Coleção Desafio – Matemática

1° ano
Anos Iniciais

Números e raciocínio

Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.

Código da Obra:
0019P230101020020
Avatar Ênio Silveira
Ênio Silveira Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Conteúdo claro e contextualizado

Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiros objetivos de aula

Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades progressivas e alinhadas

Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.

Conteúdo programático

CONHECENDO SEU LIVRO – p. 10

O QUE JÁ SEI? – p. 15

PARTE 1

UNIDADE 1 – NOÇÕES DE COMPRIMENTO, POSIÇÃO, SENTIDO E DESLOCAMENTO – p. 19

MAIS ALTO OU MAIS BAIXO – p. 20

MAIS GROSSO OU MAIS FINO – p. 22

MAIS CURTO OU MAIS COMPRIDO – p. 23

MAIS LARGO OU MAIS ESTREITO – p. 25

À DIREITA OU À ESQUERDA – p. 26

MAIS LONGE OU MAIS PERTO – p. 27

NA FRENTE, ATRÁS OU ENTRE – p. 28

ACIMA OU ABAIXO; EM CIMA OU EMBAIXO – p. 29

DENTRO OU FORA – p. 30

LENDO E DESCOBRINDO: O RELÓGIO – p. 31
MESMO SENTIDO OU SENTIDO CONTRÁRIO – p. 32

DESLOCAMENTO – p. 33

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 35



UNIDADE 2 – SEQUÊNCIAS, CLASSIFICAÇÕES, SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 36

SEQUÊNCIAS – p. 38

CLASSIFICAÇÕES – p. 41

IGUAIS OU DIFERENTES – p. 43

SÍMBOLOS E CÓDIGOS – p. 45

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 47



PARTE 2

UNIDADE 3 – FIGURAS GEOMÉTRICAS – p. 48

FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS – p. 50

AGINDO E CONSTRUINDO: MONTAR UMA MINICIDADE – p. 54
CURIOSIDADE: CUBO DE RUBIK – p. 54
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS – p. 55

JOGANDO E APRENDENDO: TANGRAM – p. 61
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 63



UNIDADE 4 – NÚMEROS DE 0 A 10 – p. 64

QUANTIDADE – p. 66

OS NÚMEROS 1, 2 E 3 – p. 68

OS NÚMEROS 4, 5 E 6 – p. 71

OS NÚMEROS 7, 8 E 9 – p. 74

O NÚMERO ZERO – p. 77

SEQUÊNCIAS DOS NÚMEROS DE 0 A 9 – p. 78

O NÚMERO 10 – p. 79

JOGANDO E APRENDENDO: AMARELINHA – p. 80
LENDO E DESCOBRINDO: MARIANA CONTA! – p. 82
CAMINHOS – p. 83

PRIMEIRO E ÚLTIMO – p. 85

NÚMEROS QUE INDICAM ORDEM – p. 86

TRATANDO A INFORMAÇÃO: COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS – p. 87
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 89



PARTE 3

UNIDADE 5 – NOÇÕES DE MEDIDAS DE CAPACIDADE E DE TEMPERATURA – p. 90

CABE MAIS OU CABE MENOS – p. 91

MAIS QUENTE OU MENOS QUENTE – p. 93

O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 95



UNIDADE 6 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 96

AS IDEIAS DA ADIÇÃO – p. 98

AS IDEIAS DA SUBTRAÇÃO – p. 102

TABUADAS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO – p. 106

JOGANDO E APRENDENDO: BOLICHE – p. 108
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 109



UNIDADE 7 – MAIS NÚMEROS – p. 110

A DEZENA – p. 112

OS NÚMEROS DE 11 A 19 – p. 113

OS NÚMEROS DE 20 A 40 – p. 123

JOGANDO E APRENDENDO: NO FUNDO DO MAR – p. 130
INVESTIGANDO A CHANCE: FAZENDO PREVISÕES – p. 131
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 132



PARTE 4

UNIDADE 8 – MEDIDAS DE TEMPO – p. 133

O RELÓGIO – p. 134

OS DIAS DA SEMANA – p. 136

OS MESES DO ANO – p. 137

LENDO E DESCOBRINDO: HOJE É DOMINGO – p. 138
TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM TABELA – p. 139
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 141



UNIDADE 9 – NÚMEROS ATÉ 100 – p. 142

DEZENAS EXATAS – p. 143

O NÚMERO 100 – p. 146

REPRESENTANDO QUANTIDADES – p. 148

COMPARAÇÕES – p. 152

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – p. 154

DOBRO E METADE – p. 156

TRATANDO A INFORMAÇÃO: ORGANIZAR DADOS EM GRÁFICOS DE BARRAS VERTICAIS – p. 157
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 159



UNIDADE 10 – NOÇÕES DE MEDIDA DE MASSA – p. 160

MAIS LEVE OU MAIS PESADO – p. 161

A BALANÇA – p. 162

TRATANDO A INFORMAÇÃO: FAZENDO UMA PESQUISA – p. 163
O QUE ESTOU APRENDENDO? – p. 164

O QUE APRENDI? – p. 165



SUGESTÕES DE LEITURA – p. 169

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 171

MATERIAL COMPLEMENTAR – p. 173

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Números e raciocínio

Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.

Código da Obra:
0019P230101020020
Avatar Ênio Silveira
Ênio Silveira Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Conteúdo claro e contextualizado

Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiros objetivos de aula

Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades progressivas e alinhadas

Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.

Conteúdo programático

Conhecendo seu livro – p. 10

O que já sei? – p. 15

PARTE 1

UNIDADE 1 – Os números – p. 19

Números de 0 a 9 – p. 20

A dezena – p. 22

Mais números – p. 23

Comparar quantidades – p. 25

Números no cotidiano – p. 27

Números que indicam ordem – p. 28

Sequência de números até 100 – p. 30

O que estou aprendendo? – p. 33



UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 34

As ideias da adição – p. 36

Adição de três números – p. 41

Resolvendo problemas – p. 42
As ideias da subtração – p. 43

Resolvendo problemas – p. 48
Tabuadas da adição – p. 49

Tabuadas da subtração – p. 50

Sequências com adição e subtração – p. 51

Lendo e descobrindo: Reciclar é importante! – p. 53
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em uma tabela – p. 54
O que estou aprendendo? – p. 55



UNIDADE 3 – Figuras geométricas – p. 56

Paralelepípedo e cubo – p. 58

Agindo e construindo: Construindo um modelo de paralelepípedo – p. 58
Construindo um modelo de cubo – p. 59

Pirâmide – p. 61

Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 61
Esfera, cilindro e cone – p. 63

Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro – p. 63
Construindo um modelo de cone – p. 64

O que estou aprendendo? – p. 66



PARTE 2

UNIDADE 4 – Mais números – p. 67

Representando quantidades – p. 68

A centena – p. 72

Números até 999 – p. 74

Resolvendo problemas – p. 81
O número 1 000 – p. 82

Jogando e aprendendo: Jogo das trocas – p. 84
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em um gráfico de barras verticais – p. 85
O que estou aprendendo? – p. 86



UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 87

Retângulo, quadrado, triângulo e círculo – p. 88

Curiosidade: Piet Mondrian – p. 91
Agindo e construindo: O tangram – p. 92
Representando figuras geométricas planas – p. 93

Agindo e construindo: Obtendo figuras de papel – p. 94
Mosaicos – p. 95

Jogando e aprendendo: Memória das figuras – p. 97
Tratando a informação: Transpor dados de uma tabela para um gráfico de barras verticais – p. 98
O que estou aprendendo? – p. 100



UNIDADE 6 – Medidas – p. 101

Medindo comprimentos – p. 102

Agindo e construindo: Medindo com barbante – p. 104
O centímetro, o milímetro e o metro – p. 105

Medindo massas – p. 108

O quilograma e o grama – p. 110

Medindo capacidades – p. 112

O litro e o mililitro – p. 114

Lendo e descobrindo: Rótulos nas embalagens de alimentos – p. 116
O que estou aprendendo? – p. 117



PARTE 3

UNIDADE 7 – Mais adições – p. 118

Adição de dezenas exatas – p. 120

Adição – p. 122

Resolvendo problemas – p. 129
Jogando e aprendendo: Em busca do 60! – p. 130
O que estou aprendendo? – p. 131



UNIDADE 8 – Mais subtrações – p. 132

Subtração de dezenas exatas – p. 134

Subtração – p. 136

Resolvendo problemas – p. 145
Tratando a informação: Organizar dados em tabela – p. 147
O que estou aprendendo? – p. 149



UNIDADE 9 – Localização e deslocamento – p. 150

Planta baixa e mapa – p. 152

Deslocamento em malha quadriculada – p. 154

Trajetos e caminhos orientados – p. 156

Investigando a chance: Maior chance ou menor chance? – p. 158
O que estou aprendendo? – p. 159



PARTE 4

UNIDADE 10 – Multiplicação – p. 160

Ideia da multiplicação: adição de parcelas iguais – p. 162

Tabuada do 2 – p. 165

O dobro – p. 167

Tabuada do 3 – p. 169

O triplo – p. 171

Tabuada do 4 – p. 173

Tabuada do 5 – p. 175

Mais multiplicações – p. 177

Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras horizontais – p. 179
O que estou aprendendo? – p. 181



UNIDADE 11 – Divisão – p. 182

As ideias da divisão – p. 184

Metade – p. 189

Dúzia e meia dúzia – p. 191

Terço – p. 193

Mais divisões – p. 195

Tratando a informação: Escrever um texto com base nas informações de gráficos e tabelas – p. 197
O que estou aprendendo? – p. 199



UNIDADE 12 – Medidas de tempo e de temperatura – p. 200

O relógio – p. 202

Os dias da semana – p. 205

Os meses do ano e o calendário – p. 206

O termômetro – p. 210

Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 213
O que estou aprendendo? – p. 214

O que aprendi? – p. 215



Sugestões de leitura – p. 219

Referências bibliográficas comentadas – p. 221

Material complementar – p. 223

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Números e raciocínio

Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.

Código da Obra:
0019P230101020020
Avatar Ênio Silveira
Ênio Silveira Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Conteúdo claro e contextualizado

Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiros objetivos de aula

Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades progressivas e alinhadas

Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.

Conteúdo programático

Conhecendo seu livro – p. 10

O que já sei? – p. 15

PARTE 1

UNIDADE 1 – Sistemas de numeração – p. 19

História dos números – p. 20

Sistema de numeração egípcio – p. 22

Sistema de numeração romano – p. 25

Sistema de numeração indo-arábico – p. 29

Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 33
O que estou aprendendo? – p. 35



UNIDADE 2 – Figuras geométricas – p. 36

Cubo e paralelepípedo – p. 38

Prisma – p. 40

Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma – p. 41
Pirâmide – p. 42

Agindo e construindo: Construindo um modelo de pirâmide – p. 43
Lendo e descobrindo: Pirâmides – p. 45
Cilindro, cone e esfera – p. 46

Curiosidade: Hemisfério – p. 47
Agindo e construindo: Construindo um modelo de cilindro e um modelo de cone – p. 48
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em tabelas – p. 49
O que estou aprendendo? – p. 51



UNIDADE 3 – Os números – p. 52

Recordando os números até 999 – p. 54

A unidade de milhar – p. 56

Números de quatro algarismos – p. 58

Antecessor e sucessor – p. 62

Comparando números – p. 64

Tratando a informação: Construir gráficos de barras verticais e horizontais em planilhas eletrônicas – p. 66
O que estou aprendendo? – p. 68



PARTE 2

UNIDADE 4 – Adição e subtração – p. 69

As ideias da adição – p. 70

Adição – p. 72

Adição com troca – p. 77

As ideias da subtração – p. 83

Subtração – p. 85

Subtração com troca – p. 90

Resolvendo problemas – p. 94
Ideia de igualdade – p. 95

Jogando e aprendendo: Quadrado mágico – p. 97
Problemas com duas operações – p. 98

O que estou aprendendo? – p. 101



UNIDADE 5 – Mais figuras geométricas – p. 102

Linhas – p. 104

Retas paralelas e retas concorrentes – p. 106

Polígonos – p. 108

Paralelogramo e trapézio – p. 112

Circunferência e círculo – p. 115

Lendo e descobrindo: Paul Klee – p. 118
Tratando a informação: Ler, interpretar e comparar dados em gráficos de barras (verticais ou horizontais – p. 119
O que estou aprendendo? – p. 121



PARTE 3

UNIDADE 6 – Medidas de comprimento e de tempo – p. 122

Medidas de comprimento – p. 124

A medida do perímetro – p. 130

Medidas de tempo – p. 132

Curiosidade: Instrumentos para medir o tempo – p. 137
Investigando a chance: Identificar todos os resultados possíveis em um experimento – p. 143
Lendo e descobrindo: Os momentos do dia e os Kuikuro – p. 144
O que estou aprendendo? – p. 145



UNIDADE 7 – Multiplicações e divisões – p. 146

As ideias da multiplicação – p. 148

Tabuadas do 2 e do 3 – p. 154

Tabuadas do 4 e do 5 – p. 157

Tabuada do 6 – p. 159

Tabuada do 7 – p. 161

Tabuada do 8 – p. 163

Tabuada do 9 – p. 165

Tabuada do 10 – p. 167

Ideias da divisão – p. 169

Divisão exata e não exata – p. 174

Resolvendo problemas – p. 176
O que estou aprendendo? – p. 177



PARTE 4

UNIDADE 8 – Deslocamento, localização e simetria – p. 178

Localização e deslocamento – p. 180

Comparando figuras – p. 183

Simetria – p. 185

Agindo e construindo: Criando um modelo de figura que apresenta simetria – p. 187
O que estou aprendendo? – p. 189



UNIDADE 9 – Mais multiplicações e divisões – p. 190

Multiplicação – p. 192

Resolvendo problemas – p. 199
Divisão – p. 200

Resolvendo problemas – p. 205
Números pares e números ímpares – p. 208

Problemas – p. 211

O que estou aprendendo? – p. 213



UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 214

Medidas de massa – p. 216

Medidas de capacidade – p. 222

Resolvendo problemas – p. 225
O termômetro – p. 226

Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 228
O que estou aprendendo? – p. 230

O que aprendi? – p. 231



Sugestões de leitura – p. 235

Referências bibliográficas comentadas – p. 237

Material complementar – p. 239

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Números e raciocínio

Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.

Código da Obra:
0019P230101020020
Avatar Ênio Silveira
Ênio Silveira Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Conteúdo claro e contextualizado

Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiros objetivos de aula

Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades progressivas e alinhadas

Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.

Conteúdo programático

Conhecendo seu livro – p. 10

O que já sei? – p. 15

PARTE 1

UNIDADE 1 – Sistemas de numeração decimal – p. 19

Sistemas de numeração egípcio e romano – p. 20

Sistema de numeração indo-arábico – p. 23

Números de cinco algarismos – p. 26

Comparando números – p. 29

Números na reta numérica – p. 31

Tratando a informação: Escrever textos a partir de gráficos e tabelas – p. 34
O que estou aprendendo? – p. 36



UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 37

As ideias da adição – p. 38

Adição – p. 40

Propriedades da adição – p. 45

Resolvendo problemas – p. 47
As ideias da subtração – p. 48

Subtração – p. 50

Jogando e aprendendo: Dados matemáticos – p. 55
Investigações com igualdades – p. 56

Conferindo adições e subtrações – p. 58

Expressões numéricas – p. 60

Problemas com adição e subtração – p. 62

Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas verticais – p. 65
O que estou aprendendo? – p. 67



PARTE 2

UNIDADE 3 – Geometria – p. 68

Figuras geométricas – p. 70

Curiosidade: Poliedros de Platão – p. 71
Agindo e construindo: Construindo um modelo de prisma e um modelo de pirâmide – p. 72
O segmento de reta e a reta – p. 75

Polígonos – p. 78

Curiosidade: Hexágonos – p. 79
Simetria – p. 82

Simétrica de uma figura – p. 85

Agindo e construindo: Construindo polígonos simétricos – p. 87
Geometria e arte – p. 88

Lendo e descobrindo: A simetria na arte brasileira – p. 90
Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em pictogramas – p. 91
O que estou aprendendo? – p. 93



UNIDADE 4 – Multiplicação e divisão – p. 94

As ideias da multiplicação – p. 96

Multiplicação por 10, 100 e 1 000 – p. 99

Multiplicação com algoritmo usual – p. 102

Lendo e descobrindo: Economizando água – p. 107
As ideias da divisão – p. 108

Resolvendo problemas – p. 109
Divisão com algoritmo usual – p. 110

Tratando a informação: Construir e interpretar gráficos de barras duplas horizontais – p. 117
O que estou aprendendo? – p. 119



PARTE 3

UNIDADE 5 – Medidas de comprimento e de área – p. 120

Medidas de comprimento – p. 122

Curiosidade: Burj Khalifa: o prédio de quase 1 km de altura – p. 125
Perímetro de uma figura – p. 127

Ideia de área – p. 129

Tratando a informação: Construir gráficos de barras duplas em planilhas eletrônicas – p. 132
O que estou aprendendo? – p. 134



UNIDADE 6 – Mais multiplicações e divisões – p. 135

Propriedades da multiplicação – p. 136

Conferindo multiplicações e divisões – p. 140

Expressões numéricas envolvendo as quatro operações – p. 142

Problemas – p. 144

Lendo e descobrindo: Assentos preferenciais – p. 145
Investigando a chance: Combinação de possibilidades – p. 146
O que estou aprendendo? – p. 148



UNIDADE 7 – Ângulos e medidas de tempo – p. 149

Ângulos – p. 150

Agindo e construindo: Construindo um modelo de ângulo reto – p. 151
Retas – p. 153

Medidas de tempo – p. 155

Curiosidade: Horas de sono – p. 156
Investigando a chance: Comparar chances – p. 160
O que estou aprendendo? – p. 161



PARTE 4

UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 162

Ideias de fração – p. 164

Leitura de frações – p. 169

Curiosidade: Símbolo % – p. 170
Representação de frações na reta numérica – p. 172

Fração de uma quantidade – p. 174

Tratando a informação: Organizar dados em gráficos de setores – p. 176
O que estou aprendendo? – p. 178



UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 179

Décimos – p. 180

Centésimos – p. 181

Resolvendo problemas – p. 182
Milésimos – p. 183

Números maiores que 1 – p. 185

Adição de números na forma decimal – p. 190

Subtração de números na forma decimal – p. 192

Jogando e aprendendo: Memória da soma 1 – p. 195
Tratando a informação: Agrupar e organizar dados em tabelas – p. 196
O que estou aprendendo? – p. 197



UNIDADE 10 – Medidas de capacidade, massa e temperatura – p. 198

Unidades de medida de massa – p. 200

Curiosidade: O grama – p. 200
Resolvendo problemas – p. 203
O litro e o mililitro – p. 204

Temperatura – p. 207

Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 209
Lendo e descobrindo: As consequências do aquecimento global – p. 210
O que estou aprendendo? – p. 212

O que aprendi? – p. 213



Sugestões de leitura – p. 217

Referências bibliográficas comentadas – p. 219

Material complementar – p. 221

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Números e raciocínio

Conteúdos graduais que fortalecem autonomia e raciocínio lógico.

Código da Obra:
0019P230101020020
Avatar Ênio Silveira
Ênio Silveira Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Conteúdo claro e contextualizado

Explicações diretas, completas e alinhadas ao professor.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiros objetivos de aula

Sugestões práticas para otimizar tempo e dinâmica em sala.

Ícone da proposta pedagógica

Atividades progressivas e alinhadas

Graduação de dificuldade e retomada constante de habilidades BNCC.

Conteúdo programático

Conhecendo seu livro – p. 10

O que já sei? – p. 15

PARTE 1

UNIDADE 1 – Os números – p. 19

O nosso sistema de numeração – p. 20

Números de seis algarismos – p. 21

Ordens e classes – p. 24

Comparando números – p. 30

Lendo e descobrindo: Sistemas de numeração – p. 33
Arredondamento – p. 35

Resolvendo problemas – p. 36
Os números naturais – p. 37

Tratando a informação: Representar em gráfico ou tabela os dados de um texto – p. 39
O que estou aprendendo? – p. 41



UNIDADE 2 – Adição e subtração – p. 44

Adição – p. 44

Propriedades da adição – p. 48

Curiosidade: Origem dos símbolos de operações matemáticas – p. 51
Subtração – p. 52

Expressões numéricas – p. 55

Tratando a informação: Construir gráfico de linhas – p. 57
O que estou aprendendo? – p. 59



UNIDADE 3 – Geometria – p. 60

Poliedros – p. 62

Agindo e construindo: Construindo um modelo de poliedro – p. 62
Cilindro, cone e esfera – p. 66

Curiosidade: Caleidoscópios – p. 66
Planificação da superfície de figuras geométricas não planas – p. 68

Tratando a informação: Ler e interpretar gráfico de linhas – p. 71
O que estou aprendendo? – p. 73



PARTE 2

UNIDADE 4 – Multiplicação – p. 74

Contagem por combinação – p. 76

Multiplicação com números de mais de um algarismo – p. 80

Resolvendo problemas – p. 85
Propriedades da multiplicação – p. 86

Problemas – p. 90

Investigando a chance: Construir árvore de possibilidades – p. 93
O que estou aprendendo? – p. 95



UNIDADE 5 – Medidas – p. 96

Medidas de comprimento – p. 98

Curiosidade: Instrumentos para medir pequenos comprimentos – p. 99
Perímetro – p. 101

Medidas de tempo – p. 103

Resolvendo problemas – p. 104
Medidas de massa – p. 105

Resolvendo problemas – p. 107
Medidas de capacidade – p. 108

Medida de temperatura – p. 109

Lendo e descobrindo: Atletismo – p. 110
O que estou aprendendo? – p. 112



UNIDADE 6 – Divisão – p. 113

Divisão com divisor de um algarismo – p. 114

Divisão com divisor de dois algarismos – p. 118

Investigações com igualdades – p. 123

Tratando a informação: Calcular média aritmética – p. 125
O que estou aprendendo? – p. 127



PARTE 3

UNIDADE 7 – Mais Geometria – p. 128

Segmento de reta, reta e semirreta – p. 130

Retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares – p. 133

Ângulos – p. 135

Agindo e construindo: Construindo retas paralelas e retas perpendiculares – p. 139
Polígonos – p. 140

Triângulos – p. 142

Quadriláteros – p. 144

Agindo e construindo: Construindo um triângulo retângulo, um paralelogramo e um trapézio – p. 146
Circunferência e círculo – p. 148

Agindo e construindo: Traçando circunferências – p. 149
Localização e deslocamento – p. 151

Agindo e construindo: Desenhando o caminho da tartaruga – p. 155
Lendo e descobrindo: Ilusão de ótica – p. 156
Tratando a informação: Média aritmética e amplitude – p. 157
Investigando a chance: Comparar chances dos possíveis resultados de experimentos – p. 158
O que estou aprendendo? – p. 159



UNIDADE 8 – Números na forma de fração – p. 160

Ideia de fração – p. 162

Leitura de frações – p. 165

Fração de uma quantidade – p. 167

Resolvendo problemas – p. 168
Comparando frações com o inteiro – p. 169

Número misto – p. 172

Frações equivalentes – p. 174

Comparação de frações – p. 177

Frações e porcentagem – p. 180

Adição e subtração com frações de mesmo denominador – p. 182

Adição e subtração com frações de denominadores diferentes – p. 186

Resolvendo problemas – p. 190
Multiplicação de um número natural por uma fração – p. 191

Divisão de uma fração por um número natural – p. 193

Tratando a informação: Organizar e interpretar dados em gráficos de setores – p. 195
O que estou aprendendo? – p. 197



PARTE 4

UNIDADE 9 – Números na forma decimal – p. 198

Décimos, centésimos e milésimos – p. 200

Relacionando décimos, centésimos e milésimos – p. 202

Inteiros, décimos, centésimos e milésimos – p. 203

Resolvendo problemas – p. 205
Comparação de números na forma decimal – p. 206

Adição e subtração com números na forma decimal – p. 208

Resolvendo problemas – p. 212
Multiplicação com números na forma decimal – p. 213

Resolvendo problemas – p. 215
Multiplicação por 10, 100 ou 1 000 – p. 216

Divisão envolvendo um ou mais números na forma decimal – p. 218

Resolvendo problemas – p. 221
Divisão por 10, 100 ou 1 000 – p. 222

Números na forma decimal e porcentagem – p. 223

Lendo e descobrindo: A diversidade da população brasileira – p. 225
Investigando a chance: Probabilidade – p. 226
Jogando e aprendendo: Soma dos pontos – p. 228
O que estou aprendendo? – p. 229



UNIDADE 10 – Mais medidas – p. 198

Medidas de área – p. 232

Agindo e construindo: Construindo um modelo de metro quadrado – p. 236
Ampliando e reduzindo figuras – p. 240

Agindo e construindo: Verificando as medidas de um par de polígonos – p. 242
Ideia de volume – p. 246

Medidas de volume – p. 247

Tratando a informação: Fazendo uma pesquisa – p. 249
O que estou aprendendo? – p. 250

O que aprendi? – p. 251



Sugestões de leitura – p. 255

Referências bibliográficas comentadas – p. 257

Material complementar – p. 259

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores