
Moderna em AÇÃO - Português



Linguagens para a juventude
Ampla o repertório em diferentes linguagens.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atitude investigativa
Desenvolve investigação e reflexão sobre Língua Portuguesa.
Multiletramentos
Favorece multiletramentos em praticamente todos os capítulos.
Cultura digital
Práticas que incluem cultura digital e culturas jovens.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Nossos perfis leitores | Leitura e reflexão I: Retratos da leitura no Brasil | 18 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Nossos perfis leitores | Aprendendo com autonomia: Rodas de leitura | 21 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Nossos perfis leitores | Leitura e reflexão II: A leitura na literatura | 26 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Nossos perfis leitores | Produção: Um perfil leitor digital | 29 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Nossos perfis leitores | TRABALHO E JUVENTUDES: Apresentando-se no mundo do trabalho | 32 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Leitura e reflexão I: O que é literatura, afinal? | 34 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | DIÁLOGOS: Marcel Duchamp: isso é arte? | 37 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Aprendendo com autonomia: Estratégias para resumir textos | 38 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Gramática e expressividade: Morfologia e sintaxe | 41 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Leitura e reflexão II: Cânone em debate | 51 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | DIÁLOGOS: Françoise Ega: cartas para Carolina | 60 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | CONEXÕES: Racismo estrutural | 62 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Produção: Comentário opinativo | 66 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | PRÁTICAS EM AÇÃO: Literatura para todos | 68 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | Autoavaliação | 71 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 72 |
1 | LEITORES EM (INTER)AÇÃO! | Quem define o que é literatura? | NA ESTANTE | 75 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | Leitura e reflexão I: Consumo de notícias no Brasil | 82 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | CONEXÕES: A matemática dos levantamentos | 86 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | Aprendendo com autonomia: Pesquisa de levantamento | 90 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | Leitura e reflexão II: Diferentes olhares no jornalismo | 94 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | Produção: Infográfico | 100 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Como consumimos notícias | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Como evitar a desinformação | 102 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | Leitura e reflexão I: A construção dos relatos | 105 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | Gramática e expressividade: Modalização | 109 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | Leitura e reflexão II: A cobertura jornalística | 119 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | DIÁLOGOS: O drama dos migrantes e refugiados em um poema contemporâneo | 124 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | Produção: Crítica de mídia | 125 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | PRÁTICAS EM AÇÃO: Observatório da Imprensa | 127 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | Autoavaliação | 130 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 131 |
2 | POR DENTRO DAS MÍDIAS | Crítica de mídia | NA ESTANTE | 134 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | Leitura e reflexão I: Os Lusíadas e seu contexto histórico | 142 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | DIÁLOGOS: Camões e a arte de seu tempo – Classicismo e Renascimento | 148 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | DIÁLOGOS Camões revisitado em poema de Sophia de Mello | 153 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | Leitura e reflexão II: Olhares que se cruzam | 154 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | DIÁLOGOS: Os modernistas e o “descobrimento” | 160 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | De Portugal ao Brasil | Produção: Playlist comentada | 161 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Leitura e reflexão I: A brasilidade em Macunaíma | 164 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | DIÁLOGOS: Iracema e Macunaíma – duas faces da identidade nacional | 174 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Aprendendo com autonomia: Construção de um podcast | 176 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Gramática e expressividade: Variação linguística | 179 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | CONEXÕES: Formação do português brasileiro e relações com nossa história | 190 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | TRABALHO E JUVENTUDES: Carreiras ligadas às línguas e suas literaturas | 193 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Leitura e reflexão II: Pioneiros da literatura afro-brasileira | 196 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | DIÁLOGOS O Romantismo abolicionista de Castro Alves | 200 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Produção: Paródia ou estilização | 205 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | PRÁTICAS EM AÇÃO: Um podcast literário sobre Macunaíma | 208 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | Autoavaliação | 210 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 211 |
3 | FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURA | Brasileiros constroem sua identidade | NA ESTANTE | 215 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Explorando leis e esferas de poder | Leitura e reflexão I: Abaixo-assinados on-line | 222 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Explorando leis e esferas de poder | Aprendendo com autonomia: As leis do país e a participação social | 227 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Explorando leis e esferas de poder | Leitura e reflexão II: A pauta ambiental nos discursos de políticos | 231 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Explorando leis e esferas de poder | Produção: Apresentação oral | 234 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Leitura e reflexão I: Consumo e marketing nas mídias digitais | 238 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | DIÁLOGOS: Campanhas pelo consumo consciente | 241 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Aprendendo com autonomia: Investigando estratégias do marketing digital | 244 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | CONEXÕES: Consumo de moda e uso da água | 247 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Gramática e expressividade: A linguagem dos textos normativos | 250 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | DIÁLOGOS: Thiago de Mello e os “Estatutos do Homem” | 254 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Leitura e reflexão II: Political remix, a crítica criativa | 256 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Produção: Political remix | 259 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Como identificar fontes pouco confiáveis | 261 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | PRÁTICAS EM AÇÃO: Reivindicando nossos direitos | 266 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | Autoavaliação | 268 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 269 |
4 | NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER! | Meio ambiente e consumo consciente na era digital | NA ESTANTE | 272 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Linguagens em diferentes contextos
Diversifica experiências em leitura e expressão.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atitude investigativa
Incentiva perguntas e reflexão crítica na Língua Portuguesa.
Multiletramentos
Explora múltiplas formas de ler, interpretar e produzir textos.
Cultura digital
Aborda práticas digitais e participação em culturas jovens.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Das memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá Vicêncio | Leitura e reflexão I: Brás Cubas – a classe senhorial por ela mesma | 18 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Das memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá Vicêncio | DIÁLOGOS: A ironia crítica em Eça de Queiroz | 24 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Das memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá Vicêncio | Leitura e reflexão II: A “escrevivência” de Conceição Evaristo | 25 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Das memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá Vicêncio | DIÁLOGOS: A arte do barro nas culturas quilombolas | 30 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Das memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá Vicêncio | Produção: Fanfic | 31 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | Leitura e reflexão I: Realidades mágicas | 35 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | DIÁLOGOS: A arte afro-caribenha de Wifredo Lam | 40 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | Gramática e expressividade: Coordenação e subordinação na construção do texto | 42 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | Leitura e reflexão II: África lusófona | 55 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | DIÁLOGOS: Conceição Lima: uma homenagem aos injustiçados de São Tomé e Príncipe | 62 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | CONEXÕES: O Brasil e os países lusófonos | 64 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | Produção: Vlog literário | 67 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | PRÁTICAS EM AÇÃO E-zines da turma | 69 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | Autoavaliação | 72 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Fazendas de cliques e suas implicações | 73 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 75 |
1 | (DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORAS | Vozes africanas e latino-americanas | NA ESTANTE | 78 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Excesso de informações: entender e saber lidar | Leitura e reflexão I: Fake news e checagem de informações | 86 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Excesso de informações: entender e saber lidar | Aprendendo com autonomia: Checagem de fatos e comparação de feeds | 92 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Excesso de informações: entender e saber lidar | Leitura e reflexão II: Redes sociais e saúde mental | 98 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Excesso de informações: entender e saber lidar | DIÁLOGOS: A argumentação nos sermões de Antônio Vieira | 104 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Excesso de informações: entender e saber lidar | Produção: Artigo de opinião | 106 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Leitura e reflexão I: Intolerância e discurso de ódio | 108 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | CONEXÕES: Modelagem matemática e a dinâmica dos discursos nas redes sociais | 116 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Aprendendo com autonomia: Da reflexão à ação – prevenção e combate ao bullying | 118 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Gramática e expressividade: Coesão textual I | 121 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | TRABALHO E JUVENTUDES: O e-mail profissional | 128 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Leitura e reflexão II: Prática do jornalismo em tempos de inteligência artificial | 131 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Produção: Reportagem | 137 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | PRÁTICAS EM AÇÃO: A reportagem em diferentes mídias | 140 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | Autoavaliação | 142 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 143 |
2 | ENTRE FEEDS E FAKES | Jornalismo e tecnologias digitais | NA ESTANTE | 145 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | Leitura e reflexão I: Sete faces e outras mais | 152 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | DIÁLOGOS: Outra face de um poema | 155 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | Aprendendo com autonomia: Estações de poesia | 156 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | CONEXÕES: Matemática e literatura no cubo mágico | 169 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | Leitura e reflexão II: Experimentações poéticas | 171 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | Produção: Mural virtual interativo | 175 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | (Di)versos em formas e temas | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direitos autorais, mídias digitais e inteligência artificial – onde fica a ética? | 178 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | Leitura e reflexão I: A crítica política e social | 182 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | DIÁLOGOS: A poesia como crítica aos hábitos e comportamentos sociais | 185 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | Gramática e expressividade: Coesão textual II | 187 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | Leitura e reflexão II: Vozes marginais na poesia de resistência | 198 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | DIÁLOGOS: A inclusão no breaking | 201 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | Produção: Slam | 204 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | PRÁTICAS EM AÇÃO: Poesia e arte na escola | 206 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | Autoavaliação | 207 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 208 |
3 | (DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA | Crítica e resistência pela poesia | NA ESTANTE | 211 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | Leitura e reflexão I: Mulheres na ciência | 218 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | TRABALHO E JUVENTUDES: Do Stem ao Steam: a economia criativa | 224 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | Aprendendo com autonomia: Estratégias de retextualização | 226 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | Leitura e reflexão II: Ciência para uma vida melhor | 230 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | DIÁLOGOS: Arte fotográfica e ciência | 234 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência e sociedade | Produção: Artigo de divulgação científica | 236 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Leitura e reflexão I: O método científico | 239 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Aprendendo com autonomia: Transformando a realidade por meio de uma pesquisa-ação | 244 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Gramática e expressividade: Estratégias de impessoalização | 252 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | DIÁLOGOS: Impessoalização no discurso publicitário | 256 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Leitura e reflexão II: O negacionismo científico | 262 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | DIÁLOGOS: Cientificismo e determinismo: o romance naturalista | 267 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | CONEXÕES: Eugenia, a pseudociência racista | 271 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Produção: Podcast de divulgação científica | 274 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | PRÁTICAS EM AÇÃO: Uma jornada científica na escola | 278 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | Autoavaliação | 280 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 281 |
4 | A CIÊNCIA É PARA TODOS | Ciência na prática | NA ESTANTE | 284 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Linguagens e práticas sociais
Desenvolve repertório e autoria nos gêneros textuais.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Atitude investigativa
Incentiva o protagonismo estudantil na aprendizagem da língua.
Multiletramentos
Estimula leitura crítica e produção de diferentes textos.
Cultura digital
Relaciona a língua portuguesa aos ambientes digitais e reais.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | Leitura e reflexão I: Campo geral – o sertão pelo olhar de um menino | 18 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | Aprendendo com autonomia: Leituras inspiradas nos jovens Miguilins | 24 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | Leitura e reflexão II: Grande sertão: veredas, a obra-prima de Rosa | 28 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | DIÁLOGOS: Os indígenas do sertão | 30 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | Produção: Miniconto | 31 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | O sertão e o sertanejo de Guimarães Rosa | TRABALHO E JUVENTUDES: Visita técnica a uma empresa | 35 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | Leitura e reflexão I: O sertão e o sertanejo de Euclides da Cunha | 37 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | DIÁLOGOS: Canudos em cordel | 42 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | CONEXÕES: Revendo a representação da Caatinga | 44 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | Gramática e expressividade: Concordância | 46 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | Leitura e reflexão II: O sertão de Graciliano na literatura e no cinema | 56 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | DIÁLOGOS: O sertão de João Cabral de Melo Neto em diferentes mídias e linguagens | 61 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | Produção: Releitura do sertão em diferentes mídias | 64 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | PRÁTICAS EM AÇÃO: Cinema e literatura na escola | 65 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | Autoavaliação | 68 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 69 |
1 | NAS TRAMAS DO NARRAR | Outros sertões e sertanejos | NA ESTANTE | 72 |
2 | EU E MINHA GRANA | Primeiras ideias para um documentário | Leitura e reflexão I: Educação financeira – o que é isso? | 80 |
2 | EU E MINHA GRANA | Primeiras ideias para um documentário | Aprendendo com autonomia: Uma autoanálise de sua relação com o dinheiro | 83 |
2 | EU E MINHA GRANA | Primeiras ideias para um documentário | CONEXÕES: Educação financeira e matemática | 85 |
2 | EU E MINHA GRANA | Primeiras ideias para um documentário | Leitura e reflexão II: Um mergulho nos documentários | 89 |
2 | EU E MINHA GRANA | Primeiras ideias para um documentário | Produção: Storyline e argumento | 95 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Leitura e reflexão I: Composição e sequenciação das imagens no documentário | 98 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Aprendendo com autonomia: Análise de recursos sonoros e imagéticos em documentários | 102 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Gramática e expressividade: Regência e crase | 104 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Leitura e reflexão II: Roteiros de documentários | 115 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Produção: Roteiro e storyboard | 118 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | PRÁTICAS EM AÇÃO: Educação financeira na tela | 120 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | Autoavaliação | 122 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Videominutos sobre golpes financeiros | 123 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 127 |
2 | EU E MINHA GRANA | A linguagem cinematográfica | NA ESTANTE | 129 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | Leitura e reflexão I: O auto através dos tempos | 136 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | Aprendendo com autonomia: Pesquisa em acervo digital e reconto de narrativas | 147 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | DIÁLOGOS: Casos do Romualdo: um anti-herói gaúcho | 150 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | Leitura e reflexão II: Sátira e humor no Brasil colônia | 152 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | DIÁLOGOS: O Boca do Inferno | 158 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | CONEXÕES: Relações luso-britânicas e consequências para o Brasil | 160 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | Para rir e refletir | Produção: Debate de opinião | 164 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | Leitura e reflexão I: Leonardo, o primeiro malandro | 171 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | Gramática e expressividade: Colocação pronominal | 177 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | Leitura e reflexão II: Riso e melancolia em Lima Barreto | 185 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | Produção: Roteiro de esquete adaptado | 190 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | PRÁTICAS EM AÇÃO: Comédia na escola | 194 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | Autoavaliação | 195 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 196 |
3 | O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICO | A criação do humor | NA ESTANTE | 198 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | As juventudes e suas aspirações | Leitura e reflexão I: Algumas perspectivas das juventudes | 204 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | As juventudes e suas aspirações | Aprendendo com autonomia: Um wiki sobre o mundo do trabalho | 210 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | As juventudes e suas aspirações | Leitura e reflexão II: Pensar o futuro | 212 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | As juventudes e suas aspirações | Produção: Verbetes para o wiki da turma | 217 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | As juventudes e suas aspirações | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Violência de gênero na internet: reconhecer e combater | 219 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | Leitura e reflexão I: Direitos do trabalhador | 221 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | CONEXÕES: Zygmunt Bauman e o trabalho líquido | 226 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | Gramática e expressividade: Pontuação | 228 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | Leitura e reflexão II: Empreendedorismo | 240 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | Produção: Videocurrículo | 242 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | PRÁTICAS EM AÇÃO: Uma Feira de Profissões na escola | 244 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | Autoavaliação | 245 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES | 246 |
4 | O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO | Entre a flexibilidade e a precarização | NA ESTANTE | 249 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.