Buriti Mais – História

1° ano
Anos Iniciais

Educação em valores e história viva

Valores, história e literacia integrados para fortalecer o aprendizado em todas as áreas.

Código da Obra:
0037P230102000040
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Ana Claudia Fernandes
Ana Claudia Fernandes Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Educação em valores

Incentiva atitudes de respeito, convivência e empatia.

Ícone da proposta pedagógica

Comparação entre épocas

Relaciona eventos e costumes do passado com o presente.

Ícone da proposta pedagógica

Alfabetização contínua

Promove literacia em todos os volumes, com diversos gêneros textuais.

Conteúdo programático

PARA COMEÇAR – p. 8

UNIDADE 1 – QUEM SOU EU – p. 12

CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM – p. 14

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM – p. 18

O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME – p. 22

CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA – p. 24

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA – p. 28

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 32



UNIDADE 2 – A VIDA FAMILIAR – p. 36

CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA – p. 38

CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA – p. 42

O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA – p. 46

CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA – p. 48

ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 52

CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA – p. 54

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 58



UNIDADE 3 – A ESCOLA – p. 62

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER – p. 64

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA? – p. 68

O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER – p. 72

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO – p. 74

ATIVIDADE DIVERTIDA – p. 78

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA – p. 80

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 84



UNIDADE 4 – BRINCADEIRAS E FESTAS – p. 88

CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS – p. 90

CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO – p. 94

O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS – p. 98

CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL – p. 100

CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES – p. 104

O QUE VOCÊ APRENDEU – p. 108



PARA TERMINAR – p. 112

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 116

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Educação em valores e história viva

Valores, história e literacia integrados para fortalecer o aprendizado em todas as áreas.

Código da Obra:
0037P230102000040
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Ana Claudia Fernandes
Ana Claudia Fernandes Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Educação em valores

Incentiva atitudes de respeito, convivência e empatia.

Ícone da proposta pedagógica

Comparação entre épocas

Relaciona eventos e costumes do passado com o presente.

Ícone da proposta pedagógica

Alfabetização contínua

Promove literacia em todos os volumes, com diversos gêneros textuais.

Conteúdo programático

Para começar – p. 8

UNIDADE 1 – A passagem do tempo – p. 12

Capítulo 1. O tempo dos relógios – p. 14

Para ler e escrever melhor – p. 18

Capítulo 2. Noções de tempo – p. 20

O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro – p. 24

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar – p. 26

Como as pessoas faziam para… Medir a passagem do tempo – p. 30

Capítulo 4. Presente, passado e futuro – p. 32

O que você aprendeu – p. 36



UNIDADE 2 – A vida em comunidade – p. 40

Capítulo 1. Harmonia na convivência – p. 42

Para ler e escrever melhor – p. 46

Capítulo 2. Viver em grupo – p. 48

O mundo que queremos: Comunidades indígenas – p. 52

Capítulo 3. A rua tem história – p. 54

Como as pessoas faziam para… Construir uma moradia na comunidade – p. 58

Capítulo 4. Passado e presente de um bairro – p. 60

O que você aprendeu – p. 64



UNIDADE 3 – Marcas da história – p. 68

Capítulo 1. Memória e história – p. 70

Para ler e escrever melhor – p. 74

Capítulo 2. Documentos e registros pessoais – p. 76

O mundo que queremos: O Museu da Pessoa – p. 80

Capítulo 3. Memórias e tradições – p. 82

Como as pessoas faziam para… Produzir um livro – p. 86

Capítulo 4. Memória escolar – p. 88

Atividade divertida – p. 92

O que você aprendeu – p. 94



UNIDADE 4 – Trabalho – p. 98

Capítulo 1. O que é trabalho? – p. 100

Para ler e escrever melhor – p. 104

Capítulo 2. Profissionais da comunidade – p. 106

O mundo que queremos: Trabalho voluntário – p. 110

Capítulo 3. Profissões do passado – p. 112

Como as pessoas faziam para… Produzir uma peça de roupa – p. 116

Capítulo 4. Trabalho e ambiente – p. 118

Atividade divertida – p. 122

O que você aprendeu – p. 124



Para terminar – p. 128

Referências bibliográficas – p. 132

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Educação em valores e história viva

Valores, história e literacia integrados para fortalecer o aprendizado em todas as áreas.

Código da Obra:
0037P230102000040
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Ana Claudia Fernandes
Ana Claudia Fernandes Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Educação em valores

Incentiva atitudes de respeito, convivência e empatia.

Ícone da proposta pedagógica

Comparação entre épocas

Relaciona eventos e costumes do passado com o presente.

Ícone da proposta pedagógica

Alfabetização contínua

Promove literacia em todos os volumes, com diversos gêneros textuais.

Conteúdo programático

Para começar – p. 8

UNIDADE 1 – O espaço de todos nós – p. 12

Capítulo 1. O espaço público – p. 14

Para ler e escrever melhor – p. 18

Capítulo 2. Uma questão de espaço – p. 20

O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó – p. 24

Capítulo 3. O lazer de todos – p. 26

Como as pessoas faziam para… – p. 30

Capítulo 4. Espaços e memória – p. 32

Atividade divertida – p. 38

O que você aprendeu – p. 40



UNIDADE 2 – A formação das cidades – p. 44

Capítulo 1. Os primeiros grupos – p. 46

Para ler e escrever melhor – p. 50

Capítulo 2. Das vilas às cidades – p. 52

O mundo que queremos: O registro do número de habitantes – p. 56

Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio – p. 58

Como as pessoas faziam para… – p. 62

Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas – p. 64

O que você aprendeu – p. 70



UNIDADE 3 – A vida no campo e as migrações – p. 74

Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar – p. 76

Para ler e escrever melhor – p. 80

Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior – p. 82

O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena – p. 86

Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população – p. 88

Como as pessoas faziam para… – p. 92

Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários – p. 94

Atividade divertida – p. 100

O que você aprendeu – p. 102



UNIDADE 4 – Vida na cidade: a urbanização – p. 106

Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios – p. 108

Para ler e escrever melhor – p. 112

Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria – p. 114

O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil – p. 118

Capítulo 3. O crescimento das cidades – p. 120

Como as pessoas faziam para… – p. 124

Capítulo 4. O modo de vida nas cidades – p. 126

O que você aprendeu – p. 132



Para terminar – p. 136

Referências bibliográficas – p. 140

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Educação em valores e história viva

Valores, história e literacia integrados para fortalecer o aprendizado em todas as áreas.

Código da Obra:
0037P230102000040
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Ana Claudia Fernandes
Ana Claudia Fernandes Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Educação em valores

Incentiva atitudes de respeito, convivência e empatia.

Ícone da proposta pedagógica

Comparação entre épocas

Relaciona eventos e costumes do passado com o presente.

Ícone da proposta pedagógica

Alfabetização contínua

Promove literacia em todos os volumes, com diversos gêneros textuais.

Conteúdo programático

Para começar – p. 8

UNIDADE 1 – Os primeiros grupos humanos – p. 12

Capítulo 1. O estudo da história – p. 14

Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas – p. 18

Capítulo 2. O tempo na história – p. 20

O mundo que queremos: Pré-História do Brasil – p. 24

Capítulo 3. A vida na Pré-História – p. 26

Como as pessoas faziam para… Agasalhar-se – p. 32

Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço – p. 34

O que você aprendeu – p. 40



UNIDADE 2 – O início do comércio – p. 44

Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais – p. 46

Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro? – p. 52

Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço – p. 54

O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários – p. 58

Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas – p. 60

Como as pessoas faziam para… Sobreviver às longas viagens marítimas – p. 64

Capítulo 4. As Grandes Navegações – p. 66

O que você aprendeu – p. 72



UNIDADE 3 – A formação do Brasil – p. 76

Capítulo 1. Os povos indígenas – p. 78

Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas – p. 84

Capítulo 2. A diáspora africana – p. 86

O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos? – p. 92

Capítulo 3. Europeus – p. 94

Como as pessoas faziam para… Tomar banho e fazer a higiene pessoal – p. 98

Capítulo 4. A população brasileira – p. 100

O que você aprendeu – p. 106



UNIDADE 4 – Migrações no Brasil – p. 110

Capítulo 1. Imigração no Brasil – p. 112

Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes – p. 118

Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes – p. 120

O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados – p. 124

Capítulo 3. Migrações internas no Brasil – p. 126

Como as pessoas faziam para… Migrar dentro do Brasil – p. 130

Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil – p. 132

O que você aprendeu – p. 138



Para terminar – p. 128

Referências bibliográficas – p. 132

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Educação em valores e história viva

Valores, história e literacia integrados para fortalecer o aprendizado em todas as áreas.

Código da Obra:
0037P230102000040
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Ana Claudia Fernandes
Ana Claudia Fernandes Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Educação em valores

Incentiva atitudes de respeito, convivência e empatia.

Ícone da proposta pedagógica

Comparação entre épocas

Relaciona eventos e costumes do passado com o presente.

Ícone da proposta pedagógica

Alfabetização contínua

Promove literacia em todos os volumes, com diversos gêneros textuais.

Conteúdo programático

Para começar – p. 8

UNIDADE 1 – A formação dos povos – p. 12

Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos – p. 14

Para ler e escrever melhor – p. 20

Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura – p. 22

O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva – p. 26

Capítulo 3. Novas formas de organização – p. 28

Como as pessoas faziam para… – p. 32

Capítulo 4. Registros de memória: cultura material – p. 34

O que você aprendeu – p. 40



UNIDADE 2 – Os primeiros núcleos populacionais – p. 44

Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais – p. 46

Para ler e escrever melhor – p. 52

Capítulo 2. A organização da vida social – p. 54

O mundo que queremos: Cidadania e igualdade: uma conquista histórica – p. 58

Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia – p. 60

Como as pessoas faziam para… – p. 64

Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente – p. 66

O que você aprendeu – p. 72



UNIDADE 3 – A vida na Antiguidade – p. 76

Capítulo 1. Cultura e religião – p. 78

Para ler e escrever melhor – p. 84

Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos – p. 86

O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco – p. 90

Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo – p. 92

Como as pessoas faziam para… – p. 96

Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade – p. 98

O que você aprendeu – p. 104



UNIDADE 4 – Herança cultural – p. 108

Capítulo 1. A humanidade e o tempo – p. 110

Para ler e escrever melhor – p. 118

Capítulo 2. Descobrindo a História – p. 120

Capítulo 3. Marcos de memória – p. 124

O mundo que queremos: Mulheres que fazem história – p. 126

Como as pessoas faziam para… – p. 130

Capítulo 4. Registros de memória – p. 132

O que você aprendeu – p. 140



Para terminar – p. 128

Referências bibliográficas – p. 132

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores