Presente Mais – Educação Física

1° e 2° ano
Anos Iniciais

Atividades acessíveis, cidadania e inclusão na escola

Educação com cidadania, inclusão e acessibilidade.

Código da Obra:
0030P230102000160
Avatar Aline Fernanda Ferreira
Aline Fernanda Ferreira Autor(a)
Avatar Irlla Karla dos Santos Diniz
Irlla Karla dos Santos Diniz Autor(a)
Avatar Osmar Moreira de Souza Júnior
Osmar Moreira de Souza Júnior Autor(a)
Avatar Suraya Cristina Darido
Suraya Cristina Darido Autor(a)
Avatar Fernanda Moreto Impolcetto
Fernanda Moreto Impolcetto Autor(a)
Avatar Amarilis Oliveira Carvalho
Amarilis Oliveira Carvalho Autor(a)
Avatar André Luís Ruggiero Barroso
André Luís Ruggiero Barroso Autor(a)
Avatar André Minuzzo
André Minuzzo Autor(a)
Avatar Laercio Claro Pereira Franco
Laercio Claro Pereira Franco Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Cidadania nas práticas corporais

Promove questões de inclusão e acessibilidade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Avaliação contínua

Sugere as melhores formas de registrar o progresso dos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiro de aulas

Sugere planos iniciais para otimizar as práticas escolares.

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 5

1º ANO

DANÇAS – p. 13

TEMA 1 – As brincadeiras cantadas: movimentos e sons – p. 13

Para começar – p. 13

Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas – p. 14

Experimentação e Fruição – p. 14

Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana

Construção de valores – Todos podem dançar? – p. 19



TEMA 2 – A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas – p. 20

Para começar – p. 20

Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância – p. 20

Experimentação e Fruição – p. 21

Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe da Frida

Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual – p. 26

Avaliação e Registro – p. 28



GINÁSTICAS – p. 29

TEMA 1 – Ginástica geral: deslocamentos e equilíbrios – p. 29

Para começar – p. 29

Análise e Compreensão – O que é a ginástica geral?; Os elementos básicos da ginástica – p. 30

Experimentação e Fruição – p. 31

Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais

Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado – p. 34

Avaliação e Registro – p. 35



TEMA 2 – Ginástica geral: rolamentos e roda – p. 36

Para começar – p. 36

Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança – p. 36

Experimentação e Fruição – p. 38

Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos

Avaliação e Registro – p. 42



ESPORTES – p. 43

TEMA 1 – No mundo dos esportes – p. 43

Para começar – p. 43

Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade – p. 46

Experimentação e Fruição – p. 47

Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido

Construção de valores – p. 48

Avaliação e Registro – p. 49



TEMA 2 – Esportes de precisão – p. 50

Para começar – p. 50

Análise e Compreensão – O jogo de boliche – p. 52

Experimentação e Fruição – p. 53

Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos

Construção de valores – Derruba garrafas sentado – p. 54

Avaliação e Registro – p. 54



BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 56

TEMA – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 56

Para começar – p. 56

Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular – p. 57

Experimentação e Fruição – p. 58

Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha

Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente – p. 65

Avaliação e Registro – p. 66

Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância – p. 67



2º ANO

DANÇAS – p. 68

TEMA 1 – Danças em diferentes formações – p. 68

Para começar – p. 68

Análise e Compreensão – As formas na dança – p. 69

Experimentação e Fruição – p. 70

Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Hoje é domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias

Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda? – p. 74

Avaliação e Registro – p. 75



TEMA 2 – Danças circulares – p. 76

Para começar – p. 76

Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas – p. 76

Experimentação e Fruição – p. 77

Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude

Avaliação e Registro – p. 80



GINÁSTICAS – p. 82

TEMA 1 – Ginástica geral: os saltos e os giros – p. 82

Os saltos

Para começar – p. 82

Análise e Compreensão – Ginástica geral ou ginástica para todos?; Os elementos básicos da ginástica; Posições básicas dos saltos – p. 83

Experimentação e Fruição – p. 84

Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos

Construção de valores – Saltar juntos e separados – p. 85

Os giros

Para começar – p. 86

Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica – p. 87

Experimentação e Fruição – p. 87

Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas

Avaliação e Registro – p. 89



TEMA 2 – Ginástica geral: a parada de cabeça e a parada de mãos – p. 90

Para começar – p. 90

Análise e Compreensão – Os apoios invertidos – p. 90

Experimentação e Fruição – p. 91

Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Apoio na parede; Caminho acrobático

Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados – p. 95

Avaliação e Registro – p. 95



ESPORTES – p. 96

TEMA 1 – Esportes assistidos ou praticados pelos familiares – p. 96

Para começar – p. 96

Análise e Compreensão – Mas só futebol? – p. 97

Experimentação e Fruição – p. 98

Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido

Construção de valores – p. 100

Avaliação e Registro – p. 100



TEMA 2 – Esportes de marca – p. 101

Para começar – p. 101

Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo – p. 103

Experimentação e Fruição – p. 103

Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)

Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência – p. 108

Avaliação e Registro – p. 110



BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 112

TEMA – As brincadeiras e os jogos do contexto regional – p. 112

Para começar – p. 112

Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil – p. 112

Experimentação e Fruição – p. 113

Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; O mestre mandou; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias

Avaliação e Registro – p. 118



BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 119

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Atividades acessíveis, cidadania e inclusão na escola

Educação com cidadania, inclusão e acessibilidade.

Código da Obra:
0030P230102000160
Avatar Aline Fernanda Ferreira
Aline Fernanda Ferreira Autor(a)
Avatar Amarilis Oliveira Carvalho
Amarilis Oliveira Carvalho Autor(a)
Avatar André Luís Ruggiero Barroso
André Luís Ruggiero Barroso Autor(a)
Avatar André Minuzzo
André Minuzzo Autor(a)
Avatar Fernanda Moreto Impolcetto
Fernanda Moreto Impolcetto Autor(a)
Avatar Irlla Karla dos Santos Diniz
Irlla Karla dos Santos Diniz Autor(a)
Avatar Laercio Claro Pereira Franco
Laercio Claro Pereira Franco Autor(a)
Avatar Osmar Moreira de Souza Júnior
Osmar Moreira de Souza Júnior Autor(a)
Avatar Suraya Cristina Darido
Suraya Cristina Darido Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Cidadania nas práticas corporais

Promove questões de inclusão e acessibilidade nas atividades.

Ícone da proposta pedagógica

Avaliação contínua

Sugere as melhores formas de registrar o progresso dos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Roteiro de aulas

Sugere planos iniciais para otimizar as práticas escolares.

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 5

3º ANO

DANÇAS – p. 16

TEMA 1 – Danças indígenas – p. 16

Para começar – p. 16

Análise e Compreensão – As danças indígenas – p. 17

Experimentação e Fruição – p. 18

Dança do bate-pau; Dança Matipu

Avaliação e Registro – p. 22



TEMA 2 – As danças populares do Brasil: a catira – p. 23

Para começar – p. 23

Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola – p. 23

Experimentação e Fruição – p. 24

Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia

Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual – p. 27

Avaliação e Registro – p. 28



GINÁSTICAS – p. 29

TEMA 1 – Ginástica geral: rodante e ponte – p. 29

Para começar – p. 29

Circuito das acrobacias – p. 29

Análise e Compreensão – O rodante e a ponte – p. 30

Experimentação e Fruição – p. 31

Passagem pela ponte; Rodante no bambolê

Avaliação e Registro – p. 33



TEMA 2 – Ginástica geral e pequenos aparelhos – p. 34

Para começar – p. 34

Análise e Compreensão – Manipulação de aparelhos – p. 34

Experimentação e Fruição – p. 36

Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Coreografias com pequenos aparelhos

Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes – p. 40

Avaliação e Registro – p. 40



ESPORTES – p. 41

TEMA 1 – Diferença entre jogo e esporte – p. 41

Para começar – p. 41

Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte – p. 42

Experimentação e Fruição – p. 44

Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes

Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes – p. 45

Avaliação e Registro – p. 46



TEMA 2 – Esportes de invasão – p. 47

Para começar – p. 47

Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão – p. 48

Experimentação e Fruição – p. 48

Minijogos de futebol; Minijogos de handebol

Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos – p. 51

Avaliação e Registro – p. 52



BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 53

TEMA 1 – Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira – p. 53

Para começar – p. 53

Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira – p. 54

Experimentação e Fruição – p. 55

Pula-sela; Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Escravos de Jó

Construção de valores – Queimada inclusiva – p. 60

Avaliação e Registro – p. 61



TEMA 2 – Jogos cooperativos – p. 62

Para começar – p. 62

Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos – p. 63

Experimentação e Fruição – p. 64

Agrupando; Travessia do rio; Paraquedas

Construção de valores – Passando o bambolê – p. 67

Avaliação e Registro – p. 67



LUTAS – p. 68

TEMA 1 – O que são lutas? – p. 68

Para começar – p. 68

Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas – p. 70

Experimentação e Fruição – p. 71

Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre

Construção de valores – As mulheres nas lutas – p. 76

Avaliação e Registro – p. 76



TEMA 2 – Huka-huka: luta indígena – p. 77

Para começar – p. 77

Análise e Compreensão – A luta huka-huka e o Kwarup – p. 77

Experimentação e Fruição – p. 79

Pega-pega cola; Rouba rabinho; Luta do toque atrás da perna; Luta huka-huka

Avaliação e Registro – p. 81



4º ANO

DANÇAS – p. 82

TEMA 1 – As quadrilhas juninas – p. 82

Para começar – p. 82

Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha – p. 83

Experimentação e Fruição – p. 84

Quadrilha; Recriar a quadrilha

Construção de valores – Quadrilha das cadeiras – p. 87

Avaliação e Registro – p. 88



TEMA 2 – Festival de danças populares – p. 89

Para começar – p. 89

Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas – p. 89

Experimentação e Fruição – p. 91

Carimbó; Pau de fitas; Festival

Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias – p. 94

Avaliação e Registro – p. 95



GINÁSTICAS – p. 96

TEMA 1 – Ginástica geral e grandes aparelhos – p. 96

Para começar – p. 96

Análise e Compreensão – Os grandes aparelhos – p. 98

Experimentação e Fruição – p. 99

Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela

Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro – p. 102

Avaliação e Registro – p. 102



TEMA 2 – Ginástica geral e figuras acrobáticas – p. 103

Para começar – p. 103

Análise e Compreensão – As pirâmides humanas ou figuras acrobáticas – p. 103

Experimentação e Fruição – p. 104

Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos

Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes – p. 107

Avaliação e Registro – p. 108



ESPORTES – p. 109

TEMA 1 – Esporte não tem gênero! – p. 109

Para começar – p. 109

Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino – p. 109

Experimentação e Fruição – p. 111

Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas

Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados – p. 112

Avaliação e Registro – p. 113



TEMA 2 – Esportes de campo e taco – p. 114

Para começar – p. 114

Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol – p. 115

Experimentação e Fruição – p. 117

Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro

Construção de valores – Criar jogos de campo e taco – p. 119

Avaliação e Registro – p. 120



BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 121

TEMA 1 – Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo – p. 121

Para começar – p. 121

Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo – p. 122

Experimentação e Fruição – p. 122

As pinturas e os jogos; Cabra-cega

Construção de valores – Daruma-san ga koronda – p. 125

Avaliação e Registro – p. 125



TEMA 2 – Os espaços de brincadeiras e jogos – p. 126

Para começar – p. 126

Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer – p. 126

Experimentação e Fruição – p. 127

Os espaços e os jogos; Gincana

Avaliação e Registro – p. 128



LUTAS – p. 129

TEMA 1 – A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio – p. 129

Para começar – p. 129

Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar – p. 130

Experimentação e Fruição – p. 130

Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza

Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência – p. 136

Avaliação e Registro – p. 136



TEMA 2 – Laamb: luta africana – p. 137

Para começar – p. 137

Análise e Compreensão – Laamb: uma luta senegalesa – p. 138

Experimentação e Fruição – p. 139

As mãos no laamb; Agarre no laamb; Combate laamb

Construção de valores – Laamb solidário – p. 140

Avaliação e Registro – p. 141



5º ANO

DANÇAS – p. 142

TEMA 1 – No passo do hip-hop – p. 142

Para começar – p. 142

Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua – p. 143

Experimentação e Fruição – p. 146

Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua

Construção de valores – Freestyle adaptado – p. 150

Avaliação e Registro – p. 151



TEMA 2 – Maculelê – p. 152

Para começar – p. 152

Análise e Compreensão – Maculelê – p. 152

Experimentação e Fruição – p. 153

Maculelê

Construção de valores – Maculelê adaptado – p. 155

Avaliação e Registro – p. 155



GINÁSTICAS – p. 156

TEMA 1 – Ginástica geral e classificação da ginástica – p. 156

Para começar – p. 156

Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para demonstração; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição – p. 156

Experimentação e Fruição – p. 158

Ginástica de condicionamento físico; Ginástica de conscientização corporal

Avaliação e Registro – p. 160



TEMA 2 – Ginástica geral e Gymnaestrada – p. 161

Para começar – p. 161

Análise e Compreensão – A Gymnaestrada – p. 161

Experimentação e Fruição – p. 162

Construindo a Gymnaestrada na escola

Construção de valores – Coreografia para todos – p. 163

Avaliação e Registro – p. 163



ESPORTES – p. 164

TEMA 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro – p. 164

Para começar – p. 164

Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol – p. 166

Experimentação e Fruição – p. 166

Voleibol com bola grande de plástico

Construção de valores – Voleibol paralímpico – p. 168

Avaliação e Registro – p. 168



TEMA 2 – Classificação dos esportes – p. 169

Para começar – p. 169

Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes – p. 170

Experimentação e Fruição – p. 171

Classificação dos esportes

Avaliação e Registro – p. 174



BRINCADEIRAS E JOGOS – p. 175

TEMA 1 – Jogos africanos e indígenas – p. 175

Para começar – p. 175

Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas – p. 176

Experimentação e Fruição – p. 177

My God (Meu Deus); Terra-mar; Amarelinha africana (teca-teca); Ketinho mitselü; Kolidihô

Construção de valores – Heiné kuputisü – p. 180

Avaliação e Registro – p. 181



TEMA 2 – Jogos digitais – p. 182

Para começar – p. 182

Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais – p. 183

Experimentação e Fruição – p. 184

Quadribol; Campo minado

Avaliação e Registro – p. 186



LUTAS – p. 187

TEMA 1 – Variações dos elementos das lutas – p. 187

Para começar – p. 187

Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas – p. 188

Experimentação e Fruição – p. 188

Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sobre o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país

Construção de valores – Luta e deficiência visual – p. 192

Avaliação e Registro – p. 192



TEMA 2 – A origem das lutas – p. 193

Para começar – p. 193

Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas – p. 193

Experimentação e Fruição – p. 195

Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana

Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo – p. 197

Avaliação e Registro – p. 197



BIBLIOGRAFIA COMENTADA – p. 198

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores