
Moderna PLUS - Redação



Escrita formal e argumentação
Treina escrita e argumentação para o Enem.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Desenvolve repertório argumentativo
Atividades de criação, revisão e argumentação.
Apoia o protagonismo juvenil
Estimula protagonismo por meio da produção de texto.
Integra leitura e escrita
Relaciona leitura crítica e produção de textos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | SEÇÃO ESPECIAL – VAMOS ESCREVER? | 15 | |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Proposta de produção: postagem em blog | 16 | |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Leitura: Vale quanto sonha, de Sérgio Vaz | 17 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Análise | 18 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Produção oral: apresentação com apoio de slides | 20 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | 1998: o começo de tudo | 20 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Mobilize seus conhecimentos: questões do Enem | 23 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | 2009: um novo Enem | 25 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Mobilize seus conhecimentos: a redação do Enem 1999 | 28 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Produção oral: playlist comentada | 29 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Enem: uma prova e sua história | Proposta de produção: cartazes para campanha de divulgação do Enem | 30 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Leitura: Proposta de redação – “Desafios para o combate ao discurso de ódio nas redes sociais” | 32 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Análise | 34 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | É possível fazer uma avaliação objetiva de textos? | 35 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Competência I: o domínio da norma-padrão | 36 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: exercícios de correção | 38 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Competência II: as relações entre o tema e o tipo de texto | 39 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: o repertório pessoal | 41 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: exercícios de correção | 42 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: exercícios de correção | 43 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Competência III: o projeto de texto e a argumentação | 44 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: exercícios de correção | 45 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Competência IV: a articulação linguística das palavras e das ideias | 46 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: exercícios de correção | 49 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Competência V: a proposta de intervenção solidária | 50 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: análise da proposta de intervenção | 51 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Mobilize seus conhecimentos: análise da proposta de intervenção | 52 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como a redação é avaliada no Enem | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 53 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Leitura: Proposta de redação – “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil” | 56 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Análise | 58 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Estrutura da prova de redação do Enem | 59 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Mobilize seus conhecimentos: o que significa fugir ao tema | 62 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Mobilize seus conhecimentos: leitura e análise da coletânea | 63 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Mobilize seus conhecimentos: leitura de temas | 66 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | A importância da ordem de leitura | 66 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Proposta de produção: elaboração de temas de redação | 67 |
1 | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Como ler a proposta de redação do Enem | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 68 |
2 | Dissertar e argumentar | Como ler a proposta de redação do Enem | SEÇÃO ESPECIAL – O OLHAR QUE INSPIRA A ESCRITA | 71 |
2 | Dissertar e argumentar | Como ler a proposta de redação do Enem | Proposta de produção: crônica | 72 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Leitura: Goiás contra a dengue, de governo de Goiás | 73 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Análise | 73 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Produção oral: debate | 75 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Uma definição de gênero | 76 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | A evolução dos gêneros | 77 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Mobilize seus conhecimentos: a linguagem dos diferentes gêneros | 78 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Mobilize seus conhecimentos: reconhecimento de unidades composicionais | 81 |
2 | Dissertar e argumentar | Gêneros discursivos e unidades composicionais | Proposta de produção: painel sobre diversidade de gêneros | 82 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Leitura: Proposta de redação – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” | 84 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Análise | 86 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Dissertação argumentativa: definição e usos | 87 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Análise da estrutura de uma redação | 90 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Mobilize seus conhecimentos: os operadores argumentativos | 92 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Produção oral: debate | 92 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – Parágrafos bem estruturados: a ordenação das ideias | 94 |
2 | Dissertar e argumentar | Texto dissertativo-argumentativo | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 96 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Leitura: Proposta de produção – “Desafios para a garantia da atenção psicossocial nas escolas do Brasil” | 103 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Análise | 105 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Elaboração do projeto de texto: como obter informações essenciais | 107 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Produção oral: tempestade de ideias | 108 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Projeto de texto: a organização da argumentação | 108 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | A identificação de um projeto de texto | 109 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Mobilize seus conhecimentos: análise de redação | 111 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Repertório sociocultural e projeto de texto | 111 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Proposta de produção: diário cultural | 112 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – A importância da pontuação na organização das ideias | 113 |
2 | Dissertar e argumentar | A elaboração de um projeto de texto | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 114 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Leitura: Redação sobre o tema – “Desafios para o combate ao discurso de ódio nas redes sociais” | 117 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Análise | 118 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Produção oral: apresentação oral com apoio de slides | 119 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Primeiro parágrafo: como começar uma dissertação | 119 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Mobilize seus conhecimentos: criação de parágrafos introdutórios | 122 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Desenvolvimento e conclusão: uma relação necessária | 122 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Mobilize seus conhecimentos: o trabalho com as partes do texto dissertativo-argumentativo | 125 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – Vocabulário, uso de letra maiúscula e do sinal indicativo de crase | 126 |
2 | Dissertar e argumentar | As três partes do texto dissertativo | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 127 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Leitura: A ciência ri: o melhor de Sidney Harris, de Sidney Harris | 132 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Análise | 132 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Coerência: a construção do sentido | 133 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Mobilize seus conhecimentos: a construção da coerência | 135 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Coesão: a articulação das estruturas | 136 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Mobilize seus conhecimentos: conjunções e mudanças de sentido | 139 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Mobilize seus conhecimentos: uso e análise de operadores argumentativos | 141 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Mobilize seus conhecimentos: análise da coesão em redações | 146 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – O uso dos recursos coesivos para a construção da coerência | 147 |
2 | Dissertar e argumentar | A articulação das ideias no plano textual: coesão e coerência | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 148 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Leitura: Armandinho Dois, de Alexandre Beck | 151 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Análise | 151 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Relações lexicais | 152 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | As relações lexicais na construção da coesão textual | 156 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Mobilize seus conhecimentos: a escolha lexical | 159 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – Dois problemas recorrentes: uso questionável das aspas e repetição de palavras | 160 |
2 | Dissertar e argumentar | Relações de sentido entre as palavras | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 161 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Relações de sentido entre as palavras | SEÇÃO ESPECIAL – A ESCRITA QUE RESGATA A IDENTIDADE | 167 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Relações de sentido entre as palavras | Proposta de produção: minibiografia | 168 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Leitura: Negacionismo mata, de Rafael Corrêa | 169 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Análise | 169 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Fato e opinião | 171 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Juízo de fato e juízo de valor | 172 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Mobilize seus conhecimentos: análise de um artigo de opinião | 173 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Produção oral: debate | 175 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Educação midiática: A representação do público-alvo em diferentes mídias | 176 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | A argumentação | 177 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – A enumeração dispersiva | 182 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | O exercício da argumentação | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 184 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Leitura: O melhor de Calvin, de Bill Watterson | 189 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Análise | 189 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Argumentar é usar estratégias | 190 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | A força das citações | 191 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | O resgate da história | 193 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Mobilize seus conhecimentos: análise da argumentação em textos dissertativos-argumentativos | 196 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | O uso de analogias | 197 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Mobilize seus conhecimentos: uso argumentativo da analogia | 198 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Dados que reforçam argumentos | 198 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – O uso de exemplos para construir argumentos | 201 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Estratégias argumentativas | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 203 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Leitura: Pagando o pato, de Ciça | 208 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Análise | 208 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | O que evitar no momento de articular as ideias | 209 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Mobilize seus conhecimentos: análise de generalizações indevidas | 210 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Digressão | 212 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Mobilize seus conhecimentos: análise da articulação entre as ideias | 213 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Non sequitur | 214 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Mobilize seus conhecimentos: identificação do non sequitur | 216 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Produção oral: defesa de soluções para problemas sociais | 217 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Oficina das letras: exercícios de revisão textual – Desarticulação argumentativa provocada pelo mau uso de argumentos de autoridade | 218 |
3 | A ARTE DE ARGUMENTAR | Problemas de argumentação | Defesa de um ponto de vista: produção de texto dissertativo-argumentativo | 219 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.