Práticas na Escola – Obra Pedagógica - Corpo Docente

Livro do Gestor
Imagem principal do livro
Anos Iniciais

Ensinar com prática

Orientações pedagógicas para apoiar professores na escola.

Código da Obra:
1408 P23 04 01 000 000
Baixar Obra
Avatar José Francisco Soares
José Francisco Soares Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento de resultados

Métodos que apoiam gestores e professores no acompanhamento estudantil.

Ícone da proposta pedagógica

BNCC em foco

Mostra como a BNCC orienta objetivos de aprendizagem.

Ícone da proposta pedagógica

Avaliações externas

Uso de modelos conceituais que refletem o avanço de pesquisas.

Conteúdo programático

CAPÍTULO 1 – CONCEITOS – p. 07

INTRODUÇÃO – p. 07

PROPOSTA PEDAGÓGICA – p. 08

TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p.08

Tipos de aprendizado – p. 09
Metas de aprendizagem – p. 10
Competências de área – p. 11
Competências gerais – p. 13

TEMA 2 – COMO ENSINAR? – p. 13
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 14
Complexidade cognitiva das metas – p. 14
Mapas de progresso – p. 14

TEMA 3 – COMO AVALIAR? – p. 15
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 16
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 17
Sistematização das evidências – p. 18
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 18

TEMA 4 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 19
Avaliação somativa – p. 20
Avaliação formativa – p. 21
Avaliação diagnóstica – p. 21

CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – p. 22

INTRODUÇÃO – p. 22

TEMA 1 – CONCEITOS – p. 23
Matriz de avaliação – p. 23
Desenvolvimentos de itens e planejamento do teste – p. 23
Cálculo, interpretação e uso das proficiências – p. 24

TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 26
Pisa – p. 26
Resultados – p. 26

PIRLS – p. 27
TIMSS – p. 28
Erce – p. 29

TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 30

Prova Brasil – p. 31
Matrizes de avaliação – p. 31
Língua Portuguesa – p. 31
Matemática – p. 32
Testes da Prova Brasil – p. 33
A escala de proficiência – p. 33
Níveis normativos – p. 34
Interpretação pedagógica – p. 34
Resultados da Prova Brasil – p. 35
Nível socioeconômico – p. 35

TEMA 4 – A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO – p. 37

CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 38

INTRODUÇÃO – p. 38

TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 39
Intencionalidade educativa – p. 40
Tarefas avaliativas – p. 41
Rubricas e devolutivas – p. 43
Rubrica – p. 43
Devolutiva – p. 44
Compartilhamento de aprendizados – p. 45
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 46

TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 46
Cultura de avaliação – p. 48
A avaliação no cotidiano escolar – p. 48
Associação com avaliações externas – p. 48
Um projeto de avaliação para a aprendizagem – p. 48
Contribuição da tecnologia – p. 49
Apoio aos alunos – p. 49

CAPÍTULO 4 INDICADORES DE RESULTADOS – p. 50

INTRODUÇÃO – p. 50

TEMA 1 – ACESSO E PERMANÊNCIA – p. 51
Indicadores de acesso – p. 51
Analfabetismo – p. 51
Taxa líquida de escolarização – p. 52

Indicadores de permanência – p. 52
Rendimento escolar – p. 53

TEMA 2 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – p. 54
Os componentes do Ideb – p. 54
O indicador de desempenho – p. 54
O indicador de rendimento – p. 56
Cálculo do Ideb – p. 56

Interpretações e análise crítica – p. 56
Equivalências implícitas – p. 57
Metáfora explicativa dos valores – p. 57
Faixas normativas do Ideb – p. 57
O Ideb e os estudantes evadidos – p. 58
Desigualdades implícitas – p. 59

Condições de funcionamento – p. 59
Complexidade da gestão – p. 60
Adequação da formação dos docentes – p. 60
Regularidade do vínculo docente – p. 60

Outros indicadores – p. 62

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 63

Confira outras obras

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Iniciais

Ensinar com prática

Orientações pedagógicas para apoiar professores na escola.

Código da Obra:
1408 P23 04 01 000 000
Baixar Obra
Avatar José Francisco Soares
José Francisco Soares Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Acompanhamento de resultados

Métodos que apoiam gestores e professores no acompanhamento estudantil.

Ícone da proposta pedagógica

BNCC em foco

Mostra como a BNCC orienta objetivos de aprendizagem.

Ícone da proposta pedagógica

Avaliações externas

Uso de modelos conceituais que refletem o avanço de pesquisas.

Conteúdo programático

CAPÍTULO 1 – CONCEITOS – p. 07

INTRODUÇÃO – p. 07

DETERMINANTES DO APRENDIZADO – p. 08

TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p. 10
Tipos de aprendizado – p. 11
Metas de aprendizagem – p. 11
Competências de área – p. 12
Competências gerais – p. 14

Organização pedagógica dos aprendizados – p. 15
Mapas de progresso – p. 15
Taxonomias de complexidade cognitiva – p. 16

COMO ENSINAR? – p. 18

TEMA 2 – COMO AVALIAR? – p. 19
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 21
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 22
Sistematização das evidências – p. 23
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 23

TEMA 3 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 24
Avaliação somativa – p. 25
Avaliação formativa – p. 25
Outros tipos de avaliação – p. 26
Exames – p. 27

CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 28

INTRODUÇÃO – p. 28

TEMA 1 – CONCEITOS DA AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 29
Matriz de avaliação – p. 29
Desenvolvimento de itens e planejamento do teste – p. 29
Pré-teste – p. 30
Atribuição de notas: a Teoria de Resposta ao Item – p. 31
Interpretação dos resultados – p. 32
Usos dos resultados da avaliação somativa – p. 34

TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 35
Pisa – p. 35
Matriz de avaliação – p. 36
Descrição dos testes – p. 36
A escala de proficiência – p. 37
Resultados – p. 40
Questionários contextuais – p. 42
Participação brasileira – p. 43

PIRLS – p. 43
Finalidades da leitura – p. 44
Processos de compreensão – p. 44
Construção dos itens – p. 45

Erce – p. 46
Especificação das metas de aprendizagem – p. 47

TIMSS – p. 48
Estrutura do TIMSS – p. 49
Importância do TIMSS para o Brasil – p. 51

TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 52
Prova Brasil – p. 52
Matrizes de avaliação – p. 52
Testes da Prova Brasil – p. 59
A escala de proficiência – p. 59
Níveis normativos – p. 59
Interpretação pedagógica – p. 62
Resultados da Prova Brasil – p. 64
Nível socioeconômico – p. 65

A avaliação da alfabetização – p. 68
Matriz de referência – p. 69

CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 70

INTRODUÇÃO – p. 70

TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 71
Intencionalidade educativa – p. 72
Tarefas avaliativas – p. 74
Rubricas e devolutivas – p. 75
Rubrica – p. 75
Devolutiva – p. 76

Compartilhamento de aprendizados – p. 78
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 79

TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 80
Uso de tecnologia – p. 80

TEMA 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPREENSÃO LEITORA – p. 81
O modelo conceitual – p. 83
Escolha e categorização dos textos – p. 84
Complexidade textual – p. 85

Evidências da compreensão leitora – p. 86
Compreensão literal – p. 87
Compreensão inferencial – p. 88
Compreensão analítica – p. 89

Construção das questões avaliativas – p. 90
Exemplo 1: texto que circula no campo da vida pública – p. 91
Exemplo 2: texto que circula no campo artístico-literário – p. 97
Exemplo 3: texto que circula no campo artístico-literário – p. 102

TEMA 4 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA – p. 112
A competência matemática – p. 112
Planejamento de situações para o ensino e para a avaliação – p. 116
Metas de aprendizagem para a construção/emprego do repertório matemático – p. 116
Metas de aprendizagem para o uso do repertório no ciclo de resolução de problemas – p. 118

Construção das questões avaliativas – p. 119
Atividades de avaliação formativa – p. 120
Exemplo 1: Jogo de RPG – p. 120
Exemplo 2: Auxiliando a professora – p. 123
Exemplo 3: Guia de viagem – p. 126
Exemplo 4: Intervalo escolar na pandemia – p. 129
Exemplo 5: Vacinação na pandemia – p. 131

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 134

Confira outras obras

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores