Nova EJA Moderna – Alfabetização e Matemática

Volume 1
Imagem principal do livro
EJA

Incentivo à oralidade e autonomia

Com abordagem que se conecta ao dia a dia dos estudantes.

Código da Obra:
0001P260101209000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Mara Regina Gay
Mara Regina Gay Editor(a) responsável
Avatar Millyane M. Moura Moreira
Millyane M. Moura Moreira Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aproximação do processo de aprendizagem

Ao cotidiano do estudante por meio de atividades e textos diversos.

Ícone da proposta pedagógica

Valoriza a individualidade

E os conhecimentos prévios de cada estudante.

Ícone da proposta pedagógica

Incentiva a oralidade

Durante o processo de alfabetização e letramento.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Alfabetização e Matemática – 1º Segmento – volume 1



UNIDADE 1 – Identidade – p. 10



CAPÍTULO 1 – Meu nome com todas as letras – p. 11

Para ler: Poema – p. 12

Para falar em público: Apresentação pessoal – p. 14

Para refletir sobre a língua: Alfabeto – p. 15

Para colocar em prática: Formulário – p. 18

Para refletir sobre a língua: Sílabas, vogais e consoantes – p. 19

Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 21



CAPÍTULO 2 – Documentos, por favor – p. 22

Para ler: Documentos pessoais – p. 23

Para falar em público: Agendamento por telefone – p. 25

Para refletir sobre a língua: Palavras – p. 27

Para colocar em prática: Lista – p. 29

Para refletir sobre a língua: Diferentes tipos de letra – p. 31

Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32

TEXTO COMPLEMENTAR: Meire – p. 33



CAPÍTULO 3 – Números – p. 34

Os números no dia a dia – p. 35

Agrupamentos – p. 37

Adição e subtração – p. 39

Atividades finais do capítulo 3 – p. 41

TEXTO COMPLEMENTAR: Invisíveis no Brasil, sem documento e dignidade: “Eu nem no mundo existo” – p. 42



CAPÍTULO 4 – Geometria – p. 43

Figuras geométricas – p. 44

Figuras geométricas não planas – p. 44

Figuras geométricas planas – p. 47

Atividades finais do capítulo 4 – p. 50



UNIDADE 2 – Mundo do trabalho – p. 51



CAPÍTULO 5 – Nós, trabalhadores – p. 52

Para ler: Anúncio de emprego ou serviço – p. 53

Para estudar o gênero: Anúncio de emprego ou serviço – p. 55

Para refletir sobre a língua: Linguagem verbal e não verbal – p. 57

Para colocar em prática: Anúncio de serviço – p. 58

Para falar em público: Anúncio de serviço em áudio – p. 59

Para refletir sobre a língua: Ordem alfabética – p. 59

Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 62



CAPÍTULO 6 – Vagas abertas – p. 63

Para ler: Currículo – p. 64

Para estudar o gênero: Currículo – p. 66

Para refletir sobre a língua: Divisão silábica – p. 68

Para colocar em prática: Currículo – p. 71

Para falar em público: Dramatização de entrevista de emprego – p. 72

Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 73

TEXTO COMPLEMENTAR: A primeira doutora surda da UFMG – p. 74



CAPÍTULO 7 – Números e operações – p. 75

Unidade, dezena e centena – p. 76

Adição e subtração – p. 79

Dobro e triplo – p. 81

Multiplicação – p. 84

Atividades finais do capítulo 7 – p. 87



CAPÍTULO 8 – Grandezas e medidas – p. 88

Comparar para medir – p. 89

Hora de trabalhar – p. 91

Medindo comprimentos – p. 92

Atividades finais do capítulo 8 – p. 95

TEXTO COMPLEMENTAR: Dupla jornada para mulheres – p. 96

Prática Integradora: Mulheres e o mundo do trabalho – p. 97



UNIDADE 3 – Convívio – p. 99



CAPÍTULO 9 – No dia a dia – p. 100

Para ler: Bilhete – p. 101

Para estudar o gênero: Bilhete e convite – p. 102

Para refletir sobre a língua: Frase e pontuação – p. 106

Para colocar em prática: Bilhete – p. 108

Para falar em público: Convite oral – p. 109

Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 109



CAPÍTULO 10 – Misturando sabores – p. 110

Para ler: Receita culinária – p. 111

Para estudar o gênero: Receita culinária – p. 113

Para refletir sobre a língua: Sons representados por c, ç e s – p. 117

Para colocar em prática: Receita culinária – p. 119

Para falar em público: Vlog – p. 120

Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 121

TEXTO COMPLEMENTAR: Comida do nordestino – p. 122



CAPÍTULO 11 – O milhar e outros números – p. 123

O milhar – p. 124

Sistema de numeração indo-arábico – p. 126

Sistema de numeração decimal – p. 127

Leitura de tabelas e gráficos – p. 130

Atividades finais do capítulo 11 – p. 132



CAPÍTULO 12 – Divisão e porcentagem – p. 133

Divisão – p. 134

Metade, um terço e um quarto – p. 137

Porcentagem – p. 140

Gráfico de setores – p. 142

Atividades finais do capítulo 12 – p. 143

TEXTO COMPLEMENTAR: O Registro do Patrimônio Cultural Imaterial – p. 144



CAPÍTULO 13 – Representações no plano, simetrias e mosaicos – p. 145

Representações no plano – p. 146

Simetria – p. 147

Mosaicos – p. 149

Atividades finais do capítulo 13 – p. 151



UNIDADE 4 – Pertencimento – p. 152



CAPÍTULO 14 – Ações que nos definem – p. 153

Para ler: Conto – p. 154

Para estudar o gênero: Conto – p. 158

Para refletir sobre a língua: Letra h inicial e dígrafos – p. 160

Para colocar em prática: Conto – p. 162

Para falar em público: Leitura oral – p. 163

Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 163



CAPÍTULO 15 – Educação para a vida – p. 164

Para ler: Anúncio de propaganda – p. 165

Para estudar o gênero: Anúncio de propaganda – p. 167

Para refletir sobre a língua: Vogais nasais – p. 169

Para colocar em prática: Anúncio de propaganda – p. 171

Para falar em público: Depoimento oral – p. 172

Para organizar o que aprendemos no capítulo 15 – p. 172

TEXTO COMPLEMENTAR: Como é a educação voltada a crianças de povos tradicionais – p. 173



CAPÍTULO 16 – Adição e subtração – p. 176

Situações que envolvem a adição – p. 177

Situações que envolvem a subtração – p. 182

Atividades finais do capítulo 16 – p. 186

TEXTO COMPLEMENTAR: Orçamento pessoal – p. 187



CAPÍTULO 17 – Medidas de massa, capacidade e tempo – p. 188

Unidades de medida de massa – p. 189

Unidades de medida de capacidade – p. 191

Unidades de medida de tempo – p. 193

Atividades finais do capítulo 17 – p. 196

Prática Integradora: Nossa cultura – p. 197



Sugestões de ampliação – p. 199

Transcrições dos áudios – p. 200

Referências bibliográficas comentadas – p. 203

Alfabeto móvel – p. 205



SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Podcast: Identidade segura – p. 23

Vídeo: Marchetaria – p. 43

Vídeo: Anúncio de serviço – p. 58

Infográfico: Agricultura familiar – p. 75

Infográfico: Bilhete e mensagem instantânea – p. 101

Carrossel de imagens: Composições geométricas em obras de Rubem Valentim – p. 148

Carrossel de imagens: Campanhas pelos direitos humanos – p. 165

Podcast: Financiamentos – p. 187"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Inglês
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Inglês

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais
Imagem principal do livro
EJA

Incentivo à oralidade e autonomia

Com abordagem que se conecta ao dia a dia dos estudantes.

Código da Obra:
0001P260101209000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Mara Regina Gay
Mara Regina Gay Editor(a) responsável
Avatar Millyane M. Moura Moreira
Millyane M. Moura Moreira Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aproximação do processo de aprendizagem

Ao cotidiano do estudante por meio de atividades e textos diversos.

Ícone da proposta pedagógica

Valoriza a individualidade

E os conhecimentos prévios de cada estudante.

Ícone da proposta pedagógica

Incentiva a oralidade

Durante o processo de alfabetização e letramento.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Alfabetização e Matemática – 1º Segmento – volume 2

UNIDADE 1 – Cotidiano – p. 10

CAPÍTULO 1 – Registros do dia a dia – p. 11
Para ler: Diário pessoal – p. 12
Para estudar o gênero: Diário pessoal – p. 15
Para refletir sobre a língua: Variedades linguísticas – p. 17
Para colocar em prática: Diário pessoal – p. 20
Para falar em público: Roda de conversa – p. 21
Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 22

CAPÍTULO 2 – Cenas da vida – p. 23
Para ler: Texto teatral – p. 24
Para estudar o gênero: Texto teatral – p. 25
Para falar em público: Leitura dramatizada – p. 28
Para refletir sobre a língua: Singular, plural e concordância nominal – p. 28
Para colocar em prática: Cena teatral – p. 31
Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32
TEXTO COMPLEMENTAR: Taís Araújo sobre Medida Provisória: “É um incômodo transformador. E acho que esse é o papel mais importante da arte” – p. 33

CAPÍTULO 3 – Sistema de numeração decimal e números naturais – p. 35
Sistema de numeração decimal – p. 36
Números naturais – p. 38
Arredondamentos – p. 40
Sequências numéricas e regularidades – p. 41
Quadros, tabelas e gráficos – p. 42
Atividades finais do capítulo 3 – p. 44

CAPÍTULO 4 – Adição e subtração com números naturais – p. 45
Adição e subtração sem reagrupamento – p. 46
Adição e subtração com reagrupamento – p. 48
Propriedades da adição – p. 50
Adição e subtração: operações inversas – p. 51
Atividades finais do capítulo 4 – p. 52
TEXTO COMPLEMENTAR: Quando 1 + 1 ≠ 2 – p. 54

UNIDADE 2 – Comunidade – p. 55

CAPÍTULO 5 – Versos sobre nós – p. 56
Para ler: Cordel – p. 57
Para estudar o gênero: Cordel – p. 59
Para refletir sobre a língua: Sentido das palavras – p. 62
Para colocar em prática: Cordel – p. 64
Para falar em público: Declamação – p. 65
Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 66

CAPÍTULO 6 – Comunicar e compartilhar – p. 67
Para ler: Notícia – p. 68
Para estudar o gênero: Notícia – p. 71
Para refletir sobre a língua: Verbos – p. 74
Para colocar em prática: Notícia – p. 75
Para falar em público: Podcast – p. 77
Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 77
TEXTO COMPLEMENTAR: Poema visual – p. 78

CAPÍTULO 7 – Multiplicação e divisão – p. 79
Multiplicação – p. 80
Divisão – p. 84
Média aritmética – p. 89
Atividades finais do capítulo 7 – p. 90
TEXTO COMPLEMENTAR: A pessoa idosa e seus direitos – p. 91

CAPÍTULO 8 – Geometria – p. 92
Poliedros e corpos redondos – p. 93
Plano, reta, semirreta, segmento de reta e ponto – p. 95
Ângulos – p. 97
Polígonos – p. 99
Reflexão e rotação – p. 104
Atividades finais do capítulo 8 – p. 105
PRÁTICA INTEGRADORA: Turismo – p. 106

UNIDADE 3 – Meio Ambiente – p. 108

CAPÍTULO 9 – Resgatando histórias – p. 109
Para ler: Biografia – p. 110
Para estudar o gênero: Biografia – p. 112
Para refletir sobre a língua: Pronomes e coesão textual – p. 115
Para colocar em prática: Biografia – p. 119
Para falar em público: Relato biográfico oral – p. 120
Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 120

CAPÍTULO 10 – Direito à cidade e ao verde – p. 121
Para ler: Lei – p. 122
Para estudar o gênero: Lei – p. 124
Para refletir sobre a língua: Palavras derivadas – p. 127
Para falar em público: Assembleia – p. 129
Para colocar em prática: Solicitação – p. 130
Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 131
TEXTO COMPLEMENTAR: Racismo ambiental – p. 132

CAPÍTULO 11 – Números na forma de fração – p. 133
Frações – p. 134
Ideias associadas à fração – p. 136
Fração de um número – p. 138
Frações e porcentagem – p. 140
Atividades finais do capítulo 11 – p. 144

CAPÍTULO 12 – Números na forma decimal – p. 145
Frações decimais e números na forma decimal – p. 146
Adição e subtração com números na forma decimal – p. 148
Multiplicação com números na forma decimal – p. 150
Divisão não exata com números naturais – p. 152
Números na forma decimal e porcentagens – p. 153
Leitura e interpretação de gráficos de setores – p. 155
Atividades finais do capítulo 12 – p. 156
TEXTO COMPLEMENTAR: Casa de garrafas – p. 158

UNIDADE 4 – Ciência e tecnologia – p. 159

CAPÍTULO 13 – Ler para saber – p. 160
Para ler: Verbete – p. 161
Para estudar o gênero: Verbete – p. 163
Para refletir sobre a língua: Sílaba tônica e acentuação – p. 165
Para colocar em prática: Verbete – p. 168
Para falar em público: Videominuto – p. 169
Para organizar o que aprendemos no capítulo 13 – p. 169

CAPÍTULO 14 – Verdadeiro ou falso? – p. 170
Para ler: Texto de divulgação científica – p. 171
Para estudar o gênero: Texto de divulgação científica – p. 173
Para falar em público: Debate – p. 177
Para refletir sobre a língua: Sons representados pela letra x – p. 178
Para colocar em prática: Texto de divulgação científica – p. 180
Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 181
TEXTO COMPLEMENTAR: Língua falada – p. 182

CAPÍTULO 15 – Unidades de medida e probabilidade – p. 183
Medidas de comprimento, de massa e de capacidade – p. 184
Medidas de temperatura – p. 186
Probabilidade – p. 188
Atividades finais do capítulo 15 – p. 189
TEXTO COMPLEMENTAR: Indicadores de motoristas particulares de passageiros – p. 191

CAPÍTULO 16 – Escala e medidas de perímetro, área e volume – p. 192
Medida de perímetro – p. 193
Escala – p. 194
Unidades de medidas de área – p. 195
Medidas de volume – p. 197
Atividades finais do capítulo 16 – p. 199
PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha “Meu bairro sustentável” – p. 201

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 203
TRANSCRIÇÕES DOS ÁUDIOS – p. 204
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 207

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Podcast: Diário de Elizângela Baré – p. 12
Carrossel de imagens: O direito ao voto – p. 35
Vídeo: Armadilhas das fake news – p. 75
Podcast: Vacinação – p. 90
Carrossel de imagens: Mulher, indígena e ativista – p. 111
Vídeo: Mudanças climáticas – p. 145
Infográfico: Inteligência artificial – p. 168
Infográfico: Impressão 3D – p. 192"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Inglês
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Inglês

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais