo – p. 261

Mundo das palavras – p. 262



Trilha 8: Opinando sobre fatos – p. 263

Primeiros passos – p. 263

Estação da leitura: Informação e opinião – p. 264

Texto & leitor: Capa de revista e reportagem – p. 265

Capa da revista Qualé, edição 11, 2020 – p. 265

Mundo contra o racismo, Fabrícia Peixoto e Maria Clara Cabral – p. 267

Mundo da leitura: Múltiplas cores – p. 271

Texto & linguagens: Notícia de primeira página – p. 272

Notícia na internet – p. 274

Voz dos leitores: comentário e carta de leitor – p. 278

Diário de bordo – p. 283

Estação da língua: Do impresso ao falado – p. 284

De olho na escrita – p. 285

Verbo e frases em textos jornalísticos – p. 285

Escrita de textos jornalísticos – p. 287

De olho na fala – p. 288

Telejornal: informação para ver e ouvir – p. 288

Linguagem oral em telejornais – p. 290

Diário de bordo – p. 292

Estação criativa: Telejornal multicultural – p. 293

Oficina do texto – p. 294

Ler, analisar e comentar notícias – p. 294

Ciranda do texto: Telejornal comunitário – p. 296

Diário de bordo – p. 297

Mundo das palavras – p. 298



Retomando a travessia – p. 299

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301

Referências bibliográficas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Mundo das palavras

Estimula a curiosidade e amplia o repertório linguístico dos alunos.

Código da Obra:
0009P230101010010
Avatar Carla da Silva Francisco
Carla da Silva Francisco Autor(a)
Avatar Isabel Pereira Amancio
Isabel Pereira Amancio Autor(a)
Avatar Regina Braz
Regina Braz Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Corpo em movimento

Atividades lúdicas que estimulam o uso do corpo e coordenação.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura de textos diversificados

Integra múltiplos gêneros e contextos sociais nas leituras.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas orais e revisão de saberes

Explora oralidade e retoma conhecimentos antes da escrita.

Conteúdo programático

Para iniciar a travessia – p. 10

A semente da verdade, conto folclórico recontado por Patrícia Engel Secco – p. 12



Trilha 1: Palavra encantada – p. 20

Primeiros passos – p. 20

Estação da leitura: Entre rimas e ritmos – p. 21

Texto & leitor: Poesia da natureza Canção da primavera, Mario Quintana – p. 22

Vai e vem das estações, Paulo Tatit, grupo Palavra Cantada – p. 25

A primavera endoideceu, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 26

Mundo da leitura: Ler e cantar, é só começar! – p. 28

Texto & linguagens: Linguagem poética – p. 29

Ciranda, Roseana Murray – p. 29

Poema sem rima? – p. 31

Rápido e rasteiro, Chacal – p. 31

Diário de bordo – p. 32

Estação da língua: Viagem poética – p. 33

De olho na escrita – p. 34

Tonicidade e acentuação – p. 34

Musiquinha chata, Sérgio Capparelli – p. 34

Uma viagem musical – p. 38

Carimbador maluco, Raul Seixas – p. 38

Usos de G e J – p. 41

De olho na fala – p. 43

Jogral: poema em movimento – p. 43

Playlist da turma – p. 44

Diário de bordo – p. 46

Estação criativa: Nossa antologia poética – p. 47

Oficina do texto – p. 48

Selecionando poemas – p. 48

Releitura de poema visual – p. 51

Ciranda do texto: Playlist para a comunidade – p. 52

Diário de bordo – p. 53

Mundo das palavras – p. 54



Trilha 2: Pesquisar é aprender! – p. 55

Primeiros passos – p. 55

Estação da leitura: Passo a passo da pesquisa – p. 56

Texto & leitor: Tema e materiais de referência – p. 57

Reciclagem, Britannica Escola – p. 57

Mundo da leitura: Ler para saber mais – p. 61

Texto & linguagens: Definições, explicações e exemplos em verbete – p. 62

Biodiversidade, Britannica Escola – p. 62

Usos da vírgula: enumeração, exemplo, explicação – p. 66

Esquema, mapa, tabela e gráfico – p. 67

Apresentando resultados – p. 71

Diário de bordo – p. 72

Estação da língua: Verbetes, instruções e linguagem formal – p. 73

De olho na escrita – p. 74

Frase, verbo e concordância – p. 74

Verbo e tempo verbal em verbetes – p. 76

Concordância entre as palavras – p. 79

Pauta de revisão: coesão e escrita de verbetes – p. 81

De olho na fala – p. 83

Reciclar e brincar: roteiro de análise de vídeo – p. 83

Diário de bordo – p. 85

Estação criativa: Manual da criança ecológica – p. 86

Oficina do texto – p. 87

Enciclopédia da reciclagem – p. 87

Apresentando resultados – p. 89

Ciranda do texto: Oficina de brinquedos sustentáveis – p. 90

Diário de bordo – p. 91

Mundo das palavras – p. 92



Trilha 3: Histórias de muitas vozes – p. 93

Primeiros passos – p. 93

Estação da leitura: Narrativas maravilhosas – p. 94

Texto & leitor: Uma história de As mil e uma noites – p. 95

Ali Babá e os quarenta ladrões, conto de tradição oral recontado por Suely M. Brazão – p. 95

Mundo da leitura: Viajando para lugares distantes – p. 107

Texto & linguagens: Explorando o conto maravilhoso – p. 108

Tempo e espaço no conto maravilhoso – p. 111

Diário de bordo – p. 113

Estação da língua: Por dentro da aventura – p. 114

De olho na escrita – p. 115

O narrador e as personagens – p. 115

O verbo e as falas das personagens – p. 118

Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 119

Pauta de revisão: coesão e escrita de narrativas – p. 120

Pauta de revisão: a letra H inicial – p. 122

De olho na fala – p. 123

Viajando pelas mil e uma noites: roda de histórias – p. 123

Diário de bordo – p. 124

Estação criativa: Nossas vozes recontam histórias – p. 125

Oficina do texto – p. 126

Minha versão do texto – p. 126

Ciranda do texto: Podcast das arábias – p. 128

Diário de bordo – p. 129

Mundo das palavras – p. 130



Trilha 4: Entre notícias e entrevistas – p. 131

Primeiros passos – p. 131

Estação da leitura: Fatos e pontos de vista – p. 132

Texto & leitor: Extra! Extra! Deu na primeira página! – p. 133

Mundo da leitura: Em busca de informação – p. 135

Texto & linguagens: Estrutura da notícia: fato ou opinião? – p. 136

53% das casas brasileiras têm ao menos um animal de estimação, aponta pesquisa, jornal Joca – p. 136

Entrevista radical – p. 139

Skate pra meninas, sim, Maria Clara Cabral para revista Qualé – p. 139

Coesão em textos jornalísticos – p. 142

40% dos adultos brasileiros estão sedentários, diz IBGE, jornal Joca – p. 142

Da enquete à notícia: texto e pontuação – p. 144

Diário de bordo – p. 146

Estação da língua: Entrevistar para descobrir – p. 147

De olho na escrita – p. 148

Capa de jornal: substantivos e adjetivos – p. 148

Verbo na organização da frase – p. 150

Pauta de revisão: acentuação de ditongo aberto e hiato – p. 151

Pauta de revisão: alguns usos de X ou CH – p. 154

De olho na fala – p. 156

Entrevista que vira notícia – p. 156

Diário de bordo – p. 158

Estação criativa: Acontece na escola – p. 159

Oficina do texto – p. 160

Hora da notícia! – p. 160

Ciranda do texto: Voz do leitor – p. 162

Diário de bordo – p. 163

Mundo das palavras – p. 164



Trilha 5: Novas velhas histórias – p. 165

Primeiros passos – p. 165

Estação da leitura: O conto de roupa nova – p. 166

Texto & leitor: No começo eram 3, agora são 33! – p. 167

Os 33 porquinhos, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta – p. 167

Mundo da leitura: Entre príncipes e fadas – p. 170

Texto & linguagens: Era uma vez com representatividade… – p. 171

Sacinderela, de José Roberto Torero – p. 172

Diário de bordo – p. 178

Estação da língua: Explorando releitura de conto – p. 179

De olho na escrita – p. 180

Coesão, concordância e pontuação no conto – p. 180

Pauta de revisão: ÃO e AM – p. 184

Pauta de revisão: formando palavras com S ou Z – p. 185

Memorizando palavras: S ou Z? – p. 188

De olho na fala – p. 189

Pesquisa: releituras de contos de fadas – p. 189

Diário de bordo – p. 190

Estação criativa: Convenção de personagens – p. 191

Oficina do texto – p. 192

Nossas releituras – p. 192

Ciranda do texto: Quem conta um conto… mistura as personagens! – p. 194

Luz, câmera e ação! – p. 195

Diário de bordo – p. 196

Mundo das palavras – p. 197



Trilha 6: Pequeno cidadão – p. 198

Primeiros passos – p. 198

Estação da leitura: Com a palavra, o cidadão – p. 199

Texto & leitor: Carta de reclamação – p. 200

Monção: Criança de 10 anos escreve carta à Presidente da Junta… que é a própria mãe!, rádio Vale do Minho – p. 200

Mundo da leitura: Cidadão consciente – p. 204

Texto & linguagens: Reclamações virtuais – p. 205

Leitor não consegue reagendar exame médico para renovação de CNH, Renata Okumura para Estadão – p. 205

Construindo argumentação: conectivos – p. 208

Diário de bordo – p. 209

Estação da língua: Com a palavra, o consumidor! – p. 210

De olho na escrita – p. 211

Consumidor mirim – p. 211

Comprou, estourou, trocou, Criança Segura Safe Kids Brasil e outros – p. 211

Os direitos do consumidor mirim, Procon Mirim – p. 213

O direito de reclamar e ser atendido, Procon Mirim – p. 214

Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos – p. 216

O melhor de Calvin, Bill Watterson – p. 216

Artigos e numerais – p. 218

Manolito, Quino – p. 218

Carnê, boleto e fatura – p. 219

Pauta de revisão: uso de S, SS, C e Ç – p. 223

Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e proparoxítonas – p. 225

De olho na fala – p. 227

Nossa assembleia: direitos e deveres da turma – p. 227

Diário de bordo – p. 228

Estação criativa: Boca no trombone! – p. 229

Oficina do texto – p. 230

Problema real a ser resolvido – p. 230

Ciranda do texto: Reclamações visuais: intervenção artística na escola – p. 232

Diário de bordo – p. 233

Mundo das palavras – p. 234



Trilha 7: Nas ondas do rádio – p. 235

Primeiros passos – p. 235

Estação da leitura: Em sintonia – p. 236

Texto & leitor: Rádio, futebol e folclore – p. 237

Seleção brasileira de monstros do futebol / Combinado mundial de craques sobrenaturais, Alexandre de Castro Gomes – p. 237

Folclore de chuteiras, Alexandre de Castro Gomes – p. 238

Mundo da leitura: Entre programas de rádio – p. 242

Texto & linguagens: Programa infantil: do rádio para o podcast – p. 243

Roteiro do Programa Maritaca, Mariana Piza – p. 244

Diário de bordo – p. 249

Estação da língua: Entre ouvintes e locutores – p. 250

De olho na escrita – p. 251

Os ouvintes do rádio – p. 251

Vendo com os ouvidos, José Roberto Torero – p. 251

Da fala para a escrita – p. 254

De olho na fala – p. 255

Narração esportiva: os locutores – p. 255

Informação no rádio – p. 257

Diário de bordo – p. 259

Estação criativa: Nas ondas do folclore – p. 260

Oficina do texto – p. 261

Uma rádio lendária – p. 261

Ciranda do texto: Sintonizando a comunidade – p. 263

Diário de bordo – p. 264

Mundo das palavras – p. 265



Trilha 8: Talentos no palco – p. 266

Primeiros passos – p. 266

Estação da leitura: Espetáculo teatral – p. 267

Texto & leitor: Texto para encenar – p. 268

O caçador de borboletas, Maria Clara Machado – p. 268

Mundo da leitura: Espetáculos em livros – p. 276

Texto & linguagens: Organização do texto teatral – p. 277

O corpo também fala – p. 280

Diário de bordo – p. 281

Estação da língua: Do roteiro às personagens – p. 282

De olho na escrita – p. 283

Conectivos e pontuação – p. 283

Pauta de revisão: SC, SÇ, XC – p. 285

De olho na fala – p. 287

Hora do improviso: jogo teatral – p. 287

Como produzir palitoches? – p. 288

Tutorial: personagens de palitoches – p. 289

Diário de bordo – p. 290

Estação criativa: Hora do espetáculo! – p. 291

Oficina do texto – p. 292

Reescrevendo roteiro de peça teatral – p. 292

Ciranda do texto: Abrindo as cortinas! – p. 294

Diário de bordo – p. 295

Mundo das palavras – p. 296



Retomando a travessia – p. 297

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301

Referências bibliográficas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Mundo das palavras

Estimula a curiosidade e amplia o repertório linguístico dos alunos.

Código da Obra:
0009P230101010010
Avatar Carla da Silva Francisco
Carla da Silva Francisco Autor(a)
Avatar Isabel Pereira Amancio
Isabel Pereira Amancio Autor(a)
Avatar Regina Braz
Regina Braz Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Corpo em movimento

Atividades lúdicas que estimulam o uso do corpo e coordenação.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura de textos diversificados

Integra múltiplos gêneros e contextos sociais nas leituras.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas orais e revisão de saberes

Explora oralidade e retoma conhecimentos antes da escrita.

Conteúdo programático

Para iniciar a travessia – p. 10

Como os campos, Marina Colasanti – p. 12



Trilha 1: Entre objetos culturais – p. 18

Primeiros passos – p. 18

Estação da leitura: Sou leitor ativo! – p. 19

Texto & leitor: Entre livros: resenha do leitor – p. 20

A casa na árvore com 13 andares, resenha de Luana S. para jornal Joca – p. 20

Mundo da leitura: Pontos de vista… – p. 23

Texto & linguagens: Recomendações culturais: brincadeiras e jogos – p. 24

Diversão como antigamente, revista Qualé – p. 24

Indicações tecnológicas: dica de jogo e tutorial – p. 27

Minecraft no ensino de ciências, Lorena Tarcia – p. 27

Como jogar Minecraft, Ronaldo Gogoni – p. 29

Resenhas e tutoriais em vlogs – p. 30

Transcrição do vídeo Livros infantojuvenis (para crianças, jovens e adultos), canal Ju Cirqueira – p. 30

Diário de bordo – p. 32

Estação da língua: Estratégias de avaliação – p. 33

De olho na escrita: Descrição, avaliação e concordância – p. 34

Exposição “Quadrinhos” entra em cartaz em São Paulo, jornal Joca – p. 34

Estratégias de coesão – p. 37

Trolls 2, sinopse no Jornal da Criança – p. 37

Verbos em tutoriais de jogos – p. 39

De quebrar a cabeça, revista Qualé – p. 39

Tonicidade e acentuação das palavras – p. 41

De olho na fala: Produzindo um vídeo: roteiro, gravação e edição – p. 43

Diário de bordo – p. 46

Estação criativa: Ludoteca virtual – p. 47

Oficina do texto: Sinopse e roteiro de vídeo – p. 48

Ciranda do texto: Editar, gravar e divulgar! – p. 50

Diário de bordo – p. 51

Mundo das palavras – p. 52



Trilha 2: Poesia na vida e na arte – p. 53

Primeiros passos – p. 53

Estação da leitura: Muitas formas poéticas – p. 54

Texto & leitor: A natureza em versos e estrofes – p. 55

As formigas, Olavo Bilac – p. 55

A poesia da natureza – p. 58

Um poema bem feitinho, Lalau e Laurabeatriz – p. 58

As formas da natureza em poema – p. 60

Eu sou o olho do furacão, Sérgio Capparelli – p. 60

Mundo da leitura: Universo poético – p. 62

Texto & linguagens: Animais poéticos: palavra e imagem – p. 63

Borboletra, Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski – p. 63

Cotidiano animado – p. 66

Torneira, Leo Cunha – p. 66

Diário de bordo – p. 70

Estação da língua: Poesia para refletir – p. 71

De olho na escrita: Refletir sobre o mundo e sobre si – p. 72

Super, Ulisses Tavares – p. 72

Palavras compostas e derivadas – p. 74

Pauta de revisão: acentuação de paroxítonas e hiatos – p. 76

De olho na fala: Textos poéticos em debate – p. 78

Meu crespo é de rainha!, bel hooks – p. 78

Diário de bordo – p. 80

Estação criativa: Ciranda ciberpoética – p. 81

Oficina do texto: Coletânea de ciberpoesia – p. 82

Ciranda do texto: Podcast poético – p. 84

Diário de bordo – p. 85

Mundo das palavras – p. 86



Trilha 3: A arte de fazer rir – p. 87

Primeiros passos – p. 87

Estação da leitura: Universo do riso – p. 88

Texto & leitor: Cartum, caricatura, charge – p. 89

Cartum de Moisés e caricatura de Chris – p. 89

História em quadrinhos – p. 92

O boneco, Mauricio de Sousa – p. 92

Mundo da leitura: Explorando o riso – p. 96

Texto & linguagens: Crônica de humor: o riso no cotidiano – p. 97

Conversinha sobre o pum, Ivan Angelo – p. 97

“Chatear” e “encher”, Paulo Mendes Campos – p. 100

Conversas cotidianas: marcas de oralidade e pontuação – p. 102

Diário de bordo – p. 103

Estação da língua: Recursos humorísticos – p. 104

De olho na escrita: Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos – p. 105

Pauta de revisão: usos de S e Z – p. 108

Pauta de revisão: usos de X e CH – p. 110

Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 111

De olho na fala: Rir é o melhor remédio – p. 113

Piadas e anedotas: registrar e contar – p. 114

Diário de bordo – p. 115

Estação criativa: Festival da risada – p. 116

Oficina do texto: Da tirinha para a crônica – p. 117

Ciranda do texto: Stand-up em vlog – p. 119

Diário de bordo – p. 120

Mundo das palavras – p. 121



Trilha 4: Da informação à opinião – p. 122

Primeiros passos – p. 122

Estação da leitura: Analisando e discutindo fatos – p. 123

Texto & leitor: Em busca de informação – p. 124

Produção jornalística em diferentes mídias – infográfico – p. 124

Longe da desinformação – p. 126

Capa da revista Qualé, edição 13 – p. 126

Mentiras que voam, Fabrícia Peixoto para a revista Qualé – p. 127

Mundo da leitura: De olho na informação – p. 133

Texto & linguagens: Reportagem e construção do texto – p. 134

Detetives: de olho nas fake news – p. 137

Diário de bordo – p. 139

Estação da língua: Fato e opinião – p. 140

De olho na escrita: Do fato ao ponto de vista – p. 141

Meninas que jogam futebol e meninos bailarinos falam sobre preconceito, Louise Soares para o jornal Folha de S.Paulo – p. 141

Menina pode jogar futebol?, Rosely Sayão para o jornal Folha de S.Paulo – p. 144

Frases verbais: estrutura, concordância e conectivos – p. 147

De olho na fala: Construindo opinião: hora do debate – p. 150

Distribuição de tarefas, gráfico de Plan Brasil – p. 150

Diário de bordo – p. 152

Estação criativa: Meu ponto de vista – p. 153

Oficina do texto: Do debate para o artigo de opinião – p. 154

Ciranda do texto: Mural digital de opiniões – p. 156

Diário de bordo – p. 157

Mundo das palavras – p. 158



Trilha 5: No universo das palavras – p. 159

Primeiros passos – p. 159

Estação da leitura: Palavras e sentidos – p. 160

Texto & leitor: De olho nos sentidos – p. 161

Esperança, Roseana Murray – p. 161

Esperança – verbete, dicionário Houaiss – p. 161

O que é um dicionário? – p. 163

Página do dicionário Aurelinho, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – p. 163

Um dicionário para o sentir – p. 166

Mundo da leitura: Para além das palavras – p. 169

Texto & linguagens: Construindo um glossário de leitura – p. 170

Como as diferentes mitologias explicam a origem da vida? – infográfico – p. 170

Vocabulário e relações de sentido – p. 173

Diário de bordo – p. 174

Estação da língua: Vocabulário e pesquisa – p. 175

De olho na escrita: Vocabulário: da arte ao cotidiano – p. 176

Quixotesco – verbete, Dicionário Online de Português – p. 176

Pauta de revisão: usos de -ice e -isse – p. 177

Palavras e conceitos científicos: fonema – p. 178

Pauta de revisão: fonema /s/ – p. 179

De olho na fala: Tabular e analisar dados de pesquisa – p. 181

Pontuação do Brasil no Índice Global de Generosidade, gráfico de Parceiros Voluntários – p. 181

Pesquisa: o que é gentileza? – p. 183

Diário de bordo – p. 186

Estação criativa: Dicionário de gentilezas – p. 187

Oficina do texto: Um dicionário para ser gentil – p. 188

Ciranda do texto: Compartilhando gentilezas – p. 190

Diário de bordo – p. 191

Mundo das palavras – p. 192



Trilha 6: Entre deuses e heróis – p. 193

Primeiros passos – p. 193

Estação da leitura: Diferentes mitologias – p. 194

Texto & leitor: Um deus grego conta sua história – p. 195

Posêidon e Medusa, meu amor impossível, Heloisa Prieto – p. 195

Mundo da leitura: Deuses na literatura – p. 200

Texto & linguagens: O herói no mito indígena – p. 201

Bahira em busca do fogo, mito indígena recontado por Rosana Rios – p. 201

Pontuação e falas das personagens – p. 205

Escrita de narrativa: recursos coesivos – p. 206

Diário de bordo – p. 207

Estação da língua: Mito em diferentes linguagens – p. 208

De olho na escrita: O mito nórdico no teatro – p. 209

Passado, Presente, Futuro, Ruth Salles – p. 209

Verbo e tempo verbal – p. 215

De olho na fala: Galeria de heróis e super-heróis – p. 219

Mulher-Maravilha e Aquaman, Márcio Jangarélli – p. 219

Diário de bordo – p. 221

Estação criativa: Esquete dos heróis – p. 222

Oficina do texto: Releituras mitológicas – p. 223

Ciranda do texto: Hora do show! – p. 225

Diário de bordo – p. 226

Mundo das palavras – p. 227



Trilha 7: Somos repórteres – p. 228

Primeiros passos – p. 228

Estação da leitura: Textos e informação científica – p. 229

Texto & leitor: Divulgação científica para crianças – p. 230

Chá de sumiço, Milena F. Diniz e outros para Ciência Hoje das Crianças – p. 230

Mundo da leitura: Explorando o universo científico – p. 234

Texto & linguagens: Reportagem: informação, pesquisa e dados – p. 235

Brasil tem mais de 3 mil espécies ameaçadas de extinção, revista Qualé – p. 235

Fotorreportagem e informação científica – p. 240

Estes animais já não existirão em 2050, Isabel Rubio para jornal El País – p. 240

Diário de bordo – p. 244

Estação da língua: Da reportagem escrita ao podcast – p. 245

De olho na escrita: Construção de frases e parágrafos – p. 246

Conectivos: preposição – p. 249

Pauta de revisão: sinais de pontuação – p. 250

Pauta de revisão: pesquisa e escrita de palavras – p. 251

Pauta de revisão: alguns usos do hífen – p. 252

De olho na fala: Reportagem em podcast – p. 253

Pesquisa e produção jornalística – p. 254

Transcrição de podcast da Radinho BdF – p. 254

Diário de bordo – p. 257

Estação criativa: Fotorreportagem digital – p. 258

Oficina do texto: Roteiro para fotorreportagem digital – p. 259

Ciranda do texto: Podcast: Vamos preservar! – p. 261

Diário de bordo – p. 262

Mundo das palavras – p. 263



Trilha 8: Hora do arrepio! – p. 264

Primeiros passos – p. 264

Estação da leitura: História de assombrar – p. 265

Texto & leitor: Em volta da fogueira… – p. 266

Histórias de assombração, Adauto Santos e Wilie – p. 266

Hora da assombração… – p. 268

O baile do caixeiro-viajante, Reginaldo Prandi – p. 268

Mundo da leitura: Histórias de arrepiar – p. 275

Texto & linguagens: Narrador e tipos de discurso – p. 276

Verbo e tempo verbal na narrativa – p. 278

Diário de bordo – p. 279

Estação da língua: Reconto, suspense e mistério – p. 280

De olho na escrita: Minicontos e microcontos para corajosos – p. 281

“Posso carregar o seu cesto?”, Alvin Schwartz – p. 281

Outra viagem, Arthur Nestrovski – p. 282

Estratégias coesivas em textos narrativos – p. 284

Marcadores de tempo e lugar – p. 285

Pauta de revisão: escrita de palavras – p. 286

De olho na fala: Hora do susto! – p. 288

“Por que você está aqui?”, Alvin Schwartz – p. 288

Diário de bordo – p. 290

Estação criativa: Vamos aterrorizar! – p. 291

Oficina do texto: Minicontos de assombração – p. 292

Ciranda do texto: De volta à fogueira – p. 294

Diário de bordo – p. 295

Mundo das palavras – p. 296



Retomando a travessia – p. 297

Para seguir no mundo da leitura… – p. 301

Referências bibliográficas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores