
Moderna SuperAÇÃO! - Química



Articulação dos conceitos químicos
Com abordagem facilitadora para o Ensino Médio.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Protagonismo do aluno
Valoriza o conhecimento científico e a prática investigativa.
Avaliação formativa
Atividades de registro e aplicação ao longo dos capítulos.
Pensamento crítico
Textos que incentivam a argumentação e conexões interdisciplinares.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Pense nisso! | 14 | |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Atividades de fechamento | 47 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Compostos orgânicos | 35 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Em foco: Combate aos mosquitos | 46 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Formação de moléculas | 32 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Fórmulas químicas e representação de moléculas | 34 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Geometria molecular, polaridade das ligações e polaridade das moléculas | 37 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Interações intermoleculares | 40 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | As ligações covalentes e a química da vida | Propriedades da água líquida | 42 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Atividades de fechamento | 64 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Beneficiamento de minérios | 61 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Ligações iônicas | 53 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Ligações metálicas | 60 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Minerais e minérios | 50 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Na prática: Como testar a condutividade elétrica dos materiais? | 52 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Na prática: Ligação iônica ou ligação covalente? | 56 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Os metais e a tabela periódica | 51 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Metais e as ligações iônica e metálica | Trabalho e juventudes: Impactos para além da lama tóxica | 62 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | A fusão nuclear e a formação dos núcleos atômicos | 15 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Atividades de fechamento | 30 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Em foco: Minérios que emitem luz | 29 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Espectros atômicos | 20 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Estrutura atômica | 17 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Introdução ao estudo da Química | 15 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Massa atômica e abundância isotópica | 19 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Tabela periódica e configuração eletrônica | 22 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Origem e estrutura dos átomos | Íons | 19 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Atividade comentada | 69 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Atividades de fechamento | 81 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Conceitos quantitativos | 67 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Educação Midiática: Explorando os vieses da informação | 83 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Em foco: Siderurgia verde | 80 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Previsões das quantidades de reagentes e produtos | 72 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Reação de combustão e pirometalurgia | 70 |
1 | UNIVERSO, TERRA E VIDA | Processos metalúrgicos extrativos | Reflita sobre seu aprendizado! | 82 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Atividades de fechamento | 151 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Biocombustíveis | 136 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Educação Midiática: Ativismo ambiental nas redes sociais | 153 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Polímeros sintéticos | 145 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Reflita sobre seu aprendizado! | 152 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Materiais renováveis e biodegradáveis | Trabalho e juventudes: Sustentabilidade na era pós-pandêmica | 149 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Atividade comentada | 107 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Atividades de fechamento | 118 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Balanceamento das equações químicas de oxirredução | 107 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Conceitos fundamentais | 105 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Em foco: Saúde e as reações de oxirredução | 116 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Oxirredução | Espontaneidade das reações de oxirredução | 110 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Atividade comentada | 124 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Atividades de fechamento | 133 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Diferença de potencial da pilha | 123 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Durabilidade e descarte de pilhas e baterias | 130 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Em foco: O futuro das baterias | 131 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Na prática: Construção e associação de pilhas | 129 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Pilha de Daniell | 121 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Pilhas e baterias primárias | 125 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Pilhas e baterias comerciais | Pilhas e baterias secundárias | 126 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Processos metalúrgicos extrativos | Pense nisso! | 85 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | A Termoquímica e o metabolismo | 100 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Atividade comentada | 92 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Atividades de fechamento | 102 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Calor e temperatura | 86 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Em foco: Termoquímica e metabolismo | 101 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Entalpia | 88 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Entalpia de ligação química | 99 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Lei de Hess e entalpia-padrão | 93 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Na prática: Explorando a lei de Hess com algoritmos | 97 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Processos de transferência de energia térmica | 86 |
2 | ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | Termoquímica | Quantidade de calor | 87 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Atividades de fechamento | 205 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Fatores que influenciam a rapidez da reação | 198 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Lei cinética | 202 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Modelos explicativos e influência do meio na rapidez de uma reação | 194 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Na prática: Deterioração de alimentos | 197 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Cinética química e a conservação de alimentos | Rapidez ou taxa média de reação | 191 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Aspectos quantitativos das reações reversíveis em sistemas homogêneos | 210 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Atividade comentada | 217 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Atividades de fechamento | 221 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Educação Midiática: Diversificando fontes de informação | 223 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Em foco: O processo de Haber-Bosch | 220 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Fatores que alteram a composição de uma mistura em equilíbrio | 214 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Reflita sobre seu aprendizado! | 222 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Representação de processos irreversíveis, reversíveis e em equilíbrio | 209 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Materiais renováveis e biodegradáveis | Pense nisso! | 155 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Atividade comentada | 180 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Atividades de fechamento | 188 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Dessalinização | 178 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Em foco: Dessalinização para abastecimento hídrico | 186 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Estação de tratamento de água | 172 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: métodos de obtenção | Trabalho e juventudes: Acesso à água tratada e impactos na vida dos jovens | 176 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: parâmetros físico‑químicos | Atividade comentada | 161 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: parâmetros físico‑químicos | Atividades de fechamento | 170 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: parâmetros físico‑químicos | Propriedades das soluções | 157 |
3 | ÁGUA E ALIMENTOS | Água potável: parâmetros físico‑químicos | Água mineral natural | 156 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Combustíveis fósseis e chuva ácida | Atividades de fechamento | 254 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Combustíveis fósseis e chuva ácida | Em foco: Como prevenir a formação de chuva ácida? | 253 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Combustíveis fósseis e chuva ácida | Os impactos da queima de combustíveis fósseis | 249 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Combustíveis fósseis e chuva ácida | Os óxidos e a chuva ácida | 250 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Combustíveis fósseis e chuva ácida | Principais fontes não renováveis de energia | 245 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Equilíbrio químico e a produção de fertilizantes nitrogenados | Pense nisso! | 225 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Hidrocarbonetos | Atividade comentada | 235 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Hidrocarbonetos | Atividades de fechamento | 242 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Hidrocarbonetos | Hidrocarbonetos e suas formas de representação | 227 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Hidrocarbonetos | Propriedades dos compostos orgânicos | 238 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Atividades de fechamento | 286 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Educação Midiática: Confiabilidade das informações sobre mudanças climáticas | 288 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Em foco: Supertrajes na natação | 280 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Polímeros | 274 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Reflita sobre seu aprendizado! | 287 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Polímeros nos esportes | Trabalho e juventudes: Jovem aprendiz: experiências de vida e desenvolvimento profissional | 284 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Atividade comentada | 262 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Atividades de fechamento | 271 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Em foco: Atleta é condenada por doping | 270 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Isomeria | 257 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Na prática: Classificação dos compostos orgânicos | 258 |
4 | TRANSFORMAÇÕES E MOVIMENTOS | Substâncias que afetam a prática esportiva | Substâncias proibidas antes e/ou durante as competições | 263 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Atividade comentada | 350 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Atividades de fechamento | 359 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Educação Midiática: Influência das redes sociais na saúde | 362 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Equilíbrio de solubilidade e formação de cáries | 357 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Equilíbrios ácido-base | 348 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Perturbações do equilíbrio ácido-base | 354 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Reflita sobre seu aprendizado! | 361 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Relação entre as constantes de equilíbrio ácido-base e o pH | 351 |
5 | SAÚDE HUMANA | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Soluções-tampão | 356 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Atividade comentada | 297 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Atividades de fechamento | 304 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Em foco: Talidomida: de vilã a heroína? | 302 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Enantiômeros | 295 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Isômeros cis-trans | 292 |
5 | SAÚDE HUMANA | Estrutura espacial e atividade biológica – Estereoisomeria | Na prática: Polarização da luz | 298 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | A energia dos alimentos | 342 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Atividade comentada | 331 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Atividades de fechamento | 345 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Em foco: Epidemia de diabetes em indígenas em MT | 334 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Glicídios | 330 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Lipídios | 326 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Micronutrientes | 339 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Na prática: Os lipídios presentes nos alimentos | 328 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Proteínas | 335 |
5 | SAÚDE HUMANA | Nutrientes | Trabalho e juventudes: A importância dos jovens para a agricultura no Brasil | 344 |
5 | SAÚDE HUMANA | Polímeros nos esportes | Pense nisso! | 290 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | A síntese do ibuprofeno e a Química Verde | 323 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Analgésicos | 314 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Atividade comentada | 316 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Atividades de fechamento | 324 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Bebidas alcoólicas | 319 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Em foco: Penicilinas | 317 |
5 | SAÚDE HUMANA | Reações orgânicas e substâncias bioativas | Tabaco | 307 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Análise de misturas | 400 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Atividades de fechamento | 415 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Determinando a concentração de uma amostra por titulação | 411 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Diluição e medidas de concentração | 405 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Efeitos crioscópico e ebulioscópico | 409 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Em foco: Bactérias ajudam a tratar água utilizada por refinarias de petróleo | 407 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Adulteração de combustíveis, alimentos e bebidas | Na prática: Estudando a flutuação | 403 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Atividade comentada | 423 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Atividades de fechamento | 430 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Educação Midiática: Inteligência artificial e representações da natureza | 432 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Interações intermoleculares e separação de misturas | 424 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Na prática: Padrões da relação matemática entre Ks e s | 421 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Reações de precipitação e produto de solubilidade (Ks) | 418 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio heterogêneo e técnicas de separação de misturas | Reflita sobre seu aprendizado! | 431 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Equilíbrio químico e sistema‑tampão | Pense nisso! | 364 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | A ordem de grandeza nano | 366 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Aplicações dos nanomateriais | 372 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Atividade comentada | 375 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Atividades de fechamento | 379 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Breve histórico dos nanomateriais | 366 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Em foco: Entre esponjas e detergentes | 373 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Estrutura e características dos nanomateriais | 368 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Processos para obtenção de nanomateriais | 369 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Nanociência | Trabalho e juventudes: Empreendedorismo e o potencial criativo das juventudes | 377 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Proteções contra corrosão e processos eletrolíticos | Atividade comentada | 392 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Proteções contra corrosão e processos eletrolíticos | Atividades de fechamento | 396 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Proteções contra corrosão e processos eletrolíticos | Corrosão dos metais | 382 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Proteções contra corrosão e processos eletrolíticos | Eletrometalurgia | 387 |
6 | MUNDO TECNOLÓGICO | Proteções contra corrosão e processos eletrolíticos | Em foco: Laboratórios da USP estudam revestimentos inteligentes com poder de autorreparação | 386 |
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