Moderna Expedições Geográficas

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Viagens pelo espaço geográfico

Convida o estudante a explorar paisagens e territórios com base em investigações e descobertas.

Código da Obra:
0030 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Melhem Adas
Melhem Adas Autor(a)
Avatar Sérgio Adas
Sérgio Adas Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Geografia com olhar crítico

Promove análise científica do espaço com foco cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Metodologias ativas

Estimula protagonismo e criatividade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Pesquisa e investigação

Propostas investigativas que colocam o aluno no centro.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Espaço, paisagem, lugar e território – p. 12

Percurso 1. Espaço natural e espaço geográfico – p. 13

O espaço e as pessoas – p. 13

Percurso 2. Paisagem geográfica – p. 15

O que é paisagem geográfica? – p. 15 • Mudanças e permanências na paisagem geográfica – p. 15 • Algumas paisagens são protegidas – p. 17 • Paisagem e desigualdades sociais – p. 17

Mochila de ferramentas – Leitura de paisagem – p. 18

Paisagens e povos originários e tradicionais no Brasil – p. 19

Rotas e encontros – O RÓ para os povos da etnia A’úwe-Xavante – p. 21

Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 22

Percurso 3. Lugar geográfico – p. 24

O que é lugar? – p. 24

Percurso 4. Território – p. 26

Território: parte do espaço geográfico – p. 26 • Território e poder – p. 28

Cruzando saberes – Quilombolas e direitos territoriais coletivos – p. 29

Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 30

Desembarque em outras linguagens – Stephen Wiltshire: Geografia e desenho de paisagens – p. 32



UNIDADE 2 – Conhecimentos básicos de Cartografia – p. 34

Percurso 5. Orientação no espaço geográfico – p. 35

A orientação pelos astros – p. 35 • A importância do ponto de referência – p. 37 • A orientação pela bússola – p. 38

Percurso 6. Localização no espaço geográfico – p. 39

A rosa dos ventos e a localização – p. 39 • Os paralelos terrestres – p. 39 • Os meridianos terrestres – p. 40 • Latitude e longitude: as coordenadas geográficas – p. 41

Cruzando saberes – Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPS – p. 44

A altitude – p. 45

Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 46

Percurso 7. Do desenho ao mapa – p. 48

A Cartografia – p. 48 • A representação da Terra – p. 52 • As escalas em mapas – p. 55 • A escala em plantas – p. 58

Percurso 8. A representação gráfica do relevo – p. 59

O relevo da Terra – p. 59 • A representação do relevo – p. 60

Rotas e encontros – Cicloturismo, topografia e o uso de mapas – p. 64

Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 65



UNIDADE 3 – O planeta Terra e a circulação geral da atmosfera – p. 67

Percurso 9. A Terra no Sistema Solar – p. 68

Geografia e a Terra no Universo – p. 68 • O planeta Terra – p. 68 • A forma da Terra – p. 70 • As zonas de iluminação e aquecimento – p. 71

Percurso 10. A Terra em movimento – p. 72

Os movimentos da Terra e o tempo – p. 72 • O movimento de rotação: os dias e as horas – p. 72 • O movimento de translação: o tempo em anos – p. 73

Rotas e encontros – Os iorubás e o tempo – p. 77

Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 78

Percurso 11. A circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima – p. 80

Tempo atmosférico e clima – p. 80 • A atmosfera e sua circulação – p. 80 • As massas de ar, o tempo e o clima – p. 82

Percurso 12. As intervenções humanas na dinâmica climática – p. 84

A ação humana e o clima – p. 84

Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 87



UNIDADE 4 – Os climas e a vegetação natural – p. 89

Percurso 13. O clima e seus fatores geográficos – p. 90

O clima – p. 90

Rotas e encontros – O raciocínio geográfico dos viajantes – p. 94

Mochila de ferramentas – Climograma: um recurso para interpretar o clima – p. 97

Percurso 14. Os climas do mundo e do Brasil – p. 98

Os climas do mundo – p. 98 • Os climas do Brasil – p. 100

Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 102

Percurso 15. Terra: grandes paisagens vegetais naturais – p. 104

Vegetação natural ou nativa – p. 104

Mochila de ferramentas – Elaborando um perfil de vegetação – p. 108

Cruzando saberes – Floresta Tropical recupera 80% do estoque de carbono e fertilidade do solo após 20 anos de regeneração – p. 109

Percurso 16. Brasil: vegetação natural e biodiversidade – p. 110

Ocupação humana e diminuição da vegetação natural – p. 110

Cruzando saberes – As atividades agropecuárias desmataram 26,5 milhões de hectares de áreas ocupadas pelo bioma Cerrado em 36 anos – p. 117

Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 118

Caminhos digitais – Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização – p. 120



UNIDADE 5 – O escoamento superficial da água e o relevo continental – p. 122

Percurso 17. O escoamento superficial da água – p. 123

O ciclo da água – p. 123 • O escoamento superficial da água – p. 123 • O escoamento da água em ambientes rurais e urbanos – p. 124

Percurso 18. Os agentes externos e internos do relevo – p. 127

Os agentes do modelado terrestre – p. 127 • Alguns agentes externos do relevo – p. 128 • Os agentes internos do relevo – p. 131

Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 134

Percurso 19. As formas do relevo continental – p. 136

As principais formas do relevo – p. 136

Cruzando saberes – Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais . . . . 138

Relevo e sociedade – p. 140

Percurso 20. O relevo do Brasil – p. 142

Um relevo de altitudes modestas – p. 142 • Importância do estudo do relevo – p. 145

Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 146

Desembarque em outras linguagens – Thiago de Mello: Geografia e literatura – p. 148



UNIDADE 6 – Os recursos hídricos e seus usos – p. 150

Percurso 21. A hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais – p. 151

As esferas terrestres – p. 151 • A hidrosfera – p. 151

Percurso 22. Os recursos hídricos – p. 154

Recursos hídricos e clima – p. 154 • A água subterrânea – p. 155 • Intervenções humanas sobre o meio natural – p. 157

Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 158

Percurso 23. As grandes bacias hidrográficas do mundo – p. 160

A importância dos rios – p. 160 • A formação de bacias hidrográficas – p. 161 • As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos – p. 162

Percurso 24. Brasil: recursos hídricos, usos e problemas – p. 164

Brasil: país de grandes recursos hídricos – p. 164 • Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água – p. 165 • O consumo de água no Brasil – p. 166 • Bacias hidrográficas e cidades – p. 168 • Regiões hidrográficas do Brasil – p. 170

Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 172



UNIDADE 7 – Agropecuária – p. 174

Percurso 25. A agricultura – p. 175

A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas – p. 175 • As técnicas agrícolas – p. 177

Percurso 26. Agricultura e condições naturais – p. 185

A influência das condições naturais sobre a agricultura – p. 185

Cruzando saberes – Agricultura orgânica e conservação dos solos – p. 190

Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 191

Percurso 27. Geografia agrícola do Brasil: sistemas de produção e uso da terra – p. 193

Os fatores e os sistemas de produção na agricultura – p. 193 • O uso da terra pela agropecuária – p. 194 • Brasil: o espaço agrário – p. 195 • A questão da terra no Brasil – p. 197

Percurso 28. A pecuária – p. 199

As formas de criação de gado – p. 199 • A pecuária no Brasil – p. 201

Cruzando saberes – Agricultura e pecuária – p. 202

Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 203



UNIDADE 8 – Indústria, sociedade, espaço e urbanização – p. 205

Percurso 29. Do artesanato à manufatura e à indústria moderna – p. 206

As formas de produção – p. 206 • Tipos de indústria – p. 208 • Trabalho humano e produtos – p. 210

Percurso 30. Indústria: transformações sociais, econômicas e espaciais – p. 212

As mudanças na sociedade e na paisagem – p. 212

Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 216

Percurso 31. Impactos ambientais da atividade industrial – p. 218

Indústria e impactos ambientais – p. 218 • ONGs e meio ambiente – p. 220

Cruzando saberes – Consumo consciente e energia elétrica – p. 221

Percurso 32. Urbanização e problemas urbanos – p. 222

A urbanização nos séculos XX e XXI – p. 222 • Problemas urbanos – p. 225

Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 226

Caminhos digitais – O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais – p. 228



Planisfério político – p. 230

Bibliografia – p. 231

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Araribá Conecta – Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Viagens pelo espaço geográfico

Convida o estudante a explorar paisagens e territórios com base em investigações e descobertas.

Código da Obra:
0030 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Melhem Adas
Melhem Adas Autor(a)
Avatar Sérgio Adas
Sérgio Adas Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Geografia com olhar crítico

Promove análise científica do espaço com foco cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Metodologias ativas

Estimula protagonismo e criatividade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Pesquisa e investigação

Propostas investigativas que colocam o aluno no centro.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – O território brasileiro – p. 12

Percurso 1. Localização e extensão do território brasileiro – p. 13

Como localizar o território brasileiro? – p. 13 • Extensão do território brasileiro – p. 16 • Pontos extremos do território brasileiro – p. 17 • Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais – p. 17 • Os fusos horários – p. 18

Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários – p. 19

Percurso 2. A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos – p. 20

A formação territorial – p. 20 • O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro – p. 25

Cruzando saberes – O imaginário social sobre os indígenas – p. 27

Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 28

Percurso 3. A regionalização do território brasileiro – p. 30

Regionalização e região: o que são? – p. 30 • Brasil: regionalização oficial – p. 30 • Regionalizações não oficiais – p. 31

Percurso 4. Domínios naturais: ameaças e conservação – p. 32

Os domínios morfoclimáticos – p. 32 • Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil – p. 34 • As Unidades de Conservação – p. 36 • Paisagens e estereótipos – p. 37

Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 38

Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia – p. 40



UNIDADE 2 – A população brasileira – p. 42

Percurso 5. Brasil: distribuição e crescimento da população – p. 43

Brasil: país populoso e pouco povoado – p. 43 • A distribuição da população pelo território brasileiro – p. 44 • O censo – p. 45

Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular – p. 46

O crescimento da população brasileira – p. 48

Cruzando saberes – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo – p. 49

Natalidade e fecundidade em queda – p. 51 • Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida – p. 52

Percurso 6. Brasil: migrações internas e emigração – p. 53

O que é migração – p. 53 • Migrações internas no Brasil em tempos recentes – p. 53 • O êxodo rural – p. 56 • Deslocamentos temporários de população – p. 56 • Emigrantes brasileiros – p. 56

Rotas e encontros – A migração por quem a viveu – p. 57

Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 58

Percurso 7. População e trabalho: mulheres, crianças e idosos – p. 60

A população segundo os setores de produção – p. 60

Mochila de ferramentas – Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas . . . . 62

Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho – p. 64 • O trabalho infantil no Brasil – p. 66 • A pirâmide etária do Brasil – p. 66

Percurso 8. Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros – p. 68

Brasil: país de muitos povos e culturas – p. 68 • Grupos formadores da população brasileira – p. 68 • Os brasileiros nos censos do IBGE – p. 70 • Os afro-brasileiros no Brasil atual – p. 71

Cruzando saberes – Desigualdade de rendimento segundo a cor – p. 73

O combate aos preconceitos no Brasil – p. 74

Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 76



UNIDADE 3 – Brasil: industrialização, consumo e o espaço das redes – p. 78

Percurso 9. A industrialização brasileira – p. 79

Do século XX ao XXI: fases da indústria no Brasil – p. 79 • Concentração e relativa desconcentração industrial – p. 80 • Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território – p. 82

Rotas e encontros – Brasileira é promessa da nova geração de cientistas – p. 85

Percurso 10. A sociedade de consumo e o meio ambiente – p. 86

A sociedade de consumo e do desperdício – p. 86 • Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais – p. 87 • Desenvolvimento ecologicamente sustentável – p. 89 • Consumo consciente e educação financeira – p. 90

Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 91

Percurso 11. Redes de transporte no Brasil – p. 93

Redes e espaço geográfico – p. 93 • Rede rodoviária – p. 94 • Rede ferroviária – p. 97 • Rede aquaviária – p. 99 • Rede aérea – p. 102

Percurso 12. Redes de comunicação no Brasil – p. 104

O que é comunicação – p. 104

Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 108



UNIDADE 4 – Região Norte – p. 110

Percurso 13. Região Norte: localização e meio natural – p. 111

Região Norte ou Amazônia? – p. 111 • Aspectos físicos gerais – p. 113

Cruzando saberes – Os projetos Ferrogrão (EF-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas – p. 118

Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira – p. 119

Percurso 14. Região Norte: a construção de espaços geográficos – p. 120

A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930 – p. 120 • A construção do espaço geográfico – após 1930 – p. 122

Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico – p. 127

Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 128

Percurso 15. Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade – p. 130

A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes – p. 130 • O desmatamento na Amazônia – p. 131

Cruzando saberes – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente – p. 133

A biodiversidade da Amazônia – p. 134

Percurso 16. Amazônia: o desenvolvimento sustentável – p. 135

Organização não governamental (ONG) – p. 135 • O desenvolvimento sustentável na Amazônia – p. 136 • As reservas extrativistas – p. 137

Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 138

Caminhos digitais – Na Amazônia, indígenas usam mapeamento colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos – p. 140



UNIDADE 5 – Região Nordeste – p. 142

Percurso 17. Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata – p. 143

A diversidade no Nordeste – p. 143 • As sub-regiões do Nordeste – p. 145 • A Zona da Mata: localização e condições naturais – p. 145 • Zona da Mata: as metrópoles – p. 147 • Zona da Mata: aspectos gerais da economia – p. 148

Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE) – p. 150

Percurso 18. O Agreste – p. 151

O Agreste: localização e condições naturais – p. 151 • As cidades do Agreste – p. 152 • Agreste: economia – p. 153

Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 154

Percurso 19. O Sertão – p. 156

O Sertão: localização e condições naturais – p. 156 • O Rio São Francisco – p. 158 • Sertão: economia – p. 160

Cruzando saberes – Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro – p. 161

As questões sociais e políticas da seca – p. 162

Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara – p. 163

Percurso 20. O Meio-Norte – p. 164

O Meio-Norte: localização e condições naturais – p. 164 • Meio-Norte: construção inicial do espaço – p. 166 • As capitais regionais e outras cidades – p. 167 • Meio-Norte: economia – p. 167

Cruzando saberes – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA) – p. 169

Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 170

Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música – p. 172



UNIDADE 6 – Região Sudeste – p. 174

Percurso 21. Região Sudeste: o meio natural – p. 175

Apresentação – p. 175 • Aspectos do meio natural – p. 176

Percurso 22. Região Sudeste: ocupação e povoamento – p. 181

O início do povoamento – p. 181 • Da Vila de São Paulo para o interior – p. 182 • A mineração e a produção de espaço – p. 183 • A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste – p. 184

Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 186

Percurso 23. Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço – p. 188

A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo – p. 188 • A cafeicultura e a imigração estrangeira – p. 190

Percurso 24. Região Sudeste: população e economia – p. 192

População – p. 192 • Economia – p. 193

Cruzando saberes – Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro – p. 195

Cruzando saberes – Os rastros de destruição – p. 198

Mochila de ferramentas – Como interpretar e elaborar um histograma – p. 199

Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 200



UNIDADE 7 – Região Sul – p. 202

Percurso 25. Região Sul: o meio natural – p. 203

Apresentação – p. 203 • Aspectos do meio natural – p. 204

Cruzando saberes – Aquífero Guarani – p. 210

Percurso 26. Região Sul: a construção de espaços geográficos – p. 211

Ocupação europeia da Região Sul – p. 211

Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 217

Percurso 27. Região Sul: problemas ambientais – p. 219

A produção de espaços geográficos e a natureza – p. 219 • Região Sul: desmatamento – p. 219

Cruzando saberes – Os faxinais e a preservação – p. 222

Principais problemas ambientais – p. 223

Cruzando saberes – Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina – p. 226

Percurso 28. Região Sul: população e economia – p. 228

População – p. 228 • Economia – p. 229

Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 234



UNIDADE 8 – Região Centro-Oeste – p. 236

Percurso 29. Região Centro-Oeste: localização e meio natural – p. 237

Apresentação – p. 237 • Aspectos do meio natural – p. 238 • Pantanal – p. 242

Percurso 30. Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos – p. 244

Os primeiros exploradores – p. 244 • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste – p. 246 • Até meados do século XX, um povoamento escasso – p. 247

Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga – p. 249

Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 250

Percurso 31. Região Centro-Oeste: a dinamização da economia – p. 252

O avanço da ocupação territorial – p. 252 • Infraestrutura e integração regional – p. 255 • A organização atual do espaço geográfico – p. 257

Percurso 32. Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente – p. 258

Crescimento da população – p. 258 • Crescimento do PIB – p. 258 • Centro-Oeste: economia em plena expansão – p. 259 • O extrativismo – p. 262 • Indústria – p. 263

Cruzando saberes – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste – p. 264

Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada – p. 265

Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 266

Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital – p. 268



Planisfério político – p. 270

Bibliografia – p. 271

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Araribá Conecta – Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Viagens pelo espaço geográfico

Convida o estudante a explorar paisagens e territórios com base em investigações e descobertas.

Código da Obra:
0030 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Melhem Adas
Melhem Adas Autor(a)
Avatar Sérgio Adas
Sérgio Adas Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Geografia com olhar crítico

Promove análise científica do espaço com foco cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Metodologias ativas

Estimula protagonismo e criatividade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Pesquisa e investigação

Propostas investigativas que colocam o aluno no centro.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Espaço mundial: diversidade e regionalização – p. 12

Percurso 1. Os continentes e os oceanos – p. 13

Os continentes – p. 13 • As áreas dos continentes e dos oceanos – p. 15

Percurso 2. Estado, nação e outros conceitos – p. 16

Noções básicas para evitar enganos – p. 16

Rotas e encontros – O Estado do Vaticano, o menor do mundo – p. 19

O mapa político do mundo está definido? – p. 20

Cruzando saberes – Segunda divisão da ONU – p. 21

Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 22

Percurso 3. Diversos modos de ver e estudar o mundo – p. 24

A escala dos estudos geográficos – p. 24 • Vários mundos em um só – p. 24 • O mundo físico – p. 24 • O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações – p. 25

Percurso 4. Outras regionalizações do espaço mundial – p. 32

Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico – p. 32 • Segundo o Produto Interno Bruto (PIB) – p. 32 • Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 34 • Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social – p. 35 • O caráter transitório das regionalizações – p. 38

Mochila de ferramentas – Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo – p. 39

Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 40

Desembarque em outras linguagens – Vik Muniz: Geografia e artes plásticas – p. 42



UNIDADE 2 – População mundial, fluxos migratórios e problemas urbanos na América Latina – p. 44

Percurso 5. Dispersão da população mundial e migrações – p. 45

Dispersão da população humana pelo planeta – p. 45 • Migrações internacionais – p. 46

Cruzando saberes – Rotas de dispersão da população humana na Terra – p. 47

Algumas grandes dispersões humanas – p. 48 • Refugiados e deslocados internos no mundo atual – p. 51

Percurso 6. População mundial: distribuição e dinâmica demográfica – p. 53

O crescimento da população mundial – p. 53 • Distribuição da população – p. 55 • Desigualdades na dinâmica demográfica – p. 58

Mochila de ferramentas – Interpretação de pirâmide etária – p. 60

Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 61

Percurso 7. Fluxos migratórios na América Latina – p. 63

América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes – p. 63 • América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes – p. 67 • Políticas migratórias na América Latina – p. 69

Rotas e encontros – Migrações e redes sociais – p. 70

Percurso 8. Os problemas das cidades latino-americanas – p. 71

América Latina: urbanização tardia – p. 71 • Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas – p. 72 • América Latina: segregação socioespacial urbana – p. 74 • América Latina: movimentos sociais – p. 75

Cruzando saberes – Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência” – p. 76

Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 77



UNIDADE 3 – A ascensão dos Estados Unidos e da China no cenário internacional e os BRICS – p. 79

Percurso 9. A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional – p. 80

Estados Unidos: localização e divisão administrativa – p. 80 • Os antecedentes da formação da grande potência – p. 81

Cruzando saberes – A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China – p. 85

Percurso 10. A ascensão da China no cenário internacional – p. 86

China: localização e divisão administrativa – p. 86 • China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia – p. 86 • China: potência do século XXI? – p. 89 • Relações China-Estados Unidos e China-Brasil – p. 90

Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 92

Percurso 11. Os BRICS e o comércio internacional – p. 94

O que são os BRICS? – p. 94 • BRICS: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos – p. 95 • Padrões econômicos de produção e distribuição – p. 96

Percurso 12. Distribuição da indústria e os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil – p. 100

A indústria e seus fatores locacionais – p. 100 • Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais – p. 100 • Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil – p. 102

Cruzando saberes – Indústria 4.0 e recentralização produtiva – p. 106

Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil – p. 107

Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 110



UNIDADE 4 – América: regionalizações, meio natural e países desenvolvidos – p. 112

Percurso 13. América: regionalizações, meios naturais e povos – p. 113

Área territorial e posição geográfica – p. 113 • Regionalizações – p. 113 • Meios naturais da América e os “rios voadores” – p. 116 • A questão da água na América Latina – p. 121 • América: vegetação nativa ou original e relações com o clima – p. 123 • América: povos e paisagens – p. 126

Percurso 14. Estados Unidos: potência econômica – p. 128

O maior produtor, o maior consumidor – p. 128 • Um gigante na agropecuária – p. 128 • O espaço urbano-industrial – p. 130

Cruzando saberes – As indústrias maquiladoras – p. 132

Mochila de ferramentas – Como ler e compreender um texto – p. 133

Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 134

Percurso 15. Estados Unidos: população e megalópoles – p. 136

A distribuição da população no vasto território – p. 136 • Espaço urbano: as megalópoles – p. 137 • Estados Unidos: a imigração – p. 139

Percurso 16. Canadá: economia integrada ao USMCA – p. 144

O Canadá e os parceiros do USMCA – p. 144 • A população canadense – p. 145 • Panorama econômico do Canadá – p. 147

Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 150

Caminhos digitais – Privacidade e espionagem na internet – p. 152



UNIDADE 5 – América: países emergentes – p. 154

Percurso 17. México, Argentina e Brasil: industrialização tardia e população – p. 155

As maiores economias da América Latina – p. 155 • A industrialização tardia – p. 156 • A industrialização de 1950 aos dias atuais – p. 156 • População e cidades – p. 158

Percurso 18. México, Argentina e Brasil: concentrações industriais – p. 162

As concentrações industriais no México e na Argentina – p. 162 • A concentração industrial no Brasil – p. 164

Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 166

Percurso 19. Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil – p. 168

México: agropecuária – p. 168 • Argentina: agropecuária – p. 169 • Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil – p. 171

Percurso 20. América Latina: pressões sobre a natureza e suas riquezas – p. 176

América Latina: exploração mineral – p. 176 • México: matérias-primas minerais e energia – p. 178 • Argentina: matérias-primas minerais e energia – p. 179

Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 180

Desembarque em outras linguagens – Diego Rivera: Geografia e pintura muralista – p. 182



UNIDADE 6 – América: economias com bases mineral e agropecuária – p. 184

Percurso 21. América: economias com base mineral – p. 185

Dois subconjuntos – p. 185 • Economias diversificadas com base mineral – p. 186 • Concentração e questão da terra na América Latina – p. 186 • O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre – p. 188 • Demais países de economia com base mineral – p. 190

Cruzando saberes – Supertelescópio instalado no Chile – p. 192

A Corrente de Humboldt – p. 193

Percurso 22. Uruguai e Paraguai: economias com base agropecuária – p. 194

Economias com base agropecuária – p. 194 • O Uruguai – p. 194 • O Paraguai – p. 197

Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 200

Percurso 23. América Central: economias com base agropecuária – p. 202

Os dois conjuntos de países e territórios dependentes – p. 202 • América Central Continental – p. 203 • América Central Insular – p. 204 • América Central Continental e Insular: economia – p. 205 • América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza – p. 205

Rotas e encontros – O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo – p. 207

Percurso 24. Cuba – p. 208

País de terras baixas e clima tropical – p. 208 • O socialismo em Cuba – p. 209 • Os progressos sociais e as dificuldades econômicas – p. 212 • A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar – p. 212

Rotas e encontros – Caleidoscópio cultural – p. 215

Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 216



UNIDADE 7 – América: organizações, conflitos e integração – p. 218

Percurso 25. Organizações mundiais – p. 219

O que são organizações mundiais? – p. 219 • Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMC – p. 221 • A Unesco – p. 223

Percurso 26. América: organizações internacionais regionais – p. 225

O que são organizações internacionais regionais? – p. 225 • Noções básicas de comércio internacional – p. 225 • Os blocos econômicos – p. 226 • O Mercosul – p. 228 • Outras organizações internacionais regionais – p. 230

Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 231

Percurso 27. América Latina: áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteira e outros impasses – p. 233

As tensões fronteiriças – p. 233 • Questões pendentes e resolvidas – p. 234 • A paz no mundo em que vivemos – p. 236

Percurso 28. Brasil: faixa de fronteira, integração regional e presença na Antártida – p. 237

Faixa de fronteira brasileira – p. 237 • América do Sul: integração física e energética – p. 239

Mochila de ferramentas – Como elaborar um storyboard – p. 240

A Antártida – p. 242

Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 245



UNIDADE 8 – África: heranças, conflitos e diversidades – p. 247

Percurso 29. África: o meio natural – p. 248

Extensão e localização – p. 248 • Relevo e hidrografia – p. 248 • Clima – p. 249 • A vegetação natural e a ação antrópica – p. 250

Percurso 30. A África e o imperialismo europeu – p. 252

O início da apropriação de territórios pelos europeus – p. 252 • De feitorias a colônias europeias – p. 253 • O impacto do neocolonialismo na África – p. 255 • O racismo: outro legado do colonialismo – p. 255 • A descolonização africana – p. 256

Rotas e encontros – Nova Biblioteca de Alexandria – p. 257

Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 258

Percurso 31. África: população, regionalização e economia – p. 260

África: o segundo continente mais populoso – p. 260 • A distribuição da população – p. 260 • A regionalização com base nos critérios étnico e cultural – p. 262 • A regionalização com base na economia – p. 264

Percurso 32. A África no início do século XXI – p. 268

Um continente ainda fragilizado – p. 268 • Ciência, tecnologia e trabalho – p. 272 • Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África – p. 273

Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 274

Caminhos digitais – Fake news e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação – p. 276



Planisfério político – p. 278

Bibliografia – p. 279

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Araribá Conecta – Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Viagens pelo espaço geográfico

Convida o estudante a explorar paisagens e territórios com base em investigações e descobertas.

Código da Obra:
0030 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Melhem Adas
Melhem Adas Autor(a)
Avatar Sérgio Adas
Sérgio Adas Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Geografia com olhar crítico

Promove análise científica do espaço com foco cidadão.

Ícone da proposta pedagógica

Metodologias ativas

Estimula protagonismo e criatividade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Pesquisa e investigação

Propostas investigativas que colocam o aluno no centro.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Mundo global: origens e desafios – p. 12

Percurso 1. Origens e bases do mundo global – p. 13

Nunca estivemos tão próximos – p. 13 • Como tudo começou: as economias-mundo – p. 14 • As quatro fases da globalização – p. 14 • Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização – p. 16

Rotas e encontros – Indígenas dominam novas tecnologias e ampliam defesa de seus territórios – p. 18

Percurso 2. Economia global: transnacionais e trabalho – p. 19

Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual – p. 19 • A fábrica global – p. 21 • Globalização e capital financeiro – p. 25

Mochila de ferramentas – Como interpretar um mapa de fluxos – p. 26

Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 27

Percurso 3. Consumo e cultura globalizada – p. 29

Shopping center: uma das formas geográficas do período atual – p. 29 • O consumo e a cultura globalizada – p. 30

Percurso 4. Globalização e meio ambiente – p. 33

Os debates internacionais sobre meio ambiente – p. 33 • Principais problemas ambientais do século XXI – p. 34 • A pegada ecológica – p. 38

Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 40

Desembarque em outras linguagens – Chris Jordan: Geografia, Arte e consumo – p. 42



UNIDADE 2 – Sociedade urbano-industrial, recursos naturais e fontes de energia – p. 44

Percurso 5. Um mundo urbano – p. 45

O processo de urbanização – p. 45 • O crescimento da população urbana – p. 45 • Cidades e hábitos de consumo mundializados – p. 46 • Transformações da produção agropecuária e urbanização – p. 47 • Urbanização e capital financeiro – p. 48

Percurso 6. Sociedade urbano-industrial e a importância da agropecuária – p. 49

Crescimento da produção agropecuária – p. 49 • As commodities – p. 50 • Desigualdade mundial de acesso a alimentos – p. 52 • A agricultura urbana – p. 53

Cruzando saberes – Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar – p. 54

Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 55

Percurso 7. Sociedade urbano-industrial e fontes de energia – p. 57

Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia – p. 57 • Fontes de energia renováveis e não renováveis – p. 57 • Combustíveis fósseis – p. 57 • Energia elétrica – p. 61 • Energia nuclear – p. 63

Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer uma pesquisa de revisão bibliográfica – p. 64

Outras fontes renováveis de energia – p. 65

Percurso 8. Sociedade urbano-industrial, matriz energética e matérias-primas – p. 67

Matriz energética mundial – p. 67 • Matérias-primas e recursos naturais – p. 68 • Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas – p. 69

Cruzando saberes – Fontes de energia eólica e solar em expansão – p. 70

Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 71



UNIDADE 3 – Europa: diversidade e integração – p. 73

Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia – p. 74

Europa: continente ou península da Eurásia? – p. 74 • Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente – p. 77

Percurso 10. Europa: características físico-naturais e população – p. 80

Regiões naturais – p. 80 • Rios: o uso intenso de uma herança natural – p. 82

Cruzando saberes – Túnel Mont Blanc – p. 83

Ocupação e uso da terra – p. 84 • Aspectos populacionais – p. 86

Cruzando saberes – Reforçar a migração legal de mão de obra para reduzir a imigração irregular – p. 89

Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 90

Percurso 11. A construção da União Europeia – p. 92

Etapas da formação de uma potência econômica – p. 92 • A saída do Reino Unido da União Europeia – p. 95

Percurso 12. Europa: economia e regionalização – p. 96

União Europeia: poderoso bloco econômico – p. 96 • A “outra Europa” – p. 99 • Desagregação da Iugoslávia e os novos países – p. 101 • Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas – p. 102

Rotas e encontros – Embrapa envia nova remessa de sementes para o Banco de Svalbard, na Noruega – p. 103

Pobreza e disparidades econômicas na UE – p. 104

Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 106



UNIDADE 4 – Rússia e CEI – p. 108

Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras – p. 109

Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) – p. 109 • A economia soviética – p. 111 • Da União Soviética à CEI – p. 113

Percurso 14. A Comunidade dos Estados Independentes – p. 115

A CEI – p. 115 • CEI: área territorial, população e povos – p. 115 • CEI: mosaico de povos e conflitos – p. 117

Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 120

Percurso 15. CEI: desigualdades econômicas e sociais – p. 122

Características da integração econômica regional – p. 122 • Desenvolvimento econômico e social desigual – p. 123

Percurso 16. A Rússia – p. 126

A perda de hegemonia – p. 126 • A economia no século XXI – p. 128 • Rússia: o uso estratégico e político da energia – p. 129

Cruzando saberes – Eurásia é o nome do jogo – p. 131

Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 132

Caminhos digitais – Como funciona a internet – p. 134



UNIDADE 5 – Ásia: diversidade física e cultural e conflitos – p. 136

Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações – p. 137

A diversidade do meio natural – p. 137 • O uso da terra – p. 143 • Regionalização segundo a localização dos países no continente – p. 144

Percurso 18. O colonialismo e o imperialismo na Ásia – p. 145

Do relativo isolamento à chegada dos europeus – p. 145 • A descolonização – p. 146

Cruzando saberes – O colonialismo no Vietnã e seus desdobramentos – p. 148

Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 149

Percurso 19. Ásia: transformações territoriais, tensões e conflitos – p. 151

A mobilidade das fronteiras – p. 151 • Ásia: tensões, conflitos e intolerância – p. 152

Percurso 20. Ásia: população, diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas – p. 156

Ásia: berço de civilizações – p. 156 • População – p. 156 • Diversidade cultural – p. 158 • As grandes cidades asiáticas e seus problemas – p. 159 • Desigualdades socioeconômicas – p. 160

Cruzando saberes – Felicidade Interna Bruta – p. 161

Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 162

Desembarque em outras linguagens – Shunmyo Masuno: Geografia e paisagismo – p. 164



UNIDADE 6 – Ásia: grandes economias – p. 166

Percurso 21. O Japão – p. 167

Japão: país marítimo e potência mundial – p. 167 • A Era Meiji e a economia japonesa hoje – p. 169

Percurso 22. Os Tigres Asiáticos – p. 172

Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul – p. 172

Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 176

Percurso 23. A China e a Índia – p. 178

China: o dragão asiático – p. 178 • A população chinesa – p. 178 • China: desigualdades econômicas regionais – p. 180 • China: agropecuária – p. 181

Rotas e encontros – Entenda a questão dos uigures na China – p. 182

Cruzando saberes – Dongtan, modelo chinês para as ecocidades – p. 183

Índia: de colônia britânica a país independente – p. 184 • A população indiana – p. 185 • Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços – p. 187

Rotas e encontros – Defensores da paz – p. 189

Percurso 24. Índia: economia – p. 190

A economia indiana – p. 190

Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 194



UNIDADE 7 – Oriente Médio – p. 196

Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais – p. 197

Oriente Médio: uma visão eurocêntrica – p. 197 • Localização geográfica – p. 197 • Aspectos físicos – p. 198 • População, religião e línguas – p. 200 • Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água – p. 201

Percurso 26. O Oriente Médio e o petróleo – p. 204

Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo” – p. 204

Cruzando saberes – Oriente Médio: de Gondwana aos conflitos pelo subsolo – p. 207

Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 208

Percurso 27. Israel e Palestina – p. 210

Antecedentes históricos – p. 210 • A criação do Estado de Israel – p. 212 • O radicalismo obstrui a paz – p. 213

Percurso 28. Os conflitos árabe-israelenses – p. 214

Mais de sete décadas sem paz – p. 214

Cruzando saberes – Após uma década de guerra (2011-2021), Síria é assolada pela fome – p. 216

Mochila de ferramentas – Como ler uma imagem de satélite – p. 217

Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 218



UNIDADE 8 – Oceania e Ártico – p. 220

Percurso 29. Oceania – p. 221

Continente com milhares de ilhas – p. 221 • Os primeiros povos das ilhas do Oceano Pacífico – p. 225 • Problemas ambientais nas ilhas oceânicas – p. 225

Percurso 30. Austrália – p. 227

Conquista e colonização da Austrália – p. 227 • O meio natural – p. 229 • População – p. 232 • Economia e desenvolvimento social – p. 233

Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 234

Percurso 31. Nova Zelândia – p. 236

Localização – p. 236 • A conquista, a colonização e os maoris – p. 236 • O meio natural – p. 237 • População e indicadores sociais – p. 238 • Economia – p. 239

Percurso 32. Ártico – p. 242

O que é o Ártico? – p. 242 • Desvendando o Ártico – p. 244 • Os povos do frio – p. 244 • O Ártico: alterações em curso – p. 247

Cruzando saberes – Degelo do Ártico afeta 40% dos edifícios e ameaça cidades no norte da Rússia – p. 249

Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 250

Caminhos digitais – Interações on-line e ciberdependências – p. 252



Planisfério político – p. 254

Bibliografia – p. 255

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Araribá Conecta – Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores