
Moderna SuperAÇÃO! - Arte -Ormundo & Vilas Boas



Investigação e Criação
Abordagem triangular ancora o ensino em diferentes eixos.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Diversidade cultural
Valoriza culturas e estéticas de grupos historicamente excluídos.
Atividades e reflexão
Desenvolvimento da reflexão crítica e da argumentação.
Protagonismo e autonomia
Protagonismo e autonomia do estudante e culturas juvenis.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | Aguçando os sentidos – Caminhada pelo bairro | 59 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | E se a gente se autoavaliasse? | 73 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | Expressão – Grafitando com estêncil | 71 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | Leitura 1 | 61 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | Leitura 2 | 64 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a arte urbana | Se eu quiser aprender + – Grafite: a arte do protesto | 66 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Aguçando os sentidos – Transformando perguntas em gestos | 42 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | E se a gente integrasse as linguagens? | 53 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | E se a gente se autoavaliasse? | 58 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Expressão – Relendo um clássico | 55 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Leitura 1 | 43 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Leitura 2 | 49 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Leitura 3 | 50 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando a dança-teatro | Se eu quiser aprender + – Contexto de criação da dança-teatro | 45 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | Aguçando os sentidos – Histórias de vida | 27 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | E se a gente produzisse um dossiê? | 35 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | E se a gente se autoavaliasse? | 41 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | Expressão – Nós, em mosaico | 39 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | Leitura 1 | 29 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | Leitura 2 | 36 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando o teatro-documentário | Se eu quiser aprender + – O teatro-documentário | 32 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | Aguçando os sentidos – Conectando-se com o ritmo | 13 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | E se a gente criasse um podcast sobre rap? | 23 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | E se a gente se autoavaliasse? | 26 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | Expressão – Com meu rap, digo o que penso | 25 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | Leitura | 14 |
1 | AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICA, DE SER JOVEM E DE PENSAR SOBRE A FINITUDE | Experienciando uma música crítica: o rap | Se eu quiser aprender + – Uma breve história do rap | 19 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | Aguçando os sentidos – Passos em sincronia | 91 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | E se a gente explorasse os níveis espaciais? | 101 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | E se a gente se autoavaliasse? | 103 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | Expressão – Na escola também se dança | 102 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | Leitura 1 | 92 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | Leitura 2 | 94 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando a pesquisa em dança contemporânea | Se eu quiser aprender + – A dança contemporânea e seus percussores | 95 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Aguçando os sentidos – Ouvindo os sons ambientes | 79 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | E se a gente fizesse uma audioteca com os sons que estão ao nosso redor? | 83 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | E se a gente se autoavaliasse? | 90 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Expressão – O uso criativo dos sons | 89 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Leitura 1 | 79 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Leitura 2 | 81 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Leitura 3 | 84 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando formas não convencionais de fazer música | Se eu quiser aprender + – Outros modos de fazer música | 86 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Aguçando os sentidos – Memórias e identidade | 104 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | E se a gente criasse uma obra utilizando elementos da natureza? | 110 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | E se a gente integrasse as linguagens? | 117 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | E se a gente se autoavaliasse? | 120 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Expressão – Eles estão em mim | 119 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Leitura 1 | 106 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Leitura 2 | 109 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Leitura 3 | 111 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando identidades diversas na arte | Se eu quiser aprender + – Arte em uma perspectiva decolonial | 114 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | Aguçando os sentidos – A cena refletindo a sociedade | 121 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | E se a gente criasse uma cena de teatro-fórum? | 127 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | E se a gente integrasse as linguagens? | 132 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | E se a gente se autoavaliasse? | 135 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | Expressão – Encenar para solucionar | 133 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | Leitura 1 | 122 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | Leitura 2 | 130 |
2 | AS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICA, DE DIVULGAR SABERES, IDENTITÁRIA E DE SE INFORMAR | Experienciando um teatro crítico | Se eu quiser aprender + – Teatro e pensamento crítico | 125 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | Aguçando os sentidos – Jogos teatrais | 174 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | E se a gente criasse um guia? | 184 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | E se a gente se autoavaliasse? | 187 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | Expressão – Refletindo sobre o tempo | 185 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | Leitura 1 | 176 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | Leitura 2 | 180 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Capítulo 11 Experienciando o processo de criação no teatro | Se eu quiser aprender + – Os principais gêneros do teatro ocidental | 182 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | Aguçando os sentidos – Desenhando no espaço | 158 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | E se a gente lesse trechos de textos acadêmicos? | 166 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | E se a gente pesquisasse para rabiscar? | 162 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | E se a gente se autoavaliasse? | 173 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | Expressão – Rabiscando e divulgando juntos | 171 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | Leitura 1 | 159 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | Leitura 2 | 164 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a improvisação na dança | Se eu quiser aprender + – A improvisação em dança | 168 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Aguçando os sentidos – Identificando sonoridades | 141 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | E se a gente integrasse as linguagens? | 150 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | E se a gente se autoavaliasse? | 157 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Expressão – Festival de música | 156 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Leitura 1 | 142 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Leitura 2 | 143 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Leitura 3 | 148 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Leitura 4 | 149 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando a música como profissão | Se eu quiser aprender + – A música e seus profissionais | 151 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | Aguçando os sentidos – Imaginando outros espaços | 188 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | E se a gente criasse esculturas efêmeras? | 197 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | E se a gente se autoavaliasse? | 203 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | Expressão – Performando o corpo-objeto | 201 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | Leitura 1 | 189 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | Leitura 2 | 198 |
3 | AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL, JORNALÍSTICA, DE SE EXPOR E DO NOVO | Experienciando o corpo e o espaço na arte contemporânea | Se eu quiser aprender + – As artes visuais contemporâneas | 190 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | Aguçando os sentidos – Contando histórias para representar identidades | 259 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | E se a gente criasse um fanzine? | 270 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | E se a gente se autoavaliasse? | 274 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | Expressão – Histórias do passado | 273 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | Leitura 1 | 260 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | Leitura 2 | 264 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a diversidade cultural no teatro | Se eu quiser aprender + – A representação de identidades plurais | 268 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | Aguçando os sentidos – Em busca de enquadramentos | 211 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | E se a gente criasse um stop motion? | 223 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | E se a gente criasse uma videodança? | 217 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | E se a gente se autoavaliasse? | 226 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | Expressão – Mostra de vídeos | 225 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | Leitura 1 | 212 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | Leitura 2 | 214 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando a videodança | Se eu quiser aprender + – O desenvolvimento da videodança | 221 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | Aguçando os sentidos – Ilustrando situações de desigualdades | 227 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | E se a gente fizesse cartazes sobre assuntos tratados pelo ECA? | 235 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | E se a gente se autoavaliasse? | 241 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | Expressão – Direitos em exposição | 239 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | Leitura 1 | 228 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | Leitura 2 | 237 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando exercitar a cidadania pela arte | Se eu quiser aprender + – Narrativas visuais e crítica social | 231 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | Aguçando os sentidos – As canções que eu ouço | 242 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | E se a gente lesse um texto de divulgação científica? | 250 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | E se a gente pesquisasse canções com posicionamento político? | 246 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | E se a gente se autoavaliasse? | 258 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | Expressão – Um festival para pensar a crítica | 257 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | Leitura 1 | 243 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | Leitura 2 | 248 |
4 | AS EXPERIÊNCIAS DE CURADORIA, DE RECONHECER DIREITOS, DE SE POSICIONAR E DE PRODUZIR CONHECIMENTO | Experienciando o posicionamento político na música | Se eu quiser aprender + – A formação do samba | 252 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Aguçando os sentidos – Conectando-se com uma melodia | 325 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | E se a gente se autoavaliasse? | 337 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Expressão – Repertório em expansão | 335 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Leitura 1 | 326 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Leitura 2 | 329 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Leitura 3 | 331 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando a diversidade musical | Se eu quiser aprender + – A Etnomusicologia e a pesquisa musical | 333 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | Aguçando os sentidos – Qual é sua indignação? | 294 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | E se a gente se autoavaliasse? | 307 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | Expressão – Intenção em movimento | 305 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | Leitura 1 | 295 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | Leitura 2 | 298 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando dançar hip-hop | Se eu quiser aprender + – O hip-hop e as danças urbanas | 300 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | Aguçando os sentidos – Arte autobiográfica | 280 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | E se a gente produzisse um seminário? | 290 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | E se a gente se autoavaliasse? | 293 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | Expressão – Eu, em cena | 291 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | Leitura 1 | 281 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | Leitura 2 | 285 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando um teatro que fala dos próprios atores | Se eu quiser aprender + – Uma arte que aborda a própria vida | 288 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | Aguçando os sentidos – Arte que compartilha | 308 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | E se a gente fizesse uma cobertura jornalística de um evento ou espaço de arte? | 320 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | E se a gente se autoavaliasse? | 324 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | Expressão – Planejando uma escola ideal | 322 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | Leitura 1 | 309 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | Leitura 2 | 311 |
5 | AS EXPERIÊNCIAS DE CONTAR QUEM SE É, DO GRITO, DE COMPARTILHAR E DE DESCOBRIR | Experienciando uma arte que busca compartilhar | Se eu quiser aprender + – A Bienal de Arte de São Paulo | 316 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.