Coleção Desafio – Língua Portuguesa

1° ano
Anos Iniciais

Desafio das letras

Leitura, escrita e interpretação que desenvolvem o senso crítico.

Código da Obra:
0008P230101010010
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Roberta Vaiano
Roberta Vaiano Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Produção oral e leitura ativa

Exercita fala, leitura, compreensão textual e vocabulário.

Ícone da proposta pedagógica

Criatividade e gêneros textuais

Estimula a imaginação e a conexão entre diferentes gêneros.

Ícone da proposta pedagógica

Ortografia e regras da língua

Aborda grafia, acentuação e relações entre letras e sons.

Conteúdo programático

ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7

AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12

UNIDADE 1: LETRAS – p. 14

PARA LER: CAPA DE LIVRO DE TATIANA BELINKY – p. 16

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 16

ESTUDO DA LÍNGUA: ALFABETO – p. 18

JOGO: BINGO DE LETRAS – p. 22

PRODUÇÃO ESCRITA: CRACHÁ – p. 23

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS A, I E U – p. 25

PALAVRAS E FRASES – p. 27

PARA LER MAIS: TIRINHA DE MAURICIO DE SOUSA – p. 28

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 28

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS E E O – p. 30

PRODUÇÃO ORAL: EXPOSIÇÃO ORAL – p. 33

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA V – p. 35

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 37

PROJETO EM EQUIPE: BOA CONVIVÊNCIA – p. 38



UNIDADE 2: NOMES – p. 40

PARA LER: A CANOA VIROU, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 42

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 43

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS D E B – p. 46

PRODUÇÃO ESCRITA: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO – p. 49

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS F E S – p. 51

PARA LER MAIS: RELÂMPAGO, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 53

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 54

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS L E T – p. 57

PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 59

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS J E P – p. 60

JOGO: COM QUE LETRA? – p. 62

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 63

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 64



UNIDADE 3: BRINCADEIRAS – p. 66

PARA LER: LÁ EM CIMA DO PIANO, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 68

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 68

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS M E R – p. 70

PRODUÇÃO ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSARIANTES – p. 72

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS N E Z – p. 74

PARA LER MAIS: AMARELINHA, HARDY GUEDES – p. 77

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 78

ESTUDO DA LÍNGUA: SONS NASAIS – p. 81

PRODUÇÃO ORAL: RELATO ORAL – p. 86

JOGO: LOTO – p. 88

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA X – p. 89

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 91



UNIDADE 4: ALIMENTAÇÃO – p. 92

PARA LER: SOPA DE LEGUMES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 94

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 95

ESTUDO DA LÍNGUA: C, QUE E QUI – p. 97

PRODUÇÃO ESCRITA: LISTA – p. 100

ESTUDO DA LÍNGUA: CE, CI E Ç – p. 102

PARA LER MAIS: SOPA, PALAVRA CANTADA – p. 105

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 106

ESTUDO DA LÍNGUA: G, GUE E GUI – p. 109

PRODUÇÃO ORAL: ENTREVISTA – p. 112

ESTUDO DA LÍNGUA: GE E GI – p. 114

JOGO: FORCA – p. 116

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 117

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 118



UNIDADE 5: ANIMAIS – p. 120

PARA LER: QUADRINHAS POPULARES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 122

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 123

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA H – p. 126

PRODUÇÃO ESCRITA: RECADO – p. 128

ESTUDO DA LÍNGUA: CH – p. 130

PARA LER MAIS: A CIGARRA E A FORMIGA, RUTH ROCHA – p. 133

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 134

ESTUDO DA LÍNGUA: LH – p. 137

PRODUÇÃO ORAL: RECITAL DE QUADRINHAS – p. 139

ESTUDO DA LÍNGUA: NH – p. 140

JOGO: QUAL É O ANIMAL? – p. 142

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 143



UNIDADE 6: PLANTAS – p. 144

PARA LER: COMO É A PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EMBAIXO D’ÁGUA?, REVISTA MUNDO ESTRANHO – p. 146

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 147

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO R – p. 149

PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ DE PROPAGANDA – p. 151

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM R – p. 154

PARA LER MAIS: A VITÓRIA-RÉGIA, THEOBALDO MIRANDA SANTOS – p. 157

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 159

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO L – p. 162

JOGO: TRILHA DO ALFABETO – p. 164

PRODUÇÃO ORAL: SPOT DE RÁDIO – p. 166

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM L – p. 168

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171

PROJETO EM EQUIPE: PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES – p. 172

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 174



UNIDADE 7: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 176

PARA LER: COMO É QUE A GENTE SABE QUE O AR EXISTE?, RUTH ROCHA – p. 178

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 179

ESTUDO DA LÍNGUA: R – RR – p. 180

PRODUÇÃO ESCRITA: BILHETE – p. 183

ESTUDO DA LÍNGUA: S – SS – p. 185

JOGO: ADIVINHE SE PUDER! – p. 188

PARA LER MAIS: CHÁ, SÉRGIO CAPPARELLI E ANA CLÁUDIA GRUSZYNSKI – p. 190

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 191

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO X – p. 193

PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL – p. 195

ESTUDO DA LÍNGUA: S – Z – p. 197

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199



UNIDADE 8: MAGIA NO AR – p. 200

PARA LER: A POÇÃO MÁGICA, JUAN JOSÉ GUTIÉRREZ FAMILIAR (ORG.) – p. 202

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 204

ESTUDO DA LÍNGUA: QUA, QUO E GUA, GUO – p. 206

PRODUÇÃO ESCRITA: FOTOLEGENDA – p. 209

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS K, W E Y – p. 211

PARA LER MAIS: CORDEL DA BRUXA, CÉSAR OBEID – p. 214

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 215

ESTUDO DA LÍNGUA: ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO – p. 219

PRODUÇÃO ORAL: DECLAMAÇÃO DE CORDEL – p. 221

ESTUDO DA LÍNGUA: PONTUAÇÃO – p. 223

JOGO: NOMES MÁGICOS – p. 226

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 227

PROJETO EM EQUIPE: DIA DO CORDEL – p. 228





DICIONÁRIO DA TURMA – p. 230

AVALIAÇÃO FINAL – p. 233

PARA FAZER EM CASA – p. 237

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 245

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 248

RECORTES – p. 249

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Desafio das letras

Leitura, escrita e interpretação que desenvolvem o senso crítico.

Código da Obra:
0008P230101010010
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Roberta Vaiano
Roberta Vaiano Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Produção oral e leitura ativa

Exercita fala, leitura, compreensão textual e vocabulário.

Ícone da proposta pedagógica

Criatividade e gêneros textuais

Estimula a imaginação e a conexão entre diferentes gêneros.

Ícone da proposta pedagógica

Ortografia e regras da língua

Aborda grafia, acentuação e relações entre letras e sons.

Conteúdo programático

ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7

AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12

ESTUDO DA LÍNGUA: REVISÃO – p. 15

UNIDADE 1: CASAS – p. 22

PARA LER: A CASA E O SEU DONO, ELIAS JOSÉ – p. 24

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 25

COMPREENDER O TEXTO – p. 26

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 27

ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES – p. 28

PRODUÇÃO ESCRITA: VERSOS – p. 32

PARA LER MAIS: A CASA, VINICIUS DE MORAES – p. 34

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 35

COMPREENDER O TEXTO – p. 35

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 37

ESTUDO DA LÍNGUA: SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS – p. 38

PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 41

JOGO: SAPO CANTOR – p. 42

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 43



UNIDADE 2: BRINCADEIRAS – p. 44

PARA LER: TARDE DE BRINCADEIRAS – p. 46

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 47

COMPREENDER O TEXTO – p. 48

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 49

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS – p. 50

PRODUÇÃO ESCRITA: REGRAS DE BRINCADEIRA – p. 53

PARA LER MAIS: COM ELE, NÃO ADIANTA!, MAURICIO DE SOUSA – p. 56

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 59

COMPREENDER O TEXTO – p. 59

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 60

ESTUDO DA LÍNGUA: DÍGRAFOS – p. 62

PRODUÇÃO ORAL: PARLENDAS – p. 65

JOGO: MÍMICA DAS ONOMATOPEIAS – p. 66

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 67

PROJETO EM EQUIPE: UNI, DUNI, TÊ, FIZ UM LIVRO PRA VOCÊ! – p. 68

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 70



UNIDADE 3: ANIMAIS – p. 72

PARA LER: O PATINHO FEIO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – p. 74

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 76

COMPREENDER O TEXTO – p. 76

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 79

ESTUDO DA LÍNGUA: ORDEM ALFABÉTICA – p. 80

LETRA DE IMPRENSA E LETRA CURSIVA – p. 82

PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO PESSOAL – p. 84

PARA LER MAIS: SEM BARRA, JOSÉ PAULO PAES – p. 86

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 87

COMPREENDER O TEXTO – p. 87

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 89

ESTUDO DA LÍNGUA: SINGULAR E PLURAL – p. 90

MASCULINO E FEMININO – p. 92

PRODUÇÃO ORAL: JORNAL FALADO – p. 94

JOGO: BINGO ANIMAL – p. 96

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 97



UNIDADE 4: ALIMENTOS – p. 98

PARA LER: CRIANÇAS QUE TÊM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SÃO MAIS FELIZES, DIZ ESTUDO, REVISTA CRESCER ONLINE – p. 100

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 101

COMPREENDER O TEXTO – p. 102

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 104

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS VOCÁLICOS – p. 105

SONS NASAIS – p. 107

PRODUÇÃO ESCRITA: NOTÍCIA – p. 109

PARA LER MAIS: AH! AMORA!, ELOI BOCHECO – p. 111

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 112

COMPREENDER O TEXTO – p. 112

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 113

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS – p. 115

PRODUÇÃO ORAL: TRAVA-LÍNGUA – p. 119

JOGO: MEMÓRIA – p. 120

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 121

PROJETO EM EQUIPE: SAÚDE COMEÇA NO PRATO – p. 122

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 124



UNIDADE 5: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 126

PARA LER: A MINHA TURMA, CIÇA – p. 128

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 129

COMPREENDER O TEXTO – p. 129

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 130

ESTUDO DA LÍNGUA: AUMENTATIVO E DIMINUTIVO – p. 132

PARA LER MAIS: A MENINA QUE SE TRANSFORMOU NUMA GARÇA, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 135

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 136

COMPREENDER O TEXTO – p. 137

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 138

ESTUDO DA LÍNGUA: FRASE E PONTUAÇÃO – p. 139

PONTUAÇÃO NA NARRATIVA – p. 141

PARÁGRAFO – p. 142

JOGO: ACERTE A PONTUAÇÃO – p. 144

PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL DE MITO – p. 145

PRODUÇÃO ESCRITA: RECONTO ESCRITO DE MITO – p. 147

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 149



UNIDADE 6: NOSSOS CORPOS – p. 150

PARA LER: CARTAZ DE PROPAGANDA, ANVISA – p. 152

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 153

COMPREENDER O TEXTO – p. 153

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 154

ESTUDO DA LÍNGUA: OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA X – p. 155

PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ – p. 158

PARA LER MAIS: AO PÉ DA LETRA, LÚCIA PIMENTEL GÓES – p. 160

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 162

COMPREENDER O TEXTO – p. 162

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 164

ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABA TÔNICA – p. 165

PRODUÇÃO ORAL: CANTIGA DE RODA – p. 169

JOGO: ADIVINHAS – p. 170

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171

PROJETO EM EQUIPE: QUEM GOSTA DE SE MEXER? – p. 172

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 176



UNIDADE 7: ESPERTEZAS 178

PARA LER: O PULO DO GATO, MONTEIRO LOBATO – p. 180

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 181

COMPREENDER O TEXTO – p. 182

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 183

ESTUDO DA LÍNGUA: M ANTES DE P E B – p. 184

PRODUÇÃO ESCRITA: TEXTO EXPOSITIVO – p. 186

PARA LER MAIS: JOGO DE ARGOLAS, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 189

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 191

COMPREENDER O TEXTO – p. 192

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 193

ESTUDO DA LÍNGUA: DIVISÃO SILÁBICA – p. 194

PRODUÇÃO ORAL: FESTIVAL DE ADIVINHAS – p. 196

JOGO: SÍLABAS VALIOSAS – p. 198

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199



UNIDADE 8: ESCOLA 200

PARA LER: JEITOS DE APRENDER, INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL – p. 202

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 204

COMPREENDER O TEXTO – p. 204

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 206

ESTUDO DA LÍNGUA: VERBOS – p. 207

PRODUÇÃO ESCRITA: E-MAIL – p. 210

PARA LER MAIS: TUHU, O MENINO VILLA-LOBOS, KAREN ACIOLY – p. 212

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 214

COMPREENDER O TEXTO – p. 215

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 217

ESTUDO DA LÍNGUA: DICIONÁRIO – p. 218

PRODUÇÃO ORAL: RELATO PESSOAL – p. 223

JOGO: OLHO VIVO – p. 224

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 225

PROJETO EM EQUIPE: A ESCOLA NO PALCO – p. 226



DICIONÁRIO DA TURMA – p. 228

AVALIAÇÃO FINAL – p. 231

PARA FAZER EM CASA – p. 235

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 243

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 246

RECORTES – p. 247

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Desafio das letras

Leitura, escrita e interpretação que desenvolvem o senso crítico.

Código da Obra:
0008P230101010010
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Roberta Vaiano
Roberta Vaiano Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Produção oral e leitura ativa

Exercita fala, leitura, compreensão textual e vocabulário.

Ícone da proposta pedagógica

Criatividade e gêneros textuais

Estimula a imaginação e a conexão entre diferentes gêneros.

Ícone da proposta pedagógica

Ortografia e regras da língua

Aborda grafia, acentuação e relações entre letras e sons.

Conteúdo programático

Organização do seu livro – p. 7

Avaliação inicial – p. 12

Estudo da língua: Revisão – p. 16

UNIDADE 1: Convivência – p. 22

Para ler: Diário ao contrário, Sônia Barros – p. 24

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 25

Compreender o texto – p. 26

Ampliar o vocabulário – p. 28

Estudo da língua: Parágrafo – p. 30

Produção escrita: E-mail – p. 32

Para ler mais: Pix, Ricardo Filho – p. 36

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 38

Compreender o texto – p. 38

Ampliar o vocabulário – p. 41

Estudo da língua: Uso de R ou RR, S ou SS – p. 42

Oficina de criação: Escrevendo e descrevendo – p. 44

Produção oral: Entrevista – p. 46

Conhecer mais palavras – p. 47



UNIDADE 2: Natureza – p. 48

Para ler: Anúncio, Greenpeace – p. 50

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51

Compreender o texto – p. 51

Ampliar o vocabulário – p. 53

Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 54

Oficina de criação: Poema visual – p. 57

Para ler mais: Cantiga do vento, Elias José – p. 59

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 60

Compreender o texto – p. 61

Ampliar o vocabulário – p. 62

Estudo da língua: G ou GU, C ou QU – p. 63

Produção escrita: Poema – p. 65

Produção oral: Conversação – p. 67

Conhecer mais palavras – p. 69

Projeto em equipe: A arte da reciclagem – p. 70

Avaliação em processo – p. 72



UNIDADE 3: Animais – p. 74

Para ler: Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no grande Recife, G1 Pernambuco – p. 76

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 78

Compreender o texto – p. 78

Ampliar o vocabulário – p. 80

Estudo da língua: Sons nasais – p. 81

Produção escrita: Notícia – p. 83

Para ler mais: HQ Chico Bento, Mauricio de Sousa – p. 85

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 88

Compreender o texto – p. 89

Ampliar o vocabulário – p. 91

Estudo da língua: Variação linguística – p. 92

Oficina de criação: História em quadrinhos – p. 95

Produção oral: Conversa telefônica – p. 97

Conhecer mais palavras – p. 99



UNIDADE 4: Monstros e outras criaturas – p. 100

Para ler: Bolo de espantalho de ouro, Eliana Trujillo – p. 102

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 103

Compreender o texto – p. 104

Ampliar o vocabulário – p. 107

Estudo da língua: Sílabas – p. 108

Oficina de criação: Brincando de noticiário – p. 110

Para ler mais: O monstrinho Medonhento, Mário Lago – p. 112

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 114

Compreender o texto – p. 114

Ampliar o vocabulário – p. 116

Estudo da língua: Dígrafo e encontro consonantal – p. 117

Produção oral: Enquete – p. 120

Produção escrita: Relatório – p. 122

Conhecer mais palavras – p. 125

Projeto em equipe: Vlog de culinária – p. 126

Avaliação em processo – p. 128



UNIDADE 5: Espertezas – p. 130

Para ler: O jabuti e o caipora, Ana Maria Machado – p. 132

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 134

Compreender o texto – p. 135

Ampliar o vocabulário – p. 136

Estudo da língua: Pontuação – p. 137

Produção escrita: Fábula – p. 140

Produção oral: Repente – p. 142

Para ler mais: A Onça, a Anta e o Macaco, José Carlos Aragão – p. 146

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 148

Compreender o texto – p. 149

Ampliar o vocabulário – p. 150

Estudo da língua: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – p. 152

Oficina de criação: Teatro da turma – p. 155

Conhecer mais palavras – p. 157



UNIDADE 6: Saúde – p. 158

Para ler: Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo, Folhinha – p. 160

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163

Compreender o texto – p. 163

Ampliar o vocabulário – p. 166

Estudo da língua: Prefixos e sufixos – p. 167

Produção escrita: Carta de leitor – p. 169

Para ler mais: Esportista, Neusa Sorrenti – p. 171

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 172

Compreender o texto – p. 172

Ampliar o vocabulário – p. 173

Estudo da língua: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica – p. 175

Oficina de criação: Incentivar a proteger – p. 178

Produção oral: Debate regrado – p. 180

Conhecer mais palavras – p. 182

Projeto em equipe: Unidos pela saúde! – p. 183

Avaliação em processo – p. 186



UNIDADE 7: Diferentes povos, diferentes costumes – p. 188

Para ler: Caiçara, Daniel Toffoli e Gustavo Mansur – p. 190

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 193

Compreender o texto – p. 194

Ampliar o vocabulário – p. 196

Estudo da língua: Substantivos e adjetivos – p. 197

Oficina de criação: Saboreando a cultura caiçara – p. 200

Para ler mais: A mãe do rio exige o pagamento da promessa, Reginaldo Prandi – p. 203

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 205

Compreender o texto – p. 205

Ampliar o vocabulário – p. 207

Estudo da língua: Falando de um jeito, escrevendo de outro – p. 208

Produção oral: Reconto oral – p. 211

Produção escrita: Reconto escrito de história oral – p. 213

Conhecer mais palavras – p. 215



UNIDADE 8: Brinquedos e brincadeiras – p. 216

Para ler: A bagunça dos brinquedos, Mariane Bigio – p. 218

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 221

Compreender o texto – p. 222

Ampliar o vocabulário – p. 223

Estudo da língua: Verbos – p. 225

Oficina de criação: Roendo e brincando com os sons – p. 228

Para ler mais: Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade, Minas Faz Ciência Infantil – p. 230

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 233

Compreender o texto – p. 233

Ampliar o vocabulário – p. 235

Estudo da língua: Palavras com H inicial – p. 236

Produção escrita: Texto instrucional – p. 237

Produção oral: Exposição oral – p. 239

Conhecer mais palavras – p. 241



UNIDADE 9: No mundo da fantasia – p. 242

Para ler: A princesa e o grão de ervilha, Hans Christian Andersen – p. 244

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 245

Compreender o texto – p. 246

Ampliar o vocabulário – p. 246

Estudo da língua: Verbos e substantivos na frase – p. 247

Oficina de criação: Personagens maravilhosas – p. 250

Para ler mais: A Terra do Nunca, J. M. Barrie – p. 252

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254

Compreender o texto – p. 254

Ampliar o vocabulário – p. 256

Estudo da língua: Pronomes – p. 257

Produção escrita: Conto – p. 260

Produção oral: Contação de histórias – p. 263

Conhecer mais palavras – p. 265

Projeto em equipe: Antologia de contos – p. 266



Dicionário da turma – p. 268

Avaliação final – p. 271

Para fazer em casa – p. 275

Sugestões de leitura – p. 284

Referências bibliográficas – p. 287

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Desafio das letras

Leitura, escrita e interpretação que desenvolvem o senso crítico.

Código da Obra:
0008P230101010010
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Roberta Vaiano
Roberta Vaiano Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Produção oral e leitura ativa

Exercita fala, leitura, compreensão textual e vocabulário.

Ícone da proposta pedagógica

Criatividade e gêneros textuais

Estimula a imaginação e a conexão entre diferentes gêneros.

Ícone da proposta pedagógica

Ortografia e regras da língua

Aborda grafia, acentuação e relações entre letras e sons.

Conteúdo programático

Organização do seu livro – p. 8

Avaliação inicial – p. 12

UNIDADE 1: Nosso mundo – p. 16

Para ler: A criação da noite, Edith Lacerda – p. 18

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 20

Compreender o texto – p. 21

Ampliar o vocabulário – p. 22

Estudo da língua: Ditongo, tritongo e hiato – p. 24

Produção escrita: Reconto de mito – p. 26

Para ler mais: Jovem astrônomo, Gabriel Toscano – p. 29

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 30

Compreender o texto – p. 31

Ampliar o vocabulário – p. 32

Estudo da língua: Letra h inicial – p. 35

Produção oral: Declamação de poema – p. 36

Conhecer mais palavras – p. 39



UNIDADE 2: Alimentos – p. 40

Para ler: Pese suas escolhas, Natália Mazzoni – p. 42

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 44

Compreender o texto – p. 45

Ampliar o vocabulário – p. 47

Estudo da língua: Sílaba tônica – p. 48

Acentuação das proparoxítonas – p. 48

Produção escrita: Narrativas com narradores diferentes – p. 50

Para ler mais: Fatura e boleto de gás – p. 55

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 56

Compreender o texto – p. 56

Estudo da língua: Acentuação das paroxítonas – p. 57

Acentuação das oxítonas – p. 59

Produção oral: Jornal falado – p. 60

Conhecer mais palavras – p. 62

Avaliação em processo – p. 63



UNIDADE 3: Árvores – p. 66

Para ler: O sonho de Ismar, Rosane Pamplona – p. 68

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 71

Compreender o texto – p. 71

Ampliar o vocabulário – p. 74

Estudo da língua: Substantivos – p. 75

Produção escrita: Reconto de conto maravilhoso – p. 77

Oficina de criação: Cartaz em defesa da natureza – p. 80

Para ler mais: Cajueiro pequenino, Juvenal Galeno – p. 82

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84

Compreender o texto – p. 84

Ampliar o vocabulário – p. 86

Estudo da língua: Terminações -ez e -eza – p. 88

Produção oral: Contando um caso – p. 89

Conhecer mais palavras – p. 92



UNIDADE 4: Medos – p. 94

Para ler: O barco negro, Pablo Antonio Cuadra – p. 96

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98

Compreender o texto – p. 99

Ampliar o vocabulário – p. 102

Estudo da língua: Pontuação – p. 103

Produção escrita: Conto de assombração – p. 105

Para ler mais: Joãozinho sem medo, Paula Belmino – p. 109

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 111

Compreender o texto – p. 111

Ampliar o vocabulário – p. 113

Estudo da língua: Usos da vírgula – p. 115

Produção oral: Exposição oral – p. 117

Conhecer mais palavras – p. 120

Avaliação em processo – p. 121



UNIDADE 5: Convivência – p. 124

Para ler: O vizinho, Ulisses Tavares – p. 126

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 128

Compreender o texto – p. 129

Ampliar o vocabulário – p. 130

Estudo da língua: Vocativo – p. 132

Aposto – p. 133

Produção escrita: Texto argumentativo – p. 135

Oficina de criação: Colagem da convivência – p. 138

Para ler mais: Diga não ao bullying, MPMG – p. 140

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 141

Compreender o texto – p. 141

Ampliar o vocabulário – p. 142

Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 143

Produção oral: Debate – p. 146

Conhecer mais palavras – p. 149



UNIDADE 6: Folclore – p. 150

Para ler: A lenda do Pirarucu, Maria José de Castro Alves e Maria Antonieta Pereira – p. 152

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 153

Compreender o texto – p. 154

Ampliar o vocabulário – p. 157

Estudo da língua: Substantivo próprio e substantivo comum – p. 158

Substantivo simples e substantivo composto – p. 159

Para ler mais: Folclore, Britannica Escola – p. 161

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163

Compreender o texto – p. 163

Ampliar o vocabulário – p. 165

Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 166

Produção escrita: Verbete de enciclopédia – p. 168

Produção oral: Entrevista e simulação de situação de entrevista – p. 171

Conhecer mais palavras – p. 174

Projeto em equipe: Gincana do Folclore – p. 175

Avaliação em processo – p. 179



UNIDADE 7: Mentiras e fantasias – p. 182

Para ler: Pinóquio, Collodi – p. 184

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 185

Compreender o texto – p. 186

Ampliar o vocabulário – p. 188

Estudo da língua: Pronomes pessoais – p. 189

Pronomes possessivos – p. 192

Produção escrita: Diálogo com base em imagens – p. 193

Oficina de criação: Poesia com disparate – p. 196

Para ler mais: Eu chovo, tu choves, ele chove…, Sylvia Orthof – p. 200

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 203

Compreender o texto – p. 204

Ampliar o vocabulário – p. 207

Estudo da língua: Sufixo -agem – p. 208

Sufixos -oso, -osa – p. 208

Produção oral: Leitura dramática e encenação – p. 210

Conhecer mais palavras – p. 213



UNIDADE 8: Outras cidades, outros países – p. 214

Para ler: Niassa – Moçambique – p. 216

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 219

Compreender o texto – p. 219

Ampliar o vocabulário – p. 223

Estudo da língua: Concordância verbal – p. 224

Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 227

Para ler mais: Calvin e Haroldo, Bill Watterson – p. 232

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 236

Compreender o texto – p. 236

Ampliar o vocabulário – p. 239

Estudo da língua: Terminações -ês e -esa – p. 240

Produção oral: Tutorial de jogo e brincadeira em vlog – p. 241

Conhecer mais palavras – p. 244



UNIDADE 9: No mar – p. 246

Para ler: No Oceano Índico, Júlio Verne – p. 248

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 250

Compreender o texto – p. 250

Ampliar o vocabulário – p. 252

Estudo da língua: Concordância nominal – p. 253

Produção escrita: Notícia – p. 255

Oficina de criação: Imagens no poema – p. 260

Para ler mais: Bran, o viajante do tempo, Heloisa Prieto – p. 262

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 263

Compreender o texto – p. 263

Ampliar o vocabulário – p. 266

Estudo da língua: Terminações -isar e -izar – p. 267

Produção oral: Seminário – p. 269

Conhecer mais palavras – p. 271

Projeto em equipe: Salvar o mar já! – p. 272



Dicionário da turma – p. 276

Avaliação final – p. 277

Para fazer em casa – p. 281

Sugestões de leitura – p. 290

Referências bibliográficas – p. 295

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Desafio das letras

Leitura, escrita e interpretação que desenvolvem o senso crítico.

Código da Obra:
0008P230101010010
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Roberta Vaiano
Roberta Vaiano Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Produção oral e leitura ativa

Exercita fala, leitura, compreensão textual e vocabulário.

Ícone da proposta pedagógica

Criatividade e gêneros textuais

Estimula a imaginação e a conexão entre diferentes gêneros.

Ícone da proposta pedagógica

Ortografia e regras da língua

Aborda grafia, acentuação e relações entre letras e sons.

Conteúdo programático

Organização do seu livro – p. 8

Avaliação inicial – p. 12

UNIDADE 1: Arte – p. 16

Para ler: Portinari, Mara Figueira – p. 18

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 21

Compreender o texto – p. 22

Ampliar o vocabulário – p. 24

Estudo da língua: Proparoxítonas e oxítonas – p. 25

Monossílabos tônicos / Letra h inicial – p. 26

Produção escrita: Relato autobiográfico – p. 28

Oficina de criação: Relendo uma obra de arte – p. 30

Para ler mais: Picasso, Adriana Abujamra Aith – p. 32

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 33

Compreender o texto – p. 34

Ampliar o vocabulário – p. 36

Estudo da língua: Polissemia – p. 37

Produção oral: Declamação de poema – p. 39

Conhecer mais palavras – p. 41



UNIDADE 2: Pequenos animais – p. 42

Para ler: Piadas – p. 44

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 45

Compreender o texto – p. 45

Ampliar o vocabulário – p. 46

Produção oral: Roda de piadas – p. 47

Estudo da língua: Paroxítonas – p. 48

Para ler mais: Os bichos da minha casa, Clarice Lispector – p. 50

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51

Compreender o texto – p. 52

Ampliar o vocabulário – p. 54

Estudo da língua: Pontuação: vírgula – p. 55

Pontuação: parênteses – p. 58

Produção escrita: Narrativa ficcional – p. 60

Conhecer mais palavras – p. 62

Avaliação em processo – p. 63



UNIDADE 3: Vocações e profissões – p. 66

Para ler: O que Lelê vai ser quando crescer?, José R. Torero – p. 68

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 70

Compreender o texto – p. 71

Ampliar o vocabulário – p. 73

Estudo da língua: Concordância nominal – p. 74

Produção escrita: Versos para letra de canção – p. 77

Produção oral: Cantoria – p. 79

Oficina de criação: Criando histórias em quadrinhos – p. 80

Para ler mais: O escravo que guardou os ossos do príncipe, Reginaldo Prandi – p. 82

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84

Compreender o texto – p. 85

Ampliar o vocabulário – p. 87

Estudo da língua: Concordância verbal – p. 89

Conhecer mais palavras – p. 93



UNIDADE 4: Nossos povos – p. 94

Para ler: A árvore da vitalidade: o guaraná, Leonardo Boff – p. 96

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98

Compreender o texto – p. 98

Ampliar o vocabulário – p. 101

Estudo da língua: Tempos verbais – p. 103

Produção oral: Contação de mito – p. 105

Para ler mais: Inventando moda, Ana Paula Xongani – p. 108

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 110

Compreender o texto – p. 110

Ampliar o vocabulário – p. 112

Estudo da língua: Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos – p. 114

Produção escrita: Relato – p. 119

Conhecer mais palavras – p. 122

Avaliação em processo – p. 123



UNIDADE 5: Esportes – p. 126

Para ler: Namoro & Futebol, Moacyr Scliar – p. 128

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 130

Compreender o texto – p. 131

Ampliar o vocabulário – p. 133

Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 135

Produção escrita: Crônica – p. 138

Oficina de criação: Folheto de propaganda – p. 140

Para ler mais: Regras do tênis de mesa – p. 144

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 146

Compreender o texto – p. 147

Ampliar o vocabulário – p. 149

Estudo da língua: Pontuação: aspas – p. 150

Produção oral: Narração esportiva – p. 152

Conhecer mais palavras – p. 155



UNIDADE 6: Heróis e vilões – p. 156

Para ler: Guilherme Tell, Tatiana Belinky – p. 158

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 160

Compreender o texto – p. 161

Ampliar o vocabulário – p. 162

Estudo da língua: Discurso direto e discurso indireto – p. 164

Produção escrita: Resenha crítica de livro – p. 166

Para ler mais: O fantástico mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira – p. 169

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 173

Compreender o texto – p. 173

Ampliar o vocabulário – p. 176

Estudo da língua: Formação de palavras – p. 177

Produção oral: Leitura dramática – p. 180

Conhecer mais palavras – p. 181

Projeto em equipe: Vlog sobre livros – p. 182

Avaliação em processo – p. 185



UNIDADE 7: Viagens e transportes 188

Para ler: Alter do Chão, no Pará, tem apenas duas estações no ano e pode oferecer praia ou floresta alagada, a depender da época, Denise de Almeida – p. 190

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 192

Compreender o texto – p. 193

Ampliar o vocabulário – p. 195

Estudo da língua: Numerais – p. 196

Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 198

Oficina de criação: Criando receita poética – p. 203

Para ler mais: Minhas férias!, Carlos Queiroz Telles – p. 206

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 208

Compreender o texto – p. 209

Ampliar o vocabulário – p. 211

Estudo da língua: Pontuação: reticências – p. 213

Pontuação: revisão – p. 214

Produção oral: Exposição oral – p. 216

Conhecer mais palavras – p. 218



UNIDADE 8: Energia – p. 220

Para ler: O verbete, vários autores – p. 222

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 223

Compreender o texto – p. 224

Ampliar o vocabulário – p. 228

Estudo da língua: Conjunções – p. 229

Para ler mais: Vó caiu na piscina, Carlos Drummond de Andrade – p. 232

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 234

Compreender o texto – p. 235

Ampliar o vocabulário – p. 237

Estudo da língua: Linguagem informal – p. 238

Produção escrita: Texto informativo com leitura de gráfico – p. 241

Produção oral: Fazendo rap – p. 244

Conhecer mais palavras – p. 247

Projeto em equipe: Criando vídeo e brincando – p. 248



UNIDADE 9: Planeta Terra – p. 250

Para ler: Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, WWF/Banco Mundial – p. 252

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254

Compreender o texto – p. 255

Ampliar o vocabulário – p. 257

Estudo da língua: Modos verbais – p. 259

Produção escrita: Reportagem digital – p. 261

Para ler mais: A espécie mais letal, Bernardo Tavares – p. 265

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 266

Compreender o texto – p. 266

Ampliar o vocabulário – p. 268

Estudo da língua: Verbos regulares e irregulares – p. 270

Oficina de criação: Poema visual e a Terra – p. 274

Produção oral: Debate – p. 276

Conhecer mais palavras – p. 278

Projeto em equipe: É hora de defender o planeta! – p. 280



Dicionário da turma – p. 284

Avaliação final – p. 285

Para fazer em casa – p. 289

Sugestões de leitura – p. 298

Referências bibliográficas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores