Mundo de Explorações – Arte

1° ano
Anos Iniciais

Arte e expressão

Estimula criatividade com propostas integradas e atividades visuais.

Código da Obra:
0029P230102000060
Avatar Diego Moscovich
Diego Moscovich Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)
Avatar Bela Moschkovich
Bela Moschkovich Autor(a)
Avatar Lucas Oliveira
Lucas Oliveira Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Arte contemporânea no cotidiano

Facilita a identificação da arte no dia a dia, tornando o aprendizado significativo.

Ícone da proposta pedagógica

Representatividade artística

Valoriza obras de mulheres e artistas negros brasileiros e internacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Expressão artística variada

Atividades criativas com desenho, pintura, colagem e atuação.

Conteúdo programático

AQUECIMENTO – p. 8

UNIDADE 1 – BRINCAR DE DANÇAR – p. 12

CAPÍTULO 1 – ONDE ESTÁ A DANÇA? – p. 14

O QUE É ESSA IMAGEM?: JOAN MIRÓ. CARNAVAL DE ARLEQUIM – p. 14

O QUE É ESSA IMAGEM?: JOAN MIRÓ. PESSOAS NA NOITE – p. 16

ZAZ: A DANÇA MALUCA – p. 18

ZUM!: O TEATRO BRINCANTE E AS CRIANÇAS – p. 19

A ARTE FAZ PENSAR – p. 20

EXPERIMENTE EM CASA – p. 21

VAMOS EXPERIMENTAR: BAILE DA FESTA NO CÉU – p. 22

O QUE É ESSA IMAGEM?: GABRIELA GIL. ILUSTRAÇÃO DE A FESTA NO CÉU – p. 22



CAPÍTULO 2 – TODOS PODEM DANÇAR JUNTOS – p. 24

O QUE É ESSA IMAGEM?: ANA MARIA DIAS. QUINTAL DA VOVÓ – p. 24

O QUE É ESSA IMAGEM?: MILTON DACOSTA. RODA – p. 26

ZAZ: DANÇA DAS CADEIRAS – p. 28

TÉCNICAS DA ARTE: DANÇANDO EM RODA – p. 29

VAMOS EXPERIMENTAR: CANTIGAS E DANÇAS DE RODA PARA BRINCAR – p. 30

ARTES INTEGRADAS: ONDE BRINCAR DE RODA? – p. 32

PROCESSO DE CRIAÇÃO – p. 33

CRIAR E REFLETIR – p. 34



UNIDADE 2 – BRINCAR COM OS SONS – p. 36

CAPÍTULO 3 – O QUE EU ESCUTO? – p. 38

O QUE É ESSA IMAGEM?: CANDIDO PORTINARI. FLORA E FAUNA BRASILEIRAS – p. 38

ZAZ: VOCÊ E SEUS COLEGAS PODEM ESCUTAR OS SONS… E TAMBÉM O SILÊNCIO! – p. 40

O QUE É ESSA IMAGEM?: APRESENTAÇÃO DO GRUPO BARBATUQUES – p. 41

ZAZ: VAMOS BRINCAR COM OS SONS DO CORPO – p. 42

TÉCNICAS DA ARTE: COMO É ESSE SOM? – p. 44

A ARTE FAZ PENSAR: MÚSICA OU BARULHO? – p. 47

VAMOS EXPERIMENTAR: UMA NOVA PAISAGEM – p. 48



CAPÍTULO 4 – TIRANDO UM SOM! – p. 50

O QUE É ESSA IMAGEM?: O TIMBRE – p. 50

OUTROS TIMBRES – p. 52

O QUE É ESSA IMAGEM?: HERMETO PASCOAL EM PERFORMANCE EM PORTO ALEGRE – p. 52

ZAZ: UMA GAITA MALUCA – p. 53

TÉCNICAS DA ARTE: INVENTANDO INSTRUMENTOS – p. 54

O QUE É ESSA IMAGEM?: INSTRUMENTOS MUSICAIS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – p. 55

VAMOS EXPERIMENTAR: XIQUE-XOQUE, CHOCALHO! – p. 56

ARTES INTEGRADAS: UM BRINQUEDO MUSICAL – p. 58

O QUE É ESSA IMAGEM?: PARQUE MUSICAL – p. 58

PROCESSO DE CRIAÇÃO: NOSSO PRÓPRIO BRINQUEDO MUSICAL! – p. 58

CRIAR E REFLETIR – p. 59



UNIDADE 3 – TEATRO E IMAGINAÇÃO – p. 60

CAPÍTULO 5 – IMAGINAR JÁ É CRIAR – p. 62

O QUE É ESSA IMAGEM?: ARTESANAL CIA. DE TEATRO. TATÁ – O TRAVESSEIRO – p. 62

BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: E SE…? – p. 64

O QUE É ESSA IMAGEM?: CIA. TRUKS TEATRO DE BONECOS. ZOO-ILÓGICO – p. 64

ZAZ: FAZENDO UM ANIMAL COM OBJETOS – p. 65

ZUM!: TEATRO DE ANIMAÇÃO – p. 66

A ARTE FAZ PENSAR: COMO IMAGINAMOS O TEATRO? – p. 68

EXPERIMENTE EM CASA – p. 69

VAMOS EXPERIMENTAR: BRINCAR COM OBJETOS IMAGINÁRIOS – p. 70



CAPÍTULO 6 – CRIAR HISTÓRIAS COM BONECOS E SOMBRAS – p. 72

O QUE É ESSA IMAGEM?: CIA. LUMIATO. IARA, O ENCANTO DAS ÁGUAS – p. 72

ZAZ: BRINCAR COM AS SOMBRAS – p. 74

TEATRO COM BONECOS – p. 75

O QUE É ESSA IMAGEM?: VALDECK DE GARANHUNS. MAMULENGOS DO NORDESTE – p. 75

TÉCNICAS DA ARTE: DIVERSAS FORMAS DE BONECOS – p. 76

VAMOS EXPERIMENTAR: FAZER BONECOS COM MATERIAL RECICLÁVEL – p. 78

ARTES INTEGRADAS: OS BONECOS GIGANTES DO GRUPO DE TEATRO DE PERNAS PRO AR – p. 80

O QUE É ESSA IMAGEM?: DE PERNAS PRO AR. MIRA – p. 81

PROCESSO DE CRIAÇÃO: CONSTRUIR COLETIVAMENTE UM BONECO GIGANTE – p. 82

CRIAR E REFLETIR – p. 83



UNIDADE 4 – UM MUNDO FEITO DE LINHAS E MANCHAS! – p. 84

CAPÍTULO 7 – RISCAR O PAPEL, DESENHAR O ESPAÇO – p. 86

O QUE É ESSA IMAGEM?: TARSILA DO AMARAL. TRIGO – p. 87

O QUE É ESSA IMAGEM?: SANDRA CINTO. DETALHE DA INSTALAÇÃO NOTURNO – p. 88

ZAZ: UMA NOVA FORMA DE DESENHAR – p. 89

ZUM!: DESENHO E PAISAGISMO – p. 91

A ARTE FAZ PENSAR: O DESENHO E AS BRINCADEIRAS POPULARES – p. 92

VAMOS EXPERIMENTAR: UM DESENHO FEITO NO AR! – p. 94

O QUE É ESSA IMAGEM?: ALEXANDER CALDER. MÓBILES MUITO ONDULADO E SETE DISCOS HORIZONTAIS – p. 94



CAPÍTULO 8 – O GESTO E A PINTURA – p. 96

O QUE É ESSA IMAGEM?: DAVID HOCKNEY. TRAMPOLIM COM SOMBRA – p. 97

PINTURA E IMAGINAÇÃO – p. 98

O QUE É ESSA IMAGEM?: ANA PRATA. VACA – p. 98

ZAZ: PINTANDO COM O SOPRO! – p. 99

TÉCNICAS DA ARTE: PINTURA MURAL – p. 100

O QUE É ESSA IMAGEM?: FOTOGRAFIA DE ESTUDANTES PINTANDO OS MUROS DA ESCOLA – p. 100

VAMOS EXPERIMENTAR: UM MURAL DE SILHUETAS – p. 102

ARTES INTEGRADAS: ARTE PARA BRINCAR! – p. 104

O QUE É ESSA IMAGEM?: RASHEED ARAEEN. INFINITO – p. 104

COMO SE FAZ UMA OBRA DE ARTE PARA BRINCAR? – p. 105

PROCESSO DE CRIAÇÃO: CONSTRUINDO UM PARQUEDE BRINQUEDOS NA ESCOLA – p. 106

CRIAR E REFLETIR – p. 108

O QUE EU APRENDI – p. 109



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 112

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Arte e expressão

Estimula criatividade com propostas integradas e atividades visuais.

Código da Obra:
0029P230102000060
Avatar Bela Moschkovich
Bela Moschkovich Autor(a)
Avatar Diego Moscovich
Diego Moscovich Autor(a)
Avatar Lucas Oliveira
Lucas Oliveira Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Arte contemporânea no cotidiano

Facilita a identificação da arte no dia a dia, tornando o aprendizado significativo.

Ícone da proposta pedagógica

Representatividade artística

Valoriza obras de mulheres e artistas negros brasileiros e internacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Expressão artística variada

Atividades criativas com desenho, pintura, colagem e atuação.

Conteúdo programático

Aquecimento – p. 8

Unidade 1 – Meu corpo, nossos corpos – p. 12

Capítulo 1 – Conhecer e acordar o corpo – p. 14

Perceber o próprio corpo – p. 14

ZAZ: Desenhar e conhecer o corpo – p. 15

Dançar faz bem – p. 16

O que é essa imagem?: Cristian Duarte. Jamzz – p. 16

Técnicas da arte: Sentidos, articulações, peso e apoios – p. 18

Vamos experimentar: Acordar o corpo brincando – p. 20



Capítulo 2 – Todos podem dançar – p. 22

Os corpos são diversos – p. 22

O que é essa imagem?: Edu O. Judite quer chorar, mas não consegue! – p. 23

Dançar junto – p. 24

O que é essa imagem?: Espetáculo Mazurca Fogo – p. 25

ZAZ: Manter o equilíbrio em dupla – p. 26

ZUM!: O contato e o improviso – p. 27

A arte faz pensar: Quanto espaço eu ocupo? Quanto espaço nós ocupamos? – p. 28

Experimente em casa – p. 29

Vamos experimentar: Improvisar mantendo o contato com o outro – p. 30

Artes integradas: Corpos no espaço! O trabalho visual de JR – p. 32

O que é essa imagem?: Colagem de JR – p. 32

Processo de criação: Criando um corpo comum – p. 33

Criar e refletir – p. 34



Unidade 2 – A música é nossa – p. 36

Capítulo 3 – Um mar de sons – p. 38

O que é essa imagem?: Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – p. 38

Escutar para relembrar – p. 39

O que é essa imagem?: Maestrina Simone Menezes – p. 40

Qual é o pulso? – p. 41

ZAZ: Dançando com o pulso – p. 42

ZUM!: Uma orquestra diferente – p. 43

A arte faz pensar: Pedro e o lobo: os sons da orquestra – p. 44

Experimente em casa – p. 45

Vamos experimentar: Maestro, música! – p. 46



Capítulo 4 – Nossas cantigas – p. 48

O que é essa imagem?: Djanira. Ciranda – p. 48

O que é essa imagem?: Hoje é domingo – p. 50

ZAZ!: Na batida da parlenda! – p. 51

Técnicas da arte – p. 52

A melodia e seu ritmo – p. 52

Vamos experimentar – p. 54

Treinando com as cantigas – p. 54

Artes integradas – p. 56

Ensaiando um cortejo – p. 56

O que é essa imagem?: Cortejo de maracatu – p. 56

Processo de criação – p. 57

Criar e refletir – p. 58



Unidade 3 – “Eu” por dentro e por fora – p. 60

Capítulo 5 – Retrato e autorretratos – p. 62

O que é essa imagem?: Autorretrato – p. 63

O que é um autorretrato? – p. 64

O que é essa imagem?: Klaas Rommelaere. Retrato do Klaas – p. 64

ZAZ: Retrato sem olhar para o papel – p. 65

A arte faz pensar: Ubuntu: eu sou porque nós somos – p. 66

Técnicas da arte: Colagem – p. 68

O que é essa imagem?: Adriano Catenzaro. Gargralhando – p. 69

Vamos fazer uma colagem? – p. 69

Vamos experimentar: Montando autorretratos com objetos cotidianos – p. 70



Capítulo 6 – A arte dá forma para as emoções – p. 72

O que é essa imagem?: Emicida. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas – p. 72

O que é essa imagem?: René Magritte. Retrato de Stephy Langui – p. 74

ZAZ: Desenhando um animal fantástico – p. 75

ZUM!: “O nome do medo” – p. 77

Vamos experimentar: Criando um pop-up – p. 78

Artes integradas: Uma fantasia com as nossas caretas! – p. 80

O que é essa imagem?: Rivane Neuenschwander e Guto Carvalhoneto. O nome do medo – p. 80

Processo de criação – p. 81

Criar e refletir – p. 82



Unidade 4 – E se eu fosse? – p. 84

Capítulo 7 – Onde tem teatro? – p. 86

O que é essa imagem?: Cia. Solas de Vento. Viagem ao centro da Terra – p. 86

ZUM!: Nas profundezas do oceano – p. 89

O que é essa imagem?: Cia. Delas. Mary e os monstros marinhos – p. 89

ZAZ: Vamos brincar de fundo do mar! – p. 90

ZUM!: A Cia. Solas de Vento – p. 91

ZAZ: Vamos virar outras coisas? – p. 91

A arte faz pensar: O Monstro Rosa – p. 92

O que é essa imagem?: Olga de Diós. Monstro Rosa – p. 92

Vamos experimentar: Viagem ao centro da Terra – p. 94

Experimente em casa – p. 94



Capítulo 8 – E se eu fosse? – p. 96

O que é essa imagem?: Cia. Teatro do Sesc Pompeia. Monstruário – p. 96

ZAZ: Que monstro sou eu? – p. 99

Técnicas da arte: O mágico “se” – p. 100

E se eu fosse… – p. 101

Vamos experimentar: O desfile dos monstros – p. 102

Artes integradas: Cortejo de seres fantásticos – p. 104

O que é essa imagem?: Hayao Miyazaki. A viagem de Chihiro – p. 104

Processo de criação – p. 105

Criar e refletir – p. 106

O que eu aprendi – p. 108



Referências bibliográficas comentadas – p. 112

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Arte e expressão

Estimula criatividade com propostas integradas e atividades visuais.

Código da Obra:
0029P230102000060
Avatar Bela Moschkovich
Bela Moschkovich Autor(a)
Avatar Diego Moscovich
Diego Moscovich Autor(a)
Avatar Lucas Oliveira
Lucas Oliveira Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Arte contemporânea no cotidiano

Facilita a identificação da arte no dia a dia, tornando o aprendizado significativo.

Ícone da proposta pedagógica

Representatividade artística

Valoriza obras de mulheres e artistas negros brasileiros e internacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Expressão artística variada

Atividades criativas com desenho, pintura, colagem e atuação.

Conteúdo programático

Aquecimento – p. 8

Unidade 1 – Solta o som! – p. 12

Capítulo 1 – O som de que a gente gosta – p. 14

O que é essa imagem?: Gêneros musicais – p. 14

Experimente em casa – p. 15

O que é essa imagem?: Carybé. Roda de samba – p. 16

ZAZ: O ziriguidum do samba – p. 17

Técnicas da arte: Escrevendo o pulso – p. 18

Fórmula de compasso – p. 18

A arte faz pensar: O som de cada um – p. 20

Vamos experimentar: Da marchinha ao coco – p. 22



Capítulo 2 – Música, memória e tradição – p. 24

O que é essa imagem?: Afresco da tumba de Nebamun mostrando um banquete – p. 24

O que é essa imagem?: Dança tangará da etnia guarani – p. 26

ZAZ: Música para três momentos do dia – p. 27

ZUM!: Movimento manguebeat – p. 29

Vamos experimentar: O baque virado do maracatu – p. 30

Artes integradas: Um baile de tradições – p. 32

Processo de criação: Organizando o baile – p. 34

Criar e Refletir – p. 35



Unidade 2 – Dançar é uma festa – p. 36

Capítulo 3 – Dança e ancestralidade – p. 38

O que é essa imagem?: Luta do huka-huka no ritual Quarup – p. 38

Tradição quilombola – a umbigada – p. 41

O que é essa imagem?: Umbigada – p. 41

ZAZ: 1, 2, 3, umbigada! – p. 42

ZUM!: Inaicyra Falcão – p. 43

ZAZ: A dança dos gestos cotidianos – p. 43

A arte faz pensar: Histórias de festas e danças – p. 44

O que é essa imagem?: Viva – A vida é uma festa – p. 44

Experimente em casa – p. 45

Vamos experimentar: Dançar o jongo – p. 47



Capítulo 4 – Dançar histórias – p. 48

O que é essa imagem?: Bumba Meu Boi – p. 48

Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi? – p. 50

O que é essa imagem?: Festa do Boi-Bumbá em Parintins – p. 50

ZAZ: O auto do Boi-Bumbá – p. 51

Pesquisa em arte: Danças brasileiras de tradição – p. 52

Artes integradas: O nosso Boi de mamão – p. 54

Criar e Refletir – p. 57



Unidade 3 – Do popular ao pop – p. 58

Capítulo 5 – A cultura popular também é arte! – p. 60

O que é essa imagem?: Djanira da Motta e Silva. Folia do Divino – p. 60

Um saber transmitido a cada geração – p. 62

O que é essa imagem?: As carrancas de Ana das Carrancas – p. 62

ZAZ: Modelagem com argila – p. 63

A arte faz pensar: Patrimônio cultural material e imaterial – p. 64

Experimente em casa – p. 65

ZUM!: Bonecões de Carnaval – p. 66

Vamos experimentar: Balões de papel machê – p. 68



Capítulo 6 – Arte pop: uma explosão de cores! – p. 70

O que é essa imagem?: Nelson Leirner. Figurativismo abstrato – p. 70

Repetir e reproduzir as imagens – p. 72

O que é essa imagem?: Andy Warhol. Flores – p. 72

ZAZ: Estamparia de carimbos – p. 73

Técnicas da arte: Instalação – p. 75

Vamos experimentar: Uma instalação na sua escola! – p. 76

Artes integradas: Arte em movimento! – p. 78

O que é essa imagem?: Jesus Rafael Soto. Sphère Lutétia – p. 78

Processo de criação: Pratos do malabarista – p. 79

Criar e Refletir – p. 80



Unidade 4 – No teatro somos muitos – p. 82

Capítulo 7 – Criar com máscaras – p. 84

O que é essa imagem?: Festival Internacional de Máscaras e de Artes – p. 84

Máscaras no teatro – p. 86

O que é essa imagem?: Máscaras do teatro grego – p. 86

Técnicas da arte: Criando uma máscara – p. 87

Coro e corifeu – p. 89

Vamos experimentar: Coro e corifeu – p. 90



Capítulo 8 – A máscara do palhaço – p. 92

O que é essa imagem?: Palhaços de Folia de Reis – p. 92

Palhaços no teatro – p. 93

O que é essa imagem?: Circo di Sóladies. Estupenda – p. 93

ZAZ: Criando um palhaço – p. 94

ZUM!: Palhaças e palhaços brasileiros – p. 96

A arte faz pensar: Humor e preconceito – p. 98

Experimente em casa – p. 98

Vamos experimentar: Festa dos emojis – p. 100

Artes integradas: Respeitável público: a arte do circo! – p. 101

O que é essa imagem?: Circo da China. China esplêndida – p. 101

Processo de criação: Cantando e encenando um coro de bailarinas e bailarinos – p. 103

Criar e refletir – p. 104

O que eu aprendi – p. 107



Referências bibliográficas comentadas – p. 111

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Arte e expressão

Estimula criatividade com propostas integradas e atividades visuais.

Código da Obra:
0029P230102000060
Avatar Bela Moschkovich
Bela Moschkovich Autor(a)
Avatar Diego Moscovich
Diego Moscovich Autor(a)
Avatar Lucas Oliveira
Lucas Oliveira Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Arte contemporânea no cotidiano

Facilita a identificação da arte no dia a dia, tornando o aprendizado significativo.

Ícone da proposta pedagógica

Representatividade artística

Valoriza obras de mulheres e artistas negros brasileiros e internacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Expressão artística variada

Atividades criativas com desenho, pintura, colagem e atuação.

Conteúdo programático

Aquecimento – p. 8

Unidade 1 – O corpo conta história – p. 12

Capítulo 1 – Todo corpo tem história – p. 14

Desenhos no corpo – p. 14

O que é essa imagem?: Arte kusiwa – p. 14

Roupa também é arte – p. 16

O que é essa imagem?: Isaac Silva – p. 16

ZAZ: Criando a moda! – p. 17

ZUM!: Ingrid Silva e a transformação das cores do balé – p. 18

A arte faz pensar: Consumir tudo o que está na moda? – p. 20

Experimente em casa – p. 21



Capítulo 2 – Toda história tem dança – p. 22

Poesia e movimento com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – p. 22

O que é essa imagem?: Catharine Moreira e Cauê Gouveia. – Slam do corpo – p. 22

O que é a competição slam? – p. 23

ZAZ: Transformar palavras em dança – p. 24

Dança, história e capoeira – p. 24

O que é essa imagem?: Orun Santana. Meia-Noite – p. 25

A capoeira, o Mestre Meia-Noite e Orun – p. 25

Técnicas da arte: Coreografia: a arte de dizer pela dança – p. 27

Vamos experimentar: Coreografia improvisada – p. 29

Artes integradas: A dança-teatro – p. 30

O que é essa imagem?: Kurt Jooss. A mesa verde – p. 30

Pina Bausch. Nelken ……………………………………….31

Processo de criação: Criar e ensinar uma coreografia – p. 32

Criar e Refletir – p. 33



Unidade 2 – A arte conta histórias – p. 34

Capítulo 3 – Como as imagens contam histórias? – p. 36

O que é essa imagem?: Campus in Camps e Grupo Contrafilé. A árvore-escola – p. 36

Como ler as histórias que as imagens contam – p. 38

O que é essa imagem?: Gilvan Samico. Via Láctea – Constelação da serpente – p. 38

ZAZ: Isogravura – p. 39

Técnicas da arte: Xilogravura – p. 41

O que é essa imagem?: Gilvan Samico. Xilogravura – p. 41

A arte faz pensar: O passado e o presente da fotografia – p. 43

Experimente em casa – p. 44

Vamos experimentar: Enquadramento fotográfico – p. 45

O que é essa imagem?: Enquadramento fotográfico – p. 45



Capítulo 4 – Palavra e imagem – histórias em quadrinhos – p. 47

O que é essa imagem?: Rivane Neuenschwander. Zé Carioca no 12, O rapto da donzela – p. 47

Como se faz uma história em quadrinhos? – p. 48

O que é essa imagem?: Bill Watterson. Calvin e Haroldo – p. 49

ZAZ: Um personagem para a sua história em quadrinhos – p. 50

ZUM!: Mangás – p. 52

O que é essa imagem?: Mangás – p. 52

Vamos experimentar: Criação de histórias em quadrinhos – p. 53

Artes integradas: Storyboard ou roteiro em desenho para filmes – p. 55

Processo de criação: Desenhando uma cena de cinema! – p. 57

Criar e Refletir – p. 59



Unidade 3 – Histórias, da palavra ao som – p. 60

Capítulo 5 – A música das palavras – p. 62

O que é essa imagem?: Capa do disco Elvis Presley – p. 62

Um refrão para cantar junto – p. 64

ZAZ: Cantando as quadrinhas – p. 65

A arte faz pensar: A canção conta histórias – p. 66

Experimente em casa: A história da sua família – p. 68

Pesquisa em arte: A arte do improviso – p. 69

Vamos experimentar: A história que vira canção – p. 71



Capítulo 6 – As histórias que os sons contam – p. 73

O que é essa imagem?: Christopher Richard Wynne Nevinson. Quatro estações – p. 73

Cinema e som – p. 76

O que é essa imagem?: Sala de cinema com música ao vivo – p. 76

ZAZ: Caminhar conforme a música – p. 77

ZUM!: Sonoplastia: ruídos em cena – p. 78

Vamos experimentar: Uma história barulhenta – p. 79

Artes integradas: Um teatro de sons – p. 81

Criar e refletir – p. 82



Unidade 4 – Contar histórias – p. 84

Capítulo 7 – Quem conta histórias? – p. 86

O que é essa imagem?: Cia. da Revista. Cada qual no seu barril – p. 86

A história vai passando, e a gente vai contando – p. 88

O que é essa imagem?: Kiriku e a feiticeira – p. 88

ZAZ: Quem conta um conto aumenta um ponto! – p. 89

A arte faz pensar: De onde vêm as histórias? – p. 90

O que é essa imagem?: Jaider Esbell. A árvore de todos os saberes – p. 90

Experimente em casa – p. 93

Vamos experimentar: Contar histórias de vários jeitos – p. 94



Capítulo 8 – Dramaturgia – p. 96

O que é essa imagem?: Teatro Odeon. Os saltimbancos – p. 96

Os músicos de Bremen – p. 98

ZAZ: Cada bicho tem uma voz – p. 99

Técnicas da arte: Dramaturgia: a arte de escrever cenas – p. 100

Vamos experimentar: Do papel para o palco – p. 102

Artes integradas: Teatro musical: Os saltimbancos – p. 104

Criar e refletir – p. 106

O que eu aprendi – p. 108



Referências bibliográficas comentadas – p. 112

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Anos Iniciais

Arte e expressão

Estimula criatividade com propostas integradas e atividades visuais.

Código da Obra:
0029P230102000060
Avatar Bela Moschkovich
Bela Moschkovich Autor(a)
Avatar Diego Moscovich
Diego Moscovich Autor(a)
Avatar Lucas Oliveira
Lucas Oliveira Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Arte contemporânea no cotidiano

Facilita a identificação da arte no dia a dia, tornando o aprendizado significativo.

Ícone da proposta pedagógica

Representatividade artística

Valoriza obras de mulheres e artistas negros brasileiros e internacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Expressão artística variada

Atividades criativas com desenho, pintura, colagem e atuação.

Conteúdo programático

Aquecimento – p. 8

Unidade 1 – O teatro é de todos – p. 12

Capítulo 1 – Teatro e coletivo – p. 14

O que é essa imagem?: Teatro Faces. O beijo da lua e a vitória-régia – p. 14

Teatro de grupo é colaboração – p. 16

ZAZ: Gestos coletivos – p. 17

ZUM!: Mas… o que é um teatro? – p. 18

O que é essa imagem?: Epidauro – p. 18

Conheça outros tipos de teatro – p. 18

Experimente em casa: Como é o seu teatro? – p. 19

A arte faz pensar: Timol: teatro feito por crianças para as crianças! – p. 20

Vamos experimentar: Treinamento e pesquisa! – p. 22



Capítulo 2 – Teatro na rua – p. 24

O que é essa imagem?: Grupo de teatro Tá na Rua – p. 24

Uma relação com a cidade e a sociedade – p. 26

O que é essa imagem?: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Caliban – p. 26

ZAZ: Cenas-estátua no espaço da escola! – p. 27

Técnicas da arte: Oficinas para explorar ideias – p. 28

Vamos experimentar: Explorar um texto com workshop – p. 30

Artes integradas: Performance: o corpo e o gesto – p. 33

Como organizar uma performance – p. 34

Criar e Refletir – p. 35



Unidade 2 – A dança está no mundo – p. 36

Capítulo 3 – Em todo lugar e para todos – p. 38

Não existe idade para dançar! – p. 38

O que é essa imagem?: Angel Vianna. Amanhã é outro dia – p. 38

Fernanda Bertoncello Boff. Pequenices: minipeça viajante de dança – p. 38

ZAZ: Entrevista sobre dança com pessoas mais velhas – p. 40

A dança está na praça e nas ruas – p. 42

O que é essa imagem?: Pessoas dançando na Plaza de la Ciudadela – p. 42

ZUM!: Dançando no espaço público: a história de Nelson Triunfo – p. 44

A arte faz pensar: Preservar o espaço da nossa escola – p. 46

Experimente em casa – p. 47

Vamos experimentar: Dançando na praça – p. 49



Capítulo 4 – A dança transforma o cotidiano – p. 51

Carteiros que dançam – p. 51

O que é essa imagem?: Grupo Zumb.boys. Dança por Correio – p. 51

Os caminhos do dia a dia – p. 53

O que é essa imagem?: Núcleo Tríade. Série Cartocoreográfica – p. 53

ZAZ: Marcando nossos trajetos na sala de aula – p. 54

Técnicas da arte: Intervenção artística: como se faz um flashmob? – p. 55

Vamos experimentar: Flashmob na escola – p. 57

Artes integradas: Coletividade, movimento e espaço: Divisor, de Lygia Pape – p. 58

O que é essa imagem?: Lygia Pape. Divisor – p. 58

Processo de criação: Recriando Divisor – p. 59

Criar e Refletir – p. 60



Unidade 3 – Onde estão as artes visuais? – p. 62

Capítulo 5 – Museus: um pedacinho da arte – p. 64

O que é essa imagem?: Jean-Michel Basquiat – p. 64

Como é uma exposição de arte? – p. 66

O que é essa imagem?: Museu de Arte de São Paulo (MASP) – p. 66

ZAZ: Como fazer uma coleção – p. 67

A arte faz pensar: Visitar um museu sem sair de casa – p. 69

O que é essa imagem?: Museu Casa de Portinari – p. 69

Experimente em casa – p. 69

Pesquisa em arte: Exposições e acervos digitais – p. 70

Vamos experimentar: Roteiro de visita a um espaço cultural – p. 72



Capítulo 6 – Arte em movimento: desenhos animados – p. 74

O que é essa imagem?: O menino e o mundo – p. 74

ZAZ: Flipbook ou folioscópio – p. 76

ZUM!: Stop motion na animação A fuga das galinhas – p. 77

Vamos experimentar: Criação de animações stop motion – p. 78

Artes integradas: Curadoria de artista – p. 80

O que é essa imagem?: Antonio Ballester, curadoria da 33ª Bienal de Arte de São Paulo – p. 80

Processo de criação: Uma curadoria de artista na escola – p. 82

Criar e Refletir – p. 83



Unidade 4 – Música por toda parte – p. 84

Capítulo 7 – Registrando a música – p. 86

O que é essa imagem?: Johann Sebastian Bach. Tocata e Fuga, trecho de partitura – p. 86

Partitura criativa – p. 89

O que é essa imagem?: Partitura criativa – p. 89

ZAZ: Criando a partitura – p. 90

Técnicas da arte – p. 91

O que é essa imagem?: Sessão de gravação em estúdio – p. 91

A história das gravações – p. 91

A arte faz pensar: Como Mc Fioti usou a flauta de Bach em produção caseira e virou aposta mundial – p. 93

Vamos experimentar: Experimentando a gravação – p. 95



Capítulo 8 – A música na sociedade – p. 97

O que é essa imagem?: Festival Internacional do Folclore, em Zagreb, Croácia – p. 97

ZAZ: Criação visual: “Tico-tico no fubá” – p. 99

ZUM!: Brô MC’s: o rap pela terra indígena – p. 101

Vamos experimentar: Expresse sua ideia! – p. 103

Artes integradas: Videoclipe: um registro interdisciplinar – p. 105

Criar e refletir – p. 107

O que eu aprendi – p. 108



Referências bibliográficas comentadas – p. 112

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Coleção Desafio – Projetos Integradores

Objeto 1 - Obras Didáticas

Pitanguá Mais – Projetos Integradores

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores