
Moderna SuperAÇÃO! - Educação Física



Práticas corporais e cultura
Uma viagem pelas práticas corporais e seus significados sociais.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Perspectiva cultural
Viés cultural com atividades e reflexão.
Práticas corporais
Promove vivências sobre as práticas corporais.
Conteúdo flexível
Capítulos curtos para adaptação dos conteúdos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Leitura | 12 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Texto 1: “Evento esportivo não é lugar de manifestação política” | 12 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Texto 2: “VENI, VIDI, VICI, VINI JR: A construção de um jogador antirracista” | 15 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Bora pra quadra? – Esporte e política | 19 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Atividade 1: Jogo do Governo dos Escolhidos | 19 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Atividade 2: Jogo da Democracia | 20 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | O esporte pode ser uma experiência política? | Meu corpo, minha identidade: Visibilizar privilégios, disputar identidades | 20 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Danças populares: primeiros passos | Leitura | 24 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Danças populares: primeiros passos | “Dança na perspectiva da cultura corporal: da batalha do passinho à batalha do frevo” | 24 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Danças populares: primeiros passos | E se a gente... Construísse um mapa mental? | 25 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Danças populares: primeiros passos | Bora pra quadra? – Preparando o frevo | 25 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Cultura popular: decifrando as danças | Leitura | 30 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Cultura popular: decifrando as danças | “Danças populares brasileiras” | 30 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Cultura popular: decifrando as danças | Bora pra quadra? – Produção de festival de danças populares | 32 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Leitura 1 | 36 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | “Draft da NBA 2023 tem o maior prospecto da história e um único brasileiro na briga” | 37 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Bora pra quadra? – Torneio de basquete 3 × 3 | 39 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Leitura 2 | 39 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Texto 1: “Como funciona o basquetebol em cadeira de rodas” | 39 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Texto 2: “Basquete em cadeira de rodas – Cadeira, tabela e jogada” | 40 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | E se a gente... Aplicasse a classificação funcional em um jogo fictício de basquete? | 42 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Basquete: o importante é competir! Será? | Bora pra quadra? – Jogo de basquete com classificação funcional | 43 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Leitura 1 | 44 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Texto 1: “A cultura do ciclismo e o seu desenvolvimento como forma de lazer no contexto da pandemia de covid-19” | 44 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Texto 2: “Dia Mundial da Bicicleta: uso de bike cresce 14% no Brasil” | 45 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Bora pra quadra? – Experimentando o ciclismo | 46 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Leitura 2 | 49 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | “Seis museus brasileiros que contam a história da bicicleta” | 49 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | E se a gente... Promovesse um passeio ciclístico? | 51 |
1.0 | CORPO QUE ATUA E CRIA | Não é só uma bicicleta! | Meu corpo, minha identidade: Ciclismo paralímpico | 53 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Profissão: atleta | E se a gente... Construísse o portfólio de um atleta profissional? | 57 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Profissão: atleta | Bora pra quadra? – Peneira para selecionar jogadores e jogadoras de futebol | 58 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Profissão: atleta | Leitura | 59 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Profissão: atleta | Texto 1: “O estatuto dos jogadores de futebol” | 59 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Profissão: atleta | Texto 2: “Profissionalize-se como uma garota?” | 60 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Não é briga! É MMA! | Leitura 1 | 64 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Não é briga! É MMA! | “Vale tudo? Longe disso. Conheça as regras usadas pelo UFC” | 64 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Não é briga! É MMA! | Leitura 2 | 67 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Não é briga! É MMA! | “Artes marciais mistas: luta por afirmação e mercado da luta” | 67 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Não é briga! É MMA! | Bora pra quadra? – Os jogos de lutas | 69 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | Leitura 1 | 72 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | “Minorias no esporte?” | 72 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | Bora pra quadra? – Futebol generificado | 75 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | Leitura 2 | 77 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | “Mulheres recebem menos na maioria dos esportes” | 77 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Identidades plurais no esporte | Meu corpo, minha identidade: A reconquista da identidade esportiva roubada | 79 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | Leitura 1 | 82 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | “Como pesquisar em fontes confiáveis e otimizar sua pesquisa?” | 82 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | E se a gente... Construísse um guia para novatos no trekking? | 83 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | Leitura 2 | 85 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | Texto 1: “Uso de espaços amazônicos e a prática trekking” | 85 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | Texto 2: “O que é plogging? Como se juntar a essa tendência na próxima vez que sair de férias” | 87 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | A informação que gera aventura | Bora pra quadra? – O trekking e o plogging na prática | 88 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Danças urbanas: rabisca no passinho | Leitura | 91 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Danças urbanas: rabisca no passinho | “‘Passinho’: conheça a dança reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Rio” | 91 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Danças urbanas: rabisca no passinho | Bora pra quadra? – Experimentando o passinho | 92 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Danças urbanas: rabisca no passinho | E se a gente... Fizesse um post-protesto? | 96 |
2.0 | CORPO QUE SE EXPRESSA E RESISTE | Danças urbanas: rabisca no passinho | Educação midiática – Superexposição na internet | 99 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | Leitura 1 | 102 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | “Modelo de classificação dos esportes” | 102 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | Bora pra quadra? – Festival esportivo | 104 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | Leitura 2 | 107 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | “Financiamento do esporte e lazer” | 107 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Tem esporte na minha comunidade? | E se a gente... Produzisse um diagnóstico? | 108 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | E se a gente... Construísse um glossário de modalidades da ginástica? | 110 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Leitura 1 | 113 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | “Reflexões sobre a saúde do adolescente brasileiro” | 113 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Bora pra quadra? – Capacidades motoras em ação | 114 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Atividade 1 – Aquecendo com fundamentos ginásticos | 114 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Atividade 2 – Ginástica de condicionamento físico: aeróbica | 114 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Atividade 3 – Aumentando a carga | 116 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Leitura 2 | 116 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde na juventude: o corpo em movimento | Meu corpo, minha identidade | 117 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde é o que interessa? | Bora pra quadra? – Ginástica localizada | 120 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde é o que interessa? | Leitura | 122 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde é o que interessa? | Texto 1: “Como conceitos de padrão de beleza mudaram ao longo da história” | 122 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde é o que interessa? | Texto 2: “Gordofobia: um conceito pra entender e eliminar (da sua vida)” | 123 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | Saúde é o que interessa? | Bora pra quadra? – Ginástica localizada em ação | 124 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | E se a gente... Reinventasse a história do esporte? | 126 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | Leitura 1 | 127 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | “Os antecessores do esporte moderno na Europa antiga e feudal” | 127 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | Bora pra quadra? – Revivendo a sociogênese do esporte | 129 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | Leitura 2 | 129 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | “Jogos Mundiais Indígenas não são as ‘Olimpíadas’ dos povos tradicionais" | 130 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | É jogo ou esporte? Eis a questão! | E se a gente... Fizesse uma animação em whiteboard? | 132 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | “Kiaaaai!”: o grito das lutas | Leitura | 134 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | “Kiaaaai!”: o grito das lutas | Texto 1 | 134 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | “Kiaaaai!”: o grito das lutas | Texto 2: “O significado de Kiai” | 135 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | “Kiaaaai!”: o grito das lutas | Bora pra quadra? – Kendo – uma luta de longa distância | 137 |
3.0 | CORPO QUE PERFORMA E SE CUIDA | “Kiaaaai!”: o grito das lutas | E se a gente... Gritasse? | 141 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Bora pra quadra? – Skate e fingerboard | 144 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Atividade 1: Experimentando o skate | 145 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Atividade 2: Experimentando o fingerboard | 147 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Leitura | 148 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Texto 1: “Das ruas para os Jogos Olímpicos?” | 148 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | Texto 2: “Skate e surfe: de alvos de preconceito no Brasil a prediletos nas Olimpíadas” | 149 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Por que não praticar o skate? | E se a gente... Produzisse uma charge? | 151 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Leitura | 152 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Texto 1: “As práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar : uma revisão de escopo” | 152 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Texto 2: “Práticas corporais de aventura na promoção da saúde e bem-estar: o mountain bike como expoente” | 153 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Bora pra quadra? – O slackline e o rope swing | 155 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Atividade 1: Saltando e balançando | 157 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Atividade 2: Subida e balanço na corda | 158 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | Atividade 3: Desafio: saltando com duas cordas | 158 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Descobrindo novas aventuras | E se a gente... Apreciasse esteticamente esses movimentos? | 159 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Bora pra quadra? – Capturar a bandeira | 161 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Paintball virtual | 161 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Pique-bandeira | 161 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Pique-queima | 162 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Leitura 1 | 163 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Texto 1: “A ciência e os videogames” | 163 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Texto 2: “A compulsão pelo jogo digital” | 164 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Texto 3: “Mas… você joga?” | 165 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Bora pra quadra? – Virtual × real | 167 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Jogo de dardos virtual | 167 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Virtual vs real: a curadoria nos jogos | Jogo de dardos real | 167 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Bora pra quadra? – Hora de jogar! | 170 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Atividade 1 – Jogo tradicional: Taco | 170 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Atividade 2 – Jogo cooperativo: Ordem no banco | 171 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Atividade 3 – Jogo de tabuleiro: Batalha-naval gigante | 173 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Atividade 4 – Jogo tradicional indígena: Cabo de guerra | 174 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | Leitura | 175 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | “Brincadeiras criam conexões entre crianças, adolescentes e pessoas idosas” | 175 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Vamos recriar jogos? | E se a gente... Recriasse um jogo? | 177 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Leitura | 181 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Texto 1: “Gordofobia: conheça mulheres do esporte que combatem o preconceito” | 182 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Texto 2: Armandinho | 183 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Texto 3: “O futuro trans do esporte” | 183 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Bora pra quadra? – Olimpíada da Diversidade | |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | E se a gente... Simulasse um júri? | 188 |
4.0 | CORPO QUE JOGA E SE POSICIONA | Esporte e diversidade: jogando com as diferenças | Educação midiática – Tendências fitness no ambiente digital | 190 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | Bora pra quadra? – Futebol do nosso jeito | 193 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | Leitura | 194 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | Texto 1: “‘Fútbol Callejero’: nascido e criado no Sul” | 194 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | Texto 2: “No Mundial do Futebol de Rua, jogadores fazem as regras” | 195 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | Bora pra quadra? – Fútbol Callejero | 198 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos | E se a gente... Organizasse os jogos interclasses callejeros? | 200 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Leitura | 202 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Texto 1: “Projeto de Ginástica Geral em Petrolina desenvolve e difunde a modalidade” | 202 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Texto 2: “Treino, refeição, estudo, tratamento e mais treino: a vida dos ginastas no CT” | 203 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Bora pra quadra? – Coreografias | 204 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Atividade 1 – Brincando de explorar | 204 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Atividade 2 – Juntando elementos gímnicos | 205 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Atividade 3 – “Ginasticando” com Arte | 208 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ginástica para todos: a arte de explorar | Atividade 4 – Vamos fazer uma coreografia da turma? | 209 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Esporte espetáculo: mesmo jogo, diferentes experiências | Leitura | 210 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Esporte espetáculo: mesmo jogo, diferentes experiências | “Uma arquibancada eletrônica: questões sobre futebol, mídia e sociabilidade no Brasil” | 210 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Esporte espetáculo: mesmo jogo, diferentes experiências | E se a gente... Narrasse um jogo? | 213 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Esporte espetáculo: mesmo jogo, diferentes experiências | Bora pra quadra? – Esporte espetacularizado | 215 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Leitura 1 | 218 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | “A prática do yoga na escola: elementos preliminares e percepções de estudantes de ensino técnico integrado ao nível médio” | 218 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Bora pra quadra? – Vivência com a ioga | 219 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Atividade 1 – Respiração pela ação dos músculos abdominais | 219 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Atividade 2 – Ássanas | 219 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Atividade 3 – Relaxamento | 222 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Atividade 4 – Meditação guiada | 222 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Leitura 2 | 223 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS completa 17 anos” | 223 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | E se a gente... Produzisse um vídeo publicitário? | 224 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Ioga: conhece-te a ti mesmo? | Meu corpo, minha identidade: Ioga: direito das pessoas com deficiência | 224 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Jogos africanos: o brincar para além das fronteiras | Leitura | 227 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Jogos africanos: o brincar para além das fronteiras | “A contribuição dos jogos africanos na Educação Física escolar” | 227 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Jogos africanos: o brincar para além das fronteiras | Bora pra quadra? – Conhecendo os jogos africanos | 229 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Jogos africanos: o brincar para além das fronteiras | E se a gente... Recriasse um jogo africano? | 230 |
5.0 | CORPO QUE REPRESENTA E SE EXPRESSA | Jogos africanos: o brincar para além das fronteiras | Meu corpo, minha identidade: Vamos falar sobre racismo | 231 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | Leitura | 236 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | “Terra de luta: as origens da luta no Brasil” | 237 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | Bora pra quadra? – Huka-huka, luta marajoara e capoeira | 241 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | Atividade 1: Huka-huka | 241 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | Atividade 2: Luta marajoara | 241 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | Atividade 3: Capoeira | 242 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | As lutas na minha vida | E se a gente... Contasse uma luta? | 245 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Capoeira, corpo e ancestralidade | Leitura | 248 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Capoeira, corpo e ancestralidade | “Capoeira Angola, corpo e ancestralidade: por uma educação libertadora” | 248 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Capoeira, corpo e ancestralidade | E se a gente... Fizesse um canto de capoeira? | 253 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Capoeira, corpo e ancestralidade | Bora pra quadra? – Jogos de capoeira | 255 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | Bora pra quadra? – Compartilhar saberes sobre a dança de salão | 257 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | Leitura 1 | 258 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | “A Dança de Salão como um dos conteúdos de dança na escola” | 258 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | Leitura 2 | 260 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | “A volta da gafieira” | 260 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | Bora pra quadra? – Experimentando passos da gafieira | 261 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Me concede uma dança? | E se a gente... Fizesse uma coreografia? | 265 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Click: descobrindo dançar a dois | Leitura | 267 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Click: descobrindo dançar a dois | Texto 1 | 267 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Click: descobrindo dançar a dois | Texto 2 | 267 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Click: descobrindo dançar a dois | Bora pra quadra? – Lazer e socialização | 270 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Click: descobrindo dançar a dois | E se a gente... Criasse uma nova dança? | 273 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Leitura | 274 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | “Jogos cooperativos: conceitos e características” | 274 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | E se a gente... Cooperasse e investigasse? | 275 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Bora pra quadra? Jogos cooperativos | 277 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Atividade 1: Ninguém perde | 277 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Atividade 2: Metas comuns | 278 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Atividade 3: No lugar do outro | 278 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Atividade 4: Todos envolvidos | 279 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Meu corpo, minha identidade: Cooperando contra o bullying | 280 |
6.0 | CORPO QUE LUTA E DANÇA | Cooperação no jogo da vida | Educação midiática – Bullying e cyberbullying | 282 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.